Pesquisar
Close this search box.

Do Brasil ao Reino Unido: conheça a trajetória do chef Ricardo Rossato

Há 25 anos no setor de Food Service, Ricardo tem experiências em vendas, gestão e desenvolvimento de equipes

ChefRicardo1
Do Brasil ao Reino Unido: conheça a trajetória do chef Ricardo Rossato - Foto: Divulgação

 

Se tornar um Chef de Cozinha vai além da compreensão de ingredientes e técnicas culinárias para a criação de pratos apetitosos. É quase como uma combinação de arte, ciência e paixão pelo que faz. No entanto, alguns chefs transcendem esses aspectos.

 

No setor de Food Service, por exemplo, cada vez mais, é comum vermos esses profissionais aplicando suas habilidades em novas empreitadas. Seja tornando-se líderes de negócios bem sucedidos, defensores de práticas sustentáveis ou sempre em busca de inovação em suas respectivas áreas, o papel do tradicional Chef de Cozinha foi ressignificado.

 

Um exemplo notável dessa geração de chefs é o brasileiro Ricardo Rossato, que vem deixando sua marca profissional no Reino Unido, mais especificamente na Rational, empresa líder mundial no mercado de tecnologia para o preparo de refeições quentes em cozinhas profissionais.

 

Ficou interessado(a) em conhecer mais sobre a trajetória profissional do Ricardo Rossato? Vem que a Rede Food Service te conta tudo o que você precisa saber sobre o chef!

 

Quem é o Chef Ricardo Rossato

 

Apaixonado por transformar a indústria de Food Service com novas tecnologias e estratégias de vendas digitais, Ricardo Rossato tem uma bagagem profissional extensa. Há 25 anos atuando neste setor, ele já fez de tudo um pouco. Com experiência em vendas, gestão, desenvolvimento de equipes, atuação operacional dentro de cozinhas profissionais e também como articulista aqui na Rede Food Service, atualmente ele trabalha como Gerente de Desenvolvimento Comercial para Grandes Contas na Rational do Reino Unido.

 

ChefRicardo3
O Chef Ricardo Rossato – Divulgação

 

 

Vivian Araujo: a chef comunicadora, apresentadora e food stylist que já soma quase 70 mil seguidores no Instagram

 

Formação e experiências profissionais do Chef Ricardo Rossato

 

Brasileiro natural que escolheu o Reino Unido como sua casa, Ricardo Rossato conta um pouco sobre a sua trajetória em solo inglês.

 

“No início da minha carreira atuei na Inglaterra, onde morei por mais de 10 anos, como Chef Manager no Departamento de Desenvolvimento de Sustentabilidade do Governo Britânico (DEFRA), entre outros departamentos do governo Britânico ligados à área de regulamentação dos alimentos, como por exemplo a agência de normas alimentares do Reino Unido, a Food Standards Agency (FSA)”, relembra Rossato.

 

ChefRicardo6
O Chef Ricardo Rossato – Instagram

 

Do ensino médio até a faculdade, praticamente toda a formação acadêmica de Ricardo foi no Reino Unido. Entre os seus estudos no país está a graduação em Food and Technology [tradução literal: Alimentos e Tecnologia] e Food and Beverage [tradução literal: Alimentos e Bebidas] pelo Waltham Forest College.

 

ChefRicardo4
O Chef Ricardo Rossato – Divulgação

 

“De volta ao Brasil, atuei como Chef de Banquetes no Hotel Hilton São Paulo Morumbi. Assumi a diretoria de vendas da RATIONAL Brasil em 2019, e em 2024 surgiu a oportunidade de voltar para o Reino Unido e trabalhar no desenvolvimento de grandes contas com os gigantes do food service e do retail por toda a Grã-Bretanha”, diz o chef.

 

Ricardo também é instrutor dos módulos I, II e III do Programa de Excelência em Vendas da Global Enterprise Association e Key User [tradução literal: usuário-chave] do Salesforce. Além disso, ele já foi cofundador de cinco startups de Food Service, como Cozinha Eficaz, Bonae Alimentos, Inovar Cozinhas e Brownie Pet Food, oferecendo soluções inovadoras e eficientes para profissionais de cozinha e clientes.

 

Ricardo e a Rational

 

O Chef Ricardo Rossato e a Rational, empresa alemã líder global em tecnologia de cocção, têm uma longa história juntos. “Entre minhas duas passagens pela empresa, já são quase 14 anos de parceria”, conta.

 

ChefRicardo8
Ricardo Rossato e Claudio Pastor, Diretor da Rational Brasil – Instagram

 

No Brasil, ele detalha como foi a sua experiência na gigante mundial. “Iniciei em 2010 como gerente regional de vendas em São Paulo, passei por gerente de desenvolvimento, gerente de Key Accounts [tradução literal: grandes contas], diretor regional de vendas e por último, antes de voltar para o Reino Unido, diretor nacional de vendas”.

 

Segundo Ricardo, o papel dele como diretor nacional de vendas na Rational Brasil, consistia em três pilares. “Certificar que os nossos stakeholders estivessem satisfeitos com os resultados financeiros, certificar a manutenção dos KPI’s (Indicadores Chave de Desempenho) e por último e na minha opinião, o mais importante, o desenvolvimento profissional do time comercial para que eles pudessem cumprir o papel de futuros líderes e multiplicadores da nossa filosofia”.

 

ChefRicardo5
O Chef Ricardo Rossato – Instagram

 

Hoje, Ricardo atua como Gerente de Desenvolvimento Comercial para Grandes Contas na Rational do Reino Unido. “Minha função principal como gerente de desenvolvimento em grandes contas, como o próprio nome diz, é desenvolver novas contas, principalmente nos setores de catering e retail por toda Inglaterra, Irlanda, Irlanda do Norte e Escócia. Uma vez que as necessidades específicas destes clientes são identificadas, eu os convido a conhecer nossas soluções e desenvolvemos em conjunto uma proposta de trabalho”, explica.

 

Em terras europeias, Ricardo ressalta que desempenha uma função mais operacional. “Key Accounts é uma área na qual eu tinha pouca vivência, e estar em meio a estes gigantes em nossa terceira maior subsidiária no mundo se tornou muito importante e irá complementar meu currículo na área de vendas consultiva”.

 

Premiação e reconhecimento

 

Em decorrência de sua trajetória bem sucedida, Ricardo Rossato também já teve o seu trabalho reconhecido. Ele recebeu o título Rational Club of Champions Winner [tradução literal: Vencedor do Clube dos Campeões da Rational] em 2012. “Na época, era uma competição interna de vendas onde mais de 400 gerentes de todo o mundo, eram avaliados por diversas métricas de desempenho durante 1 ano (comparando os resultados do ano anterior) e os 10 finalistas receberam diversos prêmios incluso viagem internacional (meu grupo foi para um ski resort na Suíça), artigos de luxo, bonificação em valor e etc”, diz.

 

E ele guarda boas memórias dessa grande conquista. “Para mim, o maior prêmio, além da honra de chegar em primeiro lugar, foi poder dar lugar de destaque ao time da Rational Brasil, que na época era muito pequena (quando comparado a outras subsidiárias que já existiam há algumas décadas). Ninguém faz nada sozinho e sou muito grato a Rational Brasil por tudo que ela representa para mim como profissional”, conclui.

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter