Garantir a produção responsável alinhada ao desenvolvimento sustentável na cadeia produtiva do cacau. Esse é o objetivo do Cocoa Plan, um programa global de sustentabilidade da Nestlé, a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar com uma iniciativa Sustenfood.
Atualmente, só no Brasil, o programa conta com a participação de 1.800 produtores. No entanto, em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Mariana Marcussi, de 42 anos, Gerente Executiva de Marketing de Chocolates da Nestlé Brasil, revela que a companhia espera encerrar este ano de 2022 com 2.500 pessoas envolvidas na Bahia, Pará e Espírito Santo.
Quando surgiu e o que é o Programa Cocoa Plan?
De acordo com Marcussi, o Cocoa Plan “é um programa global de sustentabilidade da Nestlé para a cadeia do cacau implementado em 2009, com foco em uma produção sustentável priorizando os pilares social, ambiental e econômico. O programa chegou no Brasil em 2010 e, de lá para cá, diversas ações têm sido desenvolvidas com produtores de cacau, como os treinamentos aos agricultores sobre melhores práticas agrícolas; promoção à igualdade de gênero; condições de trabalho justas; e orientações sobre cumprimento das leis e normas ambientais, trabalhistas e de direitos humanos”, conta.

A Gerente Executiva de Marketing de Chocolates da Nestlé Brasil completa que “o programa também oferece assistência técnica em todas as fazendas certificadas com Cocoa Plan e paga um valor prêmio pelo cacau sustentável adquirido, que varia de US$35 a US$100, de acordo com o fornecedor e a classificação do produtor dentro do programa. E, assim, é desenvolvido um relacionamento de longo prazo com grupos de agricultores e feito o fomento da cadeia por meio de boas práticas. No Brasil, a Nestlé conta hoje com 1.800 produtores no Programa Cocoa Plan e espera encerrar este ano de 2022 com 2.500 na Bahia, Pará e Espírito Santo”, reforça.
Como funciona o Programa Cocoa Plan?
Sobre o funcionamento do Programa Cocoa Plan, Marcussi explica que “temos uma equipe multidisciplinar focada em ampliar o programa no Brasil entre especialistas de campo e técnicos para dar suporte aos produtores, sempre focados na produtividade das fazendas que atuam junto aos nossos parceiros estratégicos para essa cadeia. Com o nosso programa, garantimos a produção responsável, alinhada ao desenvolvimento sustentável na cadeia produtiva do cacau”, sinaliza.

Especificamente sobre as ações sustentáveis do programa, a Gerente Executiva de Marketing de Chocolates da Nestlé Brasil compartilha que “entre essas iniciativas, os produtores, cooperativas e parceiros agrícolas passam por treinamentos e recebem adequações para atuar dentro dos parâmetros, focados em critérios de qualidade e conformidade social e ambiental dos parceiros rurais. Atualmente, estamos acelerando os investimentos para recrutar novos produtores para o programa e, com isso, aumentar a produtividade nas fazendas, assim como a questão sustentável nos pilares sociais, econômicos e ambientais, sempre olhando para a qualidade da matéria-prima. Pensando nesse suporte constante aos produtores, no último ano, lançamos o Theo, um assistente virtual que, via chatbot, responde as dúvidas técnicas de agricultores sobre as fases de cultivo do cacau no campo. E, por meio de inteligência artificial, mas buscando uma identificação humanizada com o produtor, o assistente virtual é uma iniciativa inédita para os agricultores e foi programado para responder as dúvidas diretamente pelo WhatsApp, de forma interativa e dinâmica. Outra frente de destaque é a utilização de geomonitoramento em fazendas de cacau para aumentar o grau de rastreabilidade da matéria-prima. Por meio de imagens de satélite, conseguimos monitorar, de forma contínua, as propriedades produtoras, podendo observar alterações na cobertura do solo e sinais de desmatamento. Esse trabalho está em plena evolução. Esses são alguns exemplos, mas vale reforçar que todas as iniciativas dentro do programa estão relacionadas às boas práticas na cadeia do cacau, seguindo uma série de parâmetros de sustentabilidade e qualidade”, garante.
A importância da sustentabilidade para o Programa Cocoa Plan
Conforme Marcussi, hoje, a importância da sustentabilidade no Programa Cocoa Plan é imensurável, uma vez que “acreditamos que, por meio dela, conseguiremos transformar a cadeia do cacau no Brasil, alavancando produtividade que, hoje, é o maior entrave da autossuficiência do país. E isso respeitando as pessoas e o meio ambiente. Até 2025, a Nestlé tem o objetivo de adquirir 100% de suas principais matérias-primas, como cacau, leite e café, de fontes sustentáveis. Por isso, a companhia conduz uma jornada de transformação na cadeia do cacau muito em linha com esses objetivos e, ao longo dos anos, vem investindo em tecnologia, boas práticas de gestão e iniciativas socioambientais que estão elevando a cadeia fornecedora da matéria-prima a outro patamar. Desse modo, a Nestlé já conta com 1.800 fazendas parceiras certificadas na cadeia do cacau por meio do programa Nestlé Cocoa Plan, sendo que todas estão comprometidas junto com a empresa em promover uma cultura sustentável, ampliar a qualidade e trazer inovação ao campo em áreas livres de desmatamento ilegal e com boas práticas agrícolas. As nossas iniciativas passam por um constante processo de evolução, com ênfase na produtividade das lavouras, no atendimento de leis e normas ambientais, trabalhistas e de direitos humanos. O Cocoa Plan é voltado para produtores, parceiros agrícolas, intermediários e cooperativas, que passam por treinamentos e recebem adequações para atuar dentro dos parâmetros do programa. KitKat foi a primeira marca no Brasil a utilizar cacau 100% sustentável e, hoje, os chocolates Alpino, Talento, Prestígio, Baton e Chocolate em pó 2 Frades também são produzidos com cacau sustentável”, detalha.
Resultados já alcançados com os projetos relacionados à sustentabilidade do Programa Cocoa Plan
Já sobre os resultados alcançados com os projetos relacionados à sustentabilidade do Programa Cocoa Plan, a Gerente Executiva de Marketing de Chocolates da Nestlé Brasil divide que “a Nestlé elevou muito a régua de qualidade e o preço do cacau no mercado com o programa. Hoje, nós temos uma série de parâmetros que são avaliados na recepção da amêndoa, como impureza, mofo interno e odor de fumaça, além de uma série de análises que realizamos antes de receber o líquor, pó e manteiga em nossas fábricas. Além disso, a Nestlé patrocina e incentiva concursos de qualidade, elevando o cuidado com a matéria-prima. Um ponto importante dentro do Programa Cocoa Plan é o trabalho que o time técnico realiza junto às fazendas e, como resultado recente, tivemos o lançamento do Manual de Nutrição e Adubação do Cacaueiro realizado pela Nestlé, em parceria com algumas fazendas. O material foi desenvolvido a partir de pesquisa inédita realizada pela Nestlé e é utilizado para otimizar o manejo e a produção de cacau e, inclusive, vem sendo compartilhado com os agricultores parceiros”, ressalta.

Marcussi acrescenta que, hoje em dia, “toda a cadeia do cacau se beneficia com o Programa Cocoa Plan, começando pelo produtor que eleva a produtividade da fazenda e, consequentemente, ganha mais pela tonelada da matéria-prima comercializada. A partir desse produtor, todos os funcionários e familiares também são impactados positivamente, uma vez que o programa olha para a questão social, para as regras trabalhistas e o cuidado com as pessoas em garantir condições dignas de vida para todos e educação para as crianças, por exemplo. Os arredores dessas fazendas também se beneficiam, uma vez que, dentro do Cocoa Plan, as propriedades precisam estar em linha com as questões e leis ambientais e a preservação da natureza. Na ponta, o consumidor se beneficia com um produto de qualidade e sustentável. E nós, como empresa, também nos beneficiamos em oferecer um produto com cacau sustentável aos nossos consumidores. Hoje, nós sabemos o quanto esse tema é relevante e urgente e é muito importante agir nessa jornada”, afirma.
Contribuições do Programa Cocoa Plan ao mercado food service
Quando questionada sobre como o Programa Cocoa Plan soma ao mercado food service no quesito sustentabilidade, a Gerente Executiva de Marketing de Chocolates da Nestlé Brasil avalia que “com a disponibilidade de mais produtos com cacau sustentável, os profissionais que atuam em food service também poderão utilizar o chocolate reconhecendo no ingrediente uma cadeia responsável e sustentável. E isso é um diferencial e uma forma de ser sustentável também, olhando para toda a cadeia em que o ingrediente escolhido faz parte”, aponta.

Marcussi argumenta também que investir em sustentabilidade traz vários ganhos para as empresas do ramo de alimentação fora do lar, já que “quando bem aplicada, reverte em ganho a todos os elos da cadeia. Para a indústria, traz a autossuficiência por meio do ganho de escala que vem do aprimoramento das práticas, aporte de mudas, treinamento e práticas responsáveis. Tendo maior escala, conseguiremos maior renda no bolso dos produtores, dos intermediários, da indústria e benefício ao consumidor que está, cada vez mais, atento à forma que as empresas atuam. Indo além do cacau, a sustentabilidade aporta eficiência no consumo de energia, redução do desperdício de alimentos e embalagens e descarte correto de resíduos a partir de embalagens recicláveis. Atualmente, investir em ações relacionados à sustentabilidade é um investimento que vale a pena e se diluirá ao longo dos anos até que a sustentabilidade seja a norma do mercado. Por isso, estamos nessa jornada para que 100% do nosso cacau seja sustentável até 2025”, justifica.
Atuais planos para o Programa Cocoa Plan
Ainda segundo a Gerente Executiva de Marketing de Chocolates da Nestlé Brasil, os atuais planos para o Programa Cocoa Plan são bastante relevantes. Isso porque “a Nestlé está em uma jornada para obter 100% de cacau sustentável até 2025. E, para chegar nessa meta, a companhia conta com o Programa Nestlé Cocoa Plan e está acelerando os investimentos para recrutar novos produtores para o programa e, com isso, aumentar a produtividade nas fazendas, assim como a questão sustentável nos pilares sociais, econômicos e ambientais, sempre olhando para a qualidade da matéria-prima. Para 2022, a expectativa é fechar o ano com 2.500 produtores participantes do Cocoa Plan. Hoje, 1800 fazendas já são verificadas pelo programa e, até 2025, a expectativa é que 20 mil fazendas façam parte do Cocoa Plan”, destaca.
Sustentabilidade no food service
E aí? Aprendeu que trabalhar sustentabilidade no mercado food service só traz benefícios, não é mesmo? Então, saiba que, para a Nestlé, conforme Marcussi, “sustentabilidade é uma prioridade e, ao estar ligada às estratégias, representa eficiência para os negócios, impacto positivo socioambiental e reconhecimento dos consumidores, uma vez que os aspectos sustentáveis são avaliados no momento de decisão de compra de um número cada vez maior de consumidores. Desse modo, é essencial investir em ações sustentáveis concretas e avaliá-las como um dos pilares estratégicos das empresas”, aconselha.
Na Rede Food Service é assim! Auxiliamos na difusão da sustentabilidade por meio de exemplos com resultados reais como o Programa Cocoa Plan. Por isso, continue nos acompanhando!