Qual é a atual importância do fator saudabilidade no seu negócio food service? Se precisou pensar muito para conseguir responder essa questão, fique atento (a)! Pois, hoje em dia, oferecer produtos que somam à saúde dos clientes do setor de alimentação fora do lar é uma forte tendência. Prova disso é que a saudabilidade foi considerada pelo Euromonitor e pelo Brasil Food Trends 2020 como um critério decisivo de compra desde 2020. Além disso, os estudos em questão apontam que cerca de 28% da população brasileira já traz na sua rotina a busca por alimentos mais saudáveis, movimentando aproximadamente US$ 114 milhões por ano.
Nesse cenário, muito se engana quem pensa que a saudabilidade no food service pode ser trabalhada apenas em relação aos alimentos. Isso porque, principalmente desde o advento da pandemia de Covid-19, os cafés funcionais têm se destacado e ganhado cada vez mais atenção dos empresários do ramo de alimentação fora do lar. “De uma forma geral, desde o começo da pandemia de Covid-19, as pessoas começaram a se preocupar mais com a sua saúde e, felizmente, começaram a entender que uma dieta saudável, prática regular de exercícios físicos e sono reparador são a melhor forma de manter seu sistema imunológico forte e preparado para prevenir e lidar com doenças. Inclusive, acabou de sair um estudo na Revista JAMA Internal Medicine que apontou que mais de 110 mil mortes poderiam ser evitadas a cada ano nos Estados Unidos, se adultos acima de 40 anos acrescentassem 10 minutos de atividade física diária, de impacto moderado a vigoroso”, afirma Keli Rosa, de 36 anos, Diretora de P&D da BetterLife, marca desenvolvedora do BrainCoffee, o primeiro café funcional em pó com MCT (Medium Chain Triglycerides) do mundo.

De acordo com Rafael Kaminski Naves, de 40 anos, sócio-fundador e CEO da Duckbill Franchising que, recentemente, lançou uma linha de cafés funcionais, “o mercado pós-pandemia de Covid-19 está muito receptivo e aquecido para os cafés funcionais, pois as pessoas estão trabalhando mais em home office e, por isso, precisando de mais concentração. E, mesmo nos escritórios, necessitam aumentar a performance no mercado cada vez mais disputado e competitivo. Os cafés funcionais vieram para ficar e ganhar cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas”, sinaliza.
Ricardo Cruz, de 50 anos, CEO da Rede de Franquias Nação Verde, uma rede de lojas de produtos naturais que também já atua com cafés funcionais, relata que “começamos com a nossa linha de cafés funcionais em 2018 e, em 2019, iniciou a crise sanitária no mundo. Além dos negócios pararem, os preços subiram muito. O café foi uma das comodities que mais subiram, tanto o café especial, quanto o convencional. Então, isso impactou negativamente. Mas, estamos recuperando esse mercado, porque o brasileiro não fica sem o seu café. E o café funcional já não é mais modismo, uma vez que brasileiro aprendeu a tomar esse tipo de café e, quem aprecia, não deixa de consumi-lo”, garante.

Karla Lima, de 43 Anos, Mestre Torradora de Cafés e sócia do Akan Coffee, marca de cafés especiais, acrescenta que “o mercado de café especial, como o café funcional, cresceu como nunca antes e durante a pandemia de Covid-19. Enquanto o café tradicional crescia 1%, o especial teve um salto de 15%, sendo crescente ano a ano. A pandemia de Covid-19 trouxe tempo de busca e de prova ao consumidor que passava mais tempo em casa. Com isso, o número de torrefações disparou, fábricas de torradores cresceram como nunca no Brasil e passamos a exportar torradores e ter microtorrefações em quase todas as cidades do país. O mercado, que era dominado pelas grandes indústrias, agora, pulverizou e levou qualidade de grãos a todos os Estados. Além disso, o acesso ao café especial ficou mais simples para o consumidor”, reforça.
Mas, o que é café funcional?
Por definição popular, o café funcional é o nome dado a uma bebida composta por componentes ricos em nutrientes, minerais e vitaminas e que é produzida com o objetivo de auxiliar em várias frentes da saúde do ser humano, como acelerar o metabolismo, potencializar a concentração, a cognição e o foco, assim como proporcionar uma ação termogênica, entre outros benefícios. Entretanto, o que é um café funcional ainda é uma pergunta com várias respostas, sempre dependendo da experiência de quem já produz e/ou comercializa esse tipo de bebida.

Para Rosa, da BetterLife, por exemplo, “nós chamamos o café funcional de produto funcional e aí se inclui o nosso café Brain Coffee, que é aquele que entrega vários benefícios em um só produto, sendo que tais benefícios vão depender dos ativos incluídos em cada formulação. Eu sempre trabalhei na área da saúde com alimentação e o nosso primeiro produto, o Brain Coffee, surgiu de uma necessidade particular minha. Mas, o sucesso foi tanto que criamos a categoria de cafés funcionais. Eu, todos os dias, preparava, de forma artesanal, o meu café funcional até que tivemos a ideia de tornar esse processo mais rápido. Com isso, eu fiz uma fórmula solúvel, de preparo instantâneo e com muita funcionalidade. Na receita, adicionei vários ativos para performance e saúde. A nossa primeira produção foi de 300 potes e eu mesma tive que colar os rótulos em função da produção ser tão baixa. Entretanto, essas unidades foram vendidas em apenas um final de semana na minha loja, quando fundamos a empresa Brain Coffee que, depois, virou BetterLife. E, em 90 dias, fomos de zero a um milhão de reais de faturamento. Hoje, contamos com um mix de 21 produtos, sendo que a maioria são de suplementos funcionais, como o nosso Beauty Protein, que é um produto de beleza. Ele foi o primeiro whey protein com ativos voltados para a beleza e firmeza da pele Colágeno Verisol, Ácido Hialurônico, Silício Orgânico e Vitamina C. Temos também o nosso Brain Relax, que lançamos por coincidência no início da pandemia de Covida-19 e que atua fortemente na ansiedade, bem-estar e no sono reparador. Os benéficos do Brain Coffe são vários, já que possui dezesseis super ativos que trabalham diretamente para ativar os quatro pilares para uma power performance, otimizando os pontos principais da saúde e longevidade, maior queima de gordura, equilíbrio emocional e um maior desempenho físico e mental. É uma bebida termogênica que acelera a recuperação muscular, aumentando a resistência e diminuindo as dores no corpo recorrentes de uma rotina intensa de vida. O Brain Coffe aumenta a imunidade; melhora o desempenho mental, onde se observa um maior foco diante das atividades do dia; melhora a resposta sobre a memória e todo o sistema cognitivo; ajuda na diminuição da ansiedade; atua como detox, ajudando a eliminar os metais pesados do corpo; reduz a glicose; promove saúde intestinal equilibrada por conter prebióticos; e também é um grande aliado no processo de anti-aging, prevenindo o envelhecimento e reduzindo, assim, os radicais livres e o estresse oxidativo. O Brain Coffe é ideal para todas as pessoas que buscam ir além quando se trata de mais disposição e energia”, destaca.

Na visão de Naves, da Duckbill Franchising, café funcional é “um suplemento alimentar em pó à base de cafeína e diversas outras vitaminas que auxiliam no metabolismo energético, dando mais foco, concentração e energia para o cérebro. Essa é a nossa primeira experiência com café funcional e tudo começou pela paixão por cafés e na busca de um algo a mais para oferecer nas nossas lojas, além de passar por um ‘lifestyle da marca’ e uma forma a mais de estar dentro da casa dos nossos clientes. O nosso café funcional, o PowerBill, contém coenzima Q10, que é seu grande diferencial com seus benefícios associados com as vitaminas do complexo B, pé colonato de cromo, aminoácidos e um toque especial de especiaria. Além disso, apresenta a vantagem de não dar aquela sensação de batimentos cardíacos acelerados”, ressalta.
Cruz, da Nação Verde, explica que “café funcional é aquele que tem por objetivo levar algo a mais para quem o consome. A nossa linha oferece exatamente isso. Nós respeitamos toda a cadeia produtiva do café. Eles são colhidos à mão, com uma secagem natural, com pouquíssimo uso de agrotóxicos, porque eles são plantados em costas e estão menos expostos às pragas e em um ambiente com uma grande biodiversidade. E, para chegar no produto que queríamos, me formei em Barista e fiz o curso de Qgrader. Assim, conseguimos chegar nesses produtos especiais, com a torra adequada e um sabor diferenciado, mantendo todas as características do grão. Eu sou uma apaixonada por café e quis levar essa paixão para dentro do meu negócio, que é a rede de franquia Nação Verde, que são lojas de produtos naturais. Assim, a nossa experiência com cafés especiais começou em 2014, quando desenvolvemos um blend de café gourmet, porque eu queria levar para dentro das unidades Nação Verde um café diferenciado. A aceitação foi muito boa dentro das doze unidades que a rede tinha naquele momento. Mas, depois de quatro anos, em 2018, iniciamos a nossa linha de cafés especiais, com a nossa marca a Almazen. Muitos estudos foram feitos até chegarmos nos quatro tipos que temos hoje, que são: Orbe, Anima, Celestial e o Mandala. Cada grão vem de um tipo de planta, como o Bourbon Vermelho e o Obatã e são produzidos em sítios diferentes. Eles são produzidos no Sul de Minas por pequenos produtores e toda a produção é colhida à mão, tendo um tempo de secagem de três meses e são torrados de forma especial para não perderem suas propriedades”, partilha.

Lima, do Akan Coffee, considera que “o café funcional é um alimento livre das impurezas que prejudicam nosso metabolismo, tanto no sistema digestório, quanto na correta absorção dos nutrientes do café. Eu digo que o café funcional não agride nosso organismo ao consumi-lo. Por exemplo, muitos se queixam que, ao tomar café, sentem azia e dor no estômago. Esses sintomas são causados pelas impurezas que estão no café e não por ele. E essas impurezas são como folhas, pau, pedra, cafés mofados e sujeira como bichinhos da roça. Esses sim, causam os sintomas. O café é um dos primeiros alimentos cortados da dieta de pessoas com problemas de esôfago, estômago e intestino. Mas, os benefícios do café funcional são sentidos em curto prazo. Inicialmente, é percebido pelo sabor, quando se trata de café bebida. É preciso saber aproveitar as vitaminas, os efeitos do café como auxiliar na redução de Alzheimer, redução de riscos de infarto, melhora do funcionamento do sistema digestivo, melhoria da memória e atenção às atividades, sensação de saciedade, redução do consumo de açúcar. O café especial funcional tem menor necessidade de adição de açúcar por ter grãos selecionados e torrados, respeitando o comportamento e composição de açúcar do grão, o que resulta em uma bebida mais doce, reduzindo o uso de açúcar diretamente. Eu estou há nove anos na área de cafés especiais e eu entrei nesse segmento porque eu via um mercado injusto para o produtor e para o consumidor, no qual um não recebia de forma justa pelo seu trabalho na roça, a outra ponta não recebia valores e cafés honestos para consumo. Então, eu copiei o modelo de ‘fair trade’ (ou comércio justo), já muito difundido na Europa, e apliquei aqui no Brasil, comprando direto do pequeno produtor familiar e vendendo dentro de uma margem de lucro justa para o consumidor. Ao retirar do processo o atravessador, eu consigo oferecer ao meu cliente um café com rastreio de origem, alimento seguro e valores acessíveis. O café passa a ser percebido como funcional quando começa a ser avaliado e comparado com a bebida tradicional ofertada no mercado até então. É aqui que começa o caminho funcional do café e a observação dele”, esmiuça.
Por que trabalhar com café funcional no food service?
Quando questionados sobre o porquê trabalhar com café funcional no food service, os especialistas entrevistados pela nossa reportagem frisam que, em resumo, a resposta está no fato de ser uma bebida que atende aos novos hábitos de consumo do brasileiro. “Muitos produtos não se manterão no mercado com o passar do tempo por terem doses insignificantes de ativos, mas aqueles que entregam reais benefícios se manterão com certeza. Oferecer cafés funcionais nos negócios food service é um diferencial e quem sai na frente normalmente sai ganhando. Hoje, o mundo está rápido e cada vez mais as pessoas precisam de produtos que facilitem e aumentem a performance no seu dia”, aponta Rosa, da BetterLife.

Naves, da Duckbill Franchising, acredita que “o Brasil é um país em constante crescimento e, no esporte, no trabalho e nos estudos, as pessoas buscam mais performance sempre. Por isso, vale a pena investir na área de café funcional. Hoje, oferecer café funcional no food service é um diferencial, além de ser ainda uma novidade em muitas lojas, pois muitas pessoas utilizam os espaços para reuniões de trabalho e podem ter essa experiência no local. E não ter cafés funcionais no food service também é uma opção de alguns estabelecimentos. Porém, ter o produto se torna mais um diferencial da categoria que já é reconhecida no mercado brasileiro”, afirma.
Conforme Cruz, da Nação Verde, trabalhar com café funcional no food service vale a pena, já que “eu acredito que devemos fazer sempre o melhor e com os melhores. Nós da Nação Verde respeitamos todas as etapas de produção dos nossos fornecedores para que os clientes também se sintam respeitados na ponta. Então, investimos nesse negócio porque queremos sempre levar o melhor para o mercado e os brasileiros são apaixonados por café e quem descobriu o café especial, não troca pelo convencional. Os nossos cafés respeitam todo o processo e, assim, mantemos a qualidade do produto final. Os nossos produtos são ‘singles’, não ‘blends’, sendo colhidos à mão e plantados em altitudes superiores a 900 metros, além de torrados em uma metodologia especial e enviados mensalmente para todas as nossas lojas. Não temos um grade estoque e isso tudo para garantir o sabor e a experiência do consumidor. O nosso café é estimulante e transforma essa pausa para o café em uma experiência de fato prazerosa”, divulga.

Já Lima, do Akan Coffee, divide que investir em produzir e comercializar cafés funcionais no Brasil vale a pena porque “é um mercado em crescimento constante, fazendo parte de um segmento de novos formatos de produtos e de consumidores (cerca de 70% em 3 anos). Como exemplo, em 2018, surgiu o uso do café especial moído e consumido cru, que seria uma nova vertente do mesmo produto, e esse produto já está sendo comercializado encapsulado por grandes empresas. Mas, também é consumido em pó, sendo adicionado aos alimentos, vitaminas e sucos para pré-treino. Hoje, trabalha-se com margens de 30 e 65% de lucro, dependendo do formato do produto comercializado. Então, vale muito a pena sim. E, quando tratamos de cafés especiais, o grande diferencial é o sabor. Por isso, eles têm uma variedade infinda de sensoriais, frutados e até achocolatados, que são naturais do grão, não são saborizados artificialmente e nem contêm nenhum tipo de aditivos. As vantagens vão desde a certeza de estar consumindo um alimento confiável, que você tem como saber quem produziu, como foi armazenado, que foi catado a mão para garantir a qualidade até a melhoria nutricional, começando pelo nível de cafeína que reduz em 50% na sua composição até o prazer de uma bebida realmente saborosa”, assinala.
Como trabalhar com café funcional no food service?
E aí? Convencido (a) a também passar a trabalhar com café funcional no seu negócio food service? Então, saiba que para trabalhar com esse tipo de bebida é necessária “muita pesquisa, muito preparo, ter uma equipe com experiência, fornecedores de confiança, ter um bom fluxo de caixa, capital para investimento e o principal: coragem para empreender no Brasil. Nós já até ajudamos outras empresas a produzirem seus próprios produtos por meio de consultoria. É muito bom ver produtos novos no mercado, pois tem espaço para todos”, indica Rosa, da BetterLife.
Naves, da Duckbill Franchising, aconselha para quem deseja passar a ofertar café funcional aos clientes do ramo de alimentação fora do lar que “é preciso, primeiramente, procurar um profissional habilitado que seja autoridade no assunto para auxiliar e direcionar o desenvolvimento do produto, trabalhando em cima de estudos técnicos e já comprovados. Nós da Duckbill, por exemplo, estamos no mercado de cafés especiais por meio de franquias há cinco anos e, nesse período, sempre incentivamos e acreditamos no esporte, por patrocínios de atletas e eventos esportivos e no incentivo ao empreendedorismo por meio de eventos e treinamentos com franqueados. Por isso, inclusive, lançamos essa linha de cafés funcionais que estimula e contribui para aumento de performance em cada momento da vida das pessoas”, exemplifica.

Cruz, da Nação Verde, aconselha para quem quer iniciar um trabalho com café funcional no food service que “goste de café e se entregue de corpo e alma no negócio. Estude muito e busque cursos adequados; conte com produtores/parceiros que pensem como você para que seu produto saia fiel ao que deseja; e pense sempre em quem vai consumir. Hoje, os consumidores estão buscando produtos naturais, sem conservantes, sem glúten, e o café faz parte dessa procura. Recentemente, nós lançamos recentemente o Go Coffee, uma bebida instantânea à base de café com ingredientes naturais, além de potentes antioxidantes. Ele dá energia e disposição, auxilia na queima de gordura e melhora as funções cerebrais, como concentração, memória e atenção. Não é voltado apenas para quem pratica esporte, mas para quem quer aumentar sua energia e disposição. Só desse produto já vendemos na rede 600 unidades/mês. O café, sem dúvida, faz parte da cultura do brasileiro e o café especial já ganhou seu espaço. Então, o food service que não tem essas opções para o consumidor perde vendas e o consumidor não volta”, alerta.
Lima, do Akan Coffee, orienta que existem “dois caminhos mais práticos para atuar com café funcional no setor de alimentação fora do lar, sendo um deles o mais rápido, que é criar uma marca de café especial e produzir para revenda, adquirindo-o em uma torrefação de cafés especiais certificada. Outra forma é montando uma torrefação de grãos. Essa é mais custosa e gera um maior volume de trabalho e de entrada no mercado, pois demanda conhecimento e muitos cursos para conseguir elaborar uma boa prática de trabalho. Hoje, cada vez mais, os consumidores estão preocupados e cuidando da saúde. A busca por produtos livres de agrotóxicos ou uso controlado é crescente, as redes de alimentos orgânicos e agroecológicos estão sendo valorizados em todo o mundo, seguindo o comportamento da Europa. O Oriente, inclusive, está trocando a tradição do chá pelo consumo de café especial. Então, o caminho é promissor e de bastante visibilidade para os que adotam o seu uso. O café também é a segunda bebida mais consumida do mundo depois da água”, incentiva.
E você? Conseguiu entender o que é café funcional, porquê e como trabalhar com esse tipo de bebida no seu estabelecimento de comida fora do lar? Então, continue nos acompanhando! Pois, aqui na Rede Food Service, tendo novidades no segmento de Goró, a gente te adianta e explica por meio de experiências práticas e inspiradoras.