Um dos temas mais urgentes que temos, é o combate a fome daqueles que vivem em insegurança alimentar e não sabem se vão comer algo durante o dia. Do outro lado da equação esta a perda de alimentos aptos ao consumo que muitas vezes são desperdiçados de forma totalmente evitável.
Durante o último evento que participei sobre “Food Safety”, escutei que a Anvisa não aprovava a doação. Para redimir duvidas e permitir uma doação segura, a ANVISA publicou um excelente Guia que pode ser baixado AQUI.
O guia foi construído tendo em vista as lacunas que foram levantadas durante as oficinas de discussão de AIR ( Análise de Impacto Regulatório) , as publicações já existentes sobre o tema e a legislação sanitária vigente. O resultado foram orientações práticas e objetivas, que ajudem a trazer clareza sobre como garantir a segurança sanitária dos alimentos no processo de doação
NÃO HÁ DESCULPA PARA SUA EMPRESA OU ESTABELECIMENTO NÃO DOAR PRODUTOS APTOS AO CONSUMO.
O assunto está previsto na Agenda Regulatória da Anvisa 2021-2023, tema “3.10 – Regularização da doação de alimentos com segurança sanitária”, que tem como objetivo “Garantir o acesso seguro da população a produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária”.
Leonardo Lima, graduado em Química Industrial e pós graduado em Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é Fundador e CEO da Dreams and Purpose Consulting.