Pesquisar
Close this search box.

Aconchego Bistrô: conheça o restaurante que é uma das cinco melhores experiências gastronômicas de Fortaleza

Comandado pela Chef Karol Teodoro, o diferenciado negócio food service é localizado dentro de um prédio bicentenário e a sua idealizadora já tem planos de transformá-lo em uma fábrica de inovações da gastronomia cearense

Aconchego3
Aconchego Bistrô: conheça o restaurante que é uma das cinco melhores experiências gastronômicas de Fortaleza - Divulgação

 

Rua Dr. João Moreira, número 143, bairro Centro, em Fortaleza, no Ceará. Esse é o endereço do Aconchego Bistrô, o restaurante que foi indicado como uma das cinco melhores experiências gastronômicas de Fortaleza que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar.

 

Comandado por Ana Karolina Alves Teodoro Moreira, cearense de 32 anos, mais conhecida como Chef Karol Teodoro, o diferenciado negócio food service é localizado dentro de um prédio bicentenário e a sua idealizadora, a própria Chef, já tem planos de transformá-lo, em breve, em uma fábrica de inovações da gastronomia cearense. “O nosso principal plano é tornar o Aconchego Bistrô em um laboratório criativo, uma fábrica de inovações da gastronomia cearense, onde possamos continuar a surpreender e encantar os nossos clientes com novas experiências culinárias e inovações”, revela a Chef, que é casada, formada em Administração de Empresas para além da Gastronomia, sendo uma verdadeira especialista em gastronomia contemporânea cearense.

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, a Chef Karol Teodoro desvenda também que “o meu maior sonho e objetivo é nos consolidarmos como a experiência gastronômica genuinamente cearense, mas também autoral, criativa e sinérgica que o cearense mais se refere e lembra. O nosso intuito é representar a nossa gastronomia para o mundo por meio do Aconchego Bistrô. E, em termos materiais, queremos implantar, ainda neste ano, mais três frentes de negócio, sendo o delivery, o empório e eventos”, adianta.

 

QUER CONHECER MAIS SOBRE O ACONCHEGO BISTRÔ?

 

É só conferir abaixo:

 

  • O QUE É O NEGÓCIO ACONCHEGO BISTRÔ?
  • COMO SURGIU A IDEIA DO ACONCHEGO BISTRÔ?
  • EQUIPE E FUNCIONAMENTO DO ACONCHEGO BISTRÔ
  • CARDÁPIO E PERFIL DE CLIENTE DO ACONCHEGO BISTRÔ
  • SEGREDO PARA TER SUCESSO NO ATUAL MERCADO FOOD SERVICE

 

O QUE É O NEGÓCIO ACONCHEGO BISTRÔ?

 

Ao ser questionada sobre o que é o negócio Aconchego Bistrô, a Chef Karol Teodoro explica que “eu gosto de dizer que o Aconchego é mais do que um restaurante. Ele é uma narrativa que foi moldada para esse lugar, tempo e espaço. Estamos no centro histórico de Fortaleza, dentro de um prédio bicentenário. Falamos sobre uma gastronomia cearense dos tempos atuais, com criatividade, encanto e cultura. E, com o tempo, nós fomos evoluindo em termos de competência técnica, mas sempre tivemos essa essência”, assinala.

 

Aconchego4
Aconchego Bistrô – Divulgação

 

A chef acrescenta que “criatividade, serviço e experiência cultural agregada sempre caracterizou o Aconchego Bistrô, pois a sua localização, somada à proposta cearense, cria uma personalidade criativa, inventiva, dinâmica e acolhedora. Assim, o Aconchego é conhecido pela inovação, seja no serviço, no cardápio ou na comunicação. E todas essas inspirações são intuitivas”, garante.

 

COMO SURGIU A IDEIA DO ACONCHEGO BISTRÔ?

 

Em relação a como surgiu a ideia do Aconchego Bistrô, a Chef Karol Teodoro divide que “o Aconchego foi fundado por mim, em 2022. E, no último ano, o meu companheiro Ricardo Fontenelle entrou à frente junto comigo. Ele cuida das áreas Administrativa e Comercial, enquanto eu fico responsável pela parte criativa e operacional do negócio. E tudo começou quando fomos convidados a ocupar um espaço que estava ocioso, dentro do museu, com a intenção de oferecer conveniência de alimentação para quem visita a região onde estamos localizados atualmente, o Centro de Fortaleza. Porém, eu fui, literalmente, absorvida pela atmosfera. Afinal, não se tratava só de conveniência, pois as pessoas deveriam ter a experiência do local. E, em torno disso, eu desenhei o projeto, que tem como foco valorizar os sabores cearenses, mas trazendo isso de forma autoral, criativa, lúdica e cultural”, contextualiza.

 

EQUIPE E FUNCIONAMENTO DO ACONCHEGO BISTRÔ

 

Atualmente, a equipe do Aconchego Bistrô é formada por 17 colaboradores diretos, “que divididos entre as áreas de Cozinha, Atendimento ao Cliente e Administração. Hoje, a cada esquina, vemos diversos bares e restaurantes tentando se diferenciar, mas, para o mercado, a comida já não é mais o suficiente. É preciso ter atitude. Por isso, o meu compromisso é estudar e aplicar técnicas de sinergia para entregar não apenas sabores inéditos no cardápio, como também uma experiência completa no atendimento aos consumidores”, esclarece a Chef Karol Teodoro.

 

Aconchego2
Aconchego Bistrô – Divulgação

 

Já sobre o funcionamento do seu negócio food service, a empresária divulga que, “hoje em dia, o Aconchego Bistrô fica aberto de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 17h. E, todo sábado e domingo, das 9h às 17h. Além disso, esporadicamente, também abrimos à noite para eventos privados ou abertos ao público”, informa.

 

CARDÁPIO E PERFIL DE CLIENTE DO ACONCHEGO BISTRÔ

 

Como já realçado pela Chef Karol Teodoro, o atual foco do Aconchego Bistrô é valorizar os sabores cearenses, mas trazendo isso de forma autoral, criativa, lúdica e cultural. E, em total consonância com esse propósito, ela assegura que o cardápio do seu negócio, “apesar de ser um pequeno restaurante, é muito diversificado. Contempla entradas e pratos autorais individuais por meio dos quais eu gosto de expressar as minhas criações. Temos pratos executivos, pratos para compartilhar, sobremesas, menu de brunch e menu voltado para o público infantil, com comidas aptas e apresentações lúdicas, além de bebidas que contemplam drinks autorais, linha de bebidas próprias engarrafadas, cafés, soft drinks, vinhos, etc. O nosso menu também tem acolhimento para necessidades alimentares, como pratos veganos e versões adaptadas sem alergênicos. A casa é famosa pela entrada Cabra Indeciso, que é um mix de petiscos autorais do Aconchego que leva, por exemplo, croquetas de arraia-banana-bacon com sour de hortelã, croquetas de caju picante com molho de coentros, pastéis de carne do sol e rapadura com molho de nata, croquetas de costela bovina cozida lentamente com mostarda de caju, entre outros. E, dentre os pratos mais famosos, também podemos destacar a lasanha de caranguejo e sobremesas como o pavê de milho, com camadas de brigadeiro de milho verde, ganache de cream cheese, biscoito frito de canela e baked merengue. É importante, para mim, ter a ambição de querer ir além do menu fixo e criar um cardápio com novas roupagens, ao contrário do que já faz parte do dia a dia do cearense. Então, ter uma gastronomia de sustentabilidade, que mistura o fixo com o passageiro, reflete na proposta principal do Aconchego, que é unir o clássico ao inusitado. E isso significa reescrever a nossa história à medida que vivemos. Afinal, tudo é dinâmico, assim como na natureza”, esmiuça.

 

Aconchego6
Aconchego Bistrô – Divulgação

 

Nesse contexto, a Chef relata ainda que, na sua visão e avaliação como empresária, “o Aconchego Bistrô oferece uma localização e experiência democráticas, o que nos faz acessar um público diverso, desde o morador local que procura uma experiência cultural autêntica na região do centro histórico de Fortaleza, ou uma refeição de qualidade e bem-estar até o turista. Além disso, atendemos também um público que chega com o desejo de explorar a culinária cearense”, aponta.

 

SEGREDO PARA TER SUCESSO NO ATUAL MERCADO FOOD SERVICE

 

E aí? Ficou inspirado (a) pela história da Chef Karol Teodoro e do Aconchego Bistrô, não é mesmo?

 

Então, saiba que, de acordo com a administradora e empresária para além de Chef de Cozinha, “o mercado food service é um tipo de iniciativa privada que, naturalmente, é uma enorme engrenagem para o comércio, a indústria, o turismo e a cultura não só de uma região, como também do país. Ele movimenta muitos mercados e público-alvo, além de ser uma forma de entretenimento acessível. Nós sabemos das enormes dificuldades, mas eu tenho uma postura otimista! É preciso gostar e saber fazer, se especializar constantemente e ter maturidade para lidar com o dinamismo do setor. Para quem gosta de rush, campo criativo e de gente, é uma bela expressão de arte. Portanto, com um bom planejamento estratégico e sócios, ou consultores competentes nas suas áreas, sem dúvidas, vale a pena investir no ramo de food service, pois é um dos modelos de negócio com mais rápido retorno”, ressalta.

 

Aconchego7
Aconchego Bistrô – Divulgação

 

Dessa forma, para a Chef Karol Teodoro, o segredo para alcançar o sucesso no atual mercado de alimentação fora do lar está em “nunca tirar o atendimento do foco, pois a humanização de serviço e relacionamento com pessoas será, cada vez mais, um diferencial. O mercado é dinâmico. Por isso, seja flexível com as pessoas e rígido com os processos. Mantenha um bom controle de custos e esteja sempre inovando para renovar os ares, preocupando-se mais em estar em movimento saudável do que em fazer sucesso. É uma construção”, aconselha.

 

Diblu: a gelateria saudável criada por advogada e fatura mais de R$ 50 mil só no fim de semana

 

Na Rede Food Service é assim! Sempre te apresentamos o enredo de negócios de alimentação fora do lar de sucesso como inspiração.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter