Home Sushi Home: a rede de franquias de comida japonesa criada por cunhados em João Pessoa que já fatura R$ 27 milhões por ano

Com atuais 23 unidades espalhadas por 16 Estados brasileiros, marca é operada exclusivamente por meio do formato dark kitchen e deve fechar este ano de 2023 com uma receita de R$ 34 milhões e abertura de mais 17 lojas

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Você sabia que os restaurantes e redes de fast-food dedicados à culinária oriental no Brasil chegavam a faturar R$ 19 bilhões ao ano em 2019? E que esse número só aumentou mesmo com todos os percalços sociais e econômicos decorrentes da pandemia de Covid-19?

 

Pois é! Esses dados são fruto de um levantamento feito pela Francal Feiras e explicam muito bem o sucesso da Home Sushi Home, uma rede de franquias de comida japonesa criada por cunhados em João Pessoa, na Paraíba, que já fatura R$ 27 milhões por ano e que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar.

 

Com atuais 23 unidades espalhadas por 16 Estados brasileiros, a marca é operada exclusivamente por meio do formato dark kitchen e deve fechar este ano de 2023 com uma receita de R$ 34 milhões e abertura de mais 17 lojas. “O nosso negócio foi criado em 2016 e, por ser exclusivamente delivery, não precisamos promover nenhum tipo de adaptação mesmo com os acontecimentos inesperados dos últimos anos. Ao contrário, estávamos preparados para entregar a melhor experiência durante a pandemia de Covid-19, pois já fazíamos isso há pelo menos três anos e meio”, ressalta Amauri Sales de Melo, de 32 anos, natural de João Pessoa, bacharel e Mestre em Ciências Jurídicas, atual Diretor Administrativo da Home Sushi Home, em entrevista exclusiva à nossa reportagem.

 

O que é e como surgiu a Home Sushi Home?

 

De acordo com Melo, a Home Sushi Home “é uma rede de franquias de restaurantes limitada ao atendimento via delivery. Apesar de ser algo muito comum atualmente, quando iniciamos, em 2016, havia poucos players com foco exclusivo nesse tipo de serviço. Desde a nossa fundação até hoje, o nosso modelo de operação permanece trabalhando apenas com delivery. No entanto, evoluímos por meio da adoção de ferramentas para facilitar a jornada do cliente e a gestão operacional. Além disso, incorporamos outras marcas dentro da mesma estrutura para potencializar o negócio. Em 2022, a rede atingiu o faturamento anual de R$ 27 milhões distribuídos em mais de 235 mil pedidos realizados por 23 unidades”, revela.

 

Os sócios da Home Sushi Home, Bartolomeu e Amauri – Foto: Divulgação – Rede Food Service

 

O empresário partilha também que a marca surgiu “depois de 2015, quando eu voltei ao Brasil de um Mestrado. Nessa época, o meu cunhado e atual sócio, o Bartolomeu Ferreira Lima Neto, de 34 anos, me apresentou um negócio que vinha fazendo sucesso em Recife, a sua cidade natal, que era um delivery de comida japonesa. A ideia era interessante, mas a execução deixava a desejar em todos os aspectos. Porém, depois de alguns meses, eu vi a mesma ideia com uma execução totalmente diferente e inovadora no stories de uma influencer.  E, ali, eu percebi que o negócio tinha potencial e passei a estudar sobre o mercado. Assim, em junho de 2016, nasceu a Home Sushi Home e, como tínhamos pouca concorrência ‘especializada’ na cidade de João Pessoa, a marca e o produto foram sucesso imediato.  Dessa forma, em 2018, inauguramos a nossa primeira unidade franqueada em Recife, em Pernambuco, e começamos a nossa expansão, que, hoje, abrange um total de 23 unidades espalhadas pelo país. No começo, nós fizemos diversos benchmarking durante a concepção do negócio, mas que, hoje, não existem mais. Mas, sempre somos inspirados em marcas e produtos que tentam alterar o status quo das relações de consumo. Não se trata apenas de olhar para aqueles que operam no mesmo modelo de negócio, mas em quem busca inovar, como, por exemplo, algumas marcas de coffee shop altamente disruptivas.  Atualmente, o que mais nos caracteriza, certamente, é a experiência dos nossos clientes, que é o grande diferencial da marca. Isso porque estamos falando de uma marca digital, com produtos de extrema qualidade, apelo visual na apresentação, tecnologia envolvida e que tem uma pegada em prol do meio ambiente. A experiência está no primeiro contato com a marca até a recorrência de pedidos”, argumenta.

 

Equipe e funcionamento da Home Sushi Home

 

Hoje em dia, a equipe da Home Sushi Home é formada “por mais de 130 colaboradores diretos e 120 colaboradores indiretos entre funcionários próprios e os dos franqueados”, contabiliza Melo.

 

Já sobre o funcionamento da sua marca junto ao seu cunhado, o empresário divide que “as nossas franquias são em formato de dark kitchen, em que o funcionamento está atrelado ao serviço de delivery, podendo ser acessado a partir do nosso aplicativo próprio ou dos aplicativos parceiros. Hoje, os nossos franqueados podem ‘hospedar’ duas redes, Home Sushi Home e Mangu Shoyu, outra marca nossa de comida havaiana especializada em pokes, dentro da mesma operação por meio da utilização de toda a estrutura da cozinha HSH para o preparo dos dois tipos de cardápios. As nossas cozinhas são totalmente adaptáveis para os cardápios relacionados à rede, o que possibilita a atuação do franqueado para atender qualquer tipo de demanda ligado ao menu das marcas”, explica.

 

Cardápio e perfil de cliente da Home Sushi Home

 

O atual cardápio da Home Sushi Home “é composto de pratos tradicionais e contemporâneos, sendo todos distribuídos nas mais variadas categorias da culinária japonesa: sushi, temaki, sashimis, makimonos, combinados e muitos outros. Já a marca Mangu Shoyu possui um cardápio composto de quatro receitas tradicionais de poke (atum, camarão, salmão e vegetariano) e mais uma opção em que o cliente é quem personaliza conforme o seu paladar”, divulga Melo.

 

Foto: Home Sushi Home – Divulgação – Rede Food Service

 

A assessoria de imprensa da rede de franquias acrescenta que “na busca por aproximação com os seus consumidores, os sócios Amauri Sales de Melo e Bartolomeu Ferreira Lima, há pouco tempo, trouxeram um olhar diferenciado para expandir a oferta de produtos da Home Sushi Home, apostando em uma experiência gastronômica voltada a gerar uma conexão afetiva com quem recebe os pratos em casa. Com esse propósito, além do cardápio tradicional já disponibilizado nas unidades da Home Sushi Home, com sushis, temakis e outros preparos da culinária japonesa, a franquia fortaleceu o seu menu disponibilizando outras alternativas tanto de cozinha fria, quanto quente. Com preços a partir de R$ 38,00, a Mangu Shoyu trabalha com atum, camarão, salmão e vegetariano (mix de cogumelos). Além dessas, a rede também conta com a opção ‘Meu Mangushoyu’, que permite personalizar a receita conforme o pedido. A nova marca já esteve em operação para validação dos clientes e a aceitação foi instantânea, já que, em poucos meses, registrou 5 mil pedidos ao mês, o que simboliza 20% do total de pedidos da rede”, realça.

 

Em relação ao perfil de cliente da rede de franquias Home Sushi Home, Melo entende que “nós atendemos a todos os tipos de perfis. Entretanto, o nosso foco é atender aos clientes que apreciam a comida oriental e a comida havaiana com alta qualidade, em uma apresentação impactante, e isso acaba segmentando a marca para o público A”, aponta.

 

Planos de crescimento para a Home Sushi Home

 

Ainda conforme Melo, ele e seu sócio, Lima, possuem planos de crescimento para a Home Sushi Home, uma vez que pretendem fazer o lançamento da HotChop, uma marca especializada em preparos quentes da culinária chinesa e japonesa. “A chegada dessa nova marca, juntamente com a Mangu Shoyu, amplia o poder de escolha dos nossos clientes, além de entregar outras perspectivas de atuação para os nossos franqueados, que podem potencializar o negócio ao utilizar a mesma estrutura das dark kitchens Home Sushi Home para produzir os produtos das novas linhas”, avalia Melo.

 

Foto: Home Sushi Home – Divulgação – Rede Food Service

 

O empresário acrescenta que “para o primeiro trimestre deste ano, queremos ativar o Mangu Shoyu em todas as unidades do Home Sushi Home e consolidar a marca nas praças que inauguraram no ano passado. A partir de abril, iniciaremos a expansão da marca Hotchop, o nosso delivery de comida asiática quente, pelas unidades que já operam com as outras marcas. E, em junho, faremos a nossa primeira participação na ABF e pretendemos impactar o público da feira com o nosso modelo de negócio. Além disso, ainda neste primeiro semestre, vamos inaugurar a nossa terceira unidade no Estado da Bahia e, possivelmente, mais duas unidades pelo Nordeste”, comemora.

 

Quem já foi à uma unidade Home Sushi Home, recomenda!

 

Pelo que tudo indica, os planos de expansão de Melo e Neto para a Home Sushi Home irão seguir a todo vapor. Afinal, quem já foi à uma unidade da rede de franquias, recomenda, como Evelize, do Paraná: “A experiência com os pratos é maravilhosa. Eu pedi as opções vegetarianas e fiquei muito satisfeita. Os pratos são muito saborosos, com ingredientes de qualidade, além do cuidado com os clientes”, afirma.

 

Carla, do Rio de Janeiro, destaca que “já amei os pratos logo no primeiro pedido. Tudo muito gostoso e o atendimento é maravilhoso”, elogia.

 

Foto: Home Sushi Home – Divulgação – Rede Food Service

 

Diogo, de Minas Gerais, enfatiza que “os produtos da Home Sushi Home mostram a sua excelência desde o pedido no aplicativo até a hora do jantar. Tudo é uma delícia”, considera.

 

Fabiellen, da Bahia, frisa que “na mesma semana que eu conheci a Home Sushi Home, eu pedi duas vezes os pratos da rede. Isso devido à rapidez da entrega, qualidade da embalagem e o sabor delicioso dos sushis”, ressalta.

 

Segredo para alcançar o sucesso no atual mercado food service

 

Inspirado (a) pela história empreendedora de sucesso no ramo food service de Melo e Neto? Então, saiba que, segundo os empresários, o segredo da conquista de bons resultados nesse segmento “está, principalmente, na gestão de dois indicadores: CMV e mão-de-obra. Afinal, com isso ajustado, é possível obter lucro faturando ‘razoavelmente’, garantem.

 

Nesse contexto, Melo indica para quem ainda está começando no mercado de alimentação fora do lar que “aproveite a imensidão de conteúdos disponíveis na Internet e busque aprender sobre gestão financeira, CMV, controle de estoque, customer experience etc”, aconselha.

 

Na Rede Food Service é assim! Semanalmente, te contamos histórias de negócios de alimentação fora do lar bem-sucedidos como forma de te inspirar. Continue nos acompanhando e confira outras matérias exclusivas por aqui.

 

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