Pesquisar
Close this search box.

Instituto Capim Santo, fundado pela chef Morena Leite, assume a gestão do restaurante do Instituto Baccarelli

Dois institutos mobilizados para a mitigação da vulnerabilidade social e engajados com o combate à fome, se unem na maior favela de São Paulo. O restaurante alimenta famílias da região e serve de espaço para a capacitação profissional de mulheres da comunidade

ChefMorenaLeite
Instituto Capim Santo, fundado pela chef Morena Leite, assume a gestão do restaurante do Instituto Baccarelli - Foto: Divulgação

 

A partir de agora, excelência em música e gastronomia se unem em um só lugar. Fundado pela chef Morena Leite, uma das mais reconhecidas do país, o Instituto Capim Santo, que oferece capacitação profissional em gastronomia para pessoas em situação de vulnerabilidade, assume a gestão do restaurante do Instituto Baccarelli, cuja missão é criar alternativas para a inserção social de crianças e adolescentes em vulnerabilidade por meio da arte. O Instituto Baccarelli promove transformação social em Heliópolis há mais de 27 anos e é responsável pela formação da primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela.

 

Atualmente, o Restaurante Baccarelli, que conta como patrocínio da B3, a Bolsa do Brasil,por meio da B3 Social, fornece cerca de 10 mil refeições por mês, feitas por 25 mulheres de Heliópolis. Além dos pratos que são servidos no próprio restaurante para os alunos que frequentam as atividades do Instituto Baccarelli, também são fornecidas marmitas gratuitamente para as famílias dos jovens beneficiados, uma iniciativa colocada em prática pela instituição no início de 2024 pela melhora na segurança alimentar na região.

 

Com a parceria, dois institutos que nasceram com propósitos diferentes – música e gastronomia – se unem para a mitigação da vulnerabilidade social e o combate à fome na maior favela de São Paulo.

 

“Estamos muito felizes de fazer parte desse projeto, que une gastronomia e inclusão social. Acreditamos que a gastronomia tem o poder de transformar vidas e estamos ansiosos para compartilhar nosso conhecimento com a comunidade de Heliópolis”, conta Morena Leite, fundadora do Instituto Capim Santo para a REDE FOOD SERVICE.

 

“Isso nos ajuda a manter o foco no papel do Instituto Baccarelli de contribuir para a transformação social da comunidade de Heliópolis e de seu entorno. É um prazer contar com a sensibilidade da chef Morena Leite, que certamente vai agregar muito ao que oferecemos no restaurante”, diz Edilson Ventureli, diretor executivo do Instituto Baccarelli que idealizou a Orquestra Sinfônica de Heliópolis.

 

Comida de qualidade e capacitação profissional

 

Com a parceria, as refeições produzidas serão aprimoradas e passam a incorporar os conceitos de sustentabilidade do Instituto Capim Santo, que foca em pratos saudáveis e práticas de desperdício zero.

 

Além disso, a nova gestão irá aperfeiçoar e ampliar os cursos de gastronomia que já são oferecidos no restaurante para mais de 100 mulheres de Heliópolis. A ideia é que elas saiam dos cursos aptas a atuar no setor de gastronomia – como as funcionárias do restaurante, todas ex-alunas – ou para montar seus próprios empreendimentos, tendo como diferenciais, os conhecimentos sobre refeições saudáveis e sustentáveis.

 

“Quando duas das mais reconhecidas instituições do país, no que diz respeito à representatividade cultural (música e gastronomia), se juntam, é certeza de sucesso. O ICS está extremamente feliz nessa parceria e no propósito de nutrir as crianças e famílias atendidas pelo Instituto Baccarelli”, acrescenta Luccio Oliveira, Presidente do Instituto Capim Santo.

 

Por um futuro melhor, Sistema B redefine o significado de sucesso nos negócios no século XXI

 

Instituto Baccarelli

Uma das mais respeitadas organizações sociais sem fins lucrativos e não governamentais do Brasil, o Instituto Baccarelli promove há mais de 27 anos transformação e inclusão social por meio da educação em Heliópolis. Formou a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis. Desde 2022, é responsável pela gestão de 12 unidades dos CEUs, promovendo cultura, esporte e lazer e levando a consistente trajetória de transformação social por meio da educação para outras regiões da cidade.

 

Instituto Capim Santo

Criada em 2010 pela chef Morena Leite, o Instituto Capim Santo é uma organização não governamental que promove a democratização da gastronomia como ferramenta para gerar empoderamento e mobilidade social para pessoas em situação de vulnerabilidade. Com unidades nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Trancoso, Salvador e Itacaré, com dois grandes projetos, Cozinha do Amanhã e Pare com a Fome, a organização já formou mais de 7500 alunos na área da gastronomia social e sustentável, que considera a identidade brasileira na gastronomia, o valor nutricional dos alimentos, o combate ao desperdício, o diálogo com pequenos produtores, entre outros pilares. Também atua em rede com ONGs parcerias para mitigar a fome, onde já distribuiu mais de 750 mil marmitas. 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter