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Rafael Barros garante que vida de chef é trabalhar enquanto todos se divertem

Atual Diretor Criativo para a marca Opera Ganache afirma que para que os clientes food service passem momentos agradáveis sempre tem um chef trabalhando duro para esse lazer acontecer

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Trabalhar enquanto todos se divertem. Essa é a verdadeira vida de chef, conforme Rafael Barros, de 47 anos, o chef Rafael Barros, atual Diretor Criativo para a marca Opera Ganache, eleita a Melhor Confeitaria de São Paulo pelo Prêmio Comer & Beber da Revista Veja São Paulo.

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Barros afirma que para que os clientes food service passem momentos agradáveis durante os finais de semana e feriados, por exemplo, sempre tem um chef trabalhando duro para esse lazer acontecer. “Vida de chef é trabalhar enquanto todos se divertem. Escolhemos a indústria do entretenimento. Portanto, para que os clientes passem momentos agradáveis aos finais de semana, feriados e etc, sempre tem um de nós trabalhando duro para esse lazer”, garante.

 

Quem é Rafael Barros?

 

Solteiro e sem filhos, Barros é “um misto das influências que tive, americana, europeia e brasileira”, se apresenta de maneira resumida.

 

Foto: Divulgação

 

Sobre o seu lado profissional, o chef desvenda que “hoje, eu trabalho menos aos finais de semana e procuro sair de São Paulo para descansar. Mas, a vida de chef é dura. Glamour é só para chef de novela”, assinala.

 

Formação e experiências profissionais

 

Barros é graduado em Gastronomia e como Chef de Confeitaria. “Eu me formei nos Estados Unidos, no Arts Institute of Fort Lauderdale – Culinary Arts Program”, conta.

 

Foto: Divulgação

 

Sobre as suas experiências profissionais no ramo da alimentação, o chef partilha que o seu primeiro contato com o universo food service foi bem cedo, ainda adolescente. “Com 16 anos, eu tive o meu primeiro emprego formal na Rede McDonald’s. Lá, eu atuei como Atendente de Loja e Coordenador de Equipe e, depois, eu passei pelas Redes KFC e Pizza Hut, em que trabalhei na área de Marketing”, divide.

 

Já sobre as suas experiências internacionais, Barros relembra que “eu trabalhei nos Hotéis Delano, em Miami Beach, nos Estados Unidos, e no Four Seasons, em Lisboa, Portugal”, partilha.

 

Rotina como Diretor Criativo na Opera Ganache

 

Em relação à sua atual rotina como Diretor Criativo na Opera Ganache, Barros sinaliza que “atualmente, eu estou à frente da premiada Confeitaria Opera Ganache, onde eu desempenho o papel de Diretor Criativo da marca, sempre buscando inovação com criatividade. Eu trabalho ombro a ombro com a equipe, visando treinamento e supervisão constantes com o objetivo de manter a excelência em qualidade final para os nossos clientes”, explica.

 

Alexandre Augusto, Lu Neves e Rafael Barros – Foto: Divulgação

 

O chef acrescenta que, hoje, “eu possuo também uma loja Opera Ganache. Eu não forneço doces para terceiros e tenho uma sócia, a Chef Lu Neves”, aponta.

 

Desafios como Diretor Criativo na Opera Ganache

 

Já sobre os seus atuais desafios como Diretor Criativo na Opera Ganache, Barros elenca que “são oferecer qualidade dentro de um justo valor, com criatividade e com um diferencial no sabor e no visual dos produtos”, elenca.

 

Prêmios como Diretor Criativo na Opera Ganache

 

Também como Diretor Criativo na Opera Ganache, Barros revela que coleciona alguns prêmios, como o de “Chef do Ano, em 2015, Melhor Chocolate da Cidade, no mesmo ano, Melhor Doceria, em 2021, e Melhor Ovo de Páscoa Ao Leite, neste ano de 2022. Todos esses prêmios foram me dados por meio da Veja São Paulo. E, além disso, conquistei o título de Melhor Ovo 2021 Juntos e Misturados e o de Melhor Ovo ao Leite 2022 pelo Estado de São Paulo, Caderno Paladar”, se orgulha.

 

Visão de mercado

 

Para Barros, atualmente, a alimentação já ganhou outro conceito, sendo “sinônimo de experiência. Hoje, não basta apenas uma refeição, os clientes buscam por algo a mais”, salienta.

 

O Chef Rafael Barros no programa Top Chef Brasil – Imagem: TV Record – Reprodução

 

O chef acrescenta ainda que “hoje em dia, o mercado de alimentação fora do lar está bem avançado em produtos e, cada vez mais, se exige menos na ponta. Com isso, a indústria oferece soluções para esse mercado que, a cada dia, fica mais exigente”, avalia.

 

Dica de chef de Diretor Criativo

 

Por fim, Barros aconselha para quem deseja seguir carreira na área de Confeitaria, seja como Diretor Criativo ou não assim como ele, que “acorde desse sonho e entenda que a vida nessa área é mais para pesadelo. (risos). Entretanto, é muito gratificante observar o cliente feliz ao degustar o seu produto. Todos nós precisamos, cada vez mais, valorizar os profissionais desse setor”, indica.

 

E aí? Gostou de conhecer um pouco sobre a vida de chef de Diretor Criativo de Rafael Barros, não é mesmo? Então, continue nos acompanhando. Pois, aqui na Rede Food Service, toda semana, compartilhamos com você o que, realmente, é uma vida de chef por meio de exemplos reais e inspiradores como o de hoje.

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