Você sabia que o Brasil é o segundo maior consumidor de pipocas do mundo, fincando atrás somente dos Estados Unidos? E que a Região Sudeste é a que mais consome pipoca (56%), seguida da região Sul (16), Nordeste (13%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%)?
Pois é! Esses dados são fruto de uma pesquisa realizada pela Maia Research Analysis, que aponta ainda que, até 2024, o consumo de pipoca pelos brasileiros deve chegar a 385 mil toneladas, movimentando cerca de US$ 850 milhões. Assim como, podem explicar muito bem o sucesso da DaSenhora: um negócio de pipocas, paçocas e amendoins iniciado em uma foodbike por dois amigos que deve crescer 30% neste ano de 2022 e que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar.

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Gustavo de Mattos Franklin, de 40 anos, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, atual CEO da DaSenhora, conta que criou a marca junto com seu amigo Zacharias por meio de um investimento inicial de apenas R$ 10 mil em 2016, mas que o negócio já possui um faturamento mensal acima dos seis dígitos. “Iniciamos com R$ 10.000,00 o negócio, mas, hoje, temos uma estrutura fabril com mais de R$ 450 mil de investimento”, destaca.
A DaSenhora
Conforme Franklin, atualmente, a DaSenhora é “uma indústria de snacks voltados ao segmento de saudabilidade. Temos uma linha de pipoca gourmet estouradas sem óleo e sem glúten e uma linha de paçocas diet e com chocolate zero açúcar. Nós nascemos com uma foodbike, sem um business case ou entender do segmento alimentício. Nós começamos fazendo feirinhas e aniversários na Grande Belo Horizonte. Mas, depois de uns anos, viramos uma pequena indústria com produtos nas principais redes de supermercados de Belo Horizonte, São Paulo e Espírito Santo. Já estamos em mais de mil pontos pelo Brasil a fora. O que mais nos caracteriza é o sabor de verdade e uma experiência surpreendente. Nós utilizamos insumos de verdade! Na pipoca de churros, por exemplo, fazemos uso do doce de leite mineiro e a decisão de compra da DaSenhora é baseada em qualidade e não nos preços dos insumos”, afirma.
Como surgiu a ideia da DaSenhora?
Sobre como surgiu a ideia da DaSenhora, o empresário, que trabalhou como Executivos de Vendas da área de TI na IBM do Brasil e SAP durante 13 anos, partilha que o negócio é consequência da sua amizade com Zacharias e uma situação de crise. “A ideia surgiu da nossa amizade. Na época, meu sócio possuía uma empresa no segmento de vestuário e que estava para fechar devido à crise. Com isso, ele estava pesquisando novas oportunidades e mercados e acabou se deparando com o conceito da pipoca gourmet que estava crescendo nos Estados Unidos”, relembra.

Franklin e seu amigo iniciaram a marca “com uma produção caseira, lançando os primeiros produtos, que eram as pipocas, com chocolate e café, rapadura com coco, banana com canela, etc. E, durante dois anos, as pipocas gourmet eram vendidas em uma foodbike que circulava por Belo Horizonte e região metropolitana. Assim, o produto caiu no paladar das pessoas e os empresários iniciaram a expansão do projeto. Em 2018, eles entraram no varejo, assim como no início do negócio, com a cara e coragem”, enfatiza a assessoria de imprensa da DaSenhora.
O CEO do negócio complementa que “quando entramos no primeiro supermercado, o primeiro lote de pipocas foi todo produzido em casa. Ficamos a madrugada datando e adesivando os potes na mão”, assinala.
Equipe e funcionamento
Hoje em dia, a DaSenhora conta com uma equipe de “14 funcionários e, em breve, chegaremos a 18 colaboradores”, divide Franklin. Em relação ao funcionamento da marca, ele sinaliza que “temos uma produção diária de pipocas de 01 sku por dia para os produtos curva A e, para os produtos de curva C, trabalhamos com a linha de paçoca em paralelo”, explica.
Portfólio e perfil de cliente
O atual portfólio da DaSenhora é bastante diversificado. “Do nosso portfólio de pipocas gourmet, temos a pipoca de churros, pipoca de cookies and cream, pipoca de cacau e avelã, pipoca paçoquinha e a pipoca de cebola e orégano. Das paçocas zero e diet, temos a paçoca diet e a paçoca de chocolate e flocos de arroz zero açúcar. Na linha de amendoim a granel, temos amendoim sem pele temperado sabor bacon, amendoim sem pele temperado sabor cebola e salsa, amendoim sem pele temperado sabor alho e amendoim sem pele temperado sabor sal. Os nossos carros chefes são a pipoca de cookies and cream, a pipoca de churros e a paçoca diet”, apresenta o CEO.

Sobre o perfil de cliente da marca, Franklin entende que “nós nascemos no pequeno empório e eles ainda são muito importantes. Mas, hoje, estamos crescendo muito no segmento de redes de supermercados, escolas e hortifrútis. Além disso, iniciamos há pouco tempo no segmento de food service e tem sido surpreendente. Então, o nosso consumidor final é o público de 20 a 45 anos e que busca uma alimentação diferenciada, além de valorizar a experiência de consumo”, define.
Adaptações de rota frente à crise de 2019 e a pandemia de Covid-19
Assim como a maioria dos empresários do ramo de alimentação, Franklin e seu sócio também precisaram fazer algumas adaptações de rota na DaSenhora para conseguirem sobreviver, principalmente, após a pandemia de Covid-19 e seus respectivos impactos sociais e econômicos. Assim como, o empresário compartilha que tudo não foram flores para a marca chegar aonde está hoje. Pelo contrário! “Em 2019, por exemplo, o pequeno varejo sentiu muito a greve dos caminhoneiros, a inadimplência estourou e fizemos um grande investimento em uma nova linha, mas, infelizmente, erramos na comunicação do produto. Porém, com os aprendizados dos últimos anos, a empresa se remodelou em 2020 e criou a marca ‘guarda-chuva’ DaSenhora, expandindo a linha de produtos com a Senhora Paçoca Diet e Paçoca com Chocolate Zero Açúcar. Nós incorporamos outros produtos ao nosso portfólio em 2020 e isso nos permitiu abrir o leque de atuação e ter um reforço de marca. Hoje, inclusive, a Senhora Paçoca já representa 30% do nosso faturamento. E já presente em mais de 1000 PDV’s por todo o Brasil, a DaSenhora teve um crescimento de 20% em 2021 e, para este ano de 2022, a nossa expectativa é chegar a 30%”, espera o empresário.

Especificamente sobre a pandemia de Covid-19, Franklin avalia que “a pandemia de Covid-19 afetou bastante os nossos clientes e sentimos bastante também financeiramente. De uma forma geral, o mercado que atuamos sofreu muito durante a pandemia de Covid-19, mas a retomada está sendo muito positiva, pois os consumidores estão valorizando os produtos com ingredientes de verdade. Além disso, a crise nos levou a ‘pensar fora caixa’. Como vender mais sem gastar mais? Essa foi a maneira que viramos para o segmento de food service. Assim como, estamos terceirizando pipocas e paçocas para outras indústrias/varejos e, em breve, teremos mais uma linha de produto para diversificar ainda mais o nosso portfólio”, divulga.
Segredo para alcançar o sucesso no mercado food service
Por fim, Franklin indica que o segredo para alcançar o sucesso no mercado food service está em “estudar bem o mercado e definir se você irá brigar por preço ou qualidade”, aconselha.
E aí? Bem inspiradora a história da DaSenhora, não é mesmo? Então, continue nos acompanhando! Pois, aqui na Rede Food Service, toda semana, te contamos enredos de sucesso do mercado de alimentação fora do lar como um incentivo a também fazer parte desse segmento tão promissor.