Descarte incorreto de óleo de cozinha: saiba como combater esse risco ao meio ambiente e a imagem do seu negócio de alimentação

Por meio de entrevistas com especialistas, te apresentamos alternativas para sanar de vez este problema

Oleo9
Oleo9

 

Faz uso de óleo de cozinha no seu negócio food service?

E como este material é descartado atualmente?

Se as suas respostas forem sim e na pia e/ou no lixo comum, respectivamente, hoje, nós da Rede Food Service temos um alerta: você está sendo promotor de riscos ao meio ambiente e ao seu estabelecimento de alimentação fora do lar de uma maneira bastante preocupante!

 

Isso mesmo! O descarte incorreto de óleo de cozinha provoca uma série de malefícios à natureza, além de literalmente manchar a imagem e o caixa do seu negócio no ramo de alimentos e bebidas. Afinal, de acordo com estudo feito pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster e divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis, sendo que 70% garantem que não se importam em pagar um pouco a mais por isso.

 

Ou seja, você só sai perdendo ao não se preocupar atualmente em procurar soluções para conseguir fazer o descarte correto do óleo de cozinha utilizado no seu estabelecimento de alimentação fora do lar, bem como o meio ambiente e a sociedade em si. Isso porque, se jogado fora de maneira incorreta, o óleo de cozinha causa a impermeabilização e a contaminação do solo, entupimento de redes de esgoto e a poluição dos lençóis freáticos, por exemplo.

 

Por isso, que tal aprender sobre a importância de promover o correto descarte do óleo de cozinha utilizado no seu negócio food service, assim como conhecer alternativas que podem te ajudar nessa importante estratégia?

 

Então, confira, abaixo, entrevistas com especialistas neste assunto feitas pela nossa reportagem especialmente para te auxiliar com mais essa super dica Sustenfood.

 

Por que promover o correto descarte de óleo de cozinha em um negócio food service?

 

Maria Paula Bibar, Gerente de Sustentabilidade da JBS Novos Negócios, explica que “diminuir o volume do descarte de resíduos em esgotos e aterros impacta direta e indiretamente a economia, a sociedade e o meio ambiente. Por esse motivo, é importante que um empresário saiba o impacto de seu negócio para toda a sociedade. Administrar bem a coleta de óleo, assim como todos os tipos de resíduo orgânico e reciclável, rende benefícios para além da sustentabilidade: pode gerar bons retornos financeiros também. A gestão correta de descartes cria novas cadeias de produtos. Especificamente o óleo de cozinha contribui com a indústria do biodiesel e gera empregos e a reutilização de resíduos contribui para a educação ambiental. Por fim, é uma oportunidade para o gerador de resíduos estar alinhado aos padrões estabelecidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Investir em coleta de óleo, além de estar relacionada à gestão correta de resíduos, é uma prática que envolve a economia circular, importante pilar da sustentabilidade, que permite que resíduos de um processo produtivo sejam transformados em novos produtos, com valor agregado. Esse conceito de economia circular tem base em três princípios: reduzir a geração de resíduos, reutilizar e reciclar. Isso é, sem dúvida, estratégico para os negócios, não se tratando de modismo. Hoje em dia, os restaurantes e estabelecimentos similares utilizam uma quantidade considerável de óleo em suas operações, que servem de matéria-prima para um novo negócio. Além disso, é uma oportunidade para garantir uma destinação correta desses resíduos. Há valor tanto ambientalmente, como economicamente”, afirma.

 

Rodolpho Cavanelas Mares da “Óleo Verde Resíduos” – Foto: Divulgação

 

Rodolpho Cavanelas Mares, Consultor Jurídico Ambiental e Fundador da Óleo Verde Resíduos, complementa que “a responsabilidade do gerador pelos resíduos gerados já uma realidade que possui amparo legal na Política Nacional de Resíduos Lei Federal n. 12.305/2010. Os óleos gorduras usados são resíduos mais críticos gerados nos estabelecimentos de alimentação, visto que o potencial de contaminação de 1 litro de óleo descartado incorretamente pode contaminar aproximadamente 20 mil litros de água. A sustentabilidade é um processo que exige a participação de toda a sociedade. Por isso, vale a pena investir na coleta de óleo do ramo food service considerando o grande volume de óleo gerado. Se preocupar com a coleta correta de óleo em um negócio food service é também evitar autuações por parte da fiscalização sanitária e ambiental”, alerta.

 

Como promover o correto descarte de óleo de cozinha em um negócio food service?

 

Atualmente, promover o correto descarte de óleo de cozinha em um negócio food service não é uma tarefa tão complicada, visto que existem diversos projetos que trabalham exatamente com esse objetivo, como é o caso do Programa Óleo Amigo, iniciado em 2016 na região do Complexo de Lins, em São Paulo, por meio de uma iniciativa da JBS Ambiental, em parceria com a JBS Biodiesel, tal como o Óleo Verde Resíduos, localizado em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Ambos possuem forte atuação no ramo food service e, assim sendo, fazemos questão de te apresentá-los.

 

Óleo Amigo

 

De acordo com Bibar, da JBS Novos Negócios, o Óleo Amigo “é uma iniciativa da JBS Ambiental em parceria com a JBS Biodiesel. Ele visa reduzir o impacto que o despejo do óleo de cozinha provoca no sistema de esgoto, conscientizando a população e promovendo o descarte adequado desse resíduo. É um programa que envolve educação ambiental, com ações em escolas municipais da região de Lins; bem como a participação da população, por meio das coletas nessas instituições e outros pontos comerciais e igrejas da região; além da parceria com o setor privado viabilizando a coleta em restaurantes, bares e outros estabelecimentos que utilizam grande quantidade de óleo.  Atualmente, coletamos em mais de 100 restaurantes, bares, lanchonetes e similares, sendo em mais de 40 cidades do entorno de Lins/SP”, conta.

 

O “Ciclo do Óleo” do Programa Óleo Amigo da JBS – www.oleoamigo.com.br

 

Em relação ao funcionamento do programa, a Gerente de Sustentabilidade da JBS Novos Negócios partilha que “depois de utilizado, o óleo de fritura frio pode ser colocado em uma garrafa pet e levado a um dos nossos postos de coleta. O programa conta também com caminhões apropriados e equipe especializada para a coleta do óleo, de acordo com as normas de transporte de resíduos. O óleo coletado é comprado pela JBS Ambiental e é direcionado para a JBS Biodiesel, na qual passa pelo processo de transformação em combustível limpo e renovável. Desde o seu início, o Programa Óleo Amigo já coletou mais de 17 milhões de litros de óleo de cozinha usados que, se tivessem sido dispensados de maneira inadequada, poderiam ter poluído cerca de 340 bilhões de litros de água limpa, resultando em contaminação de solo e ainda na mortalidade da fauna marinha. Para efeito de comparação, esse volume é superior ao consumo anual de água da cidade de São Paulo, capital. Vale ainda lembrar que somente um litro de óleo usado pode contaminar até 20 mil litros de água limpa, se descartado incorretamente. Além disso, o correto descarte do óleo de cozinha é também uma fonte adicional de investimentos para o empresário, uma vez que ele pode reverter o valor obtido com a venda do óleo usado para melhorias em seu estabelecimento. Para fazer a coleta de óleo em restaurantes e afins, há um investimento, sobretudo, em logística, informativos, banners e coletores que são distribuídos nos pontos de coleta de forma a potencializar o envolvimento desses estabelecimentos comerciais. E, no programa Óleo Amigo da JBS, custeamos esses valores”, salienta.

 

Maria Paula Bibar, Ger. de Sustentabilidade da JBS Novos Negócios – Foto: Divulgação

 

Bibar acrescenta que “para além da coleta, uma das diretrizes do nosso programa é a conscientização. Acreditamos que uma simples mudança no nosso dia a dia pode ter um grande impacto positivo, principalmente, para o meio ambiente. Então, é preciso rever as práticas a fim de implementar processos sustentáveis e soluções inteligentes para a reutilização de resíduos. O primeiro passo é acreditar nesse benefício para o meio ambiente e todos nós. Então, comece reservando os resíduos de óleo de frituras e procure por uma iniciativa de coleta na região onde está o seu estabelecimento food service. A solicitação de coleta de óleo pelo Óleo Amigo pode ser realizada por meio das redes sociais ou telefone de contato. No Instagram, estamos com o perfil @oleo.amigo e o telefone é (14) 99117-1660”, convida.

 

Óleo Verde Resíduos

 

Segundo Mares, o Oléo Verde Resíduos “possui aproximadamente 10 anos de experiência na realização de coleta e reciclagem de óleo e gorduras usados. Durante alguns trabalhos de consultoria e auditoria ambiental em determinados clientes, eu identifiquei uma carência de prestadores de serviço de coleta e reciclagem de óleo que possuíssem comprometimento com os clientes, principalmente, relativo ao cumprimento das coletas de forma pontual e o pagamento correto. E, por isso, o criei”, relata.

 

Foto: Divulgação

 

Sobre o funcionamento do projeto, o Consultor Jurídico Ambiental divide que ” a destinação ambientalmente adequada dos resíduos de óleo, normalmente, é uma exigência da Vigilância Sanitária e Secretaria de Meio Ambiente durante a concessão dos alvarás sanitários, licença ambiental ou no momento da fiscalização. Tendo em vista a exigência legal, os clientes entram em contato com a Óleo Verde solicitando a prestação de serviço. Nós verificamos a disponibilidade de dia/horário de atendimento da nossa equipe para disponibilização dos recipientes/bombonas em regime de comodato com a assinatura do contrato de prestação de serviço e definimos um prazo aproximado para a realização da coleta ou aguardamos a solicitação do próprio cliente, caso opte por essa condição. No momento da realização da coleta, a equipe disponibiliza outro recipiente para o armazenamento do óleo e efetua o pagamento da coleta. O óleo é transportado para a empresa e passa por um processo de limpeza para ser comercializado para a indústria de biocombustível e a fabricação de sabão. Nós somos parceiros da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (ABRASEL-MG) e do iFood na região metropolitana de Belo Horizonte. Hoje, o nosso maior público são os bares, restaurantes e cozinhas industriais. Na nossa coleta do óleo, não existem custos para os estabelecimentos geradores, que recebem um pagamento pela coleta desse resíduo. Praticamos a economia circular por meio da reciclagem do óleo usado aliada à prática de solidariedade com a doação de parte do lucro para instituições sociais”, detalha.

 

Foto: Divulgação

 

Mares endossa que “o empresário do ramo food service só tem a ganhar com a coleta de óleo realizada pela Óleo Verde Resíduos. Além da pontualidade e qualidade no atendimento, o estabelecimento recebe uma remuneração pela destinação de forma adequada aos seus resíduos de óleo. O nosso site é www.oleoverderesiduos.com.br, onde tem todos os nossos contatos”, divulga.

 

Quem já pratica o correto descarte do óleo de cozinha, recomenda!

 

E aí? Notou como o quanto antes fomentar o combate ao descarte incorreto do óleo de cozinha no seu negócio food service só irá te trazer vantagens?

 

Se ainda não, confira, a seguir, depoimentos de quem já tem esse hábito sustentável com o auxílio do Óleo Amigo e Oléo Verde Resíduos como prova de que vale a pena sim adotar essa estratégia Sustenfood no seu estabelecimento de comida fora do lar ainda neste ano de 2023.

 

Foto: Divulgação

 

Como viemos de Lençóis Paulista, estávamos à procura de pessoas, fornecedores, etc. Nessas buscas, precisávamos também de uma empresa que fizesse a coleta do óleo usado na cozinha do nosso restaurante. Foi, então, que chegamos até o Programa Óleo Amigo da JBS, que faz justamente esse trabalho de suma importância para nós como empresa. Ficamos com a consciência tranquila de que estamos fazendo a coisa certa para ajudar a cuidar do meio ambiente,” diz Jefferson Vaz Pereira, Chef de Cozinha do Restaurante Austin Steak e Beer, localizado em Lins, São Paulo.

 

“O Mano Down pratica a reciclagem e promove a educação ambiental junto aos seus alunos e suas famílias. A Óleo Verde é parceira do Instituto e a renda gerada pela reciclagem do óleo é convertida em ações que nos ajudam a fazer a diferença e a fortalecer a inclusão”, afirma Leonardo Gontijo, Gestor do Instituto Mano Down, instituição sem fins lucrativos que funciona em Belo Horizonte, Minas Gerais, e que possui como meta promover a inclusão e a autonomia de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais por meio de diferentes ações/ projetos, inclusive, ligados ao universo da gastronomia como profissão.

 

“Para nós, foi muito importante nos tornarmos parceiros do Programa Óleo Amigo da JBS, pois podemos descartar da forma correta o óleo que utilizamos no restaurante, sem prejudicar o meio ambiente. Sabemos que esse óleo usado vai ser transformado em novos produtos para voltar à sociedade em forma de biodiesel, sabão, tintas e outros. Quero agradecer a todos da JBS pela parceria que nos mostra estarem sempre preocupados com o meio ambiente. Parabéns a todos”, parabeniza Wagner da Silva Ferreira, Proprietário do Canoas Restaurante, que fica em Promissão, São Paulo.

 

“O Meu Prata tem ecopontos de reciclagem de óleo em parceria com a Óleo Verde. Em troca, recebemos barras de sabão que doamos no carrinho da solidariedade. Assim, ajudamos o meio ambiente e quem mais precisa”, aponta Cláudio Dias, CEO da rede mineira Meu Prata Supermercados, que também atua na área de food service.

 

“Estamos muito satisfeitos com o Programa Óleo Amigo pela vantagem do retorno financeiro que recebemos em troca do óleo usado que repassamos e, também, pela vantagem de podermos contribuir com o meio ambiente”, compartilha Juliano de Oliveira, Gestor na Churrascaria Bola Branca, em Promissão, São Paulo.

 

Na Rede Food Service é assim! Sustenfood é coisa séria e sempre pauta para te dar valiosas dicas! Por isso, continue nos acompanhando!

 

tabata 18883500028c
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter