Do simples objetivo de fornecer o clássico ‘cafezinho’ aos colaboradores de um banco digital para um negócio food service de sucesso e que já emprega pessoas com deficiência intelectual. Essa a história do Inter Café que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar.
Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Cláudio Valadares, Superintendente do Inter Café, conta que “com o Inter Café do Mano Down inaugurado em agosto deste ano em Belo Horizonte, Minas Gerais, a marca completou o número total de 13 unidades e 40 colaboradores diretos. E, nos próximos meses, o objetivo do banco digital Inter, idealizador do negócio, é expandir os cafés para cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Salvador e Fortaleza”, revela.
O que é o Inter Café?
De acordo com Valadares, “o Inter Café foi aberto para os nossos colaboradores do banco digital Inter e clientes e, hoje, oferece mais de 20 opções de cafés, com deliciosos acompanhamentos, que vão desde alimentos saudáveis até croissant e o tradicional pão de queijo mineiro. O objetivo das lojas é oferecer diferentes tipos de cafés, bebidas, sobremesas e lanches rápidos, além de experiências mais próximas e novos pontos de contato com a marca do Inter. A principal característica do Inter Café é ser um ambiente que combina o aconchego tipicamente mineiro com serviços práticos. A nossa inspiração é oferecer um espaço de sabores e experiências ideal para momentos de pausa descomplicados. Em outras palavras, um refúgio para a correria e as dificuldades do dia a dia. Atualmente, o Inter Café conta com 13 unidades, sendo 12 em Belo Horizonte, Minas Gerais, e uma em São Paulo, capital. As novas unidades já estão em fase adiantada e, em breve, teremos novidades nas ruas”, adianta.
Como surgiu o Inter Café?
Sobre como surgiu o Inter Café, o Superintendente divide que “o primeiro Inter Café nasceu na antiga sede do Banco Inter, na avenida do Contorno, em Belo Horizonte. O objetivo era fornecer o clássico ‘cafezinho’ para os colaboradores, mas com mais variedade de produtos. Porém, o sucesso foi tão grande que acabou se expandindo para outros pontos e sendo aberto ao público”, explica.
Qual é o perfil de cliente e cardápio do Inter Café?
Na concepção de Valadares, hoje em dia, o perfil de cliente do Inter Café é principalmente composto por “colaboradores e clientes do banco digital Inter que são amantes de café e que queiram tirar uma pausa para descansar durante o dia”, define.
Já em relação ao cardápio do negócio, o Superintendente divulga que “trabalhamos com diversos tipos de produtos de café, além de salgados diversos. Além disso, algumas das nossas unidades oferecem um serviço mais amplo, com sanduíches mais elaborados e saladas. Os atuais campeões de vendas são o cappuccino tradicional e o pão de queijo recheado, além da empada provençal. Mas, também existem opções mais originais, como shakes de café gelados com creme de avelã, por exemplo”, apresenta.
Como funciona o Inter Café?
A respeito do funcionamento do Inter Café, Valadares relata que “a maioria das unidades funciona de segunda a sexta-feira, das 07:00 às 19:00. No entanto, temos unidades em Nova Lima (Di Praia e Alphaville) que funcionam nos finais de semana também. E, durante a pandemia de Covid-19, tivemos que instalar painéis separando o público do atendimento, assim como adotamos máscaras para todos os funcionários, além de outras ações”, relata.
O Inter Café do Mano Down
Especificamente sobre o Inter Café do Mano Down recentemente inaugurado, Valadares detalha que “a unidade é parte de uma ação do programa Talento Apoiado, que é desenvolvido pelo Instituto Mano Down e incentivado pelo Inter com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência intelectual. A ideia era promover a inclusão para além da cota, com apoio psicossocial, estímulo de habilidades, aptidões e competências para pessoas com deficiência intelectual e seus familiares. Inicialmente, contamos com uma colaboradora com deficiência intelectual em um dos nossos cafés e foi incrível vivenciar o desenvolvimento e a sensação de inclusão social dela por meio da empregabilidade. Por isso, abrimos, no dia 18 de agosto deste ano, o Inter Café do Mano Down, uma unidade no bairro Floresta, zona Leste de Belo Horizonte. E, agora, queremos dar continuidade no projeto e ampliar a sua atuação”, compartilha.
O Superintendente complementa que “o Inter Café do Mano Down chega para ser um espaço de todas as pessoas. Para os colaboradores, é uma chance de inserção no mercado de trabalho. Isso traz renda, além de um enorme desenvolvimento pessoal e profissional a partir de uma rotina mais inclusiva. É uma iniciativa que acaba mudando a realidade dessas pessoas com deficiência intelectual e das famílias por trás delas, pois garante dignidade e esperança. O nosso objetivo é proporcionar a esse grupo de pessoas mais senso de autonomia e ajudá-los na capacitação de suas habilidades e potencialidades. Importante ressaltar que esses profissionais são capacitados nos próprios locais de trabalho e têm todo o apoio de que eles necessitam para exercer a função. Para as pessoas que frequentam, o grande benefício está na experiência de estar em um lugar extremamente aconchegante, acolhedor e que, certamente, mudará olhares e perspectivas sobre as pessoas com deficiência. Quem entrar no Inter Café Mano Down, certamente, sairá diferente dele. Além disso, claro, é também uma oportunidade de experimentar produtos de muita qualidade, como diferentes tipos de cafés, bebidas, sobremesas e lanches rápidos. Hoje em dia, parcerias como a do Inter Café com o Instituto Mano Down fortalecem uma causa extremamente nobre. Além disso, a iniciativa representa mais um passo rumo à ampliação e criação de novas oportunidades para pessoas com deficiência intelectual em todas as lojas da nossa rede. Isso gera oportunidade de trabalho e renda para esse grupo de pessoas e pode inspirar mais ações e projetos que caminhem nessa direção. No Inter, temos o objetivo de gerar cada vez mais inclusão para a sociedade e acreditamos que o emprego tem grande potencial para acelerar esse propósito”, esclarece.
Leonardo Gontijo, Presidente do Instituto Mano Down, por sua vez, argumenta que iniciativas como essa mudam realidades e conferem dignidade e esperança para as pessoas com deficiência. “A nossa marca hoje é consolidada e vem provando para todos que ser diferente pode ser normal. A nova parceria com o Inter Café vem justamente nessa direção e, com certeza, vai mudar olhares e perspectivas sobre esse grupo. Queremos mostrar que todas as pessoas cabem no mundo. Importante ressaltar que o Inter Café Mano Down é um café diferenciado e com todos os serviços de muita qualidade. E isso, certamente, faz com que o cliente que for ao café, além de aproveitar o ambiente e os produtos, saia melhor com toda a experiência”, convida.
Qual é o segredo para alcançar o sucesso no atual mercado food service?
Por fim, Valadares indica que o segredo para alcançar o sucesso no atual mercado food service está em “exercitar bastante o espírito empreendedor, uma vez que o mercado food service é muito concorrido. Além disso, é muito importante oferecer novas experiências para conquistar e fidelizar o público. Por isso, outra dica que dou é trabalhar com persistência, sem desistir nas primeiras dificuldades que podem aparecer”, aconselha.
E aí? Gostou de conhecer a história do Café Inter e a sua bela iniciativa de empregar pessoas com deficiência intelectual, não é mesmo? Então, continue nos acompanhando! Pois, aqui na Rede Food Service, te incentivar a inovar no nicho de alimentação fora do lar é o que nos move diariamente.