KDS: aproveite o momento para investir em tecnologia para seu restaurante

por Samuel Costa Carvalho, diretor comercial da vertical de Food da Linx e Articulista convidado da Rede Food Service

Chef Comanda
Chef Comanda

 

Imagine esta cena: você vai a um restaurante com a sua família. Um lugar aconchegante, que oferece os pratos preferidos de seus convidados. Ao chegar ao local, você se depara com o garçom anotando os pedidos num bloquinho, com papel e caneta. Até aí, não há problema algum, caso  os pedidos sejam entregues corretamente a todos os familiares sentados à mesa com você. O problema começa a surgir quando os pedidos se perdem, as entregas são feitas de maneira equivocada, quando alguns convidados recebem os pratos e outros não. A comida começa a esfriar e o seu ânimo, como cliente, começa a esquentar de tanto descontentamento.

 

Algumas pessoas podem até preferir a velha e clássica combinação do papel e caneta, mas sabemos que essa ação faz com que nos sujeitemos a erros. Falhas humanas acontecem e, às vezes, com a correria do dia a dia, além de anotar o pedido incorretamente, a ordem pode se perder na cozinha, levando os clientes a esperar por mais tempo.

 

Não é incomum encontrar no mercado bares e restaurantes que recorrem às comandas impressas, mas esse formato – com a utilização de impressoras – também está suscetível a erros. Embora a dinâmica pareça ser mais organizada, há chances da nota molhar, rasgar ou se perder. Enquanto isso, o cliente pode não só ficar esperando por horas a fio, quanto ter o seu pedido entregue errado.

 

Dito isso, qual seria o melhor gerenciamento de cozinha?

 

Minha recomendação é o KDS (Kitchen Display System). Trata-se de  sistema de cozinha que recebe informações do PDV que está vinculado aos pedidos realizados por um garçom. Além de ser um equipamento resistente às condições peculiares da cozinha, como as altas temperaturas e o local engordurado, por exemplo, organiza os pedidos e a produção até mesmo em operações mais complexas.

 

Outro diferencial do KDS é que a organização pode ser feita tanto para pedidos realizados no restaurante, quanto no delivery. Com isso, todos os pedidos podem ser preparados e entregues dentro do prazo estabelecido, sem que o cliente se aborreça.

 

Abaixo, eu listo os principais diferenciais do KDS:

 

  1. Organização e visualização

O display na cozinha garante uma boa visualização dos pedidos a partir de vários locais do ambiente. Além disso, é possível instalar displays em diferentes praças: um para a área de bebidas, outro para a área de massas e outro para as proteínas, grelhados, por exemplo. Isso traz uma verdadeira “orquestração dos pedidos”, uma funcionalidade que faz com que os diferentes itens de um pedido tenham sua produção iniciada em tempos diferentes, de forma que tudo saia no momento correto.

 

  1. Menos custos e um investimento de longo prazo

Além da economia com tinta, papéis e pessoas, há ainda o benefício de o KDS ser um investimento de longo prazo. Isso porque é um display feito para suportar as condições mais adversas da cozinha, como altas temperaturas e ambiente engordurado.

 

  1. Mais agilidade e eficiência

O KDS torna toda a operação mais ágil. Enquanto o cozinheiro está preparando um prato, ele já pode visualizar a chegada de um novo pedido no display sem grande esforço. Com sua próxima responsabilidade em mente, ele consegue se planejar melhor para a próxima tarefa e já adiantar alguns passos. Além de ajudar a visualizar os pedidos de uma maneira mais completa, fornecendo informações, como quanto tempo o pedido está aberto; se está dentro do prazo de entrega e até mesmo quantas pessoas estão na mesa. Tudo isso com agilidade, organização e uma plataforma bem intuitiva, que facilita a interpretação das informações.

Essa ferramenta é essencial para quem quer aprimorar o relacionamento com o cliente. Consumidores satisfeitos se fidelizam ao estabelecimento e ainda ajudam no marketing boca a boca, muito importante para bares e restaurantes que querem crescer.

As pessoas buscam uma experiência diferenciada, que vai muito além de uma refeição perfeita. Elas querem um ambiente agradável, aconchegante e um atendimento respeitável, sem erros com seu pedido, sem atraso na entrega, sem pratos feitos às pressas, fora do ponto.

 

  1. O Meio Ambiente agradece

Vale lembrar que, com a automatização dos pedidos, o varejista vai contribuir com a redução do desperdício de papel e com uma cozinha mais ecológica. Pode parecer algo menor, mas, a longo prazo, a economia é realmente significativa.

Então, se o varejista quiser manter o seu restaurante em evidência, com  qualidade e agilidade, além de manter o gerenciamento interno organizado, o momento de investir na tecnologia KDS é agora. E você? Como pretende aprimorar o gerenciamento da sua cozinha?

 

 

O Autor

O Samuel é diretor da vertical de Food, na Linx. Possui mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia, sendo 15 anos em Food Service e é formado em Sistemas de Informação pela Universidade Nove de Julho (2009). Especialista em gerenciar e negociar grandes clientes, Key Account e Contas Enterprise, Samuel está na Linx desde 2019, liderando a área comercial para Customer Success e Hunter.

Confira outros artigos do autor, AQUI na Rede Food Service.

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