Bebidas e drinks prontos: uma tendência que vale o investimento no food service

Especialistas explicam o porquê oferecer esse tipo de experiência no cardápio do seu estabelecimento de alimentação fora do lar pode te ajudar a atrair mais clientes hoje em dia

Drinks
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O cardápio do seu negócio food service também contempla bebidas?

 

Se sim, hoje, nós da Rede Food Service temos uma dica para lá de especial para você: PASSE A OFERECER BEBIDAS E DRINKS PRONTOS!

 

Mas, agora, você deve estar se perguntando: POR QUÊ?

 

E a resposta é porque, atualmente, BEBIDAS E DRINKS PRONTOS FAZEM PARTE DE UMA TENDÊNCIA FOOD SERVICE QUE TEM VALIDO CADA VEZ MAIS A PENA SER SEGUIDA e prova disso é parte do resultado de uma pesquisa recentemente divulgada pela Oterra, a maior produtora global de corantes naturais para alimentos e bebidas e suplementos alimentares, no Brasil e em outros cinco países da América Latina para descobrir qual é a bebida perfeita para os brasileiros.

 

Conforme o estudo, por meio do qual a empresa ouviu cerca de 1,2 mil pessoas, entre brasileiros, mexicanos, argentinos, colombianos, peruanos e costarriquenhos, no caso específico dos brasileiros, a bebida perfeita é aquela gelada, sem gás, com sabor suave, gosto doce e baixa acidez, assim como a preferência é que ela seja apresentada na forma pronta para o consumo, sem exigir algum preparo. “Um ponto cada vez mais comum é o consumidor com maiores exigências e critérios para decidir a compra das bebidas. Nesse sentido, cresce a preferência por produtos bons para a mente e o corpo, que contribuem para o relaxamento, bem como proporcionam aumento da imunidade e bem-estar do organismo. O mesmo acontece com bebidas que proporcionam experiência multissensorial. Paralelamente, há maior busca por bebidas e alimentos de empresas que tenham grande transparência em relação às fontes de matérias-primas e dados nutricionais, entre outras informações. O brasileiro prefere bebidas prontas pela conveniência em ter algo para ‘abrir e beber’, além de poder escolher diversos produtos na gôndola com uma variedade de cores, sabores, quantidade de açúcar e tantos outros ingredientes. Os argumentos do produto também se tornam um grande aliado de uma bebida pronta, já que o consumidor pode ler um ‘suco verde’, ou ‘bebida tropical energética’ e já fazer associações claras de seus benefícios sem precisar se preocupar com todo o preparo necessário para fazer uma bebida como essa em casa.”, comenta Stella Munhoz, Gerente de Marketing da Oterra para a América Latina, em entrevista exclusiva à nossa reportagem.

 

Stella Munhoz, Ger. de Marketing da Oterra – Foto: Divulgação – Rede Food Service

 

Mariana Rossi Migliano, Sócia Fundadora da Dankah Brasil, a primeira e única empresa brasileira com certificação do CRT (Consejo Regulador del Tequila) no México e, assim, autorizada a trazer tequila como matéria-prima para o Brasil, acrescenta que o mercado de bebidas e drinks prontos “já é maduro em outros países, como Estados Unidos e Japão, por exemplo. No Brasil, está começando a se estabelecer, uma vez que, hoje, já está entre os 10 países que mais consomem drinks engarrafados. E, de acordo com o relatório do ‘The IWSR’, de 2022, a previsão é que esse mercado cresça 24% nos próximos 5 anos e que os coquetéis engarrafados ultrapassem a categoria de hard seltzers mundialmente, chegando a um faturamento de US$ 11.6 bilhões. A atual tendência é que os consumidores procurem, cada vez mais, alternativas práticas e isso inclui a categoria de bebidas alcoólicas. Porém, é importante ressaltar que não basta apenas apresentar praticidade. Os consumidores têm acesso à muitas opções e estão, cada vez mais, críticos. Por isso, também é necessário oferecer qualidade e sabor. Inclusive, a categoria de RTDs (ready to drink) de alta qualidade apresentou um crescimento maior do que qualquer outra categoria de bebidas alcoólicas em termos de volume de vendas”, informa.

 

Mariana R. Migliano, Fundadora da Dankah Brasil – Foto: Divulgação – Rede Food Service

 

Já Felipe Della Negra, CEO e fundador da Better Drinks, complementa que “segundo pesquisa realizada pela Euromonitor, uma das 10 tendências do consumo pós-pandemia é o desejo por conveniência e, por isso, a nova aposta do mercado de bebidas – que movimenta cerca de 5,84 trilhões no mundo – está ligada a essa demanda de bebidas e drinks prontos, que pede inovação e reinvenção da indústria para esses novos produtos. Nesse sentido, a Better Drinks, grupo criado no Brasil no início deste ano com bebidas premium que já eram líderes nas suas categorias e se juntaram para ser o futuro do setor, vem oferecendo isso, aliando também a produtos de extrema qualidade, marcas com propósito, antenadas em tendências do segmento e uma série de práticas socioambientais que correspondem ao comportamento do novo consumidor. Quando falamos em bebidas prontas para beber especificamente e o mercado de coquetéis ‘Ready To Drink’ (RTD), atualmente, é estimado mundialmente em cerca de R$ 4,3, bilhões (US$ 782,8 milhões), com expectativa de crescimento de 12% ao ano até 2028, conforme a consultoria Grand View Research. Já a IWSR, especialista na análise de dados do setor de alcoólicos, enxerga que a categoria de produtos RTD dobrará em fatia de mercado nos próximos 5 anos, sendo responsável por 8% de toda a indústria de bebidas alcoólicas em 2025. Assim, sabemos que é uma demanda com um potencial gigante e acreditamos muito nessa categoria, que oferece diversas oportunidades de consumo e ocasiões diversas”, realça.

 

O QUE SÃO BEBIDAS E DRINKS PRONTOS?

 

Que ofertar bebidas e drinks prontos no seu negócio food service pode te beneficiar, agora, já não é mais uma novidade para você, não é mesmo? No entanto, ainda não sabe direito o que é esse tipo de produto?

 

Então, a gente também te esclarece sobre isso com a ajuda dos especialistas entrevistados.

 

Migliano, da Dankah Brasil, explica que “um drink pronto, engarrafado ou não, para nós, é a oferta de uma bebida alcoólica muito próxima de um drink feito em um bar, porém, com a praticidade de já vir engarrafado, ou seja, pronto para o consumo. Não acreditamos em substituir os ingredientes da coquetelaria por outros que mixologistas não utilizariam. Queremos manter o sabor dos nossos produtos frescos, como se fossem feitos ali no balcão, na hora para consumo.  A experiência de tomar um drink no balcão do bar é completamente diferente da de tomar um drink engarrafado, mas o sabor não precisa ser diferente”, pontua.

 

Felipe Della Negra, co-fundador e CEO da Better Drinks – Foto: Divulgação – Rede Food Service

 

Negra, da Better Drinks, por sua vez, detalha que são “bebidas preparadas para serem consumidas prontas, sem que seja necessário nenhum ‘complemento ou ingrediente adicional, facilitando assim um consumo descomplicado e favorecendo que sejam consumidas em qualquer ocasião. Com a F!VE e Vermelhão Tonic, produtos da Better Drinks, por exemplo, a gente vem mostrando que um drink pronto para beber não precisa ter uma baixa qualidade. Isso porque a nossa prioridade é unir essa facilidade do consumo descomplicado e a qualidade de tudo o que vai nas bebidas, que são ingredientes reais, sem conservantes ou corantes”, assinala.

 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DAS BEBIDAS E DRINKS PRONTOS?

 

Quando questionados sobre quais são as vantagens das bebidas e drinks prontos, Migliano, da Dankah Brasil, e Negra, da Better Drinks, concordam que são inúmeras e, ao mesmo tempo, relacionadas a proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes food service. Afinal, bebidas e drinks prontos “possibilitam diversas ocasiões de consumo, de forma que não precisam de complementos ou ingredientes a mais, oferecendo praticidade para o consumidor e alternativas para um ‘drink completo, já pronto”, afirma Negra.

 

Migliano endossa que “a maior vantagem está na praticidade, não só de consumo, mas de serviço também. No tempo médio de produzir um drink artesanalmente, a casa pode servir o triplo com um drink engarrafado. Já o malefício vem com produtos que contêm muitos ingredientes ruins, como aromatizantes, corantes, conservantes, etc. Isso prejudica a experiência do consumidor e, no longo prazo, também pode trazer malefícios para a saúde”, alerta.

 

Munhoz, da Oterra, enfatiza que “o consumo de bebidas prontas no food service auxilia desde um menor controle de validade de seu estoque, um suco de laranja pronto tem maior shelf-life que as laranjas in natura, por exemplo, até na preferência e fidelidade do consumidor por certas marcas. Ter marcas de qualidade no estabelecimento aumenta a percepção de qualidade do estabelecimento. Além de bebidas prontas, uma opção para o food service são xaropes de diferentes cores e sabores que podem facilitar a apresentação de drinks, limonadas e sucos de maneira prática e eficaz”, indica.

 

COMO É TRABALHAR COM BEBIDAS E DRINKS PRONTOS NA PRÁTICA?

 

Fundada em 2014, a Dankah Brasil lançou o seu primeiro drink pronto em 2019, sendo “o Quetzalli, um drink engarrafado 100% natural feito com apenas quatro ingredientes: tequila, maracujá, limão e calda de agave. Nós somos a primeira e única empresa brasileira com certificação do CRT (Consejo Regulador del Tequila) no México e autorizada a trazer tequila como matéria-prima para o Brasil. Nós trabalhamos durante dois anos e meio para conseguir essa certificação, incluindo visitas ao México para a definição de fornecedores, negociações, alinhamento entre os Governos, importação, etc. E, em resumo, com esse processo, nos tornamos a única empresa autorizada a escrever ‘tequila’ nos ingredientes e rótulo e essa certificação nos permite produzir coquetéis prontos a base de tequila aqui no Brasil. Além disso, só trabalhamos com ingredientes naturais, sem aditivos químicos, corantes, conservantes, etc. Atualmente, só trabalhamos com um drink, a Quetzalli, que é feito com tequila, maracujá, limão e calda de agave. Esse drink tem uma aceitação muito boa e, agora, estamos trabalhando para lançar um segundo drink em breve”, revela Migliano.

 

Foto: Dankah Divulgação – Rede Food Service

 

Negra, da Better Drinks, partilha que “no nosso caso, bebidas RTD já têm presença consolidada, pois eu e Szpigel, fundadores da marca, antecipamos essa tendência no Brasil ao acompanharmos o desenvolvimento desse mercado nos Estados Unidos, onde, em três anos, o mercado de bebidas ready-to-drink  já tinha seu conceito bem estruturado e popular, com crescimento de 43% globalmente, de acordo com relatório da IWSR, que é a principal fonte de dados e análises sobre o mercado de bebidas alcoólicas lançada em dezembro de 2020. No nosso grupo, prezamos sempre pelo uso de ingredientes de verdade em todos os nossos drinks RTD, sem corantes e sem conservantes, e trabalhamos sempre com bebidas de altíssima qualidade. Hoje em dia, as marcas da Better Drinks que são da categoria de ‘prontas para beber’ são a F!VE, que oferece drinks como Mojito, Gin&Tonic, Moscow Mule, Negroni, e outros, tudo 100% em lata. A marca nasceu em 2018, nos EUA, e foi criada pelo Szpigel. A empresa chegou ao Brasil em 2020, após vender 1,2 milhão de latas no mercado americano, e as receitas dispõem de inovação, com toques especiais para dar ainda mais personalidade ao drink. Temos também o Vermelhão Tonic, uma bebida feita a partir do sucesso do ‘Vermelhão’ (em garrafa), sendo desenvolvido em conjunto com o artista Gusttavo Lima, que sempre apreciou a bebida. Com o sucesso de vendas do Vermelhão, lançado em abril de 2022, a marca anunciou na sequência a nova versão Vermelhão Tonic, em lata de 220 ml, um drink pronto para beber à base de Vermelhão, misturado com água tônica e um toque de óleos essenciais naturais da casca de laranja. À frente do desenvolvimento das bebidas do nosso grupo, está o bartender e mixologista premiado mundialmente Márcio Silva, que iniciou a sua carreira na Europa, adquiriu uma série de experiências no segmento da mixologia mundial, voltando para o Brasil e passando a atuar em bares como SubAstor, além de ter criado o seu próprio bar, em 2016, o renomado Guilhotina, que se classificou como o 15º melhor bar do mundo, de acordo com o ranking do The World’s 50 Best Bars”, conta.

 

DICAS PARA INCLUIR BEBIDAS E DRINKS PRONTOS NO CARDÁPIO DO SEU NEGÓCIO FOOD SERVICE

 

E aí? Já interessado(a) em incluir bebidas e drinks prontos no cardápio do seu negócio food service?

 

Se sim, antes de dar o pontapé inicial, confira as dicas de Migliano, da Dankah Brasil, e Negra, da Better Drinks, que separamos especialmente para você!

 

Segundo Migliano, da Dankah Brasil, “acreditamos que, hoje em dia, haja espaço para vários tipos de produtos diferentes no mercado food service e, com certeza, há muito espaço para os drinks engarrafados. Afinal, é um mercado em ascensão e a procura por produtos de qualidade vem crescendo de forma impressionante. Para bares e restaurantes que querem oferecer drinks saborosos, sem ter que investir em mixologia e em um bar, essa é uma opção muito vantajosa. Além disso, atualmente, um drink engarrafado é uma opção muito prática, de giro alto e que aumenta a margem do estabelecimento. Porém, não adianta oferecer drinks que não entregam um bom sabor e qualidade, já que isso pode queimar o seu estabelecimento”, aconselha.

 

Foto: @fivedrinksco.br – Reprodução – Rede Food Service

 

Negra, da Better Drinks, afirma que “sabemos que os coquetéis, seja em casa, em eventos, no bar, preparados ou prontos em lata, é sempre uma tendência que se soma às outras, pois atende o desejo dos consumidores de beberem algo diferente, de trazer para a vida sabores novos. O RTD é uma tendência crescente e também deve aparecer mais neste ano de 2023. Então, as tendências de produtos saudáveis, coquetéis e bebidas prontas para beber também devem ser levadas em conta e, por que não, os estabelecimentos olharem com bons olhos e se atentarem às tendências de consumo? Temos acompanhado essa vontade grande dos consumidores em consumirem bebidas diferentes, experimentarem coisas novas e também de terem seus drinks favoritos em ocasiões que, muitas vezes, eles não estão presentes hoje em dia. Mas, também sabemos que fazer drinks na hora pode trazer uma complexidade enorme para o food service. Sendo assim, os RTDs são uma solução que combinam a variedade com a simplicidade. E temos visto alguns drinks perfomarem muito bem. No nosso portfólio, por exemplo, é surpreendente a receptividade de Vermelhão Tonic, e F!VE Moscow Mule e F!VE Mojito”, elenca.

 

Na Rede Food Service é assim! Tem novidade no mercado de alimentação fora do lar? Portanto, a gente te conta e em primeira-mão, como a lista a seguir dos itens que compõem a bebida perfeita para os brasileiros, conforme a pesquisa já citada feita pela Oterra.

 

Lista das características da bebida perfeita dos brasileiros, segundo estudo da Oterra

1ª Gelada

2ª Sem gás

3ª Sabor suave

4ª Gosto doce

5ª Baixa acidez

6ª Pronta para o consumo

7ª Adequada para desfrutar ao longo de todo o dia

8ª Impacto visual é mais atraente se tiver coloração leve e transparente

9ª Disponível em garrafa de vidro

 

Confira aqui outras tendências do mercado de bebidas na editoria Goró da Rede Food Service.

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