Proporcionar que o brasileiro viva a experiência da verdadeira culinária havaiana do almoço até o jantar. Esse é o propósito da Spicy Tuna, uma rede de restaurantes fast casual tipicamente havaiano criada pelo paulista Giovanni Bruno, de 30 anos, que deve alcançar um faturamento de R$ 5,2 milhões até dezembro deste ano de 2024.
Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Giovanni Bruno, o fundador e atual CEO da marca, que é natural de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, revela que o seu atual plano é expandir a marca para todo o Brasil. “Hoje, a principal estratégia de mercado da Spicy Tuna concentra-se em três pilares fundamentais: expansão por meio de franquias, foco em qualidade e inovação no cardápio e fortalecimento da presença digital para o engajamento do cliente. E, para este ano de 2024, desejamos junto à Spicy Tuna trazer a cozinha tipicamente havaiana para todo o Brasil. Com isso, pretendemos alcançar a marca de 20 unidades em funcionamento até dezembro e um faturamento de R$ 5,2 milhões”, revela.
QUE TAL CONHECER MAIS SOBRE A SPICY TUNA?
É só, na sequência, conferir:
- O QUE É A SPICY TUNA?
- COMO SURGIU A IDEIA DA SPICY TUNA?
- ATUAIS NÚMEROS, EQUIPE E FUNCIONAMENTO DA SPICY TUNA
- CARDÁPIO AUTÊNTICO E PERFIL DE CLIENTE DA SPICY TUNA
- POR QUE SER UM FRANQUEADO (A) DA SPICY TUNA?
- COMO SER UM FRANQUEADO (A) DA SPICY TUNA?
- DICA PARA EMPREENDER NO MERCADO NACIONAL DE FRANQUIAS FOOD SERVICE
O QUE É A SPICY TUNA?
De acordo com Giovanni Bruno, a Spicy Tuna “é uma rede de restaurantes fast casual tipicamente havaiano, que leva a experiência da culinária havaiana do almoço até o jantar do consumidor. Para isso, nós preparamos um cardápio 100% inspirado nos pratos do Havaí para proporcionar o sabor da ilha e, assim, levar os nossos clientes para uma viagem sem sair do lugar. A Spicy Tuna se inspira diretamente no Foodland, um emblemático mercado havaiano conhecido por sua autenticidade e qualidade. O nosso objetivo é trazer essa essência havaiana autêntica para os nossos pratos, oferecendo uma variedade de sabores que celebram os ingredientes frescos e a rica cultura das ilhas em um ambiente que promove a comunidade e a conexão local”, explica.
O fundador e atual CEO da marca acrescenta que “uma das nossas maiores características é a fidelidade à cozinha havaiana. Normalmente, quando falamos de pokes no Brasil, sempre temos pratos que são adaptados aos insumos e ao paladar tradicional do povo brasileiro, que sempre realiza modificações para atender aspectos como sazonalidade, precificação, gosto popular e por aí vai. Já na Spicy Tuna, preparamos todas as nossas receitas como se fossem preparadas dentro do arquipélago havaiano. Desse modo, nós garantimos a legitimidade da cozinha havaiana, que está impressa no nosso DNA, com sabor, custo benefício e com uma seleção especial de pratos que marcam o paladar de quem consome”, realça.
COMO SURGIU A IDEIA DA SPICY TUNA?
A Spicy Tuna foi criada em 2022, com um investimento total de R$ 250 mil, sendo com R$ 120 mil próprios. Nessa época, Giovanni Bruno abriu a primeira unidade da Spicy Tuna em Ribeirão Preto, sua cidade natal, onde convidou a todos para conhecer a sua nova jornada.
“A Spicy Tuna começou após o retorno do meu intercâmbio aos Estados Unidos. Por lá, eu tive a oportunidade de passar pelo Havaí e conhecer mais sobre a cultura local, principalmente, os pokes, uma comida bem tradicional, feita de forma artesanal e cheia de sabores, que combina o típico arroz japonês, o Gohan, com uma marinada especial de atum ou salmão e molhos com diferentes graus de picância. Quando eu retornei para o Brasil, em 2015, eu passei a preparar o prato do jeito que eu aprendi. Até que, certo dia, eu percebi que aquilo poderia se tornar um negócio. Assim, em 2022, nasceu a Spicy Tuna, na minha cidade de Ribeirão Preto. O restaurante une a culinária havaiana raiz com sabores e aromas que conversam com os pratos da ilha. A ideia sempre foi expandir para franquias e, a partir de 2023, nós iniciamos esse grande projeto”, conta o empresário.
ATUAIS NÚMEROS, EQUIPE E FUNCIONAMENTO
Atualmente, “a Spicy Tuna conta com duas unidades em operação e uma terceira unidade já confirmada para abertura. Na rede, temos um total de quinze colaboradores e, somando os restaurantes, temos vinte colaboradores. Em termos de distribuição, a loja em Ribeirão Preto tem cinco colaboradores, enquanto a loja em São Paulo opera com três. O restante da equipe compõe o time da franqueadora. Nós utilizamos tecnologia para otimizar as nossas operações e manter a equipe enxuta, o que nos permite focar na qualidade e na eficiência do serviço”, aponta Giovanni Bruno.
Em relação ao atual funcionamento da Spicy Tuna, o fundador e atual CEO da marca partilha que “eu tenho um sócio na Spicy Tuna, mas ele não participa das operações diárias do negócio. Ele está mais envolvido no suporte estratégico, ajudando a viabilizar a visão de longo prazo para a marca. Além disso, eu conto com uma equipe dedicada de colaboradores que são essenciais na estruturação e crescimento da Spicy Tuna. Esses colaboradores trabalham lado a lado comigo na definição de estratégias de marketing, operações, expansão e inovação do cardápio, garantindo que mantenhamos a nossa essência enquanto crescemos e nos adaptamos às novas oportunidades de mercado”, esclarece.
CARDÁPIO AUTÊNTICO E PERFIL DE CLIENTE DA SPICY TUNA
Como já adiantado por Giovanni Bruno, o cardápio da Spicy Tuna é formado por receitas que são preparadas como se fosse dentro do arquipélago havaiano. Ou seja, trata-se de um cardápio autêntico, sendo “composto por pokes feitos a partir de sete tipos de marinadas, um tempero típico havaiano, que funcionam como base de preparo dos sabores que, usualmente, são preparados com atum ou salmão. Além disso, oferecemos fish burguers, saladas, bubble teas, Iced teas e coffees”, apresenta o empresário.
E, a partir de tais pratos ofertados desde a inauguração da rede, o fundador e atual CEO da marca avalia que, hoje em dia, “o perfil do consumidor da Spicy Tuna é aquele que busca variedade na hora de comer, de um jeito rápido, mas com a garantia de sabor, qualidade e refrescância no prato”, define.
POR QUE SER UM FRANQUEADO (A) DA SPICY TUNA?
O processo de franchising da Spicy Tuna iniciou em outubro de 2023, quando Giovanni Bruno abriu a segunda unidade da marca no Itaim Bibi, em São Paulo, capital, no modelo de quiosque. E, desde então, a marca vem se consolidando e prova disso é que “cada unidade da Spicy Tuna hoje em dia tem um faturamento mensal médio de R$ 140.000. E, anualmente, isso resulta em um faturamento de R$ 1.680.000. Já em relação ao lucro líquido, com uma margem de 15%, obtemos um lucro líquido mensal de R$ 21.000 e um lucro líquido anual de R$ 252.000”, assinala o empresário.
Nessa conjuntura de sucesso, o fundador e atual CEO da marca ainda argumenta que ser um franqueado (a) da Spicy Tuna também é vantajoso porque “nós investimos significativamente em marketing para construir uma marca forte e atraente. Os nossos franqueados beneficiam-se dessa presença de marca, que atrai clientes e cria lealdade, além de campanhas de marketing coordenadas que aumentam a visibilidade e atraem o tráfego para as lojas”, destaca.
Bianca, que é um cliente fiel da Spicy Tuna, endossa que “eu sou completamente apaixonada pelo poke do Spicy Tuna! É tão delicioso que se tornou meu vício semanal”, confessa.
COMO SER UM FRANQUEADO (A) DA SPICY TUNA?
E aí? Já interessado (a) em ser um franqueado da Spicy Tuna, certo?
Portanto, é importante que saiba que “a primeira etapa é entrar em contato diretamente com a Spicy Tuna. Você pode fazer isso por meio do nosso site oficial (www.spicytuna.com.br), onde encontrará informações específicas para interessados em franquias, ou por telefone e e-mail disponíveis na seção de contato”, convida Giovanni Bruno.
O fundador e atual CEO da marca, complementa que, “atualmente, nós estamos trabalhando com três modelos de franquias: loja de rua, loja de shopping e quiosque. Todos podem ser adaptados da melhor maneira possível, já que o nosso foco é proporcionar uma operação enxuta, que direcione os nossos franqueados a produzirem os nossos pratos com qualidade e proporcione aos consumidores uma experiência gastronômica típica do Havaí”, assinala.
Confira, abaixo, as informações gerais dos três modelos de negócio da Spicy Tuna citados por Giovanni Bruno:
LOJA DE RUA
- Investimento inicial TOTAL: A partir de R$ 190 mil* (incluso taxa de franquia, capital de giro e implantação)
- Taxa de franquia: R$ 30 mil
- Royalties: 5% do faturamento bruto
- Fundo de marca: 2% do faturamento bruto
- Obra civil e custos de implantação: A partir de R$ 150 mil*
- Capital de giro: R$ 50 mil*
- Área aproximada: 50 m2 a 70m2*
- Número de funcionários: 4-5*
- Faturamento médio mensal: R$ 120 mil a R$150mil*
- Lucratividade média: 15%
*PAYBACK COM PREVISÃO OU PROJEÇÃO DE 18 MESES
*Os valores são apenas uma ESTIMATIVA e podem variar de acordo com a cidade e desempenho do franqueado local
LOJA DE SHOPPING
- Investimento inicial TOTAL: A partir de R$ 190 mil* (incluso taxa de franquia, capital de giro e implantação)
- Taxa de franquia: R$ 30 mil
- Royalties: 5% do faturamento bruto
- Fundo de marca: 2% do faturamento bruto
- Obra civil e custos de implantação: A partir de R$ 150 mil*
- Capital de giro: R$ 50 mil*
- Área aproximada: 50 m2 a 70m2*
- Número de funcionários: 4-5*
- Faturamento médio mensal: R$ 120 mil a R$ 150mil*
- Lucratividade média: 15%
*PAYBACK COM PREVISÃO OU PROJEÇÃO DE 18 MESES
*Os valores são apenas uma ESTIMATIVA e podem variar de acordo com a cidade e desempenho do franqueado local
QUIOSQUE
- Investimento inicial TOTAL: A partir de R$ 190 mil* (incluso taxa de franquia, capital de giro e implantação)
- Taxa de franquia: R$ 30 mil
- Royalties: 5% do faturamento bruto
- Fundo de marca: 2% do faturamento bruto
- Obra civil e custos de implantação: A partir de R$ 110 mil*
- Capital de giro: R$ 50 mil*
- Área aproximada: 10 m2 a 20m2*
- Número de funcionários: 4-5*
- Faturamento médio mensal: R$ 120 mil a R$ 150mil*
- Lucratividade média: 15% a 20%
*PAYBACK COM PREVISÃO OU PROJEÇÃO DE 18 MESES
*Os valores são apenas uma ESTIMATIVA e podem variar de acordo com a cidade e desempenho do franqueado local
DICA PARA EMPREENDER NO MERCADO NACIONAL DE FRANQUIAS FOOD SERVICE
Ainda na dúvida de como empreender no mercado nacional de franquias food service?
Se sim, conforme Giovanni Bruno, a dica de ouro nesse caso é que “procure uma franquia que não apenas tenha um bom retorno sobre o investimento, mas que também compartilhe seus valores e visão. É importante que você se sinta alinhado com a marca, pois isso irá refletir na sua motivação e em como você irá gerenciar o negócio”, aconselha.
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Na Rede Food Service é assim! Tem rede de franquias de alimentação fora do expandindo por esse Brasil a fora? Logo, a gente te apresenta e por meio de entrevistas exclusivas! Por isso, fica aqui o convite para continuar nos acompanhando e aproveitar.