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Como a Inteligência Artificial pode ajudar os restaurantes a venderem mais e melhor?

TecFispal
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O ChatGPT está se popularizando e se tornando cada vez mais essencial para todos os segmentos do varejo. É claro que os bares e restaurantes não poderiam ficar de fora. As melhorias no atendimento que a Inteligência Artificial pode oferecer para agilizar e personalizar conversas já podem ser consideradas essenciais para estreitar o relacionamento com os clientes e fidelizá-los. Mas, hoje, posso cravar que a IA ajuda em muitas outras áreas de interesse, como em campanhas promocionais e até mesmo no cardápio, ajudando a vender mais. Nesse artigo, trago diversas dicas de como se beneficiar dessa tecnologia:

 

  • Atendimento ao cliente 24/7: com o avanço da Inteligência Artificial, é possível disponibilizar um chatbot alimentado pelo ChatGPT para responder às mais variadas perguntas dos clientes, a qualquer momento do dia, de forma personalizada. Isso ajuda a melhorar o atendimento ao cliente, mesmo fora do horário de funcionamento do restaurante.

 

  • Atendimento via WhatsApp: com a Inteligência Artificial, o atendimento via WhatsApp também ficou muito mais rápido, completo e humanizado. Há uma tendência de crescimento de pedidos usando o aplicativo de mensagens instantâneas, recebendo agora retorno por texto ou por voz, o que agiliza o atendimento e evita erros. Com essa tecnologia, o cliente não precisa esperar um atendente, tendo respostas na hora em que precisa, no formato que deseja e com o detalhamento de informações que pediu.

 

  • Assistente de reservas e pedidos: integrando o ChatGPT ao seu site ou aplicativo permitirá que os clientes façam reservas de mesas ou peçam comida diretamente. O assistente pode fornecer informações sobre disponibilidade, cardápio, recomendações de pratos e processar pedidos de maneira muito mais eficiente.

 

  • Esclarecimento de dúvidas: hoje, os assistentes virtuais podem responder às perguntas frequentes sobre os mais variados assuntos, desde os ingredientes de um determinado prato, possíveis alergias que um ingrediente possa causar, informações nutricionais e opções vegetarianas ou veganas para quem prefere essas dietas alimentares. Um serviço bem mais completo e prático.

 

  • Informações sobre entrega e retirada: a Inteligência Artificial pode, ainda, auxiliar fornecendo informações claras sobre as opções de entrega, as áreas atendidas por determinado restaurante, seus horários e procedimentos de retirada, o que ajuda muito no momento em que os  clientes farão seus pedidos.

 

  • Acompanhamento pós-compra: após a refeição, o chatbot pode enviar mensagens de agradecimento personalizadas aos clientes, solicitar avaliações e ainda incentivá-los a retornar em uma futura ocasião.

 

  • Integração com as redes sociais: o ChatGPT pode também ajudar a manter o relacionamento com os clientes via redes sociais, com atendimento mais rápido, mais personalizado e com informações mais completas sobre todos os temas de interesse.

 

  • Marketing digital: é incrível ver como as ferramentas de Inteligência Artificial podem trazer sugestões criativas de textos, artes, campanhas e propagandas, aprimorando, assim, as ações estratégicas de Marketing Digital e as promoções. Saber usar a ferramenta para criar as peças com mais agilidade pode ser muito útil. Existem soluções no mercado que ajudam a criar até mesmo as estratégias de distribuição de conteúdo para que o alcance ao público-alvo seja maior. Com isso, as campanhas podem ser realizadas de maneira mais ágil e estratégica. Além disso, a IA ajuda a oferecer descontos e promoções personalizadas, de acordo com o consumo de cada cliente, o que pode trazer mais resultados para o restaurante.

 

  • Cardápio mais completo: outra grande vantagem é o cardápio personalizado por meio do ChatGPT, esteja você procurando gerar novos itens, criar descrições atraentes ou analisar o desempenho do seu menu. A IA pode ajudar a planejar melhor seus pratos, oferecendo opções que agradam melhor o público-alvo, inclusive com o tipo de culinária e até mesmo influenciando no preço.

 

  • Previsão de demanda: utilizando dados de históricos de vendas, informações sazonais e até mesmo fatores externos como o clima, a IA pode prever a demanda futura por diferentes pratos e ingredientes. Isso ajuda um dono de restaurante a gerenciar seus estoques de maneira mais eficaz, evitando escassez ou desperdício.

 

  • Treinamento de funcionários: já é possível usar a IA para criar programas de treinamento personalizados para sua equipe, ajudando a melhorar a eficiência do serviço e a qualidade geral.

 

  • Melhoria contínua: por meio da análise constante de dados, a IA ajuda os donos de restaurantes a identificarem padrões e oportunidades de melhoria, permitindo ajustes contínuos para atender melhor às necessidades dos clientes.

 

Com todas essas vantagens trabalhando a seu favor, a chance de fidelizar os clientes aumenta. No entanto, é importante lembrar que a IA é uma ferramenta e deve ser usada de forma estratégica e ética. Ela complementa e potencializa a interação humana, mas não a substitui completamente. A combinação de IA com um serviço atencioso e de qualidade é o segredo para um restaurante bem-sucedido.

 

A Inteligência artificial não é coisa do futuro. Ela já está aqui, agora. Você já está preparado?

 

O Autor

O Samuel é diretor da vertical de Food, na Linx. Possui mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia, sendo 15 anos em Food Service e é formado em Sistemas de Informação pela Universidade Nove de Julho (2009). Especialista em gerenciar e negociar grandes clientes, Key Account e Contas Enterprise, Samuel está na Linx desde 2019, liderando a área comercial para Customer Success e Hunter.

Confira outros artigos do autor, AQUI na Rede Food Service.

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