Sonho de adolescente que quer ser confeiteira de conhecer Beca Milano, ícone da confeitaria brasileira, é realizado pela Make-A-Wish Brasil

A Make-A-Wish International é uma das instituições de apoio à criança mais conhecidas e respeitadas no mundo e cria experiências transformadoras para crianças e adolescentes que possuem alguma doença que coloque as suas vidas em risco

MAW1
MAW1

 

Confeitaria é um dos segmentos do mercado food service que mais tem movimentado a economia brasileira nos últimos anos, principalmente, a partir do advento da pandemia de Covid-19. De acordo com a pesquisa intitulada de ‘Consumo Equilibrado’, publicada no site Minuto Ligado durante o ano passado, o mercado de doces no Brasil, o qual inclui bombonieres, confeitarias e fábricas, chegou a faturar R$ 12 bilhões a cada ano.

 

Já segundo estudo publicado no portal nacional G1, o negócio de confeitaria movimentou sozinho, no ano de 2019, mais de R$ 15 bilhões. Além disso, levantamento realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apontou que o consumo de doces no país cresceu 47,1% durante a pandemia de Covid-19, sendo que, entre os adultos de 18 a 29 anos, 63% passaram a consumir doces duas vezes por semana ou mais.

 

Em maio deste ano, a adolescente Brenda Alves Pereira da Silva, de 16 anos, estudante, que deseja ser confeiteira, teve o seu sonho de conhecer Beca Milano, ícone da confeitaria brasileira, realizado pela Make-A-Wish Brasil, uma das 39 afiliadas da Make-A-Wish International, uma das instituições de apoio à criança mais conhecidas e respeitadas no mundo e que nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar.

 

O QUE É A MAKE-A-WISH BRASIL?

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Juliana Soares, de 35 anos, graduada em Administração, com especialização em Marketing e Comunicação, explica que “a Make-A-Wish Brasil é uma das 39 afiliadas da Make-A-Wish International, uma das instituições de apoio à criança mais conhecidas e respeitadas no mundo. Criamos experiências transformadoras para crianças e adolescentes que possuem uma doença que coloque as suas vidas em risco, proporcionando esperança, força e alegria por meio da realização de seus sonhos”.

 

Juliana Soares, Head de Marketing da Make-A-Wish Brasil – Foto: Divulgação

 

Soares, que atua como Head de Marketing & Comunicação na Make-A-Wish Brasil desde setembro de 2020, esclarece também que “estamos no Brasil desde 2008 e, até então, já realizamos mais de 3.200 sonhos de crianças e adolescentes que enfrentam doenças graves em todo o território nacional. Nós transformamos vidas por meio de experiencias envolventes, customizadas e mágicas que ajudam crianças e adolescentes em tratamento de doenças graves a terem mais força, alegria e esperança por dias melhores. E, nessa jornada, tocamos a vida de todos que se envolvem por meio da doação, do voluntariado e também do impacto positivo deixado na vida de crianças, famílias e comunidades inteiras. Pesquisas realizadas indicam que a realização de sonhos melhora a qualidade de vida das crianças e atenua o stress traumático sofrido pelas famílias, o que pode impactar positivamente na redução de custos com a saúde, melhorar a efetividade de tratamentos convencionais e promover a oportunidade de se praticar o amor, a empatia e o respeito pelo próximo”, detalha.

 

COMO FUNCIONA O TRABALHO DA MAKE-A-WISH BRASIL?

 

Sobre o funcionamento do trabalho da Make-A-Wish Brasil, Soares desvenda que “para realizarmos o sonho das nossas crianças, seguimos um planejamento estratégico, que denominamos de ‘Jornada do Sonho’ e consiste nas seguintes 6 etapas:

 

  1. após a apresentação de todos os documentos exigidos, a criança é inscrita em uma lista por ordem cronológica de entrada;
  2. haverá um primeiro contato da Make-A-Wish Brasil com a família da criança para confirmar as informações;
  3. chegada a vez da criança inscrita, seu sonho será entregue à nossa equipe de voluntariado;
  4. a equipe entrará em contato com a família da criança para explicar sobre cada etapa da jornada;
  5. a partir dessa etapa, o sonho será planejado pela equipe para promover o engajamento de todos na jornada do sonho;
  6. com a autorização médica e demais documentos necessários em mãos, é feito o agendamento da data da realização do sonho”,

 

A Head de Marketing & Comunicação da Make-A-Wish Brasil complementa que “para nós, um sonho não é um mero presente, é uma experiência, uma jornada cuidadosamente planejada para devolver à criança a esperança, a força e a alegria para enfrentar a sua doença, auxiliando no próprio tratamento. E para a realização dos sonhos, nós seguimos a ordem cronológica de inscrições efetuadas por meio do nosso site, onde os pais e/ou responsável legal preenchem com todas as informações necessárias. Os nossos critérios de elegibilidade do sonho são que a criança e/ou adolescentes tenha de 3 a 17 anos e que possuam uma doença grave que coloque sua vida em risco, sendo que o laudo médico é solicitado na inscrição”, orienta.

 

O SONHO DE SER CONFEITEIRA DE BRENDA

 

O sonho de ser confeiteira de Brenda foi realizado exatamente no dia 27 de maio deste ano. Soares, Head de Marketing & Comunicação na Make-A-Wish Brasil, conta que a adolescente “se inscreveu por meio do nosso site. Brenda é uma jovem de 16 anos que ama o universo da confeitaria e sonha ser uma confeiteira reconhecida, assim como a Beca Milano. E foi incrível! A Beca é uma pessoa extremamente atenciosa, além de ser uma profissional de grande destaque em sua área. Ela foi muito carinhosa com a Brenda e foi lindo ver a interação entre elas”, relata.

 

Foto: Divulgação

 

Na data da realização do sonho, “primeiramente, Brenda foi levada até a Carlos Bakery, uma confeitaria em São Paulo, capital, para que ela conhecesse os bastidores da confeitaria e os segredos de família para que essa confeitaria americana atravessasse as fronteiras e chegasse com tanto sucesso em São Paulo, capital, sempre com novidades deliciosas e fresquinhas diariamente. Afinal, sempre comemos com os olhos, não é mesmo? A Brenda teve muitos elogios da equipe de confeiteiros ao fazer o delicioso cannoli e lobster tail, dois carros chefes da doceria. Além disso, a adolescente teve acesso aos segredinhos infalíveis mediante a sua vontade de aprender. Depois disso, a adolescente foi levada para conhecer o ateliê de Beca Milano, chef confeiteira de mão cheia que, desde sempre, teve seu lugar reservado no coração de Brenda, que também ganhou livros com dedicatória da própria Beca Milano com as receitas mais queridas. Assim como, foleou as receitas, releu diversas vezes a dedicatória e já planejou os dias para fazer as receitas. Tudo foi uma surpresa! No dia, Brenda estava no ateliê da Beca Milano vendo os detalhes dos materiais usados pela chef, não acreditando estar dentro do lugar onde sempre vê vídeos da Beca Milano fazendo alguma receita ou dividindo suas dicas especiais, até que a Beca apareceu e a surpreendeu com um abraço muito carinhoso e inesperado. Juntas, as duas fizeram um bolo de chocolate, com recheio de brigadeiro, e até saiu uma ganache de chocolate que a Brenda teve dúvida e a atenciosa equipe da Beca preparou os itens rapidamente para que os segredos da saborosíssima guanache de Beca Milano fossem passados para Brenda. Depois, as duas montaram o bolo decorado e especialmente planejado por Beca Milano para passar todas as dicas para Brenda, que foi muito elogiada pela chef e disse que deve seguir a carreira porque Brenda leva jeito de ser confeiteira. Com tais aprovações, como não seguir em frente, não é mesmo? Foi uma tarde muito deliciosa de que Brenda resumiu em uma palavra: FELICIDADE”, descreve a assessoria de imprensa de Beca Milano.

 

Foto: Divulgação

 

A própria ícone da confeitaria brasileira, que, atualmente, também é jurada do programa Bake off Brasil e confeitaria do programa Bake Off Brasil – A Cereja do Bolo, ressalta, com exclusividade à nossa reportagem, “que a “a Make-a-Wish Brasil tem um trabalho incrível e um comprometimento em realizar o sonho das crianças com todo cuidado e carinho que o momento necessita. O profissionalismo deles é surpreendente, pois eles se emocionam junto conosco. É bonito de ver a dedicação que eles têm para realizar cada sonho. No dia da realização do sonho da Brenda, foi uma alegria imensa saber que, de alguma forma, eu a inspiro no universo doce da confeitaria. Fiquei muito feliz em realizar o sonho dela, porque é uma jovem apaixonada pela arte de decorar bolos. Eu espero que, a partir desse sonho realizado, ela consiga se dedicar ainda mais a confeitaria, pois ela tem o principal: o amor pela profissão. Ela me surpreendeu desde o primeiro momento. Quando estávamos combinando sobre o grande dia, eles me passaram que ela não queria apenas fazer um bolo, o sonho dela era confeitar, mexer com pasta americana, fazer um bolo grandioso. E ela mostrou que tem talento com a delicadeza, organização e precisão com que realizou cada etapa. Com certeza, o food service é um sonho de criança. Eu mesma, desde pequena, sempre gostei de cozinhar com a minha mãe. Eu, inclusive, fiz meu primeiro bolo de aniversário com apenas 8 anos de idade. A decoração não ficava lá aquelas coisas (risos), mas o sabor agradava a família. Assim, acabei mantendo a tradição e todos os anos fazia meu próprio bolo de aniversário”, revela.

 

Foto: Divulgação

 

Sonia Regina Gallo, de 44 anos, voluntária da Make-A-Wish Brasil há 8 anos, também participou da realização do sonho de Brenda e acrescenta que “foi emocionante, pois, por meio desse momento, ela recuperou a confiança em si mesmo, depois de enfrentar uma doença grave, mesmo sendo tão jovem. Além disso, foi incrível ver que todos os envolvidos nesta jornada foram positivamente transformados, como a família, os amigos, os apoiadores e parceiros, nosso staff e a própria criança. A Brenda é uma jovem muito tímida, mas abriu um sorriso lindo no momento da realização de seu sonho. Foi impressionante ver a magia de quando ela viu a Beca Milano pela primeira vez. Ela deixou fluir toda a sua capacidade de cozinhar e confeitar e foi muito elogiada tecnicamente! E isso me motiva e me encanta! Afinal, diariamente, temos que cultivar nossos sonhos para seguir a vida com mais leveza e magia, mesmo diante de duras realidades”, divide.

 

Sonia Regina Gallo, voluntária da Make-A-Wish Brasil – Foto: Divulgação

 

Brenda, por sua vez, revela sobre a realização do seu sonho que “foi muito bom! a Beca Milano é uma ótima pessoa! Atenciosa, educada… Foi tudo maravilhoso! Com ela, eu aprendi a rechear o bolo, a decorar com pasta americana e também o ponto dos recheios. Tudo representou muito amor, pois a Beca e o pessoal da Make-A-Wish Brasil têm um amor muito grande pelas crianças e jovens que estão enfrentando doenças graves. Então, eu digo que foi a melhor experiência da minha vida e o que mais me chamou atenção foi como eles nos tratam com tanto carinho. Foi inesquecível”, considera.

 

A adolescente relata ainda que “essa minha paixão pela confeitaria surgiu quando eu fiquei doente e pude ver mais o programa Bake Off Brasil e vi muitos vídeos sobre a confeitaria. Daí, surgiu uma paixão e, quando eu era pequena, a minha mãe adorava fazer bolos e eu gostava muito de ver como ela fazia. Agora, os meus planos para o futuro são fazer faculdade de Gastronomia, me especializar na área de Confeitaria e também quero abrir uma rede de confeitarias. E o apoio de empresas às instituições como a Make-a-Wish Brasil pode fazer toda a diferença na realização do sonho de muitas crianças”, enfatiza.

 

MAIS SONHOS LIGADOS AO FOOD SERVICE REALIZADOS PELA MAKE-A-WISH BRASIL

 

O sonho de Brenda não foi o primeiro relacionado ao universo food service que a Make-a-Wish Brasil realizou.

 

Em 2016, por exemplo, foi a vez de Rafaela, na época com 17 anos e diagnosticada com meduloblastoma, de ter o seu sonho de também ser confeiteira realizado pela Make-a-Wish Brasil, com patrocínio da Prudential do Brasil, colaboração de Fernanda Forjaz, Leonardo Dias, Stella Abreu e Paulo Khatchadourian, e a participação dos voluntários Carolina Jacob, Regiane Marton e Roberta Garcia.

 

Participante do Make-A-Wish em 2016, Rafaela – Foto: Divulgação

 

Na data, “Rafaela, juntamente com a sua mãe, sua irmã e sua avó, ou seja, uma torcida ao estilo MasterChef, foram ao encontro das fadas naquele lugar que qualquer um escolheria para esse sonho: uma cozinha! Quando Rafaela chegou, foi apresentada para uma confeiteira profissional que tinha a responsabilidade de encantá-la e ensiná-la. Ali, na frente de três jurados, só para deixar a experiência mais emocionante, ela aprendeu vários truques, da receita ao acabamento de bolos… deliciosos bolos. Rafa e a Fernanda fizeram tudo juntas, ingrediente a ingrediente, detalhe a detalhe porque essa era a hora de aprender um pouco daquilo que ela usará para toda vida. Até aprendeu a mexer com pasta americana e fazer flores. Foi muito bacana ver a habilidade dela. E, assim que elas concluíram os preparativos, os jurados experimentaram o bolo e, na hora de revelar a ‘nota’, mostraram placas onde estava escrito: Rafa, você acredita nos seus sonhos? Ela viveu o seu sonho e, rapidamente, respondeu SIM. Já naquele momento, ela estava certa de que os sonhos se realizam e, no caso dela, ainda teve gosto de chocolate! Mas, ainda para garantir que essa experiência revelasse outros novos sabores que serão cuidadosamente registrados no seu caderninho de receitas, ela recebeu vários utensílios de confeitaria o que, certamente, confirmou que realizar sonhos é gostoso demais e faz bem. Rafa é uma menina muito especial e simplesmente adora fazer bolos. Sua mãe e avó a ensinaram muita coisa na cozinha e a Rafa acaba passando muito tempo por lá. Quando contou para as fadas que seu sonho seria ser confeiteira, ela também acabou revelando que pretende trabalhar com isso um dia”, consta narrado no site oficial da Make-a-Wish Brasil.

 

Já em 2018, foi Amanda, na época com 13 anos e diagnosticada com osteossarcoma, que  teve o seu sonho de conhecer o chef Claude Troisgros prontamente atendido pela Make-a-Wish Brasil, com a colaboração de JCS GROUP, Distribuidora Curitiba Papéis e Livros  S/A, VPA Comercio de Calçados Ltda – Havaianas Shopping Curitiba, Mercadão da Festa ME, Marcio Borges Galante, Rúbia Akemi Hiratama Gheller, Bragard América Latina Importação Ltda., LATAM e Elaine Castro Neves, além da participação dos voluntários Marcio Silva, Ingrid Stammer, Livia Santin, Eduardo Cassou, Alda Graciano e Izabela Serrano.

 

Amanda, participante do Make-A-Wish em 2018 com o Chef Claude Troigros – Foto: Divulgação

 

No dia, “Amanda, uma menina linda, muito especial, inteligente e que ama cozinhar, teve uma noite cheia de encanto e magia. Ela foi carinhosamente recebida pelo chef Claude Troisgros e a sua equipe no restaurante Chez Claude, no Rio de Janeiro, capital, onde teve a oportunidade de cozinhar e saborear deliciosos pratos oferecidos pela casa. E, para comemorar e proporcionar ainda mais encanto para esse sonho, de volta para casa, Amanda foi recepcionada com balões coloridos por um grupo de fadas e gênios que lhes deram as boas-vindas no Aeroporto de Curitiba, no Paraná. Foi, sem dúvida, um lindo sonho que marcou a vida da Amanda, da sua família e dos voluntários que dedicaram toda a atenção e carinho para que tudo acontecesse de forma inesquecível!”, também consta narrado no site oficial da Make-a-Wish Brasil.

 

QUEM É PARCEIRO DA MAKE-A-WISH BRASIL, INDICA!

 

A marca food service Outback Steakhouse é uma das empresas que apoia a Make-a-Wish Brasil e, segundo Laura Godoi, 34 anos, Gerente de Marketing de Marca e Consumer Insights da Bloomin’ Brands Internacional, holding que detém as marcas Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie Grill no Brasil, essa parceria nasceu em 2017. “Desde a sua chegada ao Brasil, em 1997, pelas mãos dos empresários Peter Rodenbeck e Salim Maroun, o Outback Steakhouse tem como um de seus princípios o compromisso com a responsabilidade social, seja local ou nacional. Sempre carregamos a crença de que deveríamos contribuir fortemente com as comunidades escolhidas para abrigar os nossos restaurantes, não só treinando as pessoas e preparando-as para o mercado de trabalho, mas realizando ações beneficentes que pudessem ajudar entidades que tivessem um trabalho responsável e um impacto social positivo localmente na comunidade onde atuamos. Essa missão foi muito enraizada por Maroun, um libanês que fugiu da guerra do seu país e encontrou no Brasil um território muito fértil em hospitalidade para plantar boas sementes de empreendedorismo e crescimento, além, é claro, de poder cultivar um sentimento de paz que não era encontrado em seu país de origem. Salim acreditava que o Brasil o havia dado muitas oportunidades e, por isso, queria contribuir proativamente para que o país tivesse sempre dias melhores. Dessa forma, além de todos os eventos e ações realizadas pelos restaurantes nas cidades ou comunidades onde estamos inseridos e no forte investimento para o crescimento das pessoas que trabalhavam nos restaurantes, surgiu também o Bloomin’ Day: um dia em que a famosa cebola gigante e dourada cortada em formato de flor seria vendida em prol de uma causa social. O atual presidente da Bloomin’ Brands, grupo detentor da marca Outback Steakhouse no Brasil, Pierre Berenstein, deu continuidade ao trabalho realizando o Bloomin’ Day desde 2017 em prol da Make-A-Wish do Brasil. Já são cinco anos da parceria entre a entidade e o Outback”, explica.

 

Foto: Divulgação

 

Godoi informa também que “o Bloomin’ Day é uma exclusividade da operação brasileira da marca. Trata-se de um dia especial, em que todos os restaurantes Outback Steakhouse do Brasil revertem o valor líquido da venda das cebolas gigantes e douradas Bloomin’ Onion para as atividades de uma instituição. O primeiro Bloomin’ Day foi realizado em 2004. Naquela época, os restaurantes escolhiam individualmente as instituições que seriam beneficiadas e revertiam os valores arrecadados para as atividades dessas entidades. Em 2011, o Bloomin’ Day se tornou nacional e, desde então, toda a arrecadação nacional da venda da Bloomin’ Onion é revertida para uma instituição escolhida pela marca. Ao longo de suas 15 edições, a ação já ajudou no trabalho de dezenas de entidades, de diferentes causas sociais, como Médicos Sem Fronteira, Doutores da Alegria e a Make-A-Wish Brasil. Há cinco anos, desde 2017, o Bloomin’ Day vem beneficiando a instituição Make-A-Wish Brasil, que tem como missão a realização de sonhos de crianças com doenças que colocam em risco as suas vidas, enriquecendo a experiência humana com esperança”, endossa.

 

A Gerente de Marketing de Marca e Consumer Insights da Bloomin’ Brands Internacional partilha ainda que “muitas instituições, de diferentes causas sociais, foram beneficiadas nas 15 edições do Bloomin’ Day, entre elas o Médicos Sem Fronteira e o Doutores da Alegria, como já comentei. Todas as instituições escolhidas para o Bloomin’ Day têm características muito próximas aos princípios e crenças do Outback. No caso da Make-A-Wish do Brasil, assim como no nosso dia a dia, há um forte trabalho para que a vida possa ser mais divertida e que haja mais momentos de escapismo, de descontração, de alegria. Além disso, tanto no Outback Steakhouse do Brasil, quanto na Make-A-Wish do Brasil, há um intenso trabalho para surpreender cada vez mais as pessoas. Esses pontos foram os mais altos para nos aproximarmos e firmarmos a parceria. Ao todo, nos quatro anos consecutivos de parceria com a Make-A-Wish do Brasil, a ação já arrecadou mais de R$ 590 mil. Com esse valor, foram realizados 148 sonhos. E, cada nova edição, o objetivo é nos superarmos e irmos além”, afirma.

 

COMO TAMBÉM SER UM PARCEIRO DA MAKE-A-WISH BRASIL?

 

Para também tornar-se um parceiro da Make-a-Wish Brasil é muito simples!

 

De acordo com Soares, Head de Marketing & Comunicação da instituição, empresários food service, entre outros de diferentes áreas de atuação, podem “nos ajudar por meio de doações em dinheiro, doação de produtos e serviços, adotando um sonho, realizando eventos para captação de recursos, participando de nossos programas corporativos, dentre diversas outras possibilidades”, convida.

 

Beca Milano reforça que “a Make-a-Wish Brasil é uma verdadeira fada madrinha para essas crianças. O trabalho da instituição é fundamental para incentivar as crianças a seguirem seus sonhos e terem a certeza que podem conquistar tudo o que desejam. É surpreendente o número de jovens que querem seguir carreira e começam desde cedo a se envolverem com o universo da gastronomia”, indica.

 

Portanto, acesse já www.makeawish.org.br e seja responsável por mais realizações de sonhos de crianças e adolescentes que possuem uma doença que coloque as suas vidas em risco.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Visão geral de privacidade
rfs logo

Este site utiliza cookies para garantir uma experiência melhor e personalizada aos nossos usuários.

Os cookies são pequenos arquivos de texto armazenados no seu dispositivo que nos ajudam a entender como você utiliza nosso site. Eles desempenham um papel importante em fornecer uma navegação mais eficiente e adaptada às suas preferências.

Se você concorda com o uso de cookies, clique em "Aceitar". Caso contrário, você pode ajustar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.