Pesquisar
Close this search box.

Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2024 impulsionam o mercado de Alimentação Fora do Lar

Com 56.838 mil visitantes de toda a América do Sul, as feiras se preparam para o novo Distrito Anhembi, em 2025

Pizza
Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2024 impulsionam o mercado de Alimentação Fora do Lar - RFS

 

A edição de 2024 da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes, não só reafirmou seu papel como a principal plataforma de negócios e inovação do setor de alimentação fora do lar, mas também mostrou que está na vanguarda das soluções sustentáveis e tecnológicas, preparando o setor para um futuro mais eficiente e sustentável. Realizada de 11 a 14 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo, superou, mais uma vez, todas as expectativas, com 1.800 marcas expositoras nacionais e internacionais e 56.838 mil visitantes de toda a América do Sul, 9% acima do número de visitantes registrado na edição de 2023.

 

Daniel Corigliano, gerente de Negócios da Fispal, destacou a importância da feira para o setor: “Ao longo de 40 anos, a Fispal sempre foi um ponto de encontro importante para a indústria de food service. Este ano, reforçamos nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a transformação digital, oferecendo mais de 125 horas de conteúdo e experiências durante o ano inteiro, que ajudam a moldar o futuro do setor.”

 

“A feira foi, mais uma vez, um sucesso, onde houve uma grande troca de conhecimentos e apresentação de tendências dentro do setor de Alimentação Fora do Lar, que devem incentivar o aumento da produtividade. Neste ano, contamos com o apoio da Fispal para realizar a primeira edição do Fórum Bares & Restaurantes, o que proporcionou um novo espaço para a troca de conhecimento e inovação no setor. Um dos grandes destaques do Fórum foi o uso da Inteligência Artificial para estimular ainda mais a boa gestão dos negócios. E ainda tivemos o Lounge Abrasel, espaço tradicional na Feira onde os empresários encontram diversas oportunidades. Estamos muito satisfeitos com a participação e o engajamento dos profissionais, empreendedores e parceiros, que mais uma vez se mostraram extremamente envolvidos”, celebra Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel Nacional.

 

ESG na prática

 

A sustentabilidade foi um dos temas centrais demonstrados ao longo dos quatro dias de evento. Os profissionais do setor tiveram contato com empresas que estão investindo em soluções ecológicas que visam reduzir o impacto ambiental e promover práticas sustentáveis no setor de alimentação fora do lar. De embalagens feitas com fibra reciclada, copos e potes produzidos com papel reciclável, entre outros produtos que melhoram a eficiência energética, a Fispal refletiu uma mudança de olhar da indústria.

 

Um dos destaques em inovação em sacolas térmicas foi apresentado pela Neobag. A proposta da marca é trazer praticidade e versatilidade para atender as necessidades de diversos estabelecimentos do setor de food service com estilo e eficiência. Suportando até 10 kg e com materiais de alta qualidade para garantir isolamento térmico, as sacolas oferecem três tipos de revestimento – adesivo personalizado, TNT e alumínio – o que mantém os alimentos frescos, gelados ou quentes por até 6 horas.

 

Esses temas também tiveram destaque nas atrações da feira, que fazem parte do segundo ano do Serviço de Desenvolvimento do Mercado, iniciativa da da Fispal Food Service e da Fispal Sorvetes, que têm o objetivo de colaborar para o crescimento dos empreendedores do setor food service a se desenvolverem de maneira sustentável.

 

Fernando Blower, diretor executivo da ANR (Associação Nacional dos Restaurantes), ressaltou a importância das práticas sustentáveis para o setor: “A adoção delas é crucial para a evolução do food service no Brasil. Eventos como a Fispal são fundamentais para disseminar essas inovações e conectar empresas a soluções que promovem a sustentabilidade. tem muito orgulho de ter participado ativamente da Fispal 2024 e da curadoria da arena Conexões Foodtechs. O projeto concebido em parceria com a Fispal proporcionou um espaço de debate fundamental para o crescimento do setor. Sinto que alcançamos o objetivo de acelerar a transformação digital, criando canais de conexões entre startups, gestores e ferramentas apresentadas, enfatizando a importância da tecnologia para nosso segmento.”

 

Conetividade na produção de alimentos e bebidas

 

A Fispal 2024 também foi um palco para a apresentação de tecnologias inovadoras que visam melhorar os processos de produção e gestão no setor de food service. A Tetra Pak, por exemplo, trouxe a High Shear Mixer, uma máquina versátil e eficiente para a mistura de ingredientes, e a Produtora Contínua, que aumenta a capacidade de produção e reduz custos. Ana Paula Forti, diretora de processos e equipamentos da empresa, afirma que “as tecnologias permitem uma conectividade na produção que auxilia no ganho de eficiência e produtividade em todo o processo fabril.”

 

Kerley Torres, diretora adjunta da Abrasorvete (Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis), enfatizou o impacto positivo das novas tecnologias: “As inovações apresentadas na Fispal têm o poder de transformar o setor de sorvetes, proporcionando produtos mais saudáveis e processos mais eficientes. A feira é um espaço essencial para que esses avanços cheguem ao mercado.” E para o presidente da associação Martin Eckhardt, “as feiras evoluíram muito, estão mais qualificadas para aqueles que realmente querem melhorar o seu negócio. O estande da Abrasorvete foi o ponto de encontro dos sorveteiro, e estamos muito felizes em fazer parte do evento.”

 

Já as atrações da Fispal foram desenhadas para inspirar e conectar os profissionais do setor. A Oficina da Pizza por Elas, em parceria com o CTP (Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas), destacou o trabalho de chefs mulheres, promovendo a valorização feminina no setor de gastronomia. O chef internacional Ronaldo Ayres, conhecido como “Senhor Pizza”, diz que “esta atração foi desenvolvida para valorizar a mulher na gastronomia, mostrando a grande performance que elas têm no setor.”

 

O espaço recebeu a premiada comendadora e chef pizzaiola Erilene Monteiro, profissional formada na Itália e que é reconhecida como a única mulher no Brasil que possui o título de pizzaiola com a mais alta formação. Erilene também vai inaugurar a primeira pizzaria Down do mundo, em agosto, em Pernambuco.O projeto conta com o apoio do chef Isaías Soares.

 

Outro ponto alto foi a presença da primeira-dama do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, que promoveu a escola de gastronomia do Fundo Social do Palácio do Governo. Ela participou da palestra “Capacitação e Geração de Mão de Obra” para bares e restaurantes, ressaltando a importância da qualificação profissional e da empregabilidade.

 

Além disso, o Point dos Chefes reuniu participantes em apresentações de receitas clássicas e saborosas da gastronomia brasileira e de outros países, proporcionando uma experiência culinária rica e diversificada.

 

No espaço Gelado Experience, com o patrocínio master e curadoria da Duas Rodas e patrocínio ouro da Carpigiani 3L Locações, foram realizadas apresentações e demonstrações práticas de formulações e receitas com tendências em sabores, além de palestras com convidados especializados em gestão de sorveterias, indústrias e cases de sucesso.

 

Os expositores também destacaram a importância da Fispal para seus negócios. Márcio de Souza, supervisor comercial da Baldo, comenta: “Somos do Rio Grande do Sul e estamos em busca de construção de marca. Nesta edição da feira, nossa marca já está sendo lembrada aqui em São Paulo. A procura foi bem maior do que nos anos anteriores e encontramos muitos parceiros.”

 

Viviane Otaviani, executiva de marketing do grupo ITW Brasil, comentou sobre o sucesso do lançamento de novos produtos: ” lançamos na Fispal Food Service a marca Pizza Master que, inclusive, teve uma venda representativa na feira. Há seis anos participamos do evento e notei um público maior e mais interessado. Nos dois primeiros dias, registramos um volume de venda muito maior do que o do ano passado, com fechamento de negócios.”

 

Em 2025, a Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes serão realizadas no Novo Distrito Anhembi, entre os dias 27 a 30 de maio. Além da mudança de local, haverá um pavilhão exclusivo de tecnologia para atender mais empresas que têm soluções voltadas a este setor.

 

Com empreendedorismo em alta, ABF Franchising Expo 2024 traz mais de 400 marcas para quem deseja abrir o seu negócio

 

Sobre a Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes

A Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes são o maior e mais importante evento para o setor de alimentação fora do lar da América do Sul, completando 40 anos de história neste ano, marcando uma jornada rica de aprendizados, inovação e evolução constante. Os eventos servem como uma plataforma única para o lançamento de produtos inovadores, a descoberta de novas tecnologias e a formação de parcerias estratégicas.

 

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua há mais de 27 anos na América Latina, e conta hoje com três unidades de negócios: Brasil, México e Latam Hub, responsáveis pela entrega de mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter