Pesquisar
Close this search box.

Wagner Cruz, o administrador que decidiu empreender no food service do nordeste por meio de uma concessionária PRÁTICA em Fortaleza

Modelo de negócio realiza representação comercial, assistência técnica e treinamentos para clientes e interessados nos equipamentos da marca na região

Pratica4
Pratica4

 

Histórias de sucesso podem ser incrivelmente motivadoras, concorda? E isso não é diferente no mundo dos negócios. Mesmo sabendo que cada trajetória empreendedora é única, exemplos reais e bem-sucedidos ajudam na construção de outros caminhos. É sabendo disso que a Rede Food Service conta agora um pouco da história de Wagner Cruz, um administrador com ampla experiência na área comercial, que há 10 anos resolveu empreender na área de equipamentos para food service e montou uma concessionária da Prática Klimaquip em Fortaleza, no Nordeste do Brasil.

 

A Rede Food Service bateu um papo exclusivo com o empresário e conta mais sobre essa história agora. Confira.

 

Quem é Wagner Cruz?

 

O empresário é natural da cidade de Quixeramobim, um município brasileiro do estado do Ceará, sendo a segunda cidade mais populosa do Sertão Central. Porém, cresceu em Fortaleza, a capital cearense, onde vive até hoje ao lado da esposa, Jaqueline Rebouças, e dos filhos, João Guilherme e Maria Isis.

 

Ele, que é formado em Administração, antes de se tornar proprietário de uma concessionária Prática em Fortaleza, trabalhou em duas grandes empresas, que lhe trouxeram ricas experiências no segmento, a Agência Nacional de Desenvolvimento Microempresarial (Ande) e a Padeirão Fortaleza. De acordo com ele, as atividades exercidas nas duas empresas lhe ajudaram a pavimentar o caminho onde hoje se encontra.

 

Wagner Cruz – Foto: Divulgação

 

Na primeira empresa citada, a Ande, ele atuou no setor administrativo e comercial, realizando atendimento de clientes, campanhas de marketing, apoio a gerência na liberação de créditos, confecção de contratos, cobranças junto ao setor de crédito e muito mais.

 

Já no Padeirão, Wagner esteve no cargo de supervisor de operações comerciais, atuando no acompanhamento de vendas e metas, negociações de grandes contas, análise de rentabilidade por operação, análise e acompanhamento de resultados, criação de metas para equipes, também comandou reuniões de vendas, fechamentos mensais e etc.

 

Mais sobre a Prática

 

Antes, que tal saber um pouco mais sobre a Prática? A empresa é fabricante e líder nacional em equipamentos e soluções para gastronomia e panificação, possuindo diversas linhas de ultracongeladores, lavadoras de louças, equipamentos de panificação, fornos de panificação, fornos combinados e speed ovens, que são fornos ultrarrápidos de alta performance para finalização ou regeneração de alimentos resfriados ou congelados.

 

Linha de montagem da Prática em MG – Foto: Divulgação

 

A matriz da empresa está localizada na cidade de Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, com um parque fabril de 20 mil m², equipamentos de alta tecnologia e equipes de desenvolvimento, engenharia e produção. Além disso, a empresa possui nove concessionárias em atuação, 12 centros de distribuição e 660 técnicos especializados.

 

 

Início e Atuação

 

Wagner conta que em outubro deste ano completará dez anos de atuação ao lado da Prática. “No início, éramos apenas representantes da marca, porém, logo depois, viramos também distribuidor. Seguindo o processo do desenvolvimento do trabalho, em 2021 abrimos a nossa concessionária Prática. E hoje, em nossa unidade, já contamos com operações de vendas e assistência técnica dos equipamentos da marca, possuindo, inclusive, peças em estoque”, conta Cruz. “Abrimos  as portas com a proposta de ser um ponto de encontro entre a tecnologia e o mercado de alimentação aqui do Ceará” complementa o empreendedor.

 

Para atrair os clientes, a empresa procura fazer com regularidade demonstrações presenciais de produtos e soluções da Prática. Nessas ocasiões, Wagner e sua equipe incentivam que os clientes – tanto os já conquistados quanto os em potencial – levem suas receitas ao evento para que possam testá-las nos equipamentos da marca, comprovando assim a qualidade do produto. “Também oferecemos agendamento de treinamentos para os clientes que desejam conhecer mais as soluções da empresa em tecnologias de cozinha”, diz ele.

 

Treinamento para clientes – Foto: Divulgação

 

Experiente no mundo dos negócios, Cruz revela que gosta de atuar na área comercial. Hoje, juntamente à sua equipe de vendas, ele trabalha no atendimento de clientes e no apoio individual de cada área de atuação da concessionária. O empresário também busca se dedicar às análises e pesquisas de mercado, algo importante para que seja possível planejar os próximos passos do negócio. “Atendemos clientes de diversos ramos no estado do Ceará, entre eles, por exemplo, supermercadistas, padarias, sorveterias e muito mais”, diz ele.

 

Mesmo com o sucesso e o crescimento contínuo, o empresário não diminui o ritmo de trabalho. Segue atuando, diariamente, das 7h às 18h.

 

“Nossa meta é crescer ainda mais em nossa região. Para isso, buscamos sempre atender aos clientes com agilidade e compromisso. Esse, sem dúvida, é um dos nossos diferenciais no mercado”.

 

Visão de mercado

 

De acordo com Wagner, ele enxerga o mercado do food service como algo em constante mudança, o que tem impacto direto no seu negócio. Por isso, é preciso sempre estar atento ao novo. “Para continuar crescendo nessa área temos que buscar sempre novidades e tecnologias para poder oferecer o que há de melhor aos nossos clientes e assim também solidificar nosso lugar no mercado”, dá o recado.

 

Confira AQUI na Rede Food Service: Empreendedorismo na periferia: o sucesso inspirador de Bianca Araújo e a Vagão Dog e Fritas

 

Anna Katia Cavalcanti1
Anna Katia Cavalcanti
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...