De uma pizzaria no Kansas (EUA) para o mundo. Saiba mais sobre a trajetória de sucesso da Pizza Hut, que há mais de 60 anos vem conquistando paladares ao redor do mundo com sua receita inconfundível e excelente experiência de consumo. A rede global, fundada por dois jovens irmãos e que hoje possui mais de 19 mil restaurantes distribuídos em mais de 107 países, se tornou uma das marcas mais reconhecidas e respeitadas no setor de food service.
Em expansão, no Brasil a rede já acumula mais de 260 unidades em funcionamento, localizadas em 22 estados brasileiros, se mantendo no topo do mercado com constantes inovações, sejam elas de produtos ou campanhas. Assim, essa sem dúvida é uma franquia para se ficar de olho.
Conheça mais sobre a história de dedicação e a visão de negócios por trás desse sucesso.
Surgimento
Por iniciativa dos irmãos Frank e San Carney, a Pizza Hut nasceu nos Estados Unidos, em 1958, um período em que o conceito de pizzaria ainda era relativamente novo para a maioria dos americanos. Os irmãos, que na época eram estudantes universitários, aceitaram o desafio de um amigo da família e iniciaram o negócio a partir de um pequeno “empréstimo” de 600 dólares, uma cortesia da mãe da dupla.
O dinheiro foi utilizado para abrir a primeira unidade da marca, em Wichita, no Kansas. Para isso, a dupla comprou equipamentos usados e adotou uma estratégia de marketing revolucionária para a época: no dia da abertura, houve pizza grátis para todos. E numa história cheia de fatos curiosos, a definição do nome da marca não poderia ser diferente: o termo “Pizza Hut” surgiu por conta do tamanho do espaço disponível para o letreiro, que só comportava oito letras.

Revolucionário, desde o começo o negócio se mostrou potente. Tanto que um ano após o início da marca, a primeira loja franqueada da Pizza Hut foi inaugurada em Topeka, no Kansas. A qualidade dos produtos ofertados, inclusive, sempre foi um diferencial da empresa. Desde o surgimento da marca, os irmãos Carney se preocuparam em garantir aos clientes a melhor pizza da cidade, o que os levou a conhecer os fazendeiros que cultivavam os ingredientes utilizados na pizzaria, garantindo assim sabor e qualidade.
Algum tempo depois, a marca ficou bastante conhecida pela sua inconfundível Massa Pan, adotada em todos os restaurantes da empresa em 1980. Seis anos após esse marco, ou seja, em 1986, a Pizza Hut bateu a marca de cinco mil lojas em todo o mundo.
Globalmente consolidada, atualmente a marca possui mais de 19 mil restaurantes em todo o mundo, estando presente em mais de 107 países. No Brasil, hoje, a Pizza Hut possui mais de 260 unidades em funcionamento, localizadas em 22 estados e 107 cidades.
Atuação no Brasil
De acordo com Ricardo Azevedo, general manager da Pizza Hut Brasil na International Meal Company (IMC) – uma das maiores empresas de alimentação fora do lar no Brasil, que opera a marca no país –, todos os dias são vendidas 1,7 milhões de pizzas no Brasil, destas, aproximadamente 500 mil são Pizza Hut. “Na IMC, temos a expectativa de que o Brasil se torne um dos maiores mercados consumidores de Pizza Hut no mundo, a exemplo da China, Índia e demais mercados emergentes nos quais a marca está presente. E apostamos fortemente nisso. Por isso, oferecemos diferentes conceitos de loja e amplo portfólio, visando ampliar as ocasiões de consumo e tornando as operações da rede cada vez mais rentáveis para acionistas e franqueados, com diferentes perfis de investidores”, ele explica.

O general manager ainda conta que agências parceiras trabalham com a marca para auxiliar a realização de campanhas estratégicas promocionais e ativações durante o ano todo. “São ações focadas tanto nas datas comemorativas do varejo, quanto nas sazonalidades. Além do lançamento de produtos, estamos sempre antenados em tendências do mercado que possam agradar aos nossos clientes e atrair novos consumidores”.
Hoje, um dos principais objetivos da Pizza Hut é tentar dialogar com todos os públicos, mantendo a marca atrativa e versátil. “Porém, estamos focados cada vez mais na sinergia junto ao público jovem. E é justamente pensando nessa geração que temos investido em parcerias, a exemplo do recente lançamento da My Box Rick e Morty, uma edição especial para os amantes de comic series, transitando pelos universos das culturas pop e geek”, explica Ricardo Azevedo.

Como já dito anteriormente, hoje, a Pizza Hut conta com mais de 260 restaurantes no Brasil, distribuídos em 22 estados e em mais de 107 cidades. Destas, 178 são unidades franqueadas e 83 são próprias, estas administradas diretamente pela IMC.
Pizzas e o menu
Segundo Ricardo Azevedo, a Pizza Hut pensa, constantemente, em inovação para seus serviços e cardápios, não apenas visando a satisfação dos consumidores que buscam um produto indulgente e de qualidade, como também visando manter a engenharia de menu e o mix de insumos e fornecedores.
“Hoje, os nossos destaques em vendas no Brasil são as pizzas grandes, nos sabores Pepperoni, Frango com Requeijão e Queijo Hut, sendo a de Pepperoni a mais vendida”, conta o general manager. O produto destacado por ele, corresponde a aproximadamente 20% do total de pedidos feitos via balcão e delivery da rede de pizzarias.

“Em 2022 lançamos também a My Box, combo personalizado com pizza individual, bebida e acompanhamento, com mais de 100 opções para o cliente montar como preferir. Desde a sua implementação, a My Box foi responsável por quintuplicar a quantidade de vendas em toda a rede”, revela Azevedo.
Atualmente, o ticket médio da Pizza Hut no Brasil fica em torno de R$ 57,00.
A marca em 2023
A Pizza Hut vê um grande potencial de crescimento no país para os próximos anos, por isso, a marca segue focada em melhorar as operações e a experiência do cliente. “Para isso, estamos investindo fortemente em tecnologia, aperfeiçoando nosso aplicativo, melhorando o nossos sistema de delivery e a integração entre as unidades”, conta Ricardo Azevedo, general manager da Pizza Hut Brasil na IMC.
Quando o assunto são as novidades do cardápio, ele explica que 2023 tem sido e ainda vai ser um ano de grandes inovações, tanto em posicionamento de marca, quanto em novidades e sinergia com os consumidores. “Seguiremos apostando na nossa plataforma ‘Dá um Hut’, que foi sucesso no último ano. Além disso, em parceria com a Nestlé, lançamos no início do ano duas pizzas doces, nos sabores doce de leite e cocada. Em abril, também lançamos a My Box Rick e Morty, um produto exclusivo, ofertado em edição especial e limitada”.

Lançada em 2022, a My Box, segundo a empresa, já é um sucesso conhecido pelos consumidores da marca. Na edição especial citada acima, o combo conta com um exclusivo molho especial em alusão à série: o molho intergaláctico sabor orégano.
“Também estamos trazendo para o Brasil um novo produto, inspirado no estilo de pizza nova-iorquina e tendo em vista a preferência do consumidor nacional: uma pizza de fatia grande e massa fina. Esse novo produto vai se chamar Pizza Hut Nova York e estará disponível em todas as lojas do país a parti de julho deste ano, nos sabores mais tradicionais”, adianta Ricardo para a Rede Food Service.
Apesar de não abrir informações sobre as projeções de faturamento, a expectativa da marca segue sendo de crescimento para 2023.
Processo de franquia
O valor estimado inicial para abrir uma franquia da Pizza Hut fica a partir de R$ 1,3 milhão, com contrato de dez anos e retorno médio do investimento entre três e quatro anos. A rede possui diversos modelos de franquias, entre lojas Express, Dini In (com serviço de garçom e assentos) e quiosques.
“A IMC tem todo um time preparado para auxiliar os novos franqueados, oferecendo todo o suporte necessário. Além disso, a companhia realiza avaliações e acompanhamentos periódicos para garantir o padrão de qualidade exigido para a operação da marca”.
Na hora de avaliar os possíveis novos franqueados Pizza Hut, Ricardo explica que os candidatos devem demonstrar de forma satisfatória à franqueadora suas habilidades administrativas e gerenciais, bem como possuir noções financeiras que evidenciam a sua capacidade para operar e conduzir um negócio sob o sistema. “Experiência anterior no gerenciamento e na administração de negócios de varejo poderá ser exigida como pré-requisito em complemento ao perfil do candidato. Como primeiro passo, os interessados devem preencher a ficha de interesse disponível no site da marca”, completa Ricardo.
A força do delivery
Com uma atuação forte também nas entregas, atualmente, o delivery representa cerca de 40% das vendas totais da Pizza Hut no Brasil. “Ainda assim, as vendas no balcão continuam com representação expressiva para a marca, comprovando a necessidade da empresa continuar crescendo em todos os canais de atendimento e seguir se adequando às necessidades dos consumidores, seja nas opções de buffet à vontade, atendimento de mesa amplo ou entrega por delivery”, diz Ricardo Azevedo.

De acordo com ele, o serviço de entrega tem uma grande importância de forma geral para os negócios operados pela International Meal Company (IMC). O delivery, inclusive, chegou a pesar 40% nas vendas das marcas da IMC durante a pandemia. “Esse peso diminuiu para cerca de 30% das vendas atuais, sendo que o volume total de faturamento se manteve estável no ano. Tudo indica que o consumo por delivery vai se manter. O que aconteceu é que em 2022 a recuperação da venda física foi muito maior do que o crescimento do delivery. A gente introduziu alguns canais digitais próprios e, dependendo da média, esperamos chegar a 15% das vendas totais com esses canais. Em algumas marcas, as vendas digitais chegam a ser mais de 40% do total. O delivery é um negócio muito relevante para o nosso portfólio”.
Visão de mercado
Para Ricardo Azevedo, uma das demandas mais importantes no segmento de franquias de alimentos é vender hoje, mas também construir o amanhã. “Precisamos estar atentos a todas as pontas da cadeia, do mix de produtos, aos preços praticados no mercado, até mesmo pensando no marketplace. O Brasil é um mercado promissor e de grande potencial, com consumidores cada vez mais engajados e criteriosos com a qualidade da sua alimentação. Na operação em si é preciso, além da transparência e do foco em resultados, garantir a qualidade das refeições e um excelente atendimento”.
Contato
Ficou interessado em saber mais sobre o processo de franqueamento da Pizza Hut? Entre em contato com a marca através do site: https://franquias.pizzahut.com.br/.
Confira AQUI na Rede Food Service como anda o mercado e as franquias de food service do Centro-Oeste brasileiro.

Anna Katia Cavalcanti
- Anna Katia Cavalcanti#molongui-disabled-link
- Anna Katia Cavalcanti#molongui-disabled-link
- Anna Katia Cavalcanti#molongui-disabled-link