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Minha Quitandinha: a rede de minimercados autônomos que funciona 24 horas por dia sem a necessidade de funcionários

Criada em setembro de 2020, marca deve fechar este ano de 2022 com 150 lojas e faturamento de R$ 10,5 milhões

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Levar praticidade, conveniência, qualidade e segurança a condomínios residenciais e comerciais, hotéis, academias e empresas em geral. Esse é o objetivo da Minha Quitandinha, uma rede de minimercados autônomos que funciona 24 horas por dia sem a necessidade de funcionários que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar.

 

Criada em setembro de 2020, a marca deve fechar este ano de 2022 com 150 lojas e faturamento de R$ 10,5 milhões, conforme conta, com exclusividade, Marcelo Villares, de 39 anos, sócio-fundador e COO da Minha Quitandinha. “A Minha Quitandinha surgiu em setembro de 2020, com o intuito de ser um minimercado autônomo que tem a missão de levar praticidade, conveniência, qualidade e segurança a condomínios residenciais e comerciais, hotéis, academias e empresas em geral. Com base no conceito de honest market, a loja opera durante 24 horas por dia, sete dias por semana, disponibilizando uma média de 700 diferentes produtos ao consumidor. Em 2021, a rede alcançou um faturamento de R$ 1 milhão, com 30 lojas no final do ano. E, neste ano de 2022, a rede já está com 80 lojas abertas e presença nacional. Além disso, a expectativa é fechar o ano com 150 lojas e faturamento de R$ 10,5 milhões”, revela.

 

O que é o negócio Minha Quitandinha?

 

Conforme Villares, “o principal propósito da Minha Quitandinha é gerar comodidade e praticidade aos consumidores por meio da tecnologia, visto que, em poucos passos e em poucos minutos, os clientes conseguem ter acesso a diversos itens de supermercado, a qualquer hora de qualquer dia. Tudo isso a preços acessíveis e a loja e o mix de produtos se adequam a cada grupo de clientes, fazendo com que a loja seja totalmente personalizada para cada grupo de clientes”, explica.

 

Foto: Divulgação

 

O empresário acrescenta que, atualmente, a Minha Quitandinha é gerida por ele e outros dois sócios-fundadores, “Guilherme Mauri, que é o CEO da rede, e Douglas Pena, o CRO. Já a equipe da Minha Quitandinha é composta por cerca de 25 colaboradores, sendo a maior equipe composta pelo time que cuida da operação das lojas próprios ou de franqueados”, relata.

 

Como surgiu a ideia da Minha Quitandinha?

 

Para Villares, hoje, “o movimento no varejo que traz uma experiência de compra mais personalizada e mais cômoda para os clientes é uma tendência que veio para ficar. É um dos muitos benefícios que a tecnologia traz e a pandemia de Covid-19 somente acelerou esse processo. Agora, é inevitável que todos os inseridos nesse contexto, desde a indústria até os varejistas, sempre aprimorem seus serviços tendo o cliente como foco principal e não somente o lucro rápido”, avalia.

 

Marcelo Villares, sócio-fundador e COO da Minha Quitandinha – Foto: Divulgação

 

Levando em consideração esse contexto, o empresário divide que a Minha Quitandinha surgiu em meio à essa tendência, uma vez que ele e seus sócios “vínhamos acompanhando o crescimento constante do mercado de serviços condominiais, que, por meio de novas tecnologias, facilitavam a vida dos gestores dos condomínios e dos moradores, que se acostumaram de tal forma a esse modelo de negócios que acabam trocando, por exemplo, uma ida à padaria para o minimercado. Em paralelo, entramos em contato com as operações da Amazon Go, nos Estados Unidos, e entendemos que aquele seria o futuro do varejo, pela personalização e praticidade que lojas autônomas trazem aos consumidores. Dessa maneira, olhamos para o mercado nacional e vimos algumas poucas empresas investindo no setor. Então, resolvemos criar uma marca diferenciada, mais preocupada com a experiência de compra completa dos clientes. Uma loja com ambiente mais agradável e com um mix de produtos vivo, sempre podendo ser alterado para que faça sentido para cada público”, assinala.

 

Como funciona a Minha Quitandinha?

 

Sobre o funcionamento da Minha Quitandinha, Villares esclarece que a rede funciona “com base no conceito de ‘honest market’. O minimercado autônomo funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, sem a necessidade de funcionários. Basta o consumidor baixar o aplicativo da Minha Quitandinha para conseguir destravar a porta e, assim, realizar as compras pelo app. Para o morador é tudo intuitivo: o minimercado está na palma da mão e é totalmente viabilizado pelo sistema de self-checkout. Na prática, basta escanear o código de barras dos produtos que deseja adquirir com o smartphone e pagar diretamente pelo app, via cartão de crédito ou débito cadastrado. Já a geladeira de bebidas alcoólicas conta com um sistema que só destrava depois de confirmar que o usuário tem mais de 18 anos, pois o cadastro de menores é vetado pelo número do CPF, visto que a plataforma está linkada com a Receita Federal. O minimercado inteligente é indicado para condomínios a partir de 100-150 apartamentos/casas e demais locais, com fluxo médio diário acima de 500 pessoas. Ao todo, a marca está presente em todas as regiões do Brasil e, recentemente, inaugurou a primeira operação para o público geral, localizada no estacionamento do Barra Norte Hotel, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, que fica aberta também aos hóspedes durante 24 horas nos sete dias da semana”, detalha.

 

Atuais serviços da Minha Quitandinha

 

Já em relação aos atuais serviços da Minha Quitandinha, o COO da rede destaca que “hoje, possuímos cerca de 115 lojas abertas em todo país e a expectativa é alcançar até dezembro 150 lojas em funcionamento. A maioria dessas lojas está localizada dentro de condomínios residenciais horizontais ou verticais. Porém, temos lojas autônomas também dentro de empresas, condomínios logísticos, universidades, academias e hotéis. O serviço para hotéis consiste em uma espécie de terceirização da operação de minibar do hotel. O estabelecimento continua provendo uma minigeladeira em cada quarto, porém, os produtos disponíveis aos hóspedes devem ser adquiridos na nossa loja, localizada em local de fácil acesso no hotel. Isso traz uma variedade muito maior de opções ao hóspede, além de tirar uma operação do hotel, que ainda recebe uma comissão pelas vendas. Recentemente, também abrimos um minimercado aberto ao público geral. Nós também temos uma parceria com o Ifood na qual os franqueados podem abrir dark stores na plataforma sob o nome de Minha Quitandinha, com entregas de itens de conveniência em até 15 minutos”, divulga.

 

Diferenciais da Minha Quitandinha

 

Na visão de Villares, a Minha Quitandinha apresenta vários diferenciais, como “além da ampla variedade de produtos que colocamos à disposição do consumidor, um grande diferencial da rede é a experiência intuitiva que proporcionamos ao usuário, visto que o minimercado é totalmente viabilizado pelo sistema de self-checkout. As compras são realizadas por meio de um aplicativo de celular gratuito com um passo a passo bem simples. Outro diferencial da empresa é a preocupação de sempre estar à frente. Por isso, fechamos a parceria com o Ifood. Dessa maneira, nos tornamos os primeiros players do segmento de minimercado autônomo a ingressar no delivery e a alcançar consumidores externos, além de ampliar as chances de ganho dos nossos franqueados, que ficam livres para aderir ao novo serviço formalizando o cadastro no aplicativo. Nos preocupamos muito também com o mix de produtos de cada loja. Então, a análise de dados é um fator que damos muita importância e estamos sempre adequando os produtos de cada loja ao gosto dos clientes. Outro diferencial nosso é o preço dos produtos, uma vez que tentamos manter os preços atraentes para os clientes, apesar da comodidade. E a nossa loja é pensada para ser um ambiente aconchegante para o cliente, com música ambiente e, muitas vezes, com espaço para consumo imediato”, salienta.

 

Experiências por meio da Minha Quitandinha

 

João Carlos Sanches, de 58 anos, é síndico do Condomínio Quest, localizado em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. Ele relata que “a Minha Quitandinha foi a melhor implantação de 2021 em nosso condomínio, pois trouxe praticidade e conforto com preços justos para os nossos condôminos”, avalia.

 

Foto: Divulgação

 

Rafaela Righi, de 34 anos, é confeiteira e partilha que, para ela, “a Minha Quitandinha é mais do que uma facilidade. É um braço amigo. Tenho dois bebês pequenos e passo o dia sozinha com eles. Arrumá-los, sair de casa, pegar o carro e ir até o mercado toma muito tempo e disposição. O delivery demanda que eu desça assim que o entregador chega e nem sempre eu consigo ter essa disponibilidade. Com o mercadinho no prédio, quando falta aquele ingrediente ou quero um pão fresco para o café da tarde, consigo descer e subir em minutos, com os bebês de pijama mesmo. Além disso, os preços são supercompetitivos e as sugestões são atendidas prontamente. Minha Quitandinha já faz parte do meu dia a dia e da minha família”, diz.

 

Mariana Soares de Moraes, de 30 anos, é moradora e síndica do Condomínio Residencial Parque dos Manacás, que fica em Jundiaí, no interior de São Paulo. Ela divide que “eu tenho a Minha Quitandinha no condomínio onde eu moro e tem sido incrível e prático, porque existe uma diversidade de produtos e isso é de grande valia! Para fazer a compra é prático, para efetuar o pagamento não tem segredo e o atendimento é muito bom. É um salva vidas para quem esqueceu de comprar a batata palha para o strogonoff ou uma sobremesa para a visita que está chegando, por exemplo”, salienta.

 

Foto: Minha Quitandinha – Reprodução

 

E aí? Ficou interessado (a) em investir no formato de negócio da Minha Quitandinha? Então, saiba que, de acordo com Villares, “atualmente, trabalhamos com o modelo de franquia com investimentos a partir de R$ 42 mil, já incluindo a taxa de franquia. Ou seja, as pessoas que desejam investir em um negócio próprio podem começar a gerenciar minimercados, com a vantagem de empreender com uma marca já estabelecida no mercado e com todo suporte do nosso time, desde a abertura do seu CNPJ”, convida.

 

Ficha Técnica:

Investimento Inicial: a partir de R$ 42 mil (taxa de franquia + instalação)

Capital de giro: entre R$ 5 e R$ 11 mil

Taxa de tecnologia: 3%

Taxa de publicidade: isento

Royalties: 6%

Faturamento médio mensal: R$ 18 mil

Prazo de retorno: 10 a 18 meses

Área Mínima: 2m²

 

Na Rede Food Service é assim! Constantemente, te apresentamos as novidades do mercado de alimentação fora do lar como inspiração para fomentar a sua gestão dentro desse mercado tão promissor. Por isso, continue nos acompanhando!

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