Pesquisar
Close this search box.

Leite condensado ou mistura láctea condensada? Qual é a diferença?

Recente polêmica envolvendo os dois produtos acendeu um alerta no mercado food service que nós da Rede Food Service vamos te ajudar a entender

LeiteCondensado
LeiteCondensado

 

Leite condensado ou mistura láctea condensada? Qual é a diferença?

 

Atua no ramo nacional de alimentação fora do lar e não sabe responder a essas duas questões?

 

Não tem problema!

 

Afinal, você não está sozinho (a), já que uma recente polêmica envolvendo os dois produtos acendeu um alerta no mercado food service. No entanto, hoje, nós da Rede Food Service vamos te ajudar a entender melhor sobre esse assunto. Vamos lá!

 

Que polêmica é essa?

 

Antes de te respondermos sobre leite condensado ou mistura láctea e qual é a diferença entre esses dois produtos, é importante que, primeiro, entenda que polêmica é essa que estamos nos referindo, certo?

 

Pois bem, em resumo, tudo começou depois que uma das mais tradicionais e famosas marcas de leite condensado do Brasil passou a comercializar um produto, que apesar da grande semelhança em termos de embalagem, não é de fato leite condensado, mas sim uma mistura láctea condensada, levando em sua composição amido de milho e soro de leite.

 

Essa novidade chamou a atenção de muita gente, gerando, inclusive, significativa repercussão negativa nas mídias sociais, onde muitos usuários deixaram claro que o fato do novo produto ter uma embalagem muito parecida com o original leite condensado acaba induzindo muitos consumidores a levarem a mistura láctea, que possui menor preço, no lugar do tradicional leite condensado.

 

Leite condensado ou mistura láctea condensada? Qual é a diferença?

 

Entendida a polêmica, vamos as questões se é leite condensado ou mistura láctea condensada e qual é a diferença entre esses dois produtos?

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Danielle Theodoro Canício, confeiteira pós-graduada em História Contemporânea pela Universidade Candido Mendes (UCAM/RJ) e graduanda de Gastronomia e extensionista/pesquisadora do CulinAfro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explica que, “basicamente, a diferença é que o leite condensado é o produto resultante da desidratação parcial do leite, leite concentrado ou leite reconstituído, com adição de açúcar, podendo ter seus teores de gordura e proteína ajustados. Já a mistura láctea contém, em sua composição, outros ingredientes, como o soro do leite, trazendo maior rendimento das porções por um preço menor”, pontua.

 

Danielle Canício, Instrutora de Confeiteiro/Doceiro Profissional do Instituto Gourmet – Foto: Divulgação

 

Canício que, atualmente, é Instrutora de Confeiteiro/Doceiro Profissional do Instituto Gourmet, nas unidades Recreio e Taquara, além de docente da área de Gastronomia e Hospitalidade da REDE FAETEC, na unidade de Bangu, acrescenta que “é importante ressaltar que a indústria não transformou o leite condensado em mistura láctea, a mistura láctea existe e é regulamentada. Na verdade, existem uma série de instruções normativas para definir a composição de produtos lácteos, como a bebida láctea, o composto lácteo e até mesmo o leite em pó, por exemplo. Mas, apesar dessas definições, as diferenças entre os produtos ainda não são tão conhecidas pelo consumidor. As diferenças visuais de embalagem entre os novos lácteos são mínimas, se comparadas aos produtos já conhecidos e o consumidor, muitas vezes, não têm o hábito de ler a rotulagem.  Isso traz muitas dúvidas e confusões. Entretanto, a diferença principal entre esses produtos está na denominação de venda e essa informação não costuma ter tanto destaque nas embalagens. Assim, o que acaba acontecendo é que a mistura láctea ‘se aproveita’ de uma imagem familiar ao consumidor para se vender e, como não tem lei que impeça isso, tecnicamente, o fabricante pode ilustrar cartazes de descontos ou melhores posições em gôndolas, chamando a atenção de quem compra”, orienta.

 

Annyelle Couto, engenheira de alimentos – Foto: Divulgação

 

Annyelle Couto, engenheira de alimentos, complementa que “a mistura láctea condensada não é igual ao leite condensado, mas vem sendo adotada por alguns fabricantes devido ao crescente aumento nos valores dos insumos e matérias-primas usados pela indústria láctea. Não são todas, mas algumas marcas de leite condensado têm lançado mão dessa estratégia para conseguir um produto com custo de produção mais baixo. Em suma, o leite condensado é um produto constituído 100% de leite e açúcares, enquanto que a mistura láctea condensada é composta por soro do leite, amido de milho e uma quantidade muito menor de leite puro. Esses ingredientes são empregados para reduzir o custo ou aumentar o rendimento. Mas, convém destacar que a adição de tais ingredientes afeta diretamente na qualidade do produto, se comparado com o leite condensado legítimo,  desde o aspecto sensorial (sabor, cor e odor), até o resultado esperado de uma receita que seja feita com essa mistura láctea”, alerta.

 

Leite condensado ou mistura láctea condensada? Qual utilizar?

 

Em meio à toda essa polêmica e explicações das especialistas, agora, surgiu a dúvida se utiliza leite condensado ou mistura láctea condensada nas suas receitas? Então, preste atenção!

 

De acordo com Raianna Amaral, confeiteira e empresária no ramo de doces e confeitos desde 2017, na prática, uma receita feita com as misturas lácteas condensadas não tem o mesmo resultado do que as que são preparadas com o leite condensado tradicional. “Nos nossos produtos, por exemplo, nós só usamos leite condensado feito 100% de leite puro. A diferença, quando se usa a mistura láctea é muito grande, não só no sabor, mas também na textura, que nunca é a mesma. E isso em uma receita de um bolo ou outro confeito mais elaborado compromete bastante a qualidade do que você faz. E nós que somos da área de culinária devemos ficarmos atentos, porque sabemos que isso pode afetar a qualidade das nossas receitas lá no final”, aconselha.

 

Raianna Amaral, confeiteira e empresária – Foto: Divulgação

 

Já Canício orienta que “como o conceito de mistura láctea engloba muita coisa e, sim, produtos com teor maior ou menor de proteínas, é importante atentar para quais resultados se pretende alcançar com as preparações. A mistura láctea vai acabar atendendo a uma parcela da população com uma renda menor e que não pode consumir um produto melhor. São produtos diferentes, para nichos de mercados diferentes. A mistura láctea possui outros ingredientes na formulação para atingir as características parecidas ao original leite condensado e a sua própria definição, em termos de legislação, deixa bastante abertura para variações de um fabricante para outro. Dessa forma, o resultado da receita será diferente dependendo da marca usada. Além disso, apesar de estarem na mesma classificação, ressalto que leite condensado ou mistura láctea condensada são produtos diferentes. Muitas vezes, a preparação precisa, quimicamente falando, de um teor maior de gordura ou proteína e, para esses casos, não é aconselhável pensar somente na vantagem financeira. O importante é entender se o produto atende às necessidades sensoriais e de qualidade da preparação que se deseja executar. Afinal, o barato pode acabar saindo caro. Hoje, o que se tem notado é que as sobremesas elaboradas com leite condensado apresentam, muitas vezes, melhores atributos de doçura e consistência. Podemos ter diferenças desde o aspecto sensorial, que compreende sabor, cor e odor, até o resultado esperado de uma receita. Com isso, a decisão sobre qual deles utilizar deve sempre considerar uma série de fatores”, indica.

 

E aí? Gostou de ficar por dentro sobre o que é leite condensado e mistura láctea, assim como entender a diferença entre esses dois produtos? Então, continue nos acompanhando! Pois, aqui na Rede Food Service, te ajudar na sua atuação Mão na Massa no ramo de confeitaria, panificação, rotisseria e sorveteria é uma das nossas missões!

tabata 18883500028c
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...