Não é segredo para ninguém que a coxinha é um dos salgados mais amados pelos brasileiros, concorda? Saborosa, prática e acessível, o quitute está facilmente presente na vida de uma boa parcela da população. E foi sabendo dessa paixão nacional que o empresário Pablo Farias apostou na criação, em 2014, da marca Loucos por Coxinha, especializada na produção, distribuição e venda do salgado.
Agora, saiba mais sobre a trajetória de sucesso da empresa, que começou de forma simples, com apenas três carrinhos de rua em Natal, no Rio Grande do Norte, e hoje conta com 60 lojas em funcionamento no Norte e Nordeste do Brasil, além de possuir uma indústria própria em agressivo processo de ampliação, um projeto que recebeu um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões e prevê um importante salto na produção diária dos salgados: com o novo parque fabril, será possível fabricar 6 milhões de coxinhas por dia.
E há mais. Como uma franquia bem-sucedida no mercado, os planos de crescimento não param. A rede prevê a abertura de novas lojas num futuro próximo e, já em 2024, o atendimento de todo o Brasil com novos produtos e marcas.
Ficou curioso para saber mais sobre a franquia que é referência na produção e comercialização de coxinhas? Vem que a Rede Food Service te conta tudo agora.
Nasce um negócio
Segundo o próprio Pablo Farias, diretor executivo e fundador da marca Loucos por Coxinha, ele sempre foi um apaixonado por empreendedorismo. “Desde sempre vi a minha família empreendendo e enxerguei que era aquilo que eu queria para a minha vida. Vi o quanto o empreendedorismo gera mudanças na vida das pessoas. Assim surgiu o Pablo empreendedor, que tem prazer e orgulho em gerar emprego, renda e ver pessoas prosperando junto conosco”, conta ele.

A entrada de Pablo no setor de alimentação fora do lar ocorreu em 2014, já com a abertura da marca Loucos por Coxinha, um projeto desenvolvido levando em consideração uma operação inicial simples, prática e acessível. “Após um erro de gestão e uma ‘quebrada empreendedora’ em outro ramo, eu estava buscando voltar ao mercado e vi o setor de alimentação como uma oportunidade. Na época, não tínhamos muitos recursos financeiros ou conhecimento na área do food, mas seguimos assim mesmo. Montamos o projeto em poucos meses e iniciamos o Loucos por Coxinha apenas com alguns carrinhos na rua”, relembra o empresário.
Como já dito, sem capital inicial para montar lojas, indústrias e a logística necessária para uma grande empresa, a marca iniciou suas operações com três carrinhos de rua no bairro do Alecrim, localizado em Natal, a capital do Rio Grande do Norte.

A estratégia deu certo. Em pouco tempo a empresa assumiu o modelo de franquia e cresceu. “Chegamos a ter 12 carrinhos espalhados pelo estado. O próximo passo foi partir para os quiosques. Essa mudança foi a virada de chave que impulsionou a formatação da nossa indústria de alimentos. Expandimos as fronteiras e abrimos em outros estados do Brasil, sempre com o pé no chão e muita humildade nos relacionamentos interpessoais. Foi assim que conseguimos espaço no mercado e viramos uma referência para quem quer empreender. Nosso pilar é simples: fazer o básico bem feito”, revela Pablo Farias, orgulhoso da trajetória.
Hoje, a empresa conta com uma indústria completamente estruturada e 60 lojas em funcionamento, distribuídas entre o Norte e o Nordeste do Brasil.
Diferenciais da marca
Pablo Farias acredita que é o conjunto de pessoas e ações atrás e à frente da marca que diferencia a Loucos por Coxinha no mercado brasileiro.
“Conseguimos construir um legado de clientes que amam a marca e o produto, isso sem abrir mão da manutenção da qualidade e mantendo desde sempre os mesmos processos de fabricação. Além disso, conseguimos um grupo seleto de bons franqueados, parceiros e sócios que vestem a camisa, amam o produto, a marca e contam com retorno financeiro, o que é fundamental. Fechando esse conjunto, temos os colaboradores que sempre engajam na causa do Loucos, com alegria e orgulho da nossa história. Com tudo isso, acredito que estamos criando uma empresa para o futuro, com pessoas boas e alimentos afetivos de qualidade”, diz o diretor executivo e fundador da empresa, que já possui quatro selos de excelência concedidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Atuação da Loucos por Coxinha
Como dito acima, hoje, a franquia possui 60 lojas em funcionamento distribuídas em 12 estados brasileiros, com presença nos principais shoppings do Norte e Nordeste do país. Segundo Pablo Farias, atualmente, 100% da rede Loucos por Coxinha está estruturada no modelo de franquia. “Não possuímos unidades próprias. Todas são operadas por franqueados, que mantêm suas lojas e quiosques em shoppings, operando, normalmente, acompanhando o horário de funcionamento dos malls. Com muita felicidade, posso dizer que hoje geramos mais de 360 empregos diretos”.
Na Loucos por Coxinha, o principal modelo de operação é o presencial. “Assim, 80% das nossas vendas são de balcão. Apenas 20% são feitas pelo canal de entregas”, diz.

Sobre o cardápio da empresa, o diretor executivo explica que a lista foi montada pelos próprios clientes. “Não buscamos um grande mix de produtos, nossa intenção é ter 100% dos produtos em todas as lojas. Assim, vamos montando nossos combos com base no CMV (custo da mercadoria vendida) e no preço final. Buscamos um preço acessível e que surpreenda o cliente”, conta Pablo. Atualmente, o ticket médio da marca é de R$ 22,00. Além de coxinhas, a marca também produz e vende churros e kibes. “Em breve vamos lançar novos produtos à base de farinha de trigo e macaxeira. Devemos chegar com 40 skus”, revela o empresário.
Vale ressaltar ainda que, na rede, mais de 181 mil clientes são atendidos por mês. Todos os produtos da marca Loucos por Coxinha comercializados pelas lojas são fabricados em uma indústria própria, localizada em Natal, no Rio Grande do Norte. Hoje, a unidade fabril conta com 3.200 m² de área construída. “Porém estamos em processo de expansão. Ainda em 2023, nossa fábrica passará a operar em 60 mil m²”, Pablo adianta a novidade para a Rede Food Service.

Atualmente, a empresa produz mais de 1,5 milhão de coxinhas diariamente. Com a ampliação do parque fabril, será possível fabricar mais de 6 milhões de coxinhas por dia. Ao todo, a Loucos por Coxinha produz mais de 130 toneladas de alimentos diariamente. Por ano, são mais de 288 milhões de coxinhas vendidas nas unidades franqueadas e no varejo (supermercados e atacados).
A importância dos equipamentos
Para manter a qualidade dos produtos e a alta produtividade da fabricação, Pablo Farias explica que a Loucos por Coxinha optou por trabalhar com equipamentos e máquinas assinadas pela Prática, empresa fabricante e líder nacional em equipamentos e soluções para gastronomia e panificação.
“Nossa escolha levou em considerações pontos como nacionalidade, robustez e eficiência. Três qualidades que, sem dúvida, posso atribuir aos produtos da Prática. Estamos no Nordeste e, normalmente, temos uma deficiência de assistência técnica nesta região, mas os equipamentos da Prática são de fácil manuseio técnico e operacional, além de ter um fácil acesso a peças. E com isso não quero dizer que o equipamento quebra ou para, mas que também observamos esse ponto de atendimento. Outro benefício, sem dúvida, é a eficiência. Com os fornos combinados, conseguimos reduzir em 15% nosso desperdício de proteínas”, explica.
Wellington Souza e Ubiratam Souza são os sócios responsáveis pelo escritório de representação da Prática que atende a Loucos por Coxinha no Rio Grande do Norte, atuando, respectivamente, como diretor comercial e diretor técnico. De acordo com Wellington, a relação comercial com a franquia começou em 2021, com a venda dos primeiros fornos combinados. “A intenção era suprir uma demanda que eles tinham. Este ano, a chegada da nova fábrica gerou a necessidade de mais dois fornos combinados e um túnel de congelamento. Assim, estamos negociando e trabalhando para atender as demandas da melhor forma possível”, explica o diretor comercial.
Raio-x da empresa
De acordo com Pablo Farias, na hora de escolher novos franqueados para a Loucos por Coxinha, a empresa leva em consideração o perfil do novo parceiro em potencial. “O franqueado é o nosso sócio no negócio e é escolhido com um padrão rígido interno. Conversamos muito antes de fechar a parceria. Para nós, o perfil ideal é o operador, aquele que se joga e que quer crescer com a gente. Não vemos dinheiro ou investidor como argumento número 1”, conta.

Atualmente, para abrir uma unidade da Loucos por Coxinha, é preciso um investimento inicial que varia de R$ 85 mil a R$ 220 mil, dependendo do modelo de loja escolhido, que são dois: quiosque e container. Já o retorno do investimento, de acordo com a marca, ocorre entre 18 e 24 meses. O lucro mensal é de 14% a 16%.
Para operar uma loja, são necessários entre quatro e seis funcionários. Pablo ainda ressalta o suporte oferecido ao franqueado durante todo o processo de abertura e funcionamento. “Oferecemos suporte total aos nossos parceiros, durante o pré e o pós operacional, estamos sempre ao lado do franqueado”, afirma.
Planos e projetos
Segundo o diretor executivo e fundador da marca, 2023 tem sido um ano excelente para a Loucos por Coxinha. “Este ano, aceleramos investimentos e estamos plantando muita coisa boa. Além da franquia, entramos no mercado do varejo através dos supermercados e redes nacionais. Com isso, estimamos um incremento de 37% nas nossas vendas, na comparação com 2022, e a abertura de 20 novas lojas até o final do ano”, explica o empresário.
Para 2024, os planos de crescimento continuam. “No próximo ano, queremos colher o que estamos plantando agora. Ainda em 2023 investiremos mais de R$ 7 milhões na nova fábrica, então, em 2024, a previsão é já atender todo o Brasil com novos produtos e marcas”.
Visão de mercado
De acordo com Pablo Farias, o mercado de food service brasileiro e mundial é muito instável e inovador. “Para nos manter no mercado, precisamos sempre buscar inovar. E, para mim, inovar não é reinventar a roda e sim fazer o básico bem feito. Muitos têm desviado do básico e têm tido sucesso, porém muitos estão querendo reinventar e se perdem. O food é dinâmico e escalonável. Isso é o que me dá prazer em continuar sempre. Quem acredita que já tem um bom produto e fica na zona de conforto, pode perder lá na frente”, dá a dica.
Contato
Para acompanhar as novidades e ações da Loucos por Coxinha, basta acessar as redes sociais da marca, com o perfil @loucosporcoxinha, e também o site www.loucosporcoxinha.com.br. A indústria também está disponível através do telefone: 84 3027.2722.
Confira AQUI na Rede Food Service: Porks – Porco & Chope: conheça a maior rede de franquias especializada em petiscos de carne suína do Brasil que pretende chegar a 100 unidades nos próximos dois anos.

Anna Katia Cavalcanti
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