Um ano de grandes celebrações! A Rational AG, empresa líder no mercado mundial de tecnologia para o preparo de refeições quentes em cozinhas profissionais, comemora em 2023 os 15 anos de fundação da sua subsidiária no Brasil. Paralelamente, este ano também marca os 50 anos de existência da empresa de origem alemã, pioneira no desenvolvimento de fornos combinados.
Apesar de estar presente no mercado brasileiro há mais de 25 anos, foi em 2008 que a empresa fundou sua subsidiária por aqui. O local escolhido foi a capital paulista, São Paulo. Assim, no bairro do Itaim Bibi, com apenas quatro funcionários inicialmente, a empresa cresceu e criou raízes no Brasil. Já maior, em 2015 a Rational se mudou para a região da Avenida Paulista, onde se encontra até hoje, tendo expandido sua área de escritório e seu centro de treinamento. “Atualmente, a empresa que começou no Brasil com apenas quatro funcionários, conta com 27 colaboradores”, diz Vivian Oliveira, executiva de marketing nacional da Rational.
Ela ainda explica que as comemorações para celebrar as datas já foram iniciadas. “Começamos com a realização de um kick-off para distribuidores e parceiros técnicos, em atenção aos 15 anos da subsidiária brasileira, e seguimos com a realização de diversos conteúdos preparados pela matriz para comemorar os 50 anos da empresa no mundo”.
Formada por um time apaixonado pelo que faz, não dá para negar que a Rational tem as pessoas no centro de suas operações. Vivian Oliveira, por exemplo, começou sua história com a empresa em 2010, ainda quando a estrutura da filial era bem pequena. “Foi nesse começo que, sem saber nada sobre o food service, eu me apaixonei pela empresa e também pelo setor”, relembra a executiva de marketing.
De acordo com Vivian, ao longo desses anos de atuação, ela teve a oportunidade de realizar atividades em diversas áreas da Rational, até encontrar o seu caminho no marketing. “Em 2016, fui em busca de um sonho desafiador, que era morar na Austrália para estudar e aprimorar meus conhecimentos na língua inglesa. Foram dois anos fantásticos. Retornando ao Brasil, fui convidada a retornar para a empresa, novamente à frente do marketing, onde estou desde outubro de 2018”.
Outro apaixonado pela atuação e filosofia da empresa é Claudio Pastor, diretor-geral da Rational no Brasil. Ele, que tem 50 anos e é um economista com formação também em marketing, é o fundador da subsidiária no Brasil. Com larga experiência, Claudio explica que atua no mercado de food service há quase 20 anos. “Também já trabalhei dentro de cozinhas profissionais. Foi assim que adquiri minha paixão pela gastronomia”, conta.
Para ele, esses 15 anos da subsidiária da Rational no Brasil foram de muitos desafios e muitas alegrias. “Muitas alegrias mesmo. Sendo uma empresa que tem no coração de sua filosofia as pessoas que trabalham em cozinhas profissionais, a cultura gastronômica brasileira exerce um verdadeiro fascínio em nosso time. No Brasil, assim como nas demais subsidiárias, mais da metade da equipe tem, ou teve, experiência em cozinhas profissionais. São 15 anos cozinhando com nossos clientes e contribuindo para uma vida profissional mais eficiente e mais rentável, respeitando os costumes gastronômicos locais”, afirma o diretor-geral.
Sobre a RATIONAL AG
Para entender mais sobre a atuação da Rational AG, é preciso voltar as atenções para a origem da empresa. Fundada em 1973, na Alemanha, por Siegfried Meister, a companhia surgiu a partir da ideia de combinar vapor e ar quente em um só equipamento. Nascia assim, no início da década de 70, o primeiro forno combinado do mercado.
Pioneira e atenta ao poder da inovação, a Rational não se considera uma simples fabricante de máquinas, mas sim uma fornecedora de soluções inovadoras, com um diferencial importantíssimo que é focar seus esforços na satisfação completa dos clientes.
Segundo dados do Estudo TNS Infratest de 2016, 93% dos clientes da empresa confirmam que a Rational oferece benefícios máximos para eles, sendo essa, definitivamente, uma das razões pelas quais eles recomendam a empresa. Foi assim, com tecnologia, eficiência e qualidade, que os fornos da Rational se tornaram padrão nas cozinhas profissionais do mundo.
Vale ressaltar ainda que os valores defendidos pelo Sr. Meister no momento da criação do negócio, ainda estão firmemente ancorados na cultura empresarial da Rational. Internamente, a empresa segue comprometida com o princípio da sustentabilidade, algo expresso em suas políticas de proteção ambiental, liderança e responsabilidade social.
Hoje, a companhia emprega mais de 1.100 pessoas na Alemanha e mais de 2.300 colaboradores em todo o mundo. Vale ressaltar ainda que desde a IPO do ano 2000, a Rational está listada no Prime Standard da bolsa alemã e atualmente é representada no MDAX.
Rational no Brasil
Ao relembrar a trajetória da empresa no país, Claudio Pastor, diretor-geral da Rational no Brasil e fundador da subsidiária brasileira, explica que, diferentemente da maioria dos países latino-americanos, o Brasil possui empresas sólidas e competentes no segmento de equipamentos para cozinhas profissionais, o que trouxe desafios para a atuação da filial nacional.
“Essas empresas fizeram com que nosso caminho fosse ainda mais desafiador. Porém, por outro lado, é muito importante a presença desses concorrentes para que o mercado brasileiro se desenvolva cada vez mais, entendendo e abraçando a tecnologia na cozinha profissional”.
Os 15 anos de sucesso provam que a empresa está no caminho certo e que a concorrência é sim saudável. A estratégia e filosofia adotadas pela companhia fizeram com que, assim como no restante do mundo, a Rational se estabelecesse como líder de mercado também no Brasil. E são boas as expectativas para os próximos anos.
Segundo Claudio Pastor, ele enxerga um cenário positivo para o futuro, mas, como de costume, não sem desafios. “Nossas expectativas são boas, mas, inegavelmente, os próximos anos se desenham mais desafiadores ainda. Por sermos uma empresa européia, talvez sejamos mais afetados pelas incertezas externas do que nossos companheiros nacionais”, explica ele.
Outros pontos de atenção levantados pelo diretor-geral são os crescentes custos das matérias-primas e a dificuldade de se encontrar mão de obra qualificada e disposta a enfrentar as condições do segmento de food service. “Porém, as possíveis adversidades representam também uma grande oportunidade para o nosso time e nossas tecnologias. São desafios que acontecem no Brasil e no restante do mundo. Um dos nossos grandes diferenciais é o nosso foco. Estamos seguros de que isso vai nos ajudar a vencer no futuro”.
Segredo do sucesso
Quando questionado sobre a receita do sucesso da Rational para se manter líder de mercado e tecnologia por tantos anos, Claudio Pastor é categórico: “somos muito focados. Por isso, temos praticamente dois produtos, sem contar seus acessórios, que juntos podem ajudar o cozinheiro a fazer qualquer preparo quente numa cozinha. De maneira resumida, em cerca de 2m², você tem uma cozinha quente completa, de alta produtividade, fácil de operar e muito eficiente”, diz.
Vivian Oliveira, executiva de marketing nacional da Rational, corrobora a visão de Claudio. “Tudo é uma questão de foco. E o nosso principal objetivo é levar o maior e máximo benefício para as pessoas que trabalham em cozinhas profissionais, no preparo de refeições quentes. A empresa foca suas atividades no desenvolvimento de duas linhas de produtos, o forno combinado iCombi Pro e o iVario Pro. Esses dois equipamentos, em conjunto com o suporte pré e pós-vendas, fazem com que a Rational seja referência e líder mundial”, afirma ela.
Para a Rede Food Service, o diretor-geral explica cada uma das linhas. Na primeira delas, a iCombi Pro, há equipamentos semelhantes aos fornos combinados, porém com características tecnológicas diferentes, como, por exemplo, um sistema de ajuda aos operadores de cozinha para que eles possam organizar seu fluxo de produção da melhor maneira possível. “Estes equipamentos são até 30% mais rápidos que os tradicionais fornos combinados e até 40% mais econômicos em consumo de energia e água”.
A outra linha citada é a iVario Pro, que se assemelha à uma frigideira basculante. “São equipamentos extremamente rápidos – até cinco vezes mais do que um equipamento tradicional –, muito flexíveis e eficientes. Por exemplo, você pode grelhar, cozinhar caldos e sopas, fazer massas, sobremesas, fritura por imersão e outros prelados em um único equipamento”, explica Pastor.
Fornos combinados
Como você já deve saber, a Rational é precursora do forno combinado. “Nós nos enxergamos como pioneiros não apenas neste equipamento, mas na cocção térmica no geral. Até onde tenho conhecimento, nenhuma outra marca pode entregar tanta produtividade e flexibilidade como nós com apenas duas linhas de produto”, afirma Claudio Pastor.
Porém, o pioneirismo traz consigo grandes responsabilidades. “Sabemos da importância enorme do nosso papel. Não apenas no que se refere aos produtos, mas, principalmente, nos serviços que oferecemos a quem investe em nossas tecnologias. Por isso, nos guiamos pelo amor à gastronomia e pela dedicação que temos aos profissionais de cozinha”, conta para a Rede Food Service o diretor-geral da Rational no Brasil.
Planos para 2023 e visão de mercado
De acordo com Claudio Pastor, para este ano, a empresa espera um crescimento semelhante à média obtida nos últimos três anos, de aproximadamente 30%. Uma visão, claro, baseada na trajetória de sucesso da empresa. No ano de 2022, por exemplo, a Rational rompeu a barreira do bilhão de faturamento. “Isso é completamente mágico para nós. Só temos como alternativa continuar acreditando no que estamos fazendo”, decreta Claudio.
Desde sua fundação, a Rational Brasil cresce, em média, 25% ao ano. A única exceção foi o ano de 2020, quando, por conta da pandemia, a empresa teve uma queda no faturamento de aproximadamente 24%.
“Fora isso, crescemos todos os anos graças à confiança dos nossos clientes e ao grande trabalho que fazemos com nossos parceiros, distribuidores e assistências técnicas. Sem eles, não conseguiríamos. Gratidão enorme a todos”, finaliza Claudio Pastor.
O que dizem os clientes e parceiros
Dimas Oliveira, engenheiro civil e projetista há 32 anos da empresa Nucleora, especializada em projetos de sistema de alimentação que vão desde o mais simples café ao catering mais complexo, afirma que trabalha com a marca Rational há mais de três décadas. “Antes mesmo da Nucleora e antes da instalação da subsidiária brasileira, eu já trabalhava com a Rational nos meus projetos. É uma relação de confiança bastante antiga”, afirma.
Com a Nucleora, Dimas explica que já elaborou mais de 2.400 projetos. E a grande maioria deles possui fornos da Rational. “São muitos projetos grandes, dos quais tenho muito orgulho. Entre eles, projetos para o Banco Santander e para diversas unidades do Sesc em São Paulo. Um projeto muito importante para mim, recente, foi o desenvolvido para o Gate Gourmet São Paulo, que fica dentro do aeroporto de Guarulhos e é responsável pela produção de refeições para mais de 20 companhias internacionais, com voos que partem da capital paulista. Nele, há fornos Rational”, cita o engenheiro civil e projetista.
Para ele, a escolha de uma empresa parceira é algo sério. “Quando escolhemos uma marca para nos representar e trabalhar, precisamos sentir segurança nessa escolha. Por isso, sempre procuro marcas que entendo que tenham qualidade total. E qualidade total vai além de uma máquina boa. Explico: a Rational tem boas máquinas, assim como as concorrentes também têm. O grande diferencial e o que é mais importante para mim é o suporte que a empresa nos dá no sentido técnico, com o acompanhamento dos nossos clientes, com treinamentos sempre que necessário… Quando eu preciso resolver alguma situação do cliente, recebo auxílio total da empresa e até dos distribuidores. Eles sempre estão prontos para me auxiliar em qualquer situação técnica que eu esteja passando. Vai além da boa máquina. É algo intrínseco à marca”.
Com esse conjunto de fatores e benefícios, Dimas explica que sua relação com a Rational sempre foi boa, mesmo antes da abertura da filial brasileira, que veio para somar e estreitar as relações. “Então, espero que nos próximos anos essa parceria continue evoluindo positivamente, melhorando tanto para nós que trabalhamos com projetos, quanto para os clientes. O mais importante nós já temos: a certeza de apoio e atendimento”.
Outra parceira e cliente da Rational é Alessandra Machado Fialho, nutricionista e assistente técnica da Gerência de Alimentação e Segurança Alimentar (GEASA) do Sesc São Paulo. Mantido pelos empresários do comércio de bens, turismo e serviços, o Sesc (Serviço Social do Comércio) no estado de São Paulo conta com uma rede de 43 unidades operacionais.
“No Sesc São Paulo, iniciamos o uso dos fornos combinados da Rational da década de 90. Ao longo dos anos, mantivemos um processo de implantação e, caso necessário, substituição dos equipamentos. Agora em 2023, por exemplo, estamos implantando a linha iVário”, conta Fialho.
Ela explica que os equipamentos inteligentes são utilizados nas comedorias do Sesc São Paulo para o preparo das refeições servidas em 12 restaurantes sociais e um restaurante em uma unidade de hospedagem. “Nesses espaços, eles são utilizados diariamente no preparo de cardápios variados, compostos por arroz, feijão, guarnições, saladas e sobremesas. Também produzem pães, salgados, bolos e demais preparações nas unidades”, explica.
Segundo Alessandra, o Sesc São Paulo optou pelos equipamentos da Rational em função da avançada tecnologia envolvida nas produções dos alimentos, de forma intuitiva, ergonomia adequada e otimização dos processos e do tempo de produção de várias preparações.
“Nossa relação fornecedor-cliente ao longo desses anos se mostrou profissional, transparente, zelosa e com muitas trocas prósperas. Temos amparo técnico em todos os momentos, desde o conhecimento da inovação oferecida, passando pela capacitação dos funcionários e chegando ao apoio no pós-venda para a obtenção máxima das vantagens dos equipamentos”, diz a nutricionista, que completa: “a Rational vem aprimorando sua tecnologia continuamente, oferecendo ao mercado equipamentos de ponta, sem mencionar o investimento no capital humano. Estamos sempre ansiosos pelas futuras novidades”.