Pesquisar
Close this search box.

NESPRESSO ASSUME RESPONSABILIDADE DE CADEIA PRODUTIVA MAIS SUSTENTÁVEL

Nespresso
Nespresso

 

No 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (05), as mudanças climáticas têm impacto até na xícara de café. Diante da questão global debatida em espaços como a COP 27, em novembro de 2022, no Egito, é indispensável que todos os setores se mobilizem para frear e reverter o cenário o quanto antes.

 

De acordo com Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), a cafeicultura brasileira é um ativo fundamental para contribuir com a redução das emissões de gases associados às mudanças climáticas, retendo mais do que liberando gás carbônico na atmosfera. De 2009 a 2021, por exemplo, a Nespresso atingiu uma redução de 24% na pegada de carbono em toda sua cadeia produtiva.

 

Pioneira em cafés porcionados de alta qualidade sustentável, a marca também tem assumido responsabilidades globais que corroboram uma mudança do cenário ambiental. Recentemente, a Nespresso completou um ano de certificação como Empresa B, esse reconhecimento é resultado de um alto padrão de impacto social e ambiental desempenhado pela marca. Além disso, no fim de 2023 a empresa chegará aos 20 anos do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, que estimula a adoção de boas práticas nas fazendas café por meio de três pilares: Qualidade, Sustentabilidade e Produtividade.

 

“Hoje é Dia Mundial do Meio Ambiente, mas a consciência ambiental é uma temática que está em debate diariamente na empresa. Sabemos que somos um dos principais países produtores de cafés do mundo e precisamos assumir a responsabilidade de uma cadeia produtiva cada vez mais sustentável em todas as etapas. Há anos tomamos consciência da problemática, e para Nespresso, estar à frente desse movimento é extremamente importante. Mais do que uma conversa, temos pilares e ações que mostram a força dos nossos movimentos”, afirma Cecilia Seravalli, Gerente de Sustentabilidade da Nespresso para a Rede Food Service.

 

No Brasil há 1.300 fazendas fornecedoras de café para Nespresso, e todas compõem o Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, que oferece assistência técnica aos cafeicultores, como incentivo à produção de cafés sustentáveis. A iniciativa conta com o know-how em sustentabilidade da Rainforest Alliance e do Imaflora para a implantação de ferramentas com foco em proteger o futuro do café e das fazendas que o cultivam. “O sucesso desse programa só é viável com engajamento e comprometimento dos cafeicultores, que se compreendem com uma produtividade mais sustentável, em harmonia com questões sociais e ambientais”, acrescenta Guilherme Amado, Líder do Programa AAA de Qualidade Sustentável na Nespresso no Brasil e no Havaí.

 

O Programa AAA foi fundamental para promover a certificação de Empresa B à Nespresso. Hoje, a marca possibilita mudanças significativas, incorporando ações transformadoras em toda a cadeia de valor, como agricultura regenerativa, ecodesign, reciclagem e a construção de uma economia de baixo carbono, positiva para a natureza e inclusiva. Ao aderir ao Movimento B, a Nespresso consolida o compromisso de ter um impacto positivo no mundo, além de estar em uma jornada para se tornar Net Zero até 2035.

 

Percurso esse que já é percorrido há tempos, entre 2014 e 2021 a Nespresso realizou o plantio de 4.2M de árvores, garantindo uma remoção de carbono equivalente a 948.300 toneladas. O objetivo é que o acumulado de árvores plantadas até 2030 seja de 32M, resultado em 7,5M de toneladas capturadas de CO2.

 

“Há um compromisso da Nespresso em ter uma atuação 360º na sustentabilidade, é por isso que investimos fortemente em reciclagem. São mais de cinco milhões de reais por ano em ações na área, e com isso conseguimos que 100% dos consumidores tenham acesso a uma solução de reciclagem em sua região, contabilizando mais de 300 pontos de coleta. A Vertuo POP, nosso mais novo lançamento e novo marco como redirecionamento de marca, representa um novo momento. No fim do ano passado, atingimos 24% de reciclagem das cápsulas que vão para o mercado. Nosso objetivo é crescer ainda mais, fomentando a circularidade e promovendo a sustentabilidade”, conclui Seravalli.

 

Confira AQUI na Rede Food Service: Carol Lamaita: conheça a artista plástica e ceramista que produz louças sustentáveis para renomados restaurantes brasileiros

 

Sobre a Nespresso

A Nestlé Nespresso SA é pioneira e referência em cafés porcionados de alta qualidade sustentável. A empresa trabalha com mais de 150.000 agricultores em 15 países por meio de seu Programa AAA de Qualidade Sustentável™ para incorporar práticas de sustentabilidade nas fazendas e nas paisagens. A marca tem investido na economia circular e na reciclagem de cápsulas, possui aproximadamente 300 pontos de coleta no Brasil e oferece uma solução de reciclagem para todos os clientes brasileiros. Todas as informações sobre a Nespresso e o compromisso com sustentabilidade podem ser encontradas no site.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter