O franchising sempre foi uma alternativa para concretizar negócios e, com a evolução do setor, surgiram novos modelos, mais enxutos, tais como operações home-based, que dispensam lojas físicas, quiosques e afins, cujo valor de investimento tende a ser menor.
Atenta a essa demanda do mercado e valorizando negócios nesses formatos, a ABF Franchising Expo – maior feira de franquias do mundo, que será realizada de 26 a 29 de junho no Expo Center Norte, na capital paulista – trará mais uma vez o Espaço Microfranquias. Nesta edição, as opções de investimento vão desde R$ 6,7 mil (agência de viagem digital) até R$ 132,5 mil (minimercado autônomo).
A ABF define como microfranquia aquelas cujo investimento inicial vai até R$ 135 mil. Segundo o último estudo da entidade, esses modelos de negócio tiveram um expressivo crescimento de 87% entre maio de 2021 e maio de 2023, com um salto de 322 para 604 marcas no período. Na comparação com o mesmo mês de 2022, a variação positiva foi de 34,2%. Ao analisar a participação das microfranquias no total de redes associadas à ABF, o levantamento apontou uma alta de 37% para 44%, de 450 para 604, número 7% maior, ante 5% em relação a 2021. Esses números envolvem tanto redes puras (que operam apenas com microfranquias), como mistas (com os dois modelos).
Para além da elevação do teto – realizado em junho de 2023 –, o crescimento do formato microfranquia está relacionado, entre os fatores principais, aos investimentos das redes como estratégia para ampliar o perfil do público investidor, a busca por chegar a outros mercados e à própria maturidade das franquias.
“As microfranquias são o símbolo do franchising inclusivo e que fortalece o empreendedorismo. O movimento de expansão desses negócios de menor investimento e formatos mais enxutos continua a avançar. Nesta edição da Expo, ofereceremos aos visitantes negócios que se adequem ao seu perfil empreendedor e, especialmente, à sua capacidade de investimento. Este é um espaço que democratiza oportunidades de negócios e serve como porta de entrada para novos empreendedores”, destaca Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF.
Negócios diferenciados e tradicionais
Dentre as diversas ofertas de produtos e serviços das redes no Espaço Microfranquias, há opções de negócios de ramos em alta ou diferenciados, como: cuidado domiciliar, corretora especializada em benefícios, agências de viagens, prestação de serviços de limpeza e zeladoria, comercialização e geração de energia por fontes hidráulica (eólica e sola), agência de marketing digital, marca de presentes, minimercado autônomo, alimentação, soluções em equipamento médico-hospitalares, licitações, mercado pet, dentre outros. Até o momento, cerca de 20 redes já garantiram presença no Espaço e, segundo a Informa Markets, organizadora da feira da ABF, há poucos espaços a serem comercializados.
Venda de ingressos aberta
Atenção, pois a venda de ingressos online para a 31ª ABF Franchising Expo está aberta. Os interessados em visitar a maior feira de franquias do mundo já podem garantir seu ingresso. O primeiro passo é realizar o credenciamento online pelo site, o que facilita a entrada na feira, evita filas e garante o desconto de antecipação sobre o preço da bilheteria local. Ou seja, a compra do ingresso online sai pelo valor promocional de R$ 100, mesmo durante a realização do evento, de 26 a 29 de junho. E na bilheteria local, a venda de ingressos terá o custo de R$ 120 (sem o desconto). Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.
A Rede Food Service é parceira oficial de Mídia da ABF Expo 2024.
SERVIÇO
31ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Quando: de 26 a 29 de junho de 2024
Horário de Funcionamento:
Quarta a Sexta 26 a 28/06 – das 13h às 21h
Sábado 29/06 – das 11h30 às 18h30
Preço do Ingresso Online: R$ 100 (mesmo durante o evento)
Preço do Ingresso na Bilheteria do Evento: R$ 120
Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.
Informações ao público: CLIQUE AQUI!
Sobre a ABF Franchising Expo
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Markets, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 28.ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, eventos de capacitação e ações da ABF. Mais informações no site.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 185,068 bilhões em 2021, mais de 170 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,4 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.400 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor. Acesse o site.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite o site.