Comunicação estratégica é ingrediente indispensável na receita de sucesso das empresas

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“A comunicação eficaz é a chave para o sucesso em qualquer empreendimento”. Gosto muito dessa fala de Tony Robbins, pois sintetiza minha trajetória de 30 anos como profissional de Comunicação. Sempre estive focada em atuar de forma estratégica, porque acredito que a comunicação desempenha um papel essencial nas empresas, permitindo que as marcas criem conexões, gerando valor aos negócios ao estabelecer relacionamentos sólidos com seus públicos de interesse. Para nos comunicarmos de forma eficaz, devemos perceber que somos todos diferentes na maneira como percebemos o mundo e usar esse entendimento como um guia. Para isso, não basta simplesmente passar uma informação, mas é preciso comunicar de maneira eficiente e traduzir aquilo que a empresa faz pensando em cada público, que podem ter percepções e entendimentos diferentes sobre o mesmo assunto.

 

É importante ressaltar que a reputação positiva, construída por meio de uma comunicação estratégica e transparente, é um fator crucial para a preferência do público e o sucesso das empresas. Para se ter uma ideia, o relatório Global RepTrak (2023)* aponta que empresas com uma reputação forte têm maior probabilidade de atrair consumidores, investidores e parceiros de negócios, gerando melhores resultados financeiros a longo prazo. Ou seja, a Comunicação é um ingrediente necessário que contribui efetivamente com o crescimento das empresas, impactando diretamente os resultados dos negócios. E sua importância não é menor no setor de food service.

 

Trabalho numa empresa que é líder no segmento de alimentação corporativa e, com isso, vem uma grande responsabilidade no cuidado com cada alimento, desde seu cultivo no campo, passando pelo recebimento e armazenamento em nossas unidades, chegando na produção em nossas cozinhas, até a entrega da refeição aos nossos clientes e consumidores. E é parte do papel da Comunicação contar essa história, visando engajar os públicos internos e externos e fazer as pessoas parte do caminho. Também temos o desafio de incentivar e capacitar a liderança da empresa, já que por meio de narrativas com propósito, uma liderança comunicadora pode contextualizar melhor o que a empresa faz e engajar ainda mais seus colaboradores. É aí que geramos valor e oportunidades de negócio.

 

Como exemplo, em nossas operações, seja com serviços de alimentação corporativa ou facility management, são mais de 46 mil colaboradores atendendo diretamente cerca de 1,5 milhão de consumidores todos os dias no Brasil. Uma vez que impactamos a vida de milhões de pessoas diariamente, é crucial nos posicionarmos de forma clara. E a natureza dinâmica do mercado de food service exige uma comunicação ágil, assertiva e com um ingrediente de emoção, porque a alimentação está em nossa memória afetiva. Por isso, é fundamental gerar conexão com as pessoas para explicar claramente como funciona nosso negócio e como nos preocupamos com toda a cadeia. Nesse contexto, se apresentar de maneira eficaz é um desafio complexo, mas de grande importância para demonstrar nosso compromisso em todas as etapas do nosso trabalho todos os dias, impactando milhares de pessoas pelo Brasil.

 

Tendo em mente a importância de uma comunicação efetiva, e porque não dizer que também afetiva, surge a reflexão de como as marcas de food service podem utilizar os dados para tangibilizar o trabalho de Comunicação Corporativa. Nesse contexto, vejo oportunidades em utilizar a tecnologia a nosso favor. Por exemplo, a aplicação de inteligência artificial na área que pode automatizar tarefas, permitindo que as equipes se concentrem em questões mais estratégicas ou explorar as possibilidades da transformação digital em comunicação para trazer uma comunicação mais próxima, criativa e engajadora, sem esquecer que as relações humanas também são importantes. Em comunicação, precisamos pensar no melhor mix para atingir os resultados esperados.

 

Construir e manter uma imagem positiva, fortalecer o relacionamento com os clientes existentes e atrair novos, demonstrando nossos diferenciais no mercado por meio de uma liderança comunicadora são metas importantes. Ao implementar uma estratégia eficaz de comunicação, impactante e capaz de agregar valor, a empresa impulsiona seu crescimento e se destaca em seu mercado de atuação. Ao abraçar as tendências, como a gestão de dados e o uso da tecnologia, a área de Comunicação poderá se destacar ainda mais e ajudar as empresas do setor de food service a obterem sucesso em um mercado dinâmico e competitivo.

 

*Global RepTrak® 2023 – Reputation Institute – The Role of Reputation in Driving Financial Results.

 

Claudia David é Diretora de Comunicação, Responsabilidade Social Corporativa e Relações Institucionais da Sodexo On-site. Com 30 anos de experiência em Comunicação Corporativa, Gestão de Crise, Branding, Sustentabilidade, Relações Institucionais, trabalhando em grandes empresas multinacionais e nacionais, Claudia é formada em Letras, pós-graduada em Administração e Marketing pela Universidade Mackenzie e em Digital Business pela FIAP. Possui especialização pela Harvard Business School em Comunicação e Marketing e em Relações Públicas pela Syracuse University. Em dezembro de 2021, assumiu a posição de diretora de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Sodexo, com a missão de posicionar a empresa por meio de uma estratégia integrada de comunicação e alinhada aos objetivos de negócios de uma das regiões mais estratégicas para a companhia no mundo, ocupa, também, uma cadeira no Time de Liderança Regional da companhia e faz parte do Comitê Global de Comunicação e Relações Institucionais. Em 2023, recebeu o desafio de liderar também a área de Sustentabilidade da empresa.

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