Você sabia que, de acordo com dados da Euromonitor Internacional, o mercado de alimentos e produtos saudáveis no Brasil deve crescer cerca de 27% até o ano de 2025?
Pois é! Além disso, a mesma empresa de pesquisa de mercados globais aponta que, entre 2015 e 2020, esse setor cresceu 33% e com um faturando estimado em quase R$ 100 bilhões somente em 2020, o que representa 10,6% do PIB do nosso país.
Ou seja, a cada dia, investir em negócios food service voltados para a questão da saudabilidade está valendo mais a pena, como é o caso do SEEdZ, um negócio de alimentação saudável com foco em produtos veganos e sem glúten criado por um casal no Rio de Janeiro, capital, e que hoje nós temos o prazer de te apresentar.
Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Cláudio Zogaib de Santa Rita Mata, carioca, de 55 anos, Administrador de Empresas, e Flávia Reis Santos Mata, mineira, de 52, formada em Relações Internacionais, criadores e sócios-proprietários do SEEdZ, contam que, “com 100% dos produtos preparados de forma artesanal, a nossa marca atualmente funciona por meio de uma indústria e duas lojas próprias, sendo que uma delas combina os conceitos de cafeteria, bistrô e empório e a outra opera apenas na modalidade delivery”, partilha o casal que possui um filho.
O que é e como surgiu o SEEdZ?
Conforme Claúdio e Flávia, o SEEdZ “desenvolve, produz e distribui, por meio de lojas próprias, revenda e restaurantes, produtos saudáveis, sem glúten e veganos. Atuamos em várias categorias de produtos, como pães, doces, salgados, laticínios veganos, refeições prontas, snacks e biscoitos, passando por produtos secos, refrigerados e congelados. Construímos uma empresa que não mede esforços para oferecer o que há de melhor na alimentação saudável, funcional, sem glúten e vegetariana. Entendemos que a transformação de hábitos alimentares é um processo e a nossa missão é disseminar esse conhecimento, despertando nas pessoas a importância de uma alimentação saudável para que façam melhores escolhas alimentares”, apresentam.

Sobre como surgiu a ideia de criar a marca de alimentação fora do lar, o casal compartilha que “fundamos a SEEdZ em junho de 2016, no Rio de Janeiro, capital. Nós queríamos compartilhar o que havíamos aprendido sobre alimentação saudável por meio da oferta de produtos funcionais e veganos. Assim, começamos em 2017 com uma pequena indústria e duas linhas de produtos nas categorias snacks e sobremesas. Na categoria snacks, tínhamos as Energy Balls, que combinam frutas secas, oleaginosas e super alimentos, e podem ser consumidas tanto como um docinho fit, ou como um pré-treino. Já na categoria sobremesas, lançamos as minitortas e cheesecakes à base de inhame e castanha de caju. As duas são veganas, sem glúten e super saborosas. Mas, ao longo dos últimos quatro anos, desenvolvemos vários outros produtos nas categorias já mencionadas para atender as nossas lojas próprias. Hoje, o que nos inspira é sabermos que somos uma solução para as pessoas que buscam melhoria dos hábitos alimentares para terem uma melhor qualidade de vida. Assim como, sabermos que somos a solução para as pessoas com restrições alimentares e que estamos contribuindo para um mundo melhor por meio da oferta dos produtos plant-based”, afirma.
Equipe e cardápio do SEEdZ
Atualmente, a equipe do SEEdZ é composta por quinze pessoas ao todo e que se dividem entre os trabalhhos na fábrica e nas lojas da marca, cujo cardápio, ano a ano, tem se diversificado bastante. “Hoje em dia, oferecemos pães, crackers, queijos cremosos, biscoito de polvilho e biscoitos doces, granolas doce e salgada, cookies, brownie, bolos, sopas, quiches, refeições, sobremesas, cafés, shakes e sucos frescos prensados a frio”, resumem Cláudio e Flávia.

Já a assessoria de imprensa do casal e do SEEdZ em si detalha que “entre os destaques do cardápio do negócio, está a Ciabatta Caprese (R$ 26), que é uma ciabatta sem glúten com queijo vegano, molho pesto, tomatinhos cereja e manjericão fresco. Há ainda a Ciabatta Fit (R$ 29), com abacate, ovos orgânicos cozidos, finalizada com pepino, rabanete e broto orgânico. O Açaí Especial batido com banana (R$26 – 300g) é servido com granola artesanal zero açúcar e lowcarb, e também está no menu. Já na ala das refeições, uma boa pedida é o Bowl Árabe (R$ 49), que é servido com mini quibe de shitake ou mini falafel, que vem acompanhados de arroz de lentilhas, salada Fatoushe, hummus, chips de pão de pita e molho tahine. Entre as opções leves, tem o Escondidinho (R$ 28), que é preparado com Purê de Aipim e Mandioquinha com recheio de lentilha, berinjela e abobrinha refogadas com molho de tomate. O Bobó de Cogumelos (R$ 49) e a Moqueca de Banana (R$ 49), que estão entre os clássicos e chegam à mesa acompanhados de arroz integral e farofa de dendê. E, quem quiser optar pelos sanduíches, a novidade da marca é o sanduíche Árabe (R$ 37) feito com delicioso bolinho de grão de bico temperado com especiarias do Oriente, salsinha e coentro, hummus, alface americana, pepino, picles de rabanete, hortelã e molho tahine, no pão árabe de espinafre. Uma outra ótima opção é o Mediterrâneo (R$ 37), que é servido em Ciabatta sem glúten, com hummus artesanal, saborosa abobrinha e cebola roxa assadas e rúcula fresca crocante. Para acompanhar tudo isso ainda há sucos preparados na hora pelo método de prensagem a frio. E, entre os mais vendidos da casa, está o suco Detox (R$ 21), que é preparado com maçã, pepino, aipo, couve, limão e gengibre. Mas, há ainda o Bronze (R$ 21), com maçã, cenoura, beterraba, limão e gengibre. Para refrescar, Shakes (R$ 23) geladinhos preparados com leite de castanha de caju também estão disponíveis em sabores como Kakao (banana e cacau), Morango (banana e morango), Paçoka (banana e manteiga de amendoim) e Banana (banana e canela). A marca, que está há seis anos no mercado, é especializada em produtos veganos e sem glúten e prioriza receitas saborosas e nutritivas. Além disso, 100% dos produtos da marca são preparados de forma artesanal”, reforça.
Perfil de cliente e divisão de tarefas no SEEdZ
Sobro o atual perfil de cliente do SEEdZ, o casal de empresário avalia que é formado, majoritariamente, por “público feminino entre 25 e 65 anos, que se preocupa e entende que a alimentação saudável é fundamental para a qualidade de vida e bem-estar ou que têm algum tipo de restrição alimentar”, explica.

Já em relação a como funciona a divisão de tarefas no SEEdZ, Cláudio esclarece que “eu sou o responsável pela área Comercial da empresa e a Flávia pela de Operações. Entretanto, nós dois compartilhamos a responsabilidade sobre a definição do cardápio e a criação de novos produtos”, relata.
Adaptações frente à pandemia de Covid-19 e planos de crescimento para o SEEdZ
Assim como a maioria dos empresários da área de alimentação fora do lar, Cláudio e Flávia também foram pegos de surpresa pela pandemia de Covid-19, bem como por todos os seus percalços sociais e econômicos. Em contrapartida, o casal considera que todas as dificuldades passadas também serviram de aprendizado e certo ‘pontapé’ para que conseguissem pensar em planos de crescimento para a marca. “Hoje, o nosso desenvolvimento de produtos é feito todo internamente, sendo que a produção é centralizada na nossa fábrica. Assim, nós abastecemos as nossas lojas diariamente e os clientes de revenda e restaurante sob demanda. E, durante a pandemia de Covid-19, tivemos como repensar a nossa oferta de produtos de modo a disponibilizá-los de maneira adequada à operação de delivery. Além disso, nesse período, ampliamos o cardápio de refeições, sopas e quiches. Assim, hoje em dia, nós estamos planejando a expansão da marca por meio da abertura de mais lojas físicas próprias e franqueadas”, revelam.
Segredo para alcançar o sucesso no atual mercado food service
Experientes no ramo de alimentação fora do lar, Cláudio e Flávia consideram que o segredo para alcançar o sucesso no atual mercado food service está na busca incessante por “conhecimento. É preciso saber o que está fazendo ou se rodear de pessoas que saibam. Muita gente subestima a complexidade de uma operação food service e não leva em consideração, talvez por desconhecimento, uma série de detalhes importantíssimos para o sucesso do negócio”, alertam.
Com essa visão, o casal indica para quem ainda está começando a atuar com alimentação que “estudem o mercado em profundidade, nicho, ponto, fornecedor, oferta, precificação, projeção de DRE e divulgação para terem consciência do negócio”, aconselha.
Na Rede Food Service é desse jeito! Toda semana, te apresentamos, em detalhes, histórias de negócios de alimentação fora do lar bem-sucedidos como forma de te inspirar a também fazer parte desse universo tão promissor. Por isso, continue nos acompanhando! Afinal, te informar cada dia mais e melhor é o que move toda a nossa equipe!
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- Tabata Martinshttps://redefoodservice.com.br/author/tabata/
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