iFood faz parceria com Embalixo e Earth Renewable Technologies para uso de sacolas biodegradáveis nas entregas

As sacolas fazem parte do plano de metas ambientais da empresa e hoje é uma inovação dentro do mercado de delivery

Embalixo
Embalixo

 

Na busca por soluções sustentáveis mais escaláveis para o delivery, o iFood, empresa brasileira de tecnologia, se une com a Embalixo para a criação de sacolas biodegradáveis e compostáveis para serem utilizadas em suas lojas próprias de mercado. As embalagens – feitas à base de cana-de-açúcar e amido com matéria-prima da Earth Renewable Technologies (ERT) – serão distribuídas, num primeiro momento, somente nos bairros Liberdade e Saúde, de São Paulo. A expectativa é que em breve todas as unidades tenham o novo recipiente para serem utilizados em seus serviços de entrega.

 

O projeto faz parte das metas ambientais lançadas pela rede de delivery em 2021, que tem o objetivo de reduzir o uso de plástico nas suas operações até 2025. Para atingir sua meta, a empresa está buscando parcerias e investindo em alguns tipos de embalagens, como as compostáveis livres de plástico. Além disso, a companhia também investe em iniciativas de reciclagens, como apoio às cooperativas de reciclagem e pontos de entrega voluntária.

 

A nova sacola criada pela Embalixo segue a mesma composição do produto Zero Plástico, feita de biopolímeros à base de cana-de-açúcar e amido, sendo biodegradável e compostável. “Este saco que desenvolvemos para o iFood é fabricado a partir de materiais compostáveis, assim como o nosso Zero Plástico, e apresenta maior facilidade para se decompor, levando no máximo 180 dias. E diferente dos sacos que contém plástico, após esse período de decomposição, ele vira material orgânico, ou seja, não afeta o solo”, explica Rafael Costa, Diretor Comercial Embalixo na Rede Food Service.

 

iFood – Divulgação

 

“Sabemos que não será um único material que resolverá a eliminação do plástico nas entregas. Apostamos nas sacolas de papel, que é uma tendência mundial, e também acreditamos que soluções comprovadamente compostáveis, como a da Embalixo, precisam ser impulsionadas. Com isso, esperamos coletar muitos dados e feedbacks dos consumidores e, aos poucos, criar escala produtiva para reduzir o preço da solução”, afirma Alexandre Lima, gerente de Sustentabilidade do iFood.

 

A resina biodegradável e compostável é uma tecnologia desenvolvida pela Earth Renewable Technologies (ERT), primeira fabricante de biopolímeros compostáveis do Brasil. Sua matéria-prima é certificada pela TUV Áustria, maior órgão certificador internacional que segue a normativa europeia EN 13432 de requisitos de compostabilidade, com laudo do laboratório Mérieux NutriSciences. “A sacola feita com material ERT se decompõe de forma completa sem gerar microplásticos, um dos maiores vilões do meio ambiente na atualidade. É a solução ideal para plásticos de uso único que, muitas vezes, são descartados junto de alimentos, reduzindo a destinação de resíduos em aterros,” explica Kim Gurtensten Fabri, CEO da Earth Renewable Technologies (ERT).

 

De acordo com Costa, da Embalixo, os objetivos do iFood se alinham com os da empresa, que hoje é líder nacional na categoria de sacos para lixo. “Estamos indo pelo mesmo caminho do iFood. Sabemos o nosso papel como empresa, por isso buscamos meios para contribuir com o futuro do meio ambiente. Hoje já colaboramos com a redução de resíduos, através da economia circular. Com esse modelo de produção, conseguimos fabricar sacos a partir de plásticos que já foram utilizados. Além disso, desde 2022 a Embalixo e Carbono Neutro”, comenta o diretor.

 

Conforme dados da Opinion Box, 75% dos consumidores afirmam que empresas que possuem práticas sustentáveis têm mais chances de conquistá-los como clientes. O número mostra uma realidade: a sustentabilidade é uma tendência de mercado forte e que veio para ficar. Segundo Costa, o novo costume dos consumidores também é visível nos resultados da empresa, “hoje cerca de 40% das nossas vendas são representadas por nossos produtos sustentáveis, e nossa meta é transformar em 60% até o final do ano” finaliza.

 

Confira outras matérias exclusivas na Editoria SUSTENFOOD da Rede Food Service.

 

Sobre a Embalixo

A Embalixo foi fundada em 2004 e possui 19 anos de atuação e conta com mais de 400 colaboradores, sendo 70% deles mulheres na planta em Hortolândia, no interior de São Paulo. A companhia conta com uma produção por mês de cerca de 1.200 toneladas/mês. A inovação e a sustentabilidade são os pilares básicos da empresa, que oferece soluções exclusivas ao mercado, como o saco para lixo feito de planta com tecnologia que captura a emissão de gás carbônico; saco para lixo com alças; com abas; antibacterianos; com repelente de moscas e mosquitos; com neutralizador de odores; sacos com material reciclado; e, recentemente, lançou o primeiro saco para lixo Vegano do mundo.

 

Sobre a ERT

A Earth Renewable Technologies (ERT) foi fundada em 2009 com a missão de substituir embalagens plásticas por materiais compostáveis, inaugurando sua fábrica no Brasil em agosto/2021. Patenteou a SFRP (Short Fiber Reinforced Polymer), tecnologia pioneira capaz de modificar drasticamente a performance de biopolímeros e entregar aplicações antes desconhecidas para estes materiais. Desde então, a empresa vem apresentando ao mercado novas tecnologias, revolucionando o mercado de biopolímeros e permitindo às empresas seguirem verdadeiramente em direção a economia circular e a sustentabilidade.

 

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia, que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.

Com mais de 70 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, a empresa vai além do food delivery e cresce também em negócios de Mercado, Fintech e Benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com um importante investidor também brasileiro, a Movile.

 

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