Pesquisar
Close this search box.

Com programas de capacitação ao pequeno varejo, Sistema Coca-Cola Brasil fomenta o empoderamento econômico no Nordeste

KuatBahia
KuatBahia

 

O Sistema Coca-Cola acredita na força da atuação conjunta para a construção de um futuro melhor para todos. E, ao longo dos anos, tem expandido suas iniciativas de empoderamento econômico em todo o Brasil, incluindo no Nordeste.

 

Com uma visão direcionada à inclusão social, promoção da equidade e fomento do empreendedorismo, a companhia, junto à seu fabricante local, Solar Coca-Cola, e a marca Kuat, anuncia nesta terça-feira (23) uma série de ações voltadas para impulsionar e fortalecer o pequeno varejo na região, com destaque para: ampliação do programas “Meu Negócio É Meu País”, que visa impactar negócios liderados por mulheres nas cidades de Caruaru e distritos próximos, além do o patrocínio ao Festival de São João de Caruaru liderado por Kuat.

 

“Acreditamos que valorizar as iniciativas locais é essencial para o crescimento responsável e o fortalecimento das comunidades onde atuamos. Reconhecemos que o empoderamento econômico das mulheres é um fator crítico para o desenvolvimento sustentável em todo o mundo, incluindo no Nordeste de nosso país, onde as mulheres desempenham um papel vital na economia local”, destaca Silmara Olivio, diretora de Relações Corporativas Cone Sul na Coca-Cola América Latina na Rede Food Service.

 

A nova fase das iniciativas voltadas para o Nordeste conta com parceiros importantes, como a Solar, uma das maiores fabricantes da Coca-Cola no país, a Aliança Empreendedora e o Sebrae.

 

“Estamos muito felizes em realizar a segunda edição do Meu Negócio é Meu País em Caruaru, uma cidade que vibra cultura, tradições e história. Para a Solar, é um orgulho poder fazer parte do time que impulsiona esse projeto, uma vez que ele impacta positivamente a economia e para além desse fator, também incentiva a potência do empreendedorismo feminino. Enquanto empresa que tem por essência ser parceira de pequenos negócios e comércio local, estamos sempre buscando valorizar nossa conexão regional com as comunidades onde estamos inseridos, procurando fazer a diferença na vida das pessoas”, afirma Flávio Scalco, diretor regional da Solar Coca-Cola.

 

O Guaraná Kuat conta com projetos para ampliar ainda mais o impacto econômico na região, por meio do patrocínio de São João de Caruaru. Essa parceria busca valorizar a cultura nordestina e apoiar o pequeno varejo local. A Coca-Cola Brasil e a SOLAR Coca-Cola continuarão a atuar em outras frentes de impacto social, como estímulo à circularidade com foco nos catadores de materiais recicláveis. Por meio do programa Recicla Solar, esses trabalhadores serão incluídos na cadeia produtiva da empresa e terão papel importante na coleta de resíduos durante o São João de Caruaru.

 

“Queremos fazer a diferença em seus negócios e, por isso, apoiamos essas empreendedoras brasileiras. Nossa intenção é gerar oportunidades para seu crescimento – afinal, elas sempre foram figuras relevantes para nossa sociedade e continuarão sendo peça-chave para estimular o crescimento global, desempenhando um papel ainda mais transformador para a próxima década”, finaliza Olivio.

 

MEU NEGÓCIO É MEU PAÍS

 

O projeto, lançado em 2022, já capacitou mais de 600 negócios liderados por mulheres. Para este ano, a proposta é expandir para mais de 1000 mulheres. O novo edital tem como foco Caruaru e os distritos próximos. As inscrições podem ser feitas até 2 de julho no site cocacoladaumgasnoseunegocio.com/kuat/.

 

“O apoio a essas microempreendedoras é crucial para o fortalecimento da economia local e para promover a inclusão social. Além disso, é uma oportunidade de nos aproximarmos e conhecer melhor a realidade delas localmente. Ao olharmos de forma humana para suas particularidades, podemos aprender com essa experiência e assim contribuir, de verdade, para o crescimento desses pequenos negócios e para o desenvolvimento dessas mulheres”, ressalta Marina Paula Egg Batista, Líder de Projetos da Aliança Empreendedora.

 

As etapas do programa consistem em uma primeira fase de capacitação online e entrega de desafios às inscritas, seguida por uma avaliação de 60 apresentações de negócios. As mulheres que passam por essa etapa recebem orientação para a preparação de seus negócios e, posteriormente, são escolhidas 30 para serem aceleradas. Contudo, para passar para essa fase as mulheres devem cumprir 70% da capacitação, que consiste em três encontros coletivos com mentoria. A proposta é mais do que acelerar essas mulheres – é capacitá-las para que o crescimento de seus negócios seja sustentável.

 

Os impactos econômicos dessa iniciativa são evidentes. Ao apoiar o empreendedorismo feminino no Nordeste, a Coca-Cola Brasil e os parceiros contribuem para a geração de renda e emprego na região, além de incentivar a diversificação da economia local.

 

“Nosso objetivo com o projeto é muito mais do que desenvolver mulheres como líderes de seus negócios para que possam ver seus empreendimentos prosperarem, tendo a Coca-Cola como o melhor parceiro de negócios. É fomentar a inclusão dessas mulheres, inclusive em situação de vulnerabilidade via seu potencial produtivo como empreendedora, de modo a capacitá-las e contribuir para que sejam capazes de gerar sua própria renda de maneira digna, superando o ciclo crônico de exclusão social”, afirma Katielle Haffner, gerente sênior de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil.  “No primeiro ciclo do programa, tivemos mulheres incríveis superando desafios, pois quando elas se unem e se articulam, crescem juntas e se fortalecem. Agora é hora de consolidar o impacto positivo do projeto e estimular conexões duradouras, capazes de transformar a vida das participantes”, finaliza a executiva.

 

PATROCÍNIO DE KUAT AO SÃO JOÃO DE CARUARU

 

Com o objetivo de fortalecer a cultura nordestina e impulsionar a economia local, a marca se une para apoiar uma das maiores festas juninas do Brasil. O São João de Caruaru, em Pernambuco, é um evento que reúne turistas e moradores da região em uma celebração que vai além das tradições culturais, gerando emprego e renda para a comunidade local.

 

O patrocínio do guaraná Kuat contribui para a realização do evento, que movimenta a economia, além de promover a cultura e as tradições nordestinas.

 

“Para destacar a riqueza e pluralidade de cada região país, Kuat reforça o sentimento de pertencimento e identidade através de ações socioeconômicas e de experiências de marca nas celebrações juninas. A marca vem exaltando, desde 2021, a diversidade gastronômica brasileira em suas campanhas e investindo em programas de empreendedorismo para as pequenas comerciantes do Nordeste. Este ano, o primeiro patrocínio do São João de Caruaru é uma celebração desta conexão da marca com a cultura da região. Queremos potencializar empreendimentos regionais, liderados por mulheres, e trazer também os gostinhos do Nordeste durante o período das festas de São João”, destaca Ted Ketterrer, diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.

 

Confira AQUI na Rede Food Service outras notícias sobre o que acontece no mercado de alimentação fora do lar no Brasil.

 

SOBRE A SOLAR COCA-COLA

Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 15 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país.

 

SOBRE A SOLAR COCA-COLA BRASIL

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de mais de 200 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.

 

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter