NESPRESSO ASSUME RESPONSABILIDADE DE CADEIA PRODUTIVA MAIS SUSTENTÁVEL

Com redução na pegada de carbono, um ano de certificação B-Corp e 20 Anos do Programa AAA de Qualidade Sustentável™, marca chega ao 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente com estratégia robusta

Nespresso
Nespresso

 

No 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (05), as mudanças climáticas têm impacto até na xícara de café. Diante da questão global debatida em espaços como a COP 27, em novembro de 2022, no Egito, é indispensável que todos os setores se mobilizem para frear e reverter o cenário o quanto antes.

 

De acordo com Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), a cafeicultura brasileira é um ativo fundamental para contribuir com a redução das emissões de gases associados às mudanças climáticas, retendo mais do que liberando gás carbônico na atmosfera. De 2009 a 2021, por exemplo, a Nespresso atingiu uma redução de 24% na pegada de carbono em toda sua cadeia produtiva.

 

Pioneira em cafés porcionados de alta qualidade sustentável, a marca também tem assumido responsabilidades globais que corroboram uma mudança do cenário ambiental. Recentemente, a Nespresso completou um ano de certificação como Empresa B, esse reconhecimento é resultado de um alto padrão de impacto social e ambiental desempenhado pela marca. Além disso, no fim de 2023 a empresa chegará aos 20 anos do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, que estimula a adoção de boas práticas nas fazendas café por meio de três pilares: Qualidade, Sustentabilidade e Produtividade.

 

“Hoje é Dia Mundial do Meio Ambiente, mas a consciência ambiental é uma temática que está em debate diariamente na empresa. Sabemos que somos um dos principais países produtores de cafés do mundo e precisamos assumir a responsabilidade de uma cadeia produtiva cada vez mais sustentável em todas as etapas. Há anos tomamos consciência da problemática, e para Nespresso, estar à frente desse movimento é extremamente importante. Mais do que uma conversa, temos pilares e ações que mostram a força dos nossos movimentos”, afirma Cecilia Seravalli, Gerente de Sustentabilidade da Nespresso para a Rede Food Service.

 

No Brasil há 1.300 fazendas fornecedoras de café para Nespresso, e todas compõem o Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, que oferece assistência técnica aos cafeicultores, como incentivo à produção de cafés sustentáveis. A iniciativa conta com o know-how em sustentabilidade da Rainforest Alliance e do Imaflora para a implantação de ferramentas com foco em proteger o futuro do café e das fazendas que o cultivam. “O sucesso desse programa só é viável com engajamento e comprometimento dos cafeicultores, que se compreendem com uma produtividade mais sustentável, em harmonia com questões sociais e ambientais”, acrescenta Guilherme Amado, Líder do Programa AAA de Qualidade Sustentável na Nespresso no Brasil e no Havaí.

 

O Programa AAA foi fundamental para promover a certificação de Empresa B à Nespresso. Hoje, a marca possibilita mudanças significativas, incorporando ações transformadoras em toda a cadeia de valor, como agricultura regenerativa, ecodesign, reciclagem e a construção de uma economia de baixo carbono, positiva para a natureza e inclusiva. Ao aderir ao Movimento B, a Nespresso consolida o compromisso de ter um impacto positivo no mundo, além de estar em uma jornada para se tornar Net Zero até 2035.

 

Percurso esse que já é percorrido há tempos, entre 2014 e 2021 a Nespresso realizou o plantio de 4.2M de árvores, garantindo uma remoção de carbono equivalente a 948.300 toneladas. O objetivo é que o acumulado de árvores plantadas até 2030 seja de 32M, resultado em 7,5M de toneladas capturadas de CO2.

 

“Há um compromisso da Nespresso em ter uma atuação 360º na sustentabilidade, é por isso que investimos fortemente em reciclagem. São mais de cinco milhões de reais por ano em ações na área, e com isso conseguimos que 100% dos consumidores tenham acesso a uma solução de reciclagem em sua região, contabilizando mais de 300 pontos de coleta. A Vertuo POP, nosso mais novo lançamento e novo marco como redirecionamento de marca, representa um novo momento. No fim do ano passado, atingimos 24% de reciclagem das cápsulas que vão para o mercado. Nosso objetivo é crescer ainda mais, fomentando a circularidade e promovendo a sustentabilidade”, conclui Seravalli.

 

Confira AQUI na Rede Food Service: Carol Lamaita: conheça a artista plástica e ceramista que produz louças sustentáveis para renomados restaurantes brasileiros

 

Sobre a Nespresso

A Nestlé Nespresso SA é pioneira e referência em cafés porcionados de alta qualidade sustentável. A empresa trabalha com mais de 150.000 agricultores em 15 países por meio de seu Programa AAA de Qualidade Sustentável™ para incorporar práticas de sustentabilidade nas fazendas e nas paisagens. A marca tem investido na economia circular e na reciclagem de cápsulas, possui aproximadamente 300 pontos de coleta no Brasil e oferece uma solução de reciclagem para todos os clientes brasileiros. Todas as informações sobre a Nespresso e o compromisso com sustentabilidade podem ser encontradas no site.

rfs logo mini7
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Visão geral de privacidade
rfs logo

Este site utiliza cookies para garantir uma experiência melhor e personalizada aos nossos usuários.

Os cookies são pequenos arquivos de texto armazenados no seu dispositivo que nos ajudam a entender como você utiliza nosso site. Eles desempenham um papel importante em fornecer uma navegação mais eficiente e adaptada às suas preferências.

Se você concorda com o uso de cookies, clique em "Aceitar". Caso contrário, você pode ajustar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.