Nascida na pandemia, charcutaria transforma uma paixão em negócio de sucesso

Localizada em Atibaia, interior de São Paulo, "Grotta di Fratelli" foi idealizada por irmão advogados

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A Grotta di Fratelli Charcutaria Artesanal nasceu em março de 2020, bem no início da pandemia do novo Coronavírus, a partir da paixão de três membros da família Barbosa – os irmãos Luciano e Gerson, e o filho de Gerson, André – pela boa comida e pela tarefa de encantar família e amigos com os surpreendentes produtos gerados pela alquimia gastronômica, uma arte praticada pelo trio, inicialmente, de forma amadora e apenas nos finais de semana.

 

Apesar do momento complicado que marcou o seu surgimento, a empresa logo conseguiu encantar o público com a grande variedade e sabores dos seus produtos artesanais, a exemplo de linguiças frescas, defumadas, fermentadas, salames e presuntos crus e embutidos suínos e bovinos defumados. Com isso, se firmou no mercado e expandiu. O negócio, que começou atendendo apenas via delivery, hoje atua também de forma presencial, possui criação suína própria e traça planos de expansão.

 

Saiba mais sobre como essa família transformou um hobby em um lucrativo negócio, tudo isso durante uma pandemia.

 

Charcutaria

 

Antes de começarmos, você sabe o que é uma charcutaria? Se desconhece o termo, não se preocupe. A Rede Food Service explica para você. Charcutaria é uma arte milenar de conservação de alimentos através de processos de salga, cura, maturação, cozimento, desidratação, defumação, confitagem ou, até mesmo, vários desses métodos juntos, tudo isso com o objetivo de preservar qualquer tipo de proteína, a exemplo de aves, peixes, bovinos, suínos e carnes de caça; além disso, tem um importante papel na conservação de legumes.

 

Produção própria e artesanal da “Grotta di Fratelli” – Foto: Divulgação

 

Por ser um processo artesanal, o produto final adquire mais sabor natural e segue livre de resíduos químicos. “Isso ocorre porque há um tempo muito maior empreendido na produção de produtos artesanais quando comparados à produção industrial. Nosso maior diferencial é oferecer um produto final livre de resíduos químicos ou conservantes que alteram o estado e o sabor natural da matéria-prima”, explica Gerson Barbosa, sócio-diretor da Grotta do Fratelli.

 

Origem do negócio

 

Os irmãos Luciano e Gerson, que até então atuavam como advogados e empresários, ao longo de 25 anos criaram o hábito de se livrar dos estresses e preocupações do dia a dia se refugiando na beira do fogão, na churrasqueira ou na bancada da cozinha. Sempre foi nesse ambiente, em meio a ingredientes, panelas e o calor do fogo, que os problemas eram pausados.

 

O Famoso “Cordeiro dos Deuses” preparado no Grotta – Foto: Divulgação

 

Ver o pai e o tio fazendo daquele processo algo tão mágico, quase um ritual, despertou em André o prazer pela gastronomia. Aos sete anos ele foi introduzido no universo culinário e logo tomou gosto pela tarefa de surpreender as pessoas com os sabores, cores e texturas das carnes assadas, das massas e dos petiscos.

 

A família e os amigos, claro, sempre incentivaram o trio a transformar o hobby em um negócio. “Nós também acreditávamos no projeto. O problema é que sempre acabávamos engolidos pela rotina, pelo dia a dia. Assim ficava difícil enxergar a possibilidade de viver dessa arte de amar pessoas através do preparo de alimentos”, explica Gerson Barbosa.

 

Foto: Divulgalção

 

Porém, o ano de 2020 chegou e gerou grandes mudanças no mundo. O trio da família Barbosa também foi afetado. “Tudo mudou, as rotinas foram quebradas, o curso de muitas vidas foram alterados. E conosco não foi diferente”, recorda. André, que cursava Economia na época, foi quem tomou a iniciativa. “Lembro que meu filho chegou até mim e disse que amava cozinhar e desejava muito viver da gastronomia”, explica Gerson, ressaltando que esse foi o pontapé para que ele e Luciano, que já vinham estudando e praticando charcutaria na busca de produtos mais saudáveis e saborosos, enxergassem ali uma excelente oportunidade. “Era uma forma de incentivar André e também de realizar o sonho de sermos mais felizes ao transformar nossa paixão em um trabalho prazeroso”, explica.

 

Assim começaram.

 

A Grotta di Fratelli

 

A empresa, que está localizada na cidade de Atibaia, em São Paulo, é especializada na fabricação de uma gama variada de produtos artesanais, como linguiças frescas; fermentadas; defumadas; salames e presuntos crus, com até dois anos de maturação; embutidos suínos e bovinos defumados, a exemplo da copa, lombo, bacon, rosbife e pastrame. A Grotta di Fratelli trabalha também com tábuas de charcutaria, possuindo excelência no preparo de joelhos de porco defumados e pururucados; paletas e pernis suínos defumados; parmegianas suínos e grelhados de cortes especiais de suínos ibéricos.

 

Foto: Divulgação

 

O negócio começou, inicialmente, com a fabricação de produtos artesanais para vendas via delivery. Mas logo se consolidou no mercado e os investimentos começaram. Para garantir a excelência na produção da charcutaria, já em 2021 os sócios investiram na criação própria de duas raças especiais de suínos, a Moura, descendente dos porcos pretos ibéricos, e Duroc, uma raça americana comparada ao Red Angus bovino em grau de marmoreiro. “Trabalhar com essas raças garante mais qualidade, naturalidade e sabor aos produtos”, explica Gerson.

 

No mesmo ano, no mês de setembro, o trio inaugurou o Bar da Grotta, um espaço gastronômico único, pensado, especialmente, para oferecer ao público experiências gastronômicas completas, algo que vai desde o sabor dos pratos até a harmonização das bebidas. “No espaço, buscamos garantir o sucesso da experiência com receitas elaboradas a partir da proteína suína Premium, servidas com cervejas artesanais e vinhos”, afirma.

 

A Equipe do Grotta na premiação do “Festival Gastronômico de Atibaia 2022” – Foto: Divulgação

 

Planejamento esse que vem dando certo. Tanto que a casa conquistou, este ano, o 1º lugar no 6º Festival Gastronômico de Atibaia, que contou com 57 participantes.

 

Com tanta coisa boa acontecendo, a família Barbosa não enxerga a pandemia como algo que afetou de forma negativa o negócio. “Especificamente no nosso caso não houve recessão. Foi durante esse período de mudanças que decidimos dar uma nova guinada na vida, abrindo a charcutaria bem no início da pandemia e depois aproveitando o tempo de duração desse evento catastrófico para investir em estudos, no desenvolvimento dos produtos e na nossa estratégia de negócios”, conta.

 

Planos e projetos

 

E os planos seguem a todo vapor. Projetada para atender, principalmente, famílias das classes A e B, hoje, a casa comporta 50 pessoas atendidas simultaneamente. Mas há planos futuros que projetam um aumento dessa capacidade para o atendimento de até 120 pessoas ao mesmo tempo. “Nosso objetivo é oferecer um espaço gastronômico ímpar, com comida e bebida de excelência, além de música ao vivo, tudo isso dentro da filosofia do slow food”, diz Gerson.

 

A Grotta di Fratelli também prevê o início da produção de produtos maturados em larga escala para atender a extensa rede de restaurantes que atuam com foco na gastronomia italiana. “Temos ainda planos de abrir uma loja de fábrica para venda direta dos produtos da charcutaria e dos cortes suínos especiais servidos em nosso bar”, entrega um dos irmãos Barbosa.

 

Equipe e funcionamento

 

Cinco pessoas da família Barbosa seguem envolvidas no negócio, que também conta com a colaboração de quatro funcionários e expectativas de um quadro maior em breve.

 

Atualmente, a charcutaria atende na cidade de Atibaia através de delivery e na capital de São Paulo com delivery quinzenal e pedido mínimo. O atendimento presencial acontece das terças aos domingos, com agendamento prévio, das 11h às 18h. Já o Bar da Grotta funciona nas sextas e sábados, das 12h à 00h, e aos domingos, das 12h às 17h.

 

Foto: Divulgação

 

É possível fazer contato com a empresa através das redes sociais: @grotta_charcutaria @bardagrotta; ou pelos telefones: (11) 4412-7373 e (11) 93393-0953 (Whatsapp).

 

Mercado brasileiro Segundo Gerson Barbosa, apesar de estar ganhando mais espaço e atenção no país, quando comparado ao mercado europeu, a arte da charcutaria ainda está em estágio embrionário no Brasil. “Porém reforço que há um potencial de crescimento inimaginável. Uma promessa de mercado que esperamos que se cumpra”, diz.

 

Segredo do sucesso

 

Trabalhar com pessoas apaixonadas pelo que fazem. Para Gerson, é essa a receita que garante o sucesso da Grotta di Fratelli. “Trabalhamos em família, com pessoas comprometidas em uma busca diária pela excelência, desde a criação dos suínos, passando pela logística humanizada de abate desses animais, pelo cuidado no transporte da matéria-prima, até a fabricação dos nossos produtos. São detalhes que fazem diferença na experiência do consumidor final”, revela Gerson Barbosa.

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