No cenário brasileiro da confeitaria saudável, a trajetória de Isabel Buk, especialista em doces e sobremesas, desponta. Ela, que enxerga a gastronomia como uma forma de criar e eternizar momentos felizes, começou nesse segmento sem grandes pretensões. A ideia era apenas ter uma alimentação mais saudável, sem para isso abrir mão dos seus adorados docinhos. Mas o destino tinha outros planos.
É nesse contexto que os talentos de Isabel se unem e nasce a marca Isabel Buk, uma referência em doces saudáveis e de qualidade que atua em diversas frentes do mercado. Na empresa, a mão que mexe as panelas é a mesma que administra o negócio. E os frutos já brotam.
Conheça mais sobre a história da confeiteira e empreendedora que prevê mais crescimento neste e nos próximos anos.
A trajetória de Isabel Buk
A confeiteira especialista em doces saudáveis nasceu, cresceu e sempre viveu na cidade de São Paulo. E orgulha-se do fato de que seus melhores amigos, até hoje, são os mesmos companheiros da época de escola. Apesar do talento com os doces, Isabel se formou em Administração de Empresas, em 2017. Foi justamente nesse período que a marca Isabel Buk começou a se desenhar, mesmo que ainda de maneira despretensiosa, na cozinha da sua casa.

Os pais, dos quais ela é muito próxima, tiveram um papel fundamental na virada de chave da sua vida profissional. “Eu tenho três irmãos e amo estar perto da minha família. Meus pais me apoiaram desde que decidi iniciar minha empresa, mesmo eu não tendo muita ideia do que estava fazendo, principalmente por ser muito nova”, relembra ela. Hoje em dia, um dos irmãos de Isabel, Eduardo, atua como seu braço direito na empresa, tocando o negócio junto com ela.
Antes de iniciar sua jornada empreendedora na gastronomia, ainda quando criança, Isabel revela que era muito próxima do universo da moda, por influência da mãe. “Minha mãe trabalhou por anos com moda, então vivi esse mundo com ela. Por isso, achava que queria trabalhar nesse mercado. Hoje, a moda pra mim funciona como um hobby, ao lado da psicologia, psicanálise e yoga. Eu acredito que somos uma junção de aptidões”, diz ela, que também adora praticar esportes, ler e ficar ao ar livre. “Principalmente nos dias de sol”, reforça. Viajar, ir ao cinema e sair para comer também estão na lista das suas atividades preferidas.
Relação com a gastronomia
Isabel Buk sempre foi uma apaixonada por comer doces. “Uma formiga mesmo”, brinca. Além disso, para ela, a comida é algo totalmente ligado às suas lembranças afetivas. “Quando pequena, minha tia-avó fez um bolo branco com morangos para mim em um aniversário que me marcou muito, lembro até hoje! Por sinal, ano passado lancei o bolo ‘Glória’ em homenagem a ela. É um bolo de baunilha com frutas vermelhas e um delicioso creme de chocolate branco”.

Para ela, a comida sempre foi um pretexto para a criação de bons momentos, juntando família e amigos. “Meu pai faz o melhor hambúrguer da vida. Meu padrasto adora sair para comer e quando fala sobre alguma comida que gosta, é sempre com água na boca. Eu mesmo, em viagens, um dos meus programas preferidos é conhecer bons restaurantes e me acabar em doces”, diverte-se.
Apesar do apreço pelo ato de comer, cozinhar não era uma das atividades favoritas de Isabel. A mudança aconteceu naturalmente por conta da sua preocupação com a alimentação. “Como disse, sempre gostei muito de doces, porém, como esse mercado de sobremesas saudáveis estava bem no começo, eu não encontrava muitas opções que se encaixassem em uma dieta balanceada”.
Foi assim que ela começou a preparar lanches e sobremesas, por conta própria, para levar para o trabalho, isso ainda em 2015. “Lá, minhas amigas começaram a provar e incentivaram a produção para vendas. Isso foi criando uma repercussão que nunca tinha passado pela minha cabeça”, recorda.

O interesse sobre esse universo foi crescendo. “Antes, eu passava longe da cozinha. Inclusive, quando passei a dedicar meu tempo livre para fazer docinhos, minha mãe brincava, falando que não entendia de onde estava vindo esse interesse. O fato é que eu fui me apaixonando pela confeitaria com o tempo”.
De acordo com Buk, quando ela começou a se interessar e a buscar mais conhecimentos sobre o assunto, ainda não existiam muitos cursos de confeitaria saudável disponíveis. “Então, aprendi muita coisa na prática. Fiz aula sobre pães sem glúten. Depois, comecei a selecionar cursos de confeitaria tradicional para frequentar. Dessa forma fui me adaptando a minha nova realidade. Gosto de aprimorar os meus conhecimentos até hoje. Quando tenho oportunidade, amo participar de aulas”.

A jornada empreendedora de Isabel no universo da confeitaria saudável teve seu start em 2016, quando ela criou um Instagram para divulgação dos doces. “Os pedidos começaram a aumentar a ponto de ser necessário deixar meu estágio para me dedicar 100% à nova ideia”. Foi assim que, em 2017, nascia, oficialmente, a marca Isabel Buk.
Mas ela foi além da venda de produtos. Em 2019, por conta das solicitações, Isabel lançou um curso de Páscoa, com a expectativa de dar uma única aula para oito pessoas. “O resultado foi muito melhor do que eu imaginava: mais de seis classes completas. Com isso, durante o ano, passei a fazer encontros mensais”, explica. Em 2020, com a pandemia da Covid-19, o curso foi adaptado para o formato online.
Já em 2021, a chef e empresária começou a participar frequentemente do programa Você Bonita, da TV Gazeta, compartilhando suas receitas e conhecimentos da confeitaria saudável com um público ainda maior.
Chef e empreendedora
A marca criada por Isabel, batizada com o seu próprio nome, é hoje uma referência em doces saudáveis, livres de glúten, lactose e refinados. “Sempre utilizamos os melhores ingredientes para uma produção de itens de altíssima qualidade”, orgulha-se.

Segundo ela, os principais diferenciais da marca são a personalização de produtos, o não uso de polióis (grupo de adoçantes que podem causar fermentação no organismo, ocasionando mal-estar), o uso de adoçante à base de stévia andina e taumatina, a produção de leite condensado próprio e o uso majoritário de farinha de amêndoas.
“Também posso citar como diferenciais da marca as opções de doces feitos para diabéticos, ou seja, sem açúcar e com baixo carboidrato; opções sem leite, já que algumas pessoas não podem consumir a proteína do leite, chamada caseína; e opções veganas. Para aqueles que não consomem açúcar e adoçante, estão disponíveis itens adoçados com frutas”, ressalta.
Outra preocupação de Isabel é manter na empresa uma cozinha própria para celíacos, já que pessoas com doença celíaca não podem consumir glúten, nem itens que possam conter contaminação cruzada.
A chef conta para a Rede Food Service que os produtos da empresa são divididos nas seguintes linhas: Day by day, composta por produtos de porção individual; Comemorações especiais, uma linha feita para eventos, casamentos, noivados e batizados; Infantil, com docinhos de festa, bolos e lembrancinhas próprios para crianças; Corporativa, linha que desde 2022 fornece produtos para fins corporativos, permitindo a total personalização de itens e embalagens com a identidade visual das empresas; e Restaurantes, criada em 2023 para suprir uma demanda de mercado: ter opções doces gostosas e mais saudáveis nos restaurantes. “São itens pensados para facilitar e agregar ainda mais valor aos estabelecimentos. Já no quesito eventos, fomos a primeira marca saudável a criar docinhos de festa, ainda em 2017”, diz Isabel.

Na empresa, os carros-chefes de vendas são o brownie de brigadeiro belga, a palha italiana para comer de colher, o pão de mel tradicional recheado com doce de leite, o brigadeiro de pistache, o bombom de morango, os bolos clássicos de palha italiana e dois amores e os bolos personalizados. “Nestes, os clientes podem escolher a massa, o recheio, a finalização e o tamanho”, explica.
Os produtos ficam à venda na loja física da marca, localizada na Vila Olímpia, em São Paulo. Além de loja e showroom, o espaço também abriga a cozinha e o atelier responsáveis pela produção dos doces. A empresa também atende por outros canais de venda, como WhatsApp, telefone, ifood, Rappi e e-commerce.
Investimentos
De acordo com Isabel, os próximos passos da marca incluem investimentos em marketing online, a fim de atrair mais vendas e focar no crescimento das linhas escalonáveis (as voltadas para restaurantes, eventos e fins corporativos). E não para por aí. Também está nos planos de Buk o lançamento de um curso online de formação em confeitaria saudável, que deve ser disponibilizado no mercado até agosto de 2023.
No segundo semestre deste ano, está prevista a abertura de novas lojas. “Recentemente, iniciamos nosso processo de expansão. Então, nos próximos anos, o desejo é realmente crescer. A Isabel Buk é meu reflexo e sinto que estamos caminhando lado a lado. Eu me desenvolvi muito nesses últimos anos e finalmente agora estamos preparados para essa difusão”, celebra a chef.
Desenvolvimento e inspirações para o cardápio
“Quando eu estagiava, almoçava com as minhas amigas em um restaurante e lá tinha um brownie que era maravilhoso, mas zero saudável. A primeira receita que fiz foi um brownie para substituir aquele cheio de açúcar refinado. Depois, quando realmente iniciei a produção dos doces, inseri pão de mel, que é um doce que amo. Em seguida, bolos. E assim foi! Hoje em dia, faço diversas pesquisas e entendo o que eu gosto e também o que os nossos clientes desejam. De maneira geral, me inspiro em doces tradicionais e trago para a nossa realidade do saudável, sempre tendo em mente que o meu doce precisa ter sabor, textura e aparência igual ou extremamente semelhante aos doces tradicionais”, revela Isabel para a Rede Food Service.
Visão de mercado
Na opinião de Isabel, a conscientização da população e a maior preocupação com a saúde estão mudando os hábitos de consumo e fazendo com que o mercado saudável mundial permaneça em expansão. “E aqui no Brasil temos algo bem evoluído, principalmente quando comparado mundo afora. Em relação aos doces, aqui temos diversas confeitarias que se assemelham às tradicionais, porém com uma pegada saudável. Eu acho isso muito legal. Acredito que como já temos algo bem desenvolvido, a necessidade de buscar formas e processos para se destacar e fazer diferente é crucial”, afirma.
Conselho da chef
Se tem algo que Isabel Buk pode dizer para aqueles que estão tentando um lugar ao sol no segmento da confeitaria saudável é: “se arrisque, teste e não desista. Estude o mercado, mapeie os seus concorrentes, conheça muito bem todos eles e faça diferente, inove. Empreender é algo único e sou apaixonada, porém não é nada fácil. Todos passam por desafios e têm problemas, o ponto é que ninguém sai contando por aí, você não é o único enfrentando dificuldades”.
Isabel conta que a sua marca é, sem dúvida, um dos seus maiores sonhos realizados, mas mantém uma postura realista. “Ainda assim, não vivo um conto de fadas. Esse é um sonho que decido viver todos os dias. Se já pensei em desistir? Sim. Se já tive coragem de desistir de fato? Não. Enfim, ainda temos muito o que fazer pela frente!”
Acompanhe também por AQUI na Rede Food Service: A trajetória gastronômica de Oscar Bosch, onde a arte culinária transcende fronteiras.

Anna Katia Cavalcanti
- Anna Katia Cavalcanti#molongui-disabled-link
- Anna Katia Cavalcanti#molongui-disabled-link
- Anna Katia Cavalcanti#molongui-disabled-link