Pesquisar
Close this search box.

Pratí: conheça a foodtech especializada na produção de refeições saudáveis e congeladas que cresceu 20% em plena pandemia de Covid-19

Atualmente pertencente ao Grupo Sapore, startup oferece refeições prontas, saborosas e ultracongeladas com objetivo de descomplicar a produção da alimentação para empresas e consumidores

Prati5
Prati5

 

Descomplicar a produção da alimentação para empresas e consumidores. Essa é missão da Pratí, uma foodtech especializada na produção de refeições saudáveis e congeladas que cresceu 20% em plena pandemia de Covid-19 e, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar.

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Fábio Canina, de 35 anos, graduado em Administração, o CEO da Pratí, destaca que, atualmente pertencente ao Grupo Sapore, primeira multinacional genuinamente brasileira de restaurante corporativo, a startup oferece refeições prontas, saborosas e ultracongeladas. “A pandemia de Covid-19 impulsionou muitas tendências em diferentes setores da economia brasileira, entre elas, a de alimentação. Dessa forma, o hábito de se alimentar com refeições prontas aumentou devido às mudanças impostas pelo isolamento social, a consolidação do home office, ensino a distância e as restrições no funcionamento do food service, que obrigaram as pessoas a se alimentarem em casa. Nesse contexto, a Pratí, foodtech do Grupo Sapore especializada na produção de refeições saudáveis e congeladas para todos os públicos, registrou um crescimento de 20%, com faturamento de R$ 6,5 milhões, em 2021”, revela o empresário.

 

O que é a Pratí?

 

Fundada em 2015, a Pratí “é uma foodtech do Grupo Sapore desde 2021, sendo especializada na produção de refeições saudáveis e congeladas para todos os públicos. Investida do Grupo Sapore, a startup oferece refeições prontas, saborosas e ultracongeladas, com objetivo de descomplicar a produção da alimentação para empresas e consumidores”, apresenta Canina.

 

Foto: Divulgação

 

O empresário complementa que “somos uma marca que alia em seu nome a praticidade, a pessoalidade e a diversidade de opções. Queremos alimentar o hábito de se fazer bem por meio da comida boa no dia a dia, além de descomplicar a produção da alimentação para empresas e consumidores, transformando a refeição em um momento prático e saudável”, afirma.

 

Como surgiu a ideia da Pratí?

 

Sobre a história de criação da Pratí, o empresário relata que “a ideia era facilitar a vida das pessoas, com muito sabor. A comida congelada traz um grande benefício para você que não quer ou não pode dispor de tempo preparando os seus próprios alimentos, mas também não abre mão de uma alimentação saudável e saborosa. E, com a Pratí, a tarefa de realizar a compra dos alimentos, preparar, cozinhar e lavar a louça já não é mais necessária, uma vez que os pratos são retirados do freezer e aquecidos na quantidade certa para cada refeição”, ressalta.

 

Perfil de cliente e funcionamento da Pratí

 

No entendimento de Caninia, a Pratí não possui um perfil específico de cliente, uma vez que foi idealizada para “todos tipo de pessoas, sendo desde quem procura praticidade na hora da alimentação, como quem busca uma alimentação mais saudável ou quem está de home office. Nós temos um leque de produtos que atende qualquer pessoa”, assegura.

 

Foto: Divulgação

 

Sobre o funcionamento da foodtech, o empresário partilha que “disponível nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a Pratí traz um novo conceito de comidas congeladas, com muito sabor e proximidade, por meio de profissionais especializados em atendimento humanizado, personalizado e empático. Todos os nossos produtos são embalados separadamente a vácuo e passam por um processo de ultracongelamento, o que ajuda a preservar as características do alimento, sem a perda de nenhum nutriente ou sabor. Importada da Itália, a tecnologia que utilizamos é um método muito mais eficiente, rápido e seguro de conservação, em que os alimentos saem da temperatura de 100ºC para -20ºC em apenas 40 minutos. Outra preocupação nossa, além dos alimentos, é a sustentabilidade no processo da confecção das embalagens dos produtos. Com isso, todas elas são ecológicas e feitas de plástico verde vindos de fontes naturais, como a cana de açúcar. Somado a isso, também realizamos a compensação da produção das embalagens junto ao EuReciclo e as comunidades de catadores que a empresa apoia”, detalha.

 

Foto: Divulgação

 

Canina acrescenta que “a pandemia de Covid-19 acelerou diferentes tendências e transformações na alimentação das empresas e das pessoas, como a redução presencial dos colaboradores nas empresas, diminuição de comensais nos refeitórios, demissões em massa e home office, sendo que tudo isso contribuiu para a diminuição do volume de refeições fornecidas nas empresas. Além disso, temos uma preocupação com a segurança da alimentação e a gestão de produção para evitar contaminação como tendências do atual mercado de alimentação, o que exige uma nova postura das empresas. Isso tudo, hoje, é a inspiração do funcionamento da Pratí”, garante.

 

Resultados já alcançados por meio da Pratí

 

Em relação aos resultados já alcançados por meio da Pratí, o CEO da foodtech saleinta que “nós temos conseguido dobrar de tamanho ano a ano, desde a nossa criação, em 2015. No entanto, ainda mantínhamos algumas características de pequena empresa. Mas, em conjunto com o nosso investidor, o Grupo Sapore, em 2021, fizemos grandes reestruturações em processos, cultura e pessoas, principalmente, nas áreas operacionais, dobrando a produção de refeições com a estrutura de cozinhas da Sapore. Com isso, ficamos mais competitivos para darmos novos passos de crescimento, registrando crescimento de 20%, com faturamento de R$ 6,5 milhões no ano passado”, endossa.

 

Planos para a Pratí

 

Por fim, Canina compartilha que ele e toda a equipe da Pratí possuem o plano “de ficar de olho nas movimentações do mercado e atender às reais necessidades e desafios das empresas. Em 2021, a Pratí passou a apostar em projetos B2B, além da operação focada em consumidores, terceirizando a produção e a entrega de refeições para milhares de colaboradores. Assim, ano passado, conquistamos grandes parceiros, como a Rappi Turbo, no Rio de Janeiro, e o escritório da Honda, em São Paulo. Para este ano de 2022, planejamos expandir a nossa atuação B2B nessas regiões que já atuamos e adquirir novos clientes para que a receita com essa nova frente represente boa parte do nosso faturamento’‘, divide.

 

E aí? Gostou de conhecer a história de sucesso de uma foodtech como a Pratí, não é mesmo? Então, continue nos acompanhando! Pois, aqui na Rede Food Service, toda semana, te contamos o enredo de um negócio de alimentação fora do lar que diferente e que deu certo para te inspirar a também investir nesse segmento tão promissor.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...