Nathan’s Famous: saiba como foi o primeiro ano da marca considerada a maior rede de cachorro-quente dos EUA atuando no Brasil

Brasileiro responsável por trazer os produtos da ‘Terra do Tio Sam’ para a ‘Terra dos Tupiniquins’ revela que atualmente o seu trabalho está sendo focado em fazer da Nathan’s uma ‘love brand’ no Brasil como já é nos EUA

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Há cerca de um ano, nós da Rede Food Service contávamos para você sobre a chegada da Nathan’s Famous, marca considerada a maior rede de cachorro-quente dos Estamos Unidos, no Brasil. Mas, como sabemos que, quando o assunto é Gestão e Mercado no ramo food service, trocar informações e conhecer experiências práticas de empresários e marcas já renomadas fazem toda a diferença para empreender nessa área, resolvemos, hoje, te contar, com exclusividade, como foi o primeiro ano da Nathan’s Famous no Brasil.

 

Em sua segunda entrevista à nossa reportagem, Alexandre Flit, de 45 anos, o atual CEO de Produtos na Nathan’s Corp, sendo o brasileiro responsável por trazer os produtos da ‘Terra do Tio Sam’ para a ‘Terra dos Tupiniquins’, revela que, atualmente, o seu trabalho está sendo focado em “trilhar o caminho para fazer da Nathan’s uma ‘love brand’ no Brasil, como é nos EUA. A marca chegou no Brasil há um ano e meio mais ou menos e ainda está em regime de ‘soft opening’ no Brasil. E, apesar de uma aceitação extremamente positiva dos nossos clientes, com resultados otimistas e crescentes, inclusive na área de eventos corporativos, ainda estamos implantando processos e desenvolvendo produtos para ajustar a operação americana ao mercado brasileiro sem perder a qualidade e os valores praticados pela Nathan’s Famous desde 1916”, partilha.

 

Como é a atual operação da Nathan’s Famous no mercado brasileiro?

 

Sobre a atual operação da Nathan’s Famous no mercado brasileiro, o CEO de Produtos na Nathan’s Corp divide que “estamos implantando o plano de expansão da marca no Brasil. A primeira loja foi aberta na região da Oscar Freire, na cidade de São Paulo, capital, local frequentado por um público já conhecedor da Nathan’s nos EUA. Seguindo o mesmo conceito, em parceria com o chef Léo Paixão, abrimos outra frente em Belo Horizonte, em Mias Gerais, no bairro da Savassi. A terceira loja está em processo de abertura no Shopping Village Mall, no Rio de Janeiro. E, apesar de algumas informações confidenciais e tratadas por um fundo americano gestor da marca no Brasil, posso dizer que estamos em um cenário muito otimista e, hoje em dia, a operação conta com diversos colaboradores, que são divididos nas áreas financeira, de engenharia, jurídica, TI, marketing, desenvolvimento, expansão e operação”, explica.

 

Alexandre Flit, atual CEO de Produtos na Nathan’s Corp – Foto: Nanda Ferreira

 

Quais foram os impactos da pandemia de Covid-19 na operação da Nathan’s Famous no mercado brasileiro?

 

Assim como todo e qualquer negócio food service, a Nathan’s Famous também foi impactada pelos efeitos sociais econômicos da pandemia de Covid-19 em todo o mundo. Nesse sentido, Flit reforça que, especificamente no caso da implantação da marca no food mercado brasileiro, “a Nathan’s chegou no Brasil no meio da pandemia de Covid-19, o que restringiu a nossa atuação no começo, com atendimento só por meio de entregas. Isso, de certo modo, facilitou um pouco o início da operação, pois o mercado de delivery estava em alta na época. Com isso, conseguimos ter uma ideia do que nos esperava”, avalia.

 

Quais foram as adaptações na operação da Nathan’s Famous para atuar no mercado brasileiro?

 

Para além das interferências provocadas pela pandemia de Covid-19 e todos os seus efeitos sociais e econômicos, outras adaptações na operação da Nathan’s Famous foram necessárias para a sua atuação no mercado brasileiro. “A Nathan’s vive um constante processo de mudanças. A marca está se adequando ao mercado brasileiro, que tem diversas diferenças com a origem da marca. A falta dessa adequação foi a sentença de morte para diversas marcas que tentaram entrar no Brasil e acabaram não se fixando. O público brasileiro é extremamente exigente, com gostos e comportamentos peculiares, o que impossibilita a simples replicação da operação estrangeira aqui. Não posso dar muitos detalhes ainda, mas também como parte dessa adequação, algumas mudanças estruturais e internas também vêm sendo estudadas e executadas e que, inclusive, impactarão positivamente nos planos de expansão, o que já nos darão ainda mais força perante à matriz americana”, adianta o CEO de Produtos na Nathan’s Corp.

 

Foto: @nathans.brasil – Reprodução

 

Quais são as particularidades de atuar no food service brasileiro?

 

De acordo com Flit e a sua experiência com a implantação da Nathan’s Famous no food service brasileiro, atuar aqui tem as suas particularidades. “Operar no mercado brasileiro é diferente, pois conquistar o brasileiro é uma tarefa árdua. A atenção aos detalhes precisa ficar sempre em primeiro lugar, mas, ao mesmo tempo, ter uma marca forte é mais fácil para receber a atenção dos consumidores. Porém, para manter essa atenção, é preciso que essa identificação seja sempre mantida com produtos de qualidade, preços justos e nunca perder a essência da marca”, alerta.

 

Investir no mercado brasileiro food service vale a pena?

 

Para o atual CEO de Produtos na Nathan’s Corp, investir no mercado brasileiro “vale muito a pena, pois, caso contrário, não estaríamos aqui. O mercado brasileiro ainda tem muito a ser explorado, está sempre crescendo e se tornando tendência, gerando muito interesse em marcas internacionais. O brasileiro adora consumir as marcas já conhecidas e estão sempre em busca de novidades”, assinala.

 

Balanço da operação da Nathan’s Famous no Brasil e planos para o futuro

 

Por fim, Flit afirma que, na sua reflexão, o balanço da operação da Nathan’s Famous no Brasil é positivo, uma vez que, “apesar de ainda estarmos em fase de desenvolvimento e implantação da marca no Brasil, temos um produto conhecido e do gosto do brasileiro, com uma marca mundialmente desejada, o que ajuda a traçar um cenário positivo para o mercado nacional. Até agora, o fundo americano está muito otimista com a nossa operação, planejando a expansão da rede de franquias”, destaca.

 

Foto: Nanda Ferreira – Divulgação

 

Já sobre os planos de futuro para a marca, o CEO de Produtos na Nathan’s Corp assegura que “são de uma expansão em médio prazo, sustentável e com os pés no chão. Queremos ter produtos incríveis, diferentes modelos de lojas que atendam aos interessados em franquias e público fã da marca. Estamos trabalhando para sempre estar presente em grandes eventos, assim como é nos Estados Unidos”, endossa.

 

E aí? Viu como conhecer o dia a dia da implantação de uma renomada marca no mercado de alimentação fora do lar pode te ajudar na gestão do seu negócio food service?

 

Então, continue nos acompanhando! Pois, no que nós da Rede Food Service pudermos te informar cada dia mais e melhor, faremos!

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