Desde os tempos imemoriais, a pizza tem sido uma instituição gastronômica globalmente adorada. É difícil encontrar alguém que não goste de uma pizza quentinha e com uma cobertura sabora. Sua combinação única de massa, molho de tomate e uma variedade incontável de recheios fez com que a pizza se tornasse unanimidade nas mesas de milhares de pessoas.
Em decorrência da evolução das técnicas culinárias e a busca pela autenticidade surgiu um novo fenômeno: a pizza artesanal. Ela transcende uma simples refeição e se torna uma verdadeira experiêcia sensorial. Podemos dizer que produtos tão deliciosos são resultado de um cuidado meticulo na seleção de ingredientes, fermentação da massa e precisão da montagem.
E como no Brasil existe o ditado “tudo acaba em pizza”, nada melhor do que te apresentarmos uma pizzaria que tem feito bastante sucesso nos últimos cinco anos com produtos de qualidade e participação ativa nas redes sociais. Diretamente do bairro do Janga, em Paulista, região metropolitana do Recife, a Regalo Pizzas nasceu da combinação de um sonho atrelado à uma necessidade local.
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Sonho de empreender
Desde pequenininho, Renato Rodrigues, dono e fundador da Regalo Pizzas, nutria o desejo de empreender. Após concluir o ensino médio, ele decidiu mergulhar no mundo dos negócios e dar vida ao seu próprio empreendimento. Durante pesquisas de mercado, Renato identificou uma demanda crescente por pizzas gourmet na região em que morava, embora sua inclinação inicial fosse abrir uma hamburgueria. Mal sabia ele que a vida o levaria por outro caminho.
É que a irresistível atratividade do mercado de pizzas o conquistou. Assim, há cinco anos, a Regalo Pizzas nasceu para atender as necessidades locais e desde então vem encantando paladares e conquistando clientes fiéis.
Nos bastidores da hypada pizzaria, além de Renato, que é empreendedor e gerencia as equipes de funcionários, está Monyck de Souza, que é jornalista, dona e fundadora da Regalo, e responsável pela comunicação da marca. A dupla conta ainda com Rodrigo Patricio, que auxilia na coordenação de equipes, na resolução de problemas técnicos e também é irmão de Renato.
Juntos, o trio comanda uma equipe de trinta colaboradores, entre pizzaiolos, cozinheiros, auxiliares, atendentes e motoboys, que trabalham incansavelmente nas duas lojas da marca. Segundo Monyck de Souza, “cada peça da engrenagem que está por trás da Regalo é responsável pelo bom funcionamento dela”.
A empresa também preza fielmente pelo princípio de servir uma comida de qualidade com honestidade, onde as informações sobre os produtos e ingredientes usados são informadas de forma transparente.
Monyck destaca que uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas atualmente é estabelecer uma conexão genuína com seu público. “Priorizamos o bem estar geral, entendendo e ouvindo os clientes quanto aos feedbacks e sugestões. Assim, fica mais tranquilo difundir nossas ideias, pois há franqueza desde os primeiros momentos”, conta Monyck.
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Lojas e atendimento
Foi por meio de uma equipe bem estruturada e sem medo de colocar as mãos na massa, que a Regalo decidiu abrir a primeira filial em setembro de 2023. Localizada no bairro das Graças, zona norte da capital pernambucana, a segunda unidade da marca funciona na modalidade de delivery e retirada no local.
No entanto, pensando naquelas pessoas que estão passando pelo local e desejam dar uma paradinha para comer aquela pizza quentinha, o time por trás da Regalo preparou um espaço aconchegante, com cadeiras e mesinhas no estilo de praia, para receber a clientela. Na unidade, é possível ver todo o modo de preparo das pizzas pelos chefs e ajudantes. Isso porque, a Regalo adotou o conceito de cozinha aberta.
A ideia de abrir a loja nesse formato, inclusive, surgiu como uma forma de fazer com que os novos clientes que não conheciam a Regalo, passassem a se familiarizar e confiar na pizzaria com base em atributos como limpeza, higiene, equipamentos e até observando a montagem das pizzas. Curiosidade: na página da Regalo no Google você consegue ver um 360° do interior da cozinha.
Monyck conta como surgiu a ideia de abrir a unidade. “A primeira filial surgiu da necessidade de difundir nosso trabalho em outros bairros também. Recife é uma capital enorme e muito atrativa, sempre tivemos o sonho de abrir uma filial lá. E, também, alguns dos clientes da nossa Matriz, em Paulista, pediam muito por conta do deslocamento que faziam (alguns de até 30, 45km) [para poder comer as pizzas]”.
Apesar da vontade de abrir a filial, toda pesquisa e confiança no trabalho da equipe, Monyck destaca que “foi um tiro no escuro” ir para um local novo. Mas não se deixe enganar que tudo é um mar de flores, pois dificuldades também fazem parte do dia a dia da empresa, assim como em qualquer outro lugar.
Monyck explica que “[…] existem erros a serem evitados e devemos estar atentos às regras e leis. Entretanto não há uma receita para chegar e “fazer assim” que vai dar certo. Então estamos sempre aprendendo coisas novas e sempre enfrentando novos desafios, acreditando sempre que fazem parte da formação do ser empresário”.
Se você é empreendedor, ou deseja ingressar no meio, deve saber que abrir ou expandir um negócio requer preparo financeiro e psicológico. De acordo com Monyck, a principal meta da Regalo era não afetar uma operação que flui de forma tão leve como a da Matriz.
“Tentamos ao máximo reproduzir exatamente os mesmos sabores, com base nas receitas que criamos e desenvolvemos. Realizamos maratonas de treinamento de membros da equipe da matriz com membros da equipe da nova filial, fazendo com que o padrão fosse mantido. Esse era nosso principal desafio”, afirma.
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Pizzas promocionais e os nomes divertidos
Ao folhear o cardápio da Regalo você vai se deparar com nomes como Calabacon (uma junção dos sabores calabresa e bacon), Arretada (que leva queijo mussarela, charque desfiada, requejão cremoso, mix de cebolas, pimenta biquinho e orégano), Brocalho (uma pizza com brócolis, bacon em tiras, requeijão cremoso, alho frito crocante e orégano) e Calalho (queijo mussarela, calabresa, requeijão cremoso, alho frito e orégano). Todas acompanham um secreto molho de tomate, que faz toda a diferença no sabor final das pizzas.
“Geralmente os nomes tem algo a ver com a pizza e a forma que ela é feita. A Calalho, por exemplo, pensamos que seria uma pizza engraçada dec pedir pessoalmente ou por ligação e o nome ficou”, explica Monyck.
Sobre as pizzas elaboradas em períodos promocionais, a Regalo aproveita o embalo de temas e assuntos que estão repercutindo nas redes sociais e aplicam isso na criação dos produtos. Um exemplo é a pizza cor de rosa, inspirada no filme da Barbie.
“O mundo ficou cor de rosa, então a gente estava recebendo aquela enxurrada de informações cor de rosa. Um dia a gente viu que grandes marcas iam entrar com seus lanches cor de rosa e pensamos “por que não fazemos também?”. Foi muito bem recebida, especialmente crianças, amaram pelo glitter comestível”, relembra Monyck.
A pizzaria também costuma fazer lançamentos durante datas comemorativas como na Páscoa de 2023, onde foi lançada uma pizza com ovinhos de chocolate, e no São João, com uma pizza que levava sabores do sertão (carne de sol com nata).
E não para por aí, o cardápio da Regalo conta com alguns queridinhos, como o famoso Bread de Alho e Mel, que é um pãozinho salgado e recheado com creme de alho finalizado com mel de engenho, e a pizza Lombinho Especial, que tem destaque especial por conta de um ingrediente: geléia artesanal de pimenta com abacaxi. A geléia, inclusive, faz parte de receitas de família. As pizzas doces também estão presentes com sabores de Nutella, Kinder Bueno, Galack com Oreo e M&M.
Monyck fala aindaque o processo de criação e desenvolvimento dos pratos que compõem o cardápio da Regalo acontece com base nas experiências pessoais dos donos e de alguns colaboradores.
“Nos reunimos e debatemos nossas ideias, após isso há uma fase de testes e provas de sabor, visual e outros detalhes que pontuam como o prato sairá da nossa cozinha. Após isso, há toda fase de aceitação do público para sabermos se nossa ideia fica ou sai do cardápio. Já tivemos pizzas que toda equipe amava mas que não foram tão bem aceitas e precisamos retirá-las”.
Futuro da Regalo
À medida que a Regalo Pizzas avança rumo ao futuro, o horizonte parece estar repleto de oportunidades empolgantes e promissoras para a marca. Com uma base sólida já estabelecida em sua história, a empresa sem dúvidas está pronta para embarcar numa nova fase regada a crescimento e inovação.
Monyck dá um spoiler sobre o que está nas cartas do futuro da empresa. “Nosso mundo são massas, de todos os tipos. Temos projetos para produzir, por exemplo, nossos próprios macarrões e começar a servir em nossos restaurantes também. Buscamos referência sobretudo na culinária brasileira – que por si só é tão ampla quanto a culinária mundial”.
Sempre em busca de novos sabores, experiências e elementos que possam ser integrados a pizzaria, Monyck garante que este ano outras novidades estão por vir. “Para 2024, temos como principal objetivo expandir nossa matriz e fazer com que possamos receber mais pessoas. Esperamos sempre que o futuro seja bondoso com nossos planos e faremos o possível para que a Regalo esteja em todos os estados do Brasil o quanto antes. Temos muitos sonhos, metas e, sobretudo, força de vontade”, conclui.