Black Friday “amplia seu leque” e vira oportunidade para bares e restaurantes aumentarem suas vendas

por Samuel Costa Carvalho, diretor comercial da vertical de Food da Linx e Articulista convidado da Rede Food Service

BlackFriday
BlackFriday

 

O assunto do momento é a Black Friday que, a cada ano, ganha cada vez mais protagonismo no Brasil, ampliando seu leque para todas as áreas do varejo. E, para o segmento de bares e restaurantes, a data também conquistou seu protagonismo. O ponto crucial para ter resultados efetivos é um bom planejamento e as ferramentas adequadas. Nesse contexto, a tecnologia é uma grande aliada para ajudar a otimizar processos em dias de grande volume de vendas.

 

Dados de 2022 da vertical de Food da Linx apontam um crescimento de 10,7% nas vendas em redes e franquias de food service, na comparação entre uma sexta-feira comum (18/11) e a sexta-feira seguinte, de Black Friday (25/11). Já o faturamento foi 6% superior. Natural essa diferença, lembrando que é uma data em que os estabelecimentos oferecem descontos nos preços, e isso é o que os consumidores buscam.

 

Naturalmente, o tráfego de pessoas nos restaurantes é maior na Black Friday, porque após um início focado em eletroeletrônicos, o público agora tem sido impactado por descontos atrativos para comprar alimentos e bebidas. Redes e franquias têm utilizado seus aplicativos de fidelidade para oferecer vantagens aos clientes, de acordo com o seu perfil de compra. A estratégia envolve vender produtos específicos do cardápio, dando desconto especial em um determinado hambúrguer, na batata-frita, ou até mesmo em sorvetes e combos da marca. Esses descontos podem chegar a 80%, mas, geralmente, são restritos a uma compra por CPF.

 

A onda da Black Friday é tão forte para restaurantes de rede e franquias, que alguns costumam oferecer descontos ao longo do mês de novembro, enquanto outros promovem reduções de preços durante a semana da Black Friday. A maioria investe em uma campanha visual atrativa, disponível não somente no site e aplicativos da rede, mas também com propaganda em grandes espaços de circulação de pessoas e notificações nas redes sociais.

 

É claro que essa oferta com descontos precisa ser estratégica. O varejista deve verificar o seu estoque, analisar quais produtos podem ser vendidos sem tanto impacto em sua margem de lucro e criar, de fato, promoções que façam sentido para o cliente e também para o seu negócio. É também importante colocar na promoção produtos que gerem a necessidade do cliente de comprar outros produtos no futuro. Por isso, é comum ver na Black Friday apenas uma batata-frita com desconto, apenas um hambúrguer, apenas uma esfiha. Assim, o cliente acaba consumindo outros itens do restaurante, o que diminui o impacto no faturamento. Isso acontece principalmente no delivery, quando o cliente não quer pagar pelo frete ou esperar pela entrega de apenas uma coisa.

 

Outra estratégia é dar um desconto menor em combos, fazer a famosa “compre um item e leve mais”, ou realizar ofertas limitadas, com o rastreio por meio de voucher. As possibilidades de desconto para o restaurante sair ganhando na Black Friday são muitas. A data ajuda o restaurante a atrair e fidelizar clientes, principalmente quando os descontos estão condicionados ao uso de um aplicativo da rede.

 

Porém, esse tráfego imenso de pessoas tanto no restaurante, loja física, quanto no delivery, requer algumas medidas: controle maior de estoque, agilidade no preparo e na organização dos pedidos e sistema para emitir os cupons fiscais com rapidez. Se o estabelecimento tiver o autoatendimento em sua loja física, será ainda melhor para agilizar o pagamento. Nesse momento, é importante ter também um controle fiscal confiável, integração com diferentes meios de pagamento, para que o cliente possa escolher a melhor forma e, ainda, proporcionar uma visão completa das vendas realizadas no dia.

 

Isso significa que, além de investir em promoções, uma comunicação visual atrativa, com diferentes formas de contato com o cliente – como e-mail, WhatsApp, campanha nas redes sociais, notificações no APP e anúncios, a Black Friday do restaurante só poderá ser melhor com uma tecnologia completa, que ajude o estabelecimento em tarefas essenciais, tais como automatizar os processos de venda, agilidade e funcionalidades em nuvem, tornando a experiência de compra muito mais ágil e eficaz para o gestor e para o cliente.

 

Ainda trazendo dados de Food da Linx, o maior índice de crescimento entre uma sexta normal e a da Black Friday foi nas vendas em balcão, com alta de 8,3% em volume e 9,8% em faturamento. Em relação ao delivery, fruto de descontos agressivos e da escolha do consumidor pelos mesmos, o volume chegou a crescer 45%, com uma receita 7,6% maior. São números que só reforçam a relevância da Black Friday para o setor de food service.

 

Seu estabelecimento está preparado para aproveitar a próxima Black Friday? Se não, ainda dá tempo, mas é preciso correr. Boa sorte e boas vendas a todos os bares e restaurantes!

 

Confira outros artigos do autor, AQUI na Rede Food Service.

 

O Autor

O Samuel é diretor da vertical de Food, na Linx. Possui mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia, sendo 15 anos em Food Service e é formado em Sistemas de Informação pela Universidade Nove de Julho (2009). Especialista em gerenciar e negociar grandes clientes, Key Account e Contas Enterprise, Samuel está na Linx desde 2019, liderando a área comercial para Customer Success e Hunter.

 

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