Da contabilidade para o food service: conheça a vida de chef de Gilberto Silva

Atual chef e proprietário da 1445 Burger afirma que o que as pessoas assistem na televisão é totalmente fora da realidade de uma verdadeira vida de chef

ChefGilberto4
ChefGilberto4

 

O que os mercados de contabilidade e o de food service tem em comum? Nada para você? Mas, saiba que para Gilberto Pereira da Silva, de 42 Anos, o chef Gilberto Silva, não só tem tudo a ver, como também é o que forma a sua história de vida profissional.

 

E se você ainda pensa que a vida de chef é o famoso ‘puro glamour’ que dizem por aí, Silva, que atualmente é chef e proprietário da 1445 Burger, uma hamburgueria localizada em São Paulo, capital, alerta está precisando rever os seus conceitos. Isso porque, segundo ele em entrevista exclusiva à Rede Food Service, “a vida de chef é nenhum glamour. O que as pessoas assistem na televisão é totalmente fora da realidade. Ninguém mostra na televisão a falha na entrega dos produtos, a caixa de gordura e por aí vai (risos)”, revela.

 

Quem é Gilberto Silva?

 

Casado há onze anos e pai dois filhos, Silva se considera “uma pessoa que tenta agregar o máximo possível a todos que estão à minha volta e isso se estende paro o meu lado chef também”, garante.

 

Em relação ao que mais lhe caracteriza e define como profissional, o chef partilha que “eu gosto da cozinha em geral. O meu estilo é trazer coisas boas dentro de um bom empanado. Eu gosto muito do estilo da cozinha do Fih Fernandes, do Fôrno e Holy Burger, e também do Filipe Santos, do Brasserie Mimolette, que fica no Rio de Janeiro”, cita.

 

Formação e experiências profissionais

 

Formado em Ciências Contábeis, com um MBA em Gestão Financeira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Silva se enveredou para a área da Gastronomia, na qual pode ser considerado como um autodidata, depois de ter algumas experiências práticas na área de alimentação. “Antes de ser chef e abrir a 1445 Burger, a minha experiência no ramo de food service começou comigo vendendo hamburguer congelado na empresa que eu trabalhava. Depois disso, eu passei a fazer eventos na área e, na sequência, eu abri a hamburgueria”, resume.

 

Chef Gilberto Silva – Foto: Divulgação – Rede Food Service

 

O chef acrescenta que “eu possuo algumas experiências no exterior, pois conheço Paris, Nova Iorque e Buenos Aires, por exemplo. Nesses lugares, eu fui mais por lazer e não por trabalho. No entanto, foram viagens nas quais eu aprendi bastante sobre gastronomia”, relata.

 

Rotina como chef proprietário de hamburgueria

 

Em relação à sua rotina como chef proprietário de hamburgueria, Silva desvenda que “hoje, o meu trabalho consiste em tentar fazer com que o mercado de food service se atente mais ao mercado do burger para trazer soluções para o dia a dia do nosso ramo. Com isso, a minha rotina, basicamente, consiste em treinar os funcionários no quesito de padrão e qualidade, assim como garantir que eles executem tudo o que está na ficha técnica. E isso sempre tentando achar bons fornecedores e com bons preços”, assinala.

 

Nesse contexto, o chef acredita que, para ele, a sua vida de chef é elencada em “cuidar do bem-estar da equipe, explicar para eles a importância que é servir um bom prato e como isso afeta a vida da casa”, explica.

 

Desafios e sonhos como chef proprietário de hamburgueria

 

Sobre os seus desafios e sonhos como chef proprietário de hamburgueria, Silva aponta que “o meu desafio tem sido sempre me manter e manter a 1445 Burger em evidência em uma cidade como São Paulo. Já o meu sonho é estar no mapa do turismo dessa cidade. Ou seja, quando a pessoa pensar na capital paulista, já saber que precisa ir comer na 1445 Burger. E, com esse objetivo, acabo de lançar, em parceria com a Queijos Crioulo, o nosso próprio requeijão para empanamento que chegou ao mercado na segunda quinzena deste mês outubro apresentado em bisnagas de 1,5kg. Foi um grande desafio colocá-lo no mercado do food service, mas conseguimos”, comemora.

 

Chef Gilberto Silva – Foto: Divulgação – Rede Food Service

 

O chef partilha ainda que a “1445 Burger já está bem ‘rankeada no cenário do hambúrguer brasileiro. Porém, ainda não ganhamos nenhum prêmio. Mas, quando eu descubro que vem gente de muito longe interessado em comer o que fazemos, sempre é uma experiência muito legal”, enfatiza.

 

Adaptações na vida de chef como proprietário de hamburgueria devido à pandemia de Covid-19

 

Assim como a maioria dos chefs e/ou empresários do ramo de alimentação fora do lar, Silva também sofreu diretamente os impactos sociais e econômicos da pandemia de Covid-19 na sua carreira. No entanto, ele avalia que, hoje em dia, tudo serviu para ele entender que a crise, muitas vezes, pode sim ser sinônimo de oportunidade. “Tudo mudou 100%. Entretanto, com a idealização e o lançamento dos nossos produtos empanados, conseguimos mais exposição de marca e, ao mesmo tempo, aprendemos a fazer mais com menos recursos, porque, no início, não sabíamos muito bem como seria o futuro”, considera.

 

Visão de mercado como chef proprietário de hamburgueria

 

Para o chef e proprietário da hamburgueria 1445 Burger, o atual segmento de alimentação fora do lar requer mais preparo de quem escolhe essa área para trabalhar. Em contrapartida, ele acredita que “o mercado de food service hoje já proporciona muitas coisas que facilitam o dia a dia de uma hamburgueria, como no meu caso, por exemplo. Além disso, já ajuda também na questão da venda desses produtos porcionados, o que é mais difícil de comprar de uma indústria, por exemplo”, argumenta.

 

Chef Gilberto Silva – Foto: Divulgação – Rede Food Service

 

Com essa visão, o chef pontua que, hoje em dia, a alimentação já ganhou outro conceito. “Hoje, eu vejo as pessoas tentando comer menos coisas industrializadas, uma vez que a pandemia de Covid-19 fez muita gente voltar a cozinhar”, pondera.

 

Dica de chef proprietário de hamburgueria

 

Por fim, Silva aconselha para quem também pensa em mudar de área de atuação profissional assim como ele fez que “estude e pratique muito”, indica.

 

E aí? Gostou de conhecer a vida de um chef autodidata que largou o mundo dos números para se aventurar na alimentação? Então, continue nos acompanhando e conheça aqui outras histórias inspiradoras da editoria Vida de Chef da Rede Food Service.

tabata 18883500028c
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter