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SuperOpa: conheça o delivery e pick-up de alimentos que conecta diretamente indústria e consumidor final para reduzir o desperdício de alimentos

Por meio da oferta de produtos para serem consumidos em período próximo com até 70% de desconto e entrega em até três dias úteis, iniciativa já opera em 500 cidades brasileiras e conseguiu evitar o desperdício de mais de 200 mil quilos de alimentos

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Reduzir o desperdício de alimentos. Esse é o propósito do SuperOpa, um delivery e pick-up de alimentos que conecta diretamente a indústria e consumidor final com esse nobre objetivo que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de lhe apresentar como um ótimo exemplo Sustenfood. Afinal, você sabia que cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil são desperdiçados?

 

Pois é! Esse preocupante dado é fruto de um levantamento do Programa Mundial de Alimentos no Brasil (WFP), que calcula que 41 mil toneladas de comida são jogadas fora por dia no nosso país, enquanto uma em cada nove pessoas passam fome. No entanto, na tentativa de mudar essa triste realidade, Luis Borba, idealizador e CEO da SuperOpa, revela que, por meio da plataforma, site e aplicativo, “já conseguimos evitar o desperdício de mais de 200 mil quilos de alimentos, o que, por consequência, gerou também uma economia de recursos a consumidores e a varejistas. Além disso, a nossa missão foi reconhecida pela maior competição entre empreendedores com o propósito de mudar o mundo, o Extreme Tech Challenge (XTC)”, partilha em entrevista exclusiva à nossa reportagem.

 

O que é e como surgiu o SuperOpa?

 

De acordo com Borba, o SuperOpa é, em suma, “um delivery e pick-up de alimentos com até 70% de desconto. Nós oferecemos, por meio da nossa plataforma online disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS), além do site, produtos para serem consumidos em período próximo com até 70% de desconto e entrega em até três dias úteis. Trabalhamos diariamente para reduzir o desperdício de alimentos, e, com isso, poupar recursos naturais e dar acesso aos alimentos de qualidade com preço justo a quem precisa. É um propósito inspirado em sustentabilidade”, explica.

 

Foto: SuperOpa – Divulgação – Rede Food Service

 

Já sobre como surgiu o SuperOpa, o CEO divide que foi “fundado em 2018, depois de um desafio lançado a mim como trabalho final da faculdade pelo professor Leandro Zanardi, que é o Co-founder e CTO do SuperOpa. O desafio veio em uma aula de Gamification da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O projeto desenvolvido identificou o problema na cadeia de distribuição de alimentos que gera o desperdício de toneladas de alimentos todos os dias. E ele fez tanto sentido que, junto com meu então professor, decidimos investir e colocá-lo em prática. Hoje, somos uma startup que já opera em 500 cidades dos Estados de São Paulo, interior Rio de Janeiro e interior Minas Gerais, fazendo conexão direta entre distribuidor e consumidor final para reduzir o desperdício de alimentos”, destaca.

 

A importância da sustentabilidade no SuperOpa

 

Ser um negócio voltado a reduzir o desperdício de alimentos, por si só, já demonstra a importância da sustentabilidade no SuperOpa. Porém, Borba reforça que “vivemos em uma sociedade com recursos limitados. E, ainda assim, jogamos fora toneladas de alimentos de boa qualidade, enquanto milhões de pessoas passam por insegurança alimentar. Nesse contexto, avalio que o SuperOpa achou uma forma de otimizar a cadeia de suprimentos ao utilizar tecnologia e logística. Dessa maneira, hoje, conseguimos levar alimentos que antes eram descartados por terem atingido a data de validade para as pessoas em necessidade por termos um processo bem mais rápido e eficiente. E tudo isso por meio do trabalho de todo o nosso time, que, hoje, representa mais de 40 pessoas. Nós temos pontos de pick up nas comunidades para que as pessoas possam comprar alimentos mais baratos vindo direto do nosso centro de distribuição”, detalha.

 

A importância do SuperOpa para o mercado food service

 

Já ao ser questionado sobre qual é a importância do SuperOpa para o mercado food service, o CEO argumenta que “originamos produtos que correm risco de serem desperdiçados e levamos para as comunidades e periferias para que sejam utilizados por pessoas que passam por insegurança alimentar. Essa solução reflete, de forma positiva, no bolso dos empresário do setor food service, que reduzem suas perdas, e para as pessoas, que podem ter uma dieta completa e saudável a fim de serem mais produtivas no seu dia a dia. Nós, até 2025, queremos ter 1 milhão de pessoas que não passam mais por insegurança alimentar por utilizar a solução do SuperOpa e o mercado de food service vai estar cooperando para a construção de uma sociedade mais sustentável e que tem maior potencial de crescimento com pessoas mais ativas e produtivas”, prevê.

 

Vale a pena investir em sustentabilidade no mercado food service?

 

Para Borba, investir em sustentabilidade no mercado food service não só vale a pena, como também é o caminho que todos deveriam seguir, “pois o planeta é o que mais ganha, já que, assim, teremos menos recursos naturais sendo explorados em vão a fim de se tornar uma sociedade mais sustentável. Vale muito a pena investir em projetos, ações e/ou produtos relacionados à sustentabilidade, pois é uma relação ganha ganha, em que não é necessário investimento e exige o mínimo de esforço por parte do fornecedor de alimentos”, garante.

 

Leandro Zanardi e Luis Borba – Foto: SuperOpa – Divulgação – Rede Food Service

 

O CEO acrescenta que “investir em qualquer coisa que transforma a sociedade mais sustentável apresenta potencial de trazer ganhos para a empresa. No caso do SuperOpa, ao atacar a ineficiência que gera o desperdício de alimentos, conseguimos gerar valor para todos os envolvidos na cadeia de suprimentos. Desde a indústria, que não precisa fazer a logística reversa do produto, economizando milhões de reais, até o comprador, que consegue originar alimentos a um preço mais acessível. É um novo canal para a rede de food service acessar compradores que querem produtos fora do padrão”, convida.

 

Planos para o SuperOpa

 

Motivado pelos positivos resultados já alcançados por meio do SuperOpa e seu propósito de reduzir o desperdício de alimentos, Borba compartilha ainda que possui planos de “expandir a nossa rede de clientes e tornar mais acessível as compras no aplicativo por meio de uma rede de pick up mais extensa e um mix de produtos mais robusto, levando em conta mais parcerias”, planeja.

 

Dica de como trabalhar a sustentabilidade no mercado food service

 

E aí? Ficou inspirado (a) em também a começar a trabalhar a sustentabilidade no seu negócio food service ou ainda fomentar algum projeto relacionado que já esteja em andamento? Então, Borba alerta que, antes de você iniciar, é preciso que saiba que “chega a ser antiético jogar alimentos fora, enquanto temos mais de 120 milhões de pessoas passando por insegurança alimentar no Brasil. É possível fazer um trabalho em conjunto com empresas de foodtech, como o SuperOpa, para levar o alimento mais barato para quem precisa”, indica.

 

Foto: SuperOpa – Divulgação – Rede Food Service

 

Na Rede Food Service é assim. Tem iniciativa que agrega à sustentabilidade e que some ao segmento de alimentação fora do lar? Então, a gente te apresenta e por meio de entrevistas exclusivas. Confira aqui o corte do podcast da Rede Food Service com Luis Borba que aconteceu na Anufood 2022.

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