Ingredientes naturais e funcionais chamam atenção na Food ingredients South America 2023

Manteiga saudável, chocolate com colágeno e outras novidades prometem benefícios para a saúde e o bem-estar dos consumidores

BEBIDA
BEBIDA

 

Eles ainda nem chegaram às prateleiras dos supermercados, mas já surpreenderam os visitantes da Food ingredientes South America (FiSA), que aconteceu  até o dia 10/08. Quem passou pelo estande da Concepta Ingredients, unidade do Grupo Sabará especializada em soluções naturais para a indústria de alimentos e bebidas, conheceu em primeira mão a manteiga feita com óleo de babaçu e o brownie preparado com castanha-do-brasil quebrada. Os ingredientes naturais são algumas das novidades apresentadas pelo expositor, que já participa do evento há diversas edições.

 

Para o diretor comercial André Sabará, a FiSA é a cara da empresa. “Fazemos questão de trazer alguns lançamentos para a feira, que todos os anos reúne os nossos parceiros, clientes, fornecedores e organizações com as quais nos relacionamos. É um evento que nos ajuda muito a participar mais do mercado”, comenta o executivo, lembrando que a Concepta está concorrendo ao prêmio Estande Sustentável.

 

Chocolate que emagrece?

 

Outra novidade apresentada na FiSA 2023 foi o chocolate vegano 70% com extrato de laranja moro. O produto fez sucesso no estande da Aunare – que significa “vida”, em tupi guarani –, fornecedora de ingredientes healthcare. Para esta edição, a marca trouxe protótipos de alimentos com insumos já aplicados, mostrando ao mercado o que cada ingrediente pode fornecer em benefícios e inovação. Também chamou a atenção dos visitantes a pipoca com extrato de levedura, que pode reduzir em até 78% a quantidade de sódio e realça o sabor do alimento, auxiliando também a indústria com a eliminação da lupa de “alto em” nas embalagens, conforme determina a nova regulamentação.

 

A gerente do segmento healthcare, Natália Zampiere, explica que o chocolate 70% feito com um ingrediente derivado do extrato de laranja moro possui efeitos antioxidantes e antiadipogênicos, auxiliando na regulação do metabolismo e promovendo a queima da gordura localizada. Para a diretora comercial da empresa, Adriana Ramos, estar na FiSA é uma excelente oportunidade de expandir os negócios. “Participamos pela primeira vez no ano passado e o nosso faturamento aumentou cinco vezes em relação a 2021. Para o próximo ano queremos ampliar nosso espaço no evento e fechar mais negócios”, revela.

 

Para o mercado de nutricosméticos, que sempre buscou uma solução 100% efetiva e vegana, o VecoNare, também lançado na FiSA pela Aunare, é uma ótima alternativa. O produto, que possui o mesmo perfil de aminoácidos encontrados no organismo humano, foi apresentado na forma de bombons fabricados com o insumo. Adriana Ramos reforça que o VecoNare é o precursor de colágeno vegano. “É o nosso diferencial. Aqui, somos os distribuidores exclusivos deste ingrediente e estamos sendo muito procurados”, comemora.

 

Espelho, espelho meu

 

Grande fornecedora de gelatina e colágeno e habitual expositora da FiSA, a GELITA destaca na edição de 2023 seu peptídeo bioativo de colágeno VERISOL®, que atua de maneira otimizada na saúde da pele. O ingrediente é o único colágeno com essa alegação funcional autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), podendo ser incorporado a diversas formulações de suplementos e, agora, também de alimentos convencionais e bebidas. Uma atração que tem chamado a atenção no estande da empresa é um robô que interage com os visitantes. Por meio de uma câmera, ele captura traços fisionômicos, processa os dados usando inteligência artificial e tenta adivinhar a idade aproximada das pessoas. A taxa de sucesso é de quase 90%.

 

Encontro só para mulheres discute o papel delas na transformação do sistema alimentar global

 

Projeto que já é sucesso na Fi Europe, o Women’s Networking Breakfast estreou na Fi South America promovendo uma discussão sobre o papel das mulheres na transformação do sistema alimentar global, visando proteger tanto o futuro do planeta quanto o bem-estar da população. Durante o evento, foram abordadas diversas questões relevantes para o mercado, incluindo a promoção da equidade de gênero, a integração da sustentabilidade na indústria alimentícia e a adoção de boas práticas ESG.

 

“Sempre tivemos um olhar para a sustentabilidade. Somos um núcleo atento ao problema do desperdício do alimento e da erradicação da fome. Entendemos que, além de gerar negócios, temos que fazer algo mais. A proposta é que este seja um evento de empoderamento cooperativo onde todas nós nos inspiremos mutuamente”, ressaltou Clélia Iwaki, executiva que lidera o núcleo de Alimentos & Bebidas da Informa Markets.

 

O primeiro painel da atração abordou o tema ‘Caminhos para fomentar a inovação na indústria’, com participação de Carol Falkoski, gerente de Inovação Aberta da Nestlé, como mediadora, e das convidadas Eloisa Garcia, diretora geral do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital); Ariana Maia, sócia-fundadora da Inovamate; e Roberta Suplicy, fundadora da Urban Remedy.

 

Durante o painel, as palestrantes falaram sobre as perspectivas e os desafios de inovar na indústria de alimentos. De acordo com Roberta, é importante ter em mente o poder que a alimentação detém: “Estou sempre atenta à inovação, buscando formas de prolongar o prazo de validade dos produtos. É um desafio garantir um shelf life longo para alimentos altamente saudáveis. Atualmente, estão surgindo diversas alternativas que permitem estender a durabilidade dos alimentos, tais como produtos à base de plantas e a tecnologia de impressão 3D”.

 

Ariana enfatizou que, na Inovamate, o primeiro passo para a criação de novos produtos foi direcionado à pesquisa aprofundada da erva-mate: “Muitas pessoas associam inovação à tecnologia, mas, na realidade, também envolve apresentar algo de forma diferente, criar abordagens singulares para algo em que você já está trabalhando e explorar, juntamente com a comunidade, as novas potencialidades de um produto. Essa também é uma forma de inovar”.

 

Eloisa ressaltou que a colaboração é essencial na pesquisa e inovação, e que resultados são potencializados por meio da interação entre a indústria e os setores de pesquisa, acrescentando que a área de ingredientes está na fronteira da inovação na indústria alimentícia.

 

Na sequência, a plateia ouviu a presidente da Ingredion Brasil, Guadalupe Franzosi, sobre visão estratégica, ação e transformação na indústria de alimentos e bebidas. A executiva abordou as principais tendências no setor: affordabillity, saudabilidade e sustentabilidade, além de relatar ao público a estratégia global de sustentabilidade da Ingredion, dando destaque para a mudança da matriz energética de gás para biomassa.

 

Com foco na liderança feminina e seu impacto na construção de uma cultura organizacional voltada para o bem-estar das pessoas e do planeta, o painel interativo explorou as experiências de três executivas: Carolina Riotto, diretora de marketing da Unilever; Michele Salles, diretora de Diversidade, Equidade, Inclusão e Saúde Mental da Ambev; e Vivian Novaes, diretora de marketing da Danone. Eliana Cassandre, co-fundadora do Movimento Uma Sobe e Puxa a Outra, mediou o painel.

 

Michele enfatizou que o impacto das mulheres é imenso, pois elas não somente moldam o futuro como também entregam resultados no presente. Já Vivian destacou que muitas mulheres possuem habilidades inatas, como capacidade de incentivar, praticar empatia, persuadir e ser sensível, o que proporciona uma facilidade natural quando se trata de liderança. Ela enfatizou a importância dessas qualidades na construção de equipes eficazes e no desenvolvimento de culturas de trabalho positivas e colaborativas.

 

Carne de cultivo gera impactos ambientais?

 

Uma das atrações do New Product Zone no segundo dia da feira, José Paulo Castilho Lopes da Costa, Coordenador de Tecnologia do Instituto SENAI de Inovação e Biotecnologia, discutiu as origens da carne cultivada, que incluem a utilização de células retiradas do próprio animal e o processamento de vegetais, seguidos por preparo e tratamento térmico em pressão para obter um produto o mais próximo possível da carne convencional. Castilho também abordou o impacto dessa tecnologia no setor, enfatizando benefícios ambientais como a redução do consumo de água, da emissão de gases de efeito estufa, de carga poluente e da utilização de terra. Outro ponto relevante foi a transformação do mercado de trabalho.

 

O palestrante destacou que os trabalhadores rurais serão diretamente afetados por essa mudança e, ao mesmo tempo, haverá uma demanda crescente nas indústrias. Isso ocorre porque essa tecnologia apresenta uma nova fonte de proteína e, por consequência, gera novas oportunidades de emprego.

 

Expositores estreantes e veteranos relatam o valor de estarem na FiSA

 

“A FiSA é importantíssima no calendário de eventos mundiais da GELITA por toda a sua tradição e reunião de um público extremamente qualificado. São pessoas que participam das tomadas de decisão na indústria de alimentos e bebidas, ajudando a moldar um mercado com produtos mais benéficos à saúde, sustentáveis, acessíveis e convenientes. Ou seja, tudo que o consumidor deseja.” – Sandra Lucchetti, coordenadora de marketing da GELITA para a América do Sul. Pela primeira vez na FiSA, a Acquion está lançando na feira o Purion®️, colágeno voltado para a beleza do cabelo, pele, olhos e unha que possui a maior quantidade de proteína no mercado global e também é um dos únicos a usar somente 2,5 gramas de dosagem para alcançar todos os benefícios. A FiSA é uma excelente oportunidade para obter insights sobre as últimas atualizações do setor. Como a Acquion está totalmente ligada a produtos associados às cadeias sustentáveis, a feira é para nós uma referência do sistema alimentar. Estamos muito motivados em expor nossas soluções e conhecer outras que agregam ao setor.” – André Albuquerque, CEO da Acquion

 

“A Chr. Olesen é uma empresa familiar dinamarquesa que está na quinta geração. Somos um fornecedor híbrido, temos uma joint venture com a chinesa NHU, uma das maiores fabricantes de vitaminas naquele país. Estamos na FiSA pela primeira vez para nos aproximar de nossos clientes e prospectar novos. Queremos mostrar nosso portfólio e trazer novos projetos para dentro de casa, junto com as engenharias dos nossos clientes.” – Mauro Sérgio, Analista de Mercado do Chr. Olesen Group.

 

“A Arbros Pharma & Food é a única fabricante de filmes de revestimento para comprimidos do Brasil. Temos uma gama muito grande de cores e trabalhamos com os aminoácidos em forma de DC para compressão direta, carbonato de cálcio, óxido de magnésio e cloreto de magnésio. É a primeira vez que estamos participando da FiSA. A Arbros foi adquirida por um grupo esse ano, então temos a expectativa de nos apresentar para o mercado, mostrando nossas inovações e soluções para os clientes”. – Alessandri Bizantino, Gerente de P&DI e Garantia da Qualidade da Arbros Pharma & Food.

 

“Participamos da FiSA há vários anos e, nesta edição, viemos mostrar nossos produtos de Health Nutrition, em especial nossa linha de colágeno Peptan, e do segmento de Funcional Ingredients, que são as gelatinas com solução em Simogel e StabiCaps. Hoje, a Simogel é utilizada para a produção de balas nutracêuticas, com processo 100% limpo e sem a necessidade de depósito de amido. A FiSA é um evento muito importante para prospectarmos novos clientes e estarmos mais próximo dos clientes atuais também, apresentando nossas inovações” – Márcia Silva, especialista de Desenvolvimento de Novos Negócios da Rousselot Gelatinas do Brasil.

 

A Rede Food Service é parceira oficial de Mídia da FISA 2023.

 

Sobre a FiSA

A Food ingredients South America (FiSA) é uma das maiores feiras do setor de alimentos e bebidas da América Latina, que reúne os principais players do mercado e promove a inovação, desenvolvimento e sustentabilidade no setor.

 

Sobre a Informa Markets   

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros.

 

Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite o site ou entre em contato pelo e-mail [email protected]

rfs logo mini7
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter