A maionese é um ingrediente indispensável nos pratos de diversas pessoas e que, ao longo dos anos, conquistou um espaço definitivo nas cozinhas de todo o mundo. Reza a lenda, que seu surgimento remonta ao século XVII na Ilha de Minorca, na Espanha, após o chef de cozinha de um duque francês preparar um banquete para agradar o seu soberano, que guerreava com espanhóis, e improvisar um molho com ovos e azeite.
No entanto, há quem diga que o condimento teve seu nascimento na França, por volta da mesma época, sendo batizado de mayonnaise. Mas, independente da sua origem, é fato que a maionese é um dos molhos mais amados e consumidos do mundo. Sua popularidade se deve não apenas pela praticidade, mas também pela versatilidade e segurança alimentar.
Nesse contexto, é necessário considerarmos aspectos culinários e técnicos para compreender o porquê da maionese pronta ter se tornado uma escolha frequente para consumidores e profissionais.
Por isso, a Rede Food Service conversou com representantes especialistas da Cargill, empresa multinacional e especialista em maionese, para te contar tudo o que você precisa saber sobre esse molho delicioso e entender também a finalidade deste produto pronto. Vem com a gente!
A versatilidade da maionese pronta
A maionese pronta se tornou um ingrediente coringa nas cozinhas do mundo todo. Seja como base para molhos, saladas ou sanduíches, sua textura cremosa e sabor inconfundível permitem que ela seja combinada com diversos ingredientes, que vão de ervas e especiarias até frutas e vegetais. Para Fabio Meira, especialista de Marketing Food Service da Cargill, há diversas vantagens na utilização de maionese industrializada. Ele elenca algumas delas:
Versatilidade: Pode ser usada em diversos pratos, desde saladas até sanduíches.
Menor risco de contaminação: A maionese industrializada é feita com ovos pasteurizados, o que reduz o risco de contaminação por bactérias como a salmonella.
Longa vida útil: Devido aos processos de fabricação, a maionese industrializada tem uma vida útil mais longa.
Consistência e sabor uniformes: A produção em larga escala garante que cada lote tenha a mesma qualidade e sabor.
Conveniência: É pronta para consumo e não requer preparação, economizando tempo na cozinha.
Custo-benefício: Geralmente, é mais econômica do que a maionese caseira, especialmente quando comprada em grandes quantidades.
Facilidade de espalhar: Sua consistência é ideal para espalhar uniformemente em pães e outros alimentos.
Estabilidade em diferentes temperaturas: Mantém sua textura e sabor mesmo após ser refrigerada ou deixada à temperatura ambiente.
Ingredientes controlados: Os ingredientes são cuidadosamente selecionados e dosados para garantir a qualidade do produto.
Padrões de higiene: A produção segue rigorosos padrões de higiene e segurança alimentar
Embalagens práticas: Vem em embalagens variadas, desde pequenos sachês até grandes embalagens, adequadas para diferentes usos.
Além disso, as maioneses são responsáveis por oferecer benefícios nutricionais. Por exemplo, como fonte fonte de gordura saudável, ela é rica em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que são benéficas para redução de doenças cardiovasculares, e vitaminas e minerais, como a vitamina E ômega-3.
Quem utiliza maionese pronta
Amplamente utilizada por consumidores em toda parte do globo e em diversas situações, a maionese pronta está presente desde cozinhas domésticas até estabelecimentos comerciais. Confira algumas delas, de acordo com Fabio Meira:
Hamburguerias: A maionese é um complemento clássico para hambúrgueres, seja como molho base ou em variações.
Restaurantes Fast Food e Lanchonetes: Utilizam maionese em sanduíches, wraps e como acompanhamento para batatas fritas e outros petiscos.
Casas de Saladas: A maionese pode ser usada em molhos para saladas ou como ingrediente em saladas de batata ou macarrão.
Restaurantes: Muitos pratos de restaurantes, como saladas, sanduíches e pratos principais, incluem maionese como parte de seus molhos ou como acompanhamento.
Confeitarias e Padarias: Em alguns casos, a maionese é usada em preparações de tortas salgadas e outros assados.
Culinária Japonesa: Em pratos como sushi e temaki, a maionese pode ser misturada com wasabi para criar um molho picante.
Culinária Mexicana: A maionese pode ser combinada com jalapeños ou outros ingredientes picantes para acompanhar pratos típicos.
Serviços de Catering e buffets: Para eventos e buffets, a maionese é utilizada em uma variedade de pratos frios e saladas.
Food Trucks e Vendedores de Rua: Food trucks e outros vendedores de rua que oferecem comida rápida e prática frequentemente utilizam maionese em seus pratos.
A maionese Cargill
Quando falamos de maionese pronta, o Brasil conta com uma marca que se destaca na produção deste produto, a Cargill. “Desde 2006, começamos a produzir os potinhos para o varejo e os baldes para o food service. Em 2010, investimos em uma nova linha de envases de sachê. Todo esse movimento, nos traz quase duas décadas de conhecimento nessa categoria de produtos. Sempre produzindo produtos de qualidade e que atendam às necessidades dos consumidores mais exigentes”, conta Fabio Meira, especialista de Marketing Food Service da Cargill.
A empresa possui em seu portfólio quatro marcas de maionese, são elas: Maria, Mariana, Liza e Liza Caseira. Reginaldo Lima, especialista técnico Food Service, detalha que as maioneses “Maria e Liza são mais focadas no varejo e oferecem opções que vão desde 196g até 450g. Liza Caseira é a nossa marca que atua nos dois canais. Temos tanto em embalagens para atender o varejo quanto embalagens de 1kg e de 2,7kg para atender ao Food Service. Por fim, temos a nossa maionese Mariana em embalagens de 3kg”.
Para o food service, a Cargill dispõem de produtos específicos, que estão presentes em grandes redes de Cash & Carry e também nos maiores e principais distribuidores do setor, como:
Maionese Liza (2,7kg e bisnaga 1,01kg) – Formulada pensada para cozinheiros profissionais, com embalagem que facilita o uso e otimiza o tempo de preparo, oferece um excelente rendimento, e é versátil para receitas quentes e frias.
Maionese Mariana (3kg) – Produto idealizado para rápida preparação, otimiza o tempo de preparo na cozinha. Com baixo lipídios, que podem ser adaptados a dietas específicas para atender a demanda variada nutricional, ela é ideal para gratinar e também é voltada especialmente para receitas conectadas com cardápios.
Maionese em Sachês Individuais – Lançamento Cargill que é ideal para de porções.
Com relação ao consumo do produto no setor de food service, Fabio Meira avalia o cenário nacional. “O mercado de maionese para o food service sofreu uma queda devido à pandemia, estimamos que a queda tenha sido de, aproximadamente, 14%, mas vem se recuperando. [Mas] estimamos um crescimento anual de em média 4% até 2027, o que simboliza um crescimento da categoria que deve ser sustentado pela busca de prazer e de facilidade na cozinha”, relata.
Ainda segundo Fabio, outro ponto importante é que a empresa busca estar próxima de seus operadores a fim de entender as suas necessidades. “Além de fornecer produtos de alta qualidade e performance, buscamos entender o dia a dia do operador e trazer produtos que atendam às suas necessidades, por isso lançamos, recentemente, a maionese Liza Caseira em bisnaga de 1kg”, afirma.
Essa prática é um diferencial da marca, que conta com uma equipe de chefs e consultores que visitam os operadores em todo o país e reportam as necessidades deles. “Com essas informações, alimentamos o nosso pipeline de desenvolvimento de produtos. Além disso, também estamos sempre de olho nas tendências de consumo, para trazer produtos condizentes com as necessidades dos nossos operadores”, diz Fabio.
Descubra os segredos e a excelência dos molhos de tomate prontos
Sobre a Cargill
A Cargill é uma empresa comprometida com o fornecimento de alimentos, ingredientes, soluções agrícolas e produtos industriais para nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. Situados no centro da cadeia de suprimentos, fazemos parcerias com produtores rurais e clientes para obter, fabricar e entregar produtos que são vitais para a vida. Os 160.000 membros da nossa equipe, incluindo os 13 mil colaboradores do Brasil, inovam com propósito, fornecendo aos clientes o essencial para que as empresas possam crescer, para que as comunidades prosperem e os consumidores vivam bem. Como uma empresa familiar com 159 anos de experiência, olhamos para o futuro e permanecemos fiéis aos nossos valores. Colocamos as pessoas em primeiro lugar. Superamos as metas. Nós fazemos a coisa certa – hoje e para as próximas gerações.