Padaria Pet: conheça a rede especializada em petiscaria e confeitaria para cães e gatos

Com 31 lojas espalhadas por diversos Estados do Brasil, a empresa pretende abrir 80 unidades até o fim de 2023 e atingir 150 unidades no país até 2024

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O seu negócio food service de confeitaria, panificação, rotisseria e/ou sorveteria tem opção no cardápio para animais de estimação, os famosos pets?

 

Não?

 

Então, saiba que, de acordo com os dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o mercado de produtos para os pets movimenta atualmente 27 bilhões de reais e, desse número, cerca de 75% correspondem aos petiscos.

 

Já conforme dados do Instituto Pet Brasil (IPB), em 2021, o faturamento do mercado pet teve uma alta de 27%, atingindo a marca dos R$ 51,7 bilhões. Assim como, as previsões de crescimento desse setor são bastante promissoras, uma vez que, nos próximos anos, o número do faturamento de vendas desse segmento deve saltar para 11 bilhões de dólares até 2026.

 

Ou seja, também atender os pets no mercado nacional de alimentação fora do lar está cada vez mais vantajoso, concorda?

 

Por isso, hoje, nós da Rede Food Service queremos te apresentar a Padaria Pet, uma rede de franquias especializada em petiscaria e confeitaria para cães e gatos que, com atuais 31 lojas espalhadas por diversos Estados do Brasil, pretende abrir 80 unidades até o fim de 2023, além de atingir 150 unidades no país até 2024.

 

O que é a Padaria Pet?

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Arquelau So, de 45 anos, empresário e advogado, sócio e Diretor Comercial da Padaria Pet, conta que “a Padaria Pet é uma empresa especializada na fabricação e comercialização de alimentos e petiscos para pets, sobretudo, para cães e gatos, com foco na humanização e no bem-estar do pet. A empresa também é uma rede de franquias de espaço de convivência com mais de 30 unidades no Brasil, entre franquias e unidades próprias, compreendendo estabelecimentos com estrutura de loja, petshop, cafés e, em algumas de nossas unidades, contamos também até com cervejaria para os tutores”, apresenta.

 

Como surgiu a ideia da Padaria Pet?

 

Sobre como surgiu a ideia da Padaria Pet, So divide que tudo começou “em 2011, durante uma viagem dos irmãos e sócios fundadores, Ricardo e Rodrigo Chen, para os Estados Unidos. Na ocasião, os dois entraram em uma cafeteria e loja de cookies e pediram dois cafés. No entanto, a atendente disse que não era para eles, mas para os cães. Assim, ao saírem do café, eles viram um mercado promissor que ainda era incipiente no Brasil e que carecia de produtos inovadores e humanizados”, resume.

 

Os sócios da rede Padaria Pet – Foto: Divulgação

 

O Diretor Comercial da Padaria Pet acrescenta que “hoje, somos três sócios e cada um com suas características, qualidades e defeitos diferentes. Isso ajuda muito, pois cada um se complementa. Ricardo e Rodrigo Chen são os irmãos sócios fundadores, formados em mecatrônica na Universidade de São Paulo (USP). Os dois idealizaram o negócio, pesquisaram o mercado pet e iniciaram os primeiros produtos. Eu entrei em 2017 para realizar a expansão da rede. Sou formado em Direito, trabalhei em fusões e aquisições por doze anos e resolvi juntar-me com os dois irmãos ao perceber que a vida desafiadora do empreendedorismo era o que o fazia feliz. O investimento inicial para estruturar o negócio Padaria Pet em sai foi de mais de R$ 2 milhões”, ressalta.

 

Equipe e funcionamento da Padaria Pet

 

Atualmente, conforme So, a Padaria Pet possui “aproximadamente 50 colaboradores diretos, sendo que a empresa tem uma estrutura bem verticalizada. Detemos de uma fábrica, controlamos a cadeia de distribuição para mais de 800 petshops, inclusive, para grandes redes de varejo pet, além de possuir 30 unidades, sendo 27 franquias e 3 unidades próprias. Nós queremos aumentar a presença no mercado pet, tornando-se uma das marcas referências no petfood”, divide.

 

Foto: Divulgação

 

O Diretor Comercial da Padaria Pet partilha também que “a nossa grande inspiração é fazer com que as famílias, cada vez mais, deem importância na relação entre o ser humano e o pet. Queremos que a Padaria Pet seja uma das protagonistas nesse processo de mudança e quebra de paradigmas e, consequentemente, que façamos parte do dia-dia das famílias pet. O nosso propósito é promover o bem-estar do pet, no que nos tornou uma empresa conhecida pela alta qualidade no atendimento e, obviamente, pela capacidade de inovação. Hoje, a nossa média de venda e lucro mensal/anual depende do modelo de loja. Quiosque ou unidade em operação, por exemplo, pode variar de R$ 30.000 até 150.000, sendo o lucro entre 13% a 17%”, revela.

 

Perfil de cliente e cardápio da Padaria Pet

 

Em relação ao perfil de cliente da Padaria Pet, So pontua que “com o aumento do número de pets no Brasil, acreditamos que todas as classes sociais gastariam de dar um bolo de aniversário para o pet. Entretanto, até pelo processo de humanização, hoje em dia, o nosso foco está direcionado para as classes A e B”, assinala.

 

Foto: Divulgação

 

Já sobre o cardápio do negócio, o Diretor Comercial divulga que “o nosso portfólio vai desde bolos de aniversário para cães e gatos, pipocas, muffins, cervejas, gelatinas, sorvetes e até biscoitos e petiscos funcionais. A rede também fabrica e comercializa a própria ração natural da marca. A nossa ideia é oferecer a melhor experiência para os animais e seus tutores para que eles se sintam tão confortáveis quanto os seus donos. E, recentemente, tivemos uma expansão do nosso portfólio de produtos da confeitaria com os quais esperamos sair da ideia de um petshop convencional. Assim, já contamos com mais de 80 produtos especializados para os pets, sendo grande parte deles sem conservantes e aromatizantes artificiais. Entre eles, os favoritos dos AUmigos e AmiCats são diferenciados, como pipoca, bolo de aniversário, bolo de caneca, sorvete, gelatina, e, até mesmo, a predileta dos tutores: a cerveja. O nosso grande diferencial é a possibilidade de inovar sempre e escalonar. Proporcionar produtos novos para franqueados periodicamente é uma das nossas missões no segmento. Hoje, o bolo de aniversário para os pets é nosso número um em vendas, seguido pelo cupcake. É daí que vem a nossa certeza de apostar na ampliação da confeitaria com novos itens”, detalha.

 

Foto: Divulgação

 

É válido ressaltar que, atualmente, cerca de 25 lojas da franquia Padaria Pet oferecem o serviço de confeitaria para cães e gatos, sendo que, só a matriz da rede, unidade localizada na Rua Oscar Freire, em São Paulo, capital, produz, em média, 250 bolos de aniversário por mês. “Em geral, o investimento na linha de confeitaria pôde ser avaliado nos números que os franqueados apresentam, já que a linha de bolos já corresponde a cerca de 35% do faturamento de produtos nas lojas com a marca Padaria Pet”, informa a assessoria de imprensa da marca.

 

Investir em produtos de confeitaria, panificação, rotisseria e/ou sorveteria para pets vale a pena?

 

Já quando questionado se investir em produtos de confeitaria, panificação, rotisseria e/ou sorveteria para pets vale a pena, So garante que com certeza e que, inclusive, mesmo em meio à crise social e econômica decorrente da pandemia de Covid-19 ele e seus sócios conseguiram crescer a Padaria Pet nesse período. “Ao contrário de outros segmentos, a Padaria Pet teve um ótimo crescimento durante os últimos dois anos, passando de seis unidades, em 2020, para 30 unidades, em 2022. Nós tivemos que nos adaptar significativamente no que tange ao hábito do consumidor, aumento do número de compras online, criação de novos modelos de negócios. No entanto, seguimos no processo de expansão de franquias pelo país. Na ABF Franchising Expo de 2019, a maior feira de franquias da América Latina, por exemplo, a Padaria Pet tinha quatro franquias e uma unidade própria em operação. Hoje, são 28 unidades franqueadas e três próprias. Podemos afirmar que a feira da ABF foi determinante para o nosso crescimento, pois mais de 30% das nossas unidades de franquia atuais vieram de forma direta após a nossa participação no evento”, explica.

 

Arquelau So, sócio da Rede Padaria Pet – Foto: Divulgação

 

O Diretor Comercial da Padaria Pet complementa que “investir no mercado pet é um bom investimento para empresários food service porque o petfood ainda tem presença relevante no faturamento total de mercado pet, representando mais de 60%. Trata-se de um setor que atinge uma necessidade crucial do pet que é a melhoria do seu bem-estar na alimentação. E, tratando-se de um produto com qualidade, você gera fidelização de uma maneira muito rápida”, enfatiza.

 

Qual é o segredo do sucesso no mercado food para pets?

 

Por fim, So argumenta que o segredo do sucesso no mercado food para pets está em “ser inovador e sempre direcionar ao bem-estar do pet. Procure identificar as verdadeiras dores dos seus clientes tutor e pet. Tudo é um processo de tentativas e erros. Seja persistente, pois muitas coisas darão errado, mas, quando você acertar, tudo compensará as tentativas frustradas”, aconselha.

 

E aí? Gostou de conhecer a Padaria Pet e entender sobre como é possível e vantajoso também atender os pets no seu negócio de alimentação fora do lar, certo?  Então, continue nos acompanhando! Pois, quando o assunto é novidade e dicas Mão na Massa sobre confeitaria, panificação, rotisseria e/ou sorveteria, a gente sempre te atualiza em primeira mão!

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