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Pão bom, padaria boa?

Por BELISA MEDEIROS, Articulista da Rede Food Service

Padaria
Padaria

 

Quem gosta de padaria aí? Eu AMO! E tem muita gente que compartilha dessa paixão, afinal, são mais de 64 mil unidades espalhadas pelo País! Sair de casa para buscar pão na padaria é, com certeza, um ritual sagrado para os amantes deste alimento considerado um dos mais antigos da história humana e base alimentar no Egito antigo. Tem técnica mas também tem MÁGICA na fermentação e no crescimento do pão, não acham? Contudo, para vender e nos impactar (público) é preciso olhar com atenção para dentro da loja desde a entrada até a saída do Cliente. Elas precisam oferecer a melhor experiência de compra e degustação… e então como executar isso? Quais os principais pontos a serem observados? VEM saber comigo.

 

Layout:  o caminho percorrido desde a entrada até a saída precisa acontecer de forma fluída, sem ruídos na circulação e ainda proporcionar o AUMENTO DE CONSUMO dos produtos da loja. Ou seja, sabe aquela vontade de levar tudo, aquela sensação de querer provar todos os produtos até a última vitrine? Pois então, este é o objetivo! Para isso a “mágica” acontece primeiramente num bom desempenho da planta baixa onde os fluxos são eficientes no objetivo a ser cumprido: melhor experiência ao cliente x maior lucratividade. Porque, convenhamos, o lucro sempre vai ser a régua do negócio!

 

Ainda estudando sobre o percurso do cliente, é preciso trabalhar com a VISÃO: ela “tem o poder de invocar as nossas reminiscências e experiências”, conforme Cordon Cullen1 . Ainda conforme este autor, o percurso revela-se como uma sucessão de surpresas onde o cenário sempre é o pano de fundo em que tudo aparece. Ao apreciarmos um cesto farto de pães, por exemplo, vemos por acréscimo uma quantidade de outras coisas na visão periférica. Sendo assim, TUDO é importante, TUDO é observado e guardado na memória visual e, ainda, o CONTRASTE dos elementos é o que faz nosso cérebro reagir e acionar os gatilhos…!

 

Os demais sentidos (olfato, paladar, audição e tato) são tão importantes quanto e vamos tratar deles também em um próximo momento, ok?

 

Exposição da vitrine: É o calcanhar de aquiles do Empresário pois não é uma tarefa fácil de montar…Os produtos oferecidos precisam encher os olhos do Cliente, ter diversidade, ser colorida, viva e atraente, ou seja, é desafiador reduzir o desperdício e manter o faturamento competitivo. E para a montagem deste cardápio a dica é entender quem é o público, saber sobre o ticket médio e o padrão de entrega deste lugar. Assim é possível ser mais assertivo na elaboração do cardápio para que o cliente identifique-se com o lugar e fidelize sua preferência #deumatch.

 

O anseio do público em conhecer os métodos de preparo e estoque dos pães gerou uma necessidade de abrir a cozinha e externar todos os processos, desde a modelagem das massas até a finalização da confeitaria. Desde então mostrar os equipamentos dos processos e a operação trabalhando é “cool”, sinal de que o empreendimento quer se aproximar do Cliente e convidá-lo a conhecer e CONFIAR no seu processo. Este ponto requer o cuidado redobrado em manter esta cozinha organizada, limpa e em dia com a legislação vigente porque agora passou a ser vigiada e zelada, tornando-se elo para a relação de confiança com o Cliente. Um VIVA para nós do Setor que lutamos por isso, não é verdade?  E, mais tarde, um orgulho para o Empresário ter sua casa sem nenhum problema sanitário e ainda dando show de preferência junto ao público. Aliás, por aí como é a cozinha? Aberta ao público ou escondidinha…?

 

Vamos ao encontro deste outro ponto: a EXPOSIÇÃO que VENDE. SIM, mas COMO?

 

Com certeza você já foi na padaria pra pegar um pão e voltou com mais outras delícias pra “provar” porque não resistiu à apresentação impecável, à receita inovadora, ao cheirinho de pão assado na hora no seu percurso, ou seja, as suas lembranças afetivas foram atingidas e fizeram com que você levasse pra casa itens no impulso da compra… quem nunca? É neste ponto que quero avançar mais um pouco: quando somos atingidos por lembranças e sensações positivas e emotivas nós, inclusive, PAGAMOS MAIS pelo produto. Queremos prolongar o sentimento que preencheu o coração e atingiu todos os nossos sentidos em cheio.

 

É fácil provocar isso? Nem tanto. Entretanto, acredito no poder do layout assertivo, das vitrines ricamente recheadas de vida e de um fluxo interno que conduz para a venda. Estes pontos, dentre outros, são relevantes porém não esqueçamos do óbvio: o bonito tem que ser bom, MUITO bom…

 

Belisa Medeiros é a arquiteta da BEKITCHENS, Empresa especializada em Concepção e Planejamento para Projetos de Restaurantes.  A BEKITCHENS oferece a solução completa para o setor do Food Service, desde o projeto até implantação de empreendimentos gastronômicos. Atua com projetos de restaurante para refeições coletivas, hotéis, restaurantes comerciais, cafeterias e demais áreas do setor.

www.bekitchens.com.br

@be.kitchens

[email protected]

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