Bem Brasil divulga relatório de sustentabilidade 2022 e destaca avanços no último ano

Agricultura sustentável, economia circular e gestão de resíduos estão entre os pontos abordados no relatório

BemBrasil
Bem Brasil se consolida como líder no mercado de batatas fritas pré-congeladas no Brasil - Divulgação

 

A Bem Brasil, líder na venda de batatas pré-fritas congeladas no Brasil, publicou nesta semana o Relatório de Sustentabilidade 2022, onde destaca os progressos na gestão ambiental, social e de governança (ESG), principalmente na agricultura sustentável, economia circular, gestão de resíduos, políticas de compliance e qualificação de mão de obra. A apresentação traz todo o crescimento obtido ao longo de 2022, além dos avanços operacionais e financeiros.

 

De acordo com Dênio Oliveira, diretor-presidente da Bem Brasil, a estratégia para os temas de ESG serve de pilar para todos os progressos alcançados em 2022. “Tivemos uma evolução operacional muito significativa e investimos perto de R$1 bilhão para aumentar nossa capacidade de armazenar e processar batatas. Ao mesmo tempo, celebramos os avanços de sustentabilidade conquistados: Certificação ISO 14001 pelo sistema de gestão ambiental da unidade de Araxá (MG) e o Selo eureciclo”, destaca o presidente. No ano passado, a empresa aderiu à Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), maior iniciativa mundial em prol da sustentabilidade empresarial.

 

Atualmente, a Bem Brasil conta com duas fábricas: uma em Perdizes e outra em Araxá, ambas em Minas Gerais, e produziu 380 mil toneladas de batatas congeladas em 2022 e conta com mais de 1.200 colaboradores. Para manter uma produção sustentável, a empresa aplica tecnologia e responsabilidade ambiental em toda a cadeia de valor: no último ano, 50% da matéria prima veio de áreas certificadas, 100% dos resíduos de batata foram reaproveitados e 285 mil tCO²e em emissões foram evitadas com o uso de energias renováveis. Além disso, cerca de sete mil pessoas foram impactadas com projetos de responsabilidade socioambiental.

 

“Nosso maior desafio foi aumentar a produção de matéria prima para atender à demanda que temos e temos que fazer esse incremento no campo com muita responsabilidade e sem exaurir os recursos naturais. Por isso, implementamos um programa de fomento para os produtores a partir da necessidade deles e desenvolvemos um planejamento estratégico focado em eficiência”, explica Dênio.

 

Estratégia ESG

 

Um dos principais pontos descritos no Relatório de Sustentabilidade é a Estratégia ESG desenvolvida pela Bem Brasil em 2022. O enfoque da estratégia se baseia nos temas mais importantes para a companhia, que impactam a capacidade de gerar valor em longo prazo. Entre os dez temas prioritários estão agricultura sustentável, gestão de resíduos e logística reversa, responsabilidade social, economia circular e qualidade e segurança dos produtos.

 

No caso da agricultura sustentável, por exemplo, a Bem Brasil atua para garantir que a produção da batata siga critérios internacionais de sustentabilidade. Em 2022, foram produzidas 42 mil toneladas de composto orgânico oriundo da reciclagem de resíduos, o que representa um crescimento de 40% em relação a 2021. A ação aumenta a capacidade do solo de reter umidade, auxiliando na prevenção de erosão.

 

Entre outras ações implementadas pela companhia em prol do ESG estão:

  • Implementação de plataforma digital para gestão de resíduos;
  • 1.273 toneladas de embalagens pós-consumo
  • 11,2% de redução da intensidade energética em 2022.

 

Entre as ações de Responsabilidade Social, destacam-se a Academia da Batata, uma universidade corporativa que foi estruturada em 2021. Trata-se de uma plataforma de EAD para facilitar o acesso aos colaboradores e os conteúdos abrangem treinamentos, desenvolvimento de competências e potenciais desde estágios e trainees até lideranças e executivos.

 

A promoção da diversidade e inclusão também é parte da cultura da Bem Brasil. Cerca de 55% dos colaboradores se identificam com um (ou mais) dos grupos minorizados considerados pela Bem Brasil: mulheres, LGBTQIA+, profissionais acima de 50 anos, pretos/pardos e PCD.

 

Já em relação à Governança, e almejando ser uma referência no mercado no que se refere ao cumprimento de procedimentos íntegros e transparentes, a Bem Brasil se baseia em políticas internas de compliance e gestão, elaboradas por uma auditoria interna. Entre as ações implementadas, destaca-se o Programa de Integridade e Conformidade, que abrange todas as ações e iniciativas formais para a promoção interna e externa de temas como compromisso e apoio da alta gestão; melhora do ambiente e qualidade do trabalho; e redução de riscos corporativos e de imagem. Os compromissos do programa são transparência, tratamento justo e igual para todos, respeito, segurança, honestidade e profissionalismo.

 

As práticas do Programa são endossadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que concedeu à Bem Brasil o Selo Mais Integridade (válido para o biênio 2021-2022).

 

“O foco não só para 2023, como para os próximos anos, é continuar evoluindo em todos os aspectos mencionados: Desde o operacional, até a estratégia de ESG. Para isso, seguiremos desenvolvendo novos projetos e estando próximos dos nossos fornecedores, colaboradores e clientes”, conclui o presidente da Bem Brasil, Dênio Oliveira.

 

Confira Aqui na Rede Food Service o artigo exclusivo: A sustentabilidade e o food service

 

Sobre a Bem Brasil

A Bem Brasil Alimentos, indústria 100% brasileira de batatas pré-fritas congeladas, atua no mercado há 16 anos, sendo pioneira na atividade. A marca é líder isolada em penetração da batata pré-frita congelada nos lares brasileiros – detém um share maior que 50% no acumulado de 2023 – e apresenta o maior índice de frequência de compras nos supermercados, de acordo com a consultoria Kantar. A companhia conta com duas unidades fabris no Triângulo Mineiro: uma em Araxá e a outra no município de Perdizes, que geram mais de 1.200 empregos diretos e 4 mil indiretos. A capacidade produtiva da empresa é de 500 mil toneladas de produtos por ano, podendo atender até 55% da demanda nacional. Seu mix contempla mais de 20 produtos voltados para food service e varejo nacional. Além de contar com o reconhecimento do mercado pela qualidade de seus produtos, ao longo dos anos, a Bem Brasil conquistou diversos prêmios pela sua excelência em segurança de alimentos e gestão de pessoas. A empresa prima pela sustentabilidade, com uma atuação focada na responsabilidade socioambiental e na governança corporativa, o que também já rendeu diversas certificações, entre elas o Selo Mais Integridade 2021/2022 e o certificado internacional de gestão ambiental ISO 14001.

 

rfs logo mini7
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Visão geral de privacidade
rfs logo

Este site utiliza cookies para garantir uma experiência melhor e personalizada aos nossos usuários.

Os cookies são pequenos arquivos de texto armazenados no seu dispositivo que nos ajudam a entender como você utiliza nosso site. Eles desempenham um papel importante em fornecer uma navegação mais eficiente e adaptada às suas preferências.

Se você concorda com o uso de cookies, clique em "Aceitar". Caso contrário, você pode ajustar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.