O chá, uma bebida milenar, aromática e com diferentes propriedades funcionais, tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil. Se antes o líquido, que culturalmente sempre foi muito consumido em países asiáticos e europeus, era preterido pelos brasileiros, agora desponta em outro cenário: como um grande sucesso de vendas nas cafeterias nacionais, já que muitos consumidores têm buscado alternativas de bebidas mais saudáveis, principalmente na comparação com os refrigerantes.
De acordo com o relatório Global Tea: Consumer Trends Converge Around Brewed Beverages, disponibilizado pela Euromonitor International, de forma geral, no país, o consumo de chá subiu 25% entre 2013 e 2020, o que representa quase o dobro da média mundial, de 13%. E até 2023 a expectativa é que esse mercado cresça 43% no Brasil.
História do chá
Há muitos registros sobre o consumo da bebida aromática pelos povos antigos. Uma das mais famosas teorias aceitas sobre a descoberta do chá, na verdade, é uma lenda com raízes que se estendem até 5 mil anos atrás. Nela, é contado que um antigo imperador da China estava relaxando sob uma árvore enquanto fervia um pouco de água – técnica utilizada para solucionar a constante incidência de surtos epidêmicos no reino –, em um momento de distração, algumas folhas caíram em sua panela, gerando uma infusão.

Não se sabe se a história é verdadeira ou não. O fato é que, sem dúvida, a China foi uma das nações pioneiras no consumo da bebida no mundo. O chá só começou a se popularizar no ocidente após a chegada dos portugueses ao continente asiático e a partir daí se espalhou por outros povos e culturas, alcançando assim a importância que tem hoje.
Saúde engarrafada
Se antes o chá era associado aos dias mais frios, em um país de clima tropical como o Brasil, as diversas opções geladas e prontas para o consumo fizeram com que a bebida orgânica se tornasse umas das mais procuradas pelos brasileiros. Outra fonte de popularidade está ligada à busca da população por hábitos mais saudáveis, sem abrir mão do sabor, algo que torna o chá gelado – refrescante, hidratante e fonte de energia funcional – em um poderoso concorrente dos refrigerantes e cafés.
Quer saber mais sobre os benefícios da bebida aromática? Pode anotar: os chás são conhecidos por hidratar o organismo, gerar benefícios para a saúde mental, proteger a saúde cardiovascular, melhorar a digestão, regular os níveis de glicose, auxiliar na queima de gordura, combater a insônia, reduzir inflamações e trazer mais energia para o dia a dia.
Poderosos, né?!
Nas cafeterias
Atentas às tendências de consumo, muitas cafeterias têm investido na venda e produção de chás gelados, como é o caso da Era uma Vez, cafeteria localizada em Sorocaba, no interior de São Paulo. De acordo com a gerente da loja, Ana Flávia de Proença, desde que abriu as portas, a cafeteria já trabalhava com chás gelados de latinha, porém, no início de novembro, com a chegada do calor e uma maior procura dos clientes por bebidas refrescantes, eles decidiram adicionar mais opções no cardápio. “Por conta da alta demanda, inserimos o Matte Nevado no menu, uma bebida gelada com base de chá mate e espuma saborizada”, explica Ana Flávia em entrevista para a Rede Food Service.

Para a gerente, a adição foi uma escolha bastante acertada. “O chá gelado sozinho ainda não é nosso principal produto, mas, sem dúvida, é de grande relevância no faturamento, principalmente nos meses mais quentes do ano. O que revela também essa tendência de busca por bebidas mais saudáveis. Para nós, esse movimento é bem evidente”, diz.
O Matte Nevado da cafeteria aparece com três opções de sabores no cardápio: tangerina, morango e limão siciliano. Além disso, a casa segue trabalhando com os chás gelados prontos, disponibilizados nos sabores limão siciliano com hortelã, lichia, frutas vermelhas e jabuticaba, esses tendo como base o chá verde. “Entre as opções, o nosso Matte Nevado segue sendo o mais procurado. Para atrair o público e melhorar a experiência de consumo, procuramos fazer uma apresentação divertida, sem descuidar, claro, do sabor e refrescância”.

E se engana quem pensa que o novo hábito de consumo atinge apenas os mais velhos. De acordo com Ana Paula, na Era uma Vez, os chás gelados são procurados por pessoas de todas as idades, todavia, com destaque para o público jovem. “Os chás gelados fazem sucesso entre todos os que frequentam o café, porém os mais jovens parecem ter preferência por bebidas geladas e com sabores diferentes, estando mais abertos a experimentar”, explica ela.
Entre sucos
Mesmo sendo uma das principais alternativas para quem busca opções mais saudáveis na comparação com os refrigerantes, os chás gelados também têm se destacado em lojas de sucos naturais. É isso o que relata Eduardo Aguiar, sócio-proprietário da Gelattos Sucos e Lanches, que desde 1994 atua em Pernambuco, com lojas localizadas no Recife Antigo, Rua do Rangel, Faculdade Fafire e Rua do Livramento, todas elas situadas no centro da capital pernambucana, Recife.

“Desde 1994 temos o chá mate com limão no cardápio. Porém, nos últimos tempos sentimos um aumento na procura do produto, e diante da demanda sinalizada pelos clientes, acrescentamos o chá mate gelado com morango no menu. A bebida foi muito bem aceita e é sucesso de vendas”, explica Eduardo.
De acordo com ele, com o bom retorno conquistado a partir da adição do produto, a empresa já estuda a possibilidade de ampliar a oferta de chás gelados. “Observamos que existe um potencial muito grande a ser explorado, por isso temos a intenção de aumentar as opções do produto e investir ainda mais na divulgação e marketing. É um plano que deve ser colocado em prática já nos próximos meses”, revela.
Pelo olhar dos fornecedores
Para Katia Nassuno, chairwoman da Flavors, empresa que desde 2003 é referência nos segmentos de produtos e tendências para cafeterias, coquetelaria e food service, levando aos brasileiros novos jeitos de fazer cafés, chás e infusões; há cinco anos já é possível perceber um crescimento lento, porém gradual, da categoria nas cafeterias, assim como o de outras bebidas que não levam café. De acordo com ela, os chás gelados, inclusive, poderiam estar ainda mais presentes nos cardápios das cafeterias se não fosse a problemática da Covid-19. “Com a pandemia, alguns estabelecimentos adiaram a estreia das bebidas feitas com chás e infusões. O ritmo está sendo retomado agora”, conta.

A chairwoman concorda que o crescimento da categoria, como os dados indicam, está diretamente ligado ao movimento mundial que busca consumos mais conscientes. “É uma questão de tendência que reflete a preferência dos consumidores por bebidas refrescantes, naturais – quando feitas por infusão – e saudáveis. Ter esse tipo de oferta no cardápio posiciona a cafeteria dentro das tendências das próximas gerações. Também proporciona um cardápio mais em sintonia com o movimento dos cafés especiais de qualidade”, diz ela.

Dentro dessa categoria, a Flavors vende chás a granel, que podem ser preparados tanto com água quente ou com a técnica cold brew (infusão a frio). “Assim as cafeterias podem preparar chás gelados a partir de dois métodos diferentes”. De acordo com Ana Flávia, entre as opções de infusões, os produtos que não contêm Camellia Sinensis, nome científico do chá verde, são os mais vendidos para fazer bebidas geladas. “O carro-chefe em vendas são as infusões com hibisco, que, inclusive, deixam os copos com um apelo visual mais atrativo”, revela.
Para a chairwoman, a categoria deve continuar seguindo um ritmo de crescimento constante nos próximos anos, conquistando mais consumidores dentro das cafeterias.