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Bebidas especiais para o Inverno: cafeterias aproveitam a época para explorar o conceito

Especialistas apontam que o segmento de bebidas de Inverno vem crescendo significativamente no Brasil, sendo que o café e o chá os produtos com maior saída

BebidasInverno7
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Desde o dia 21 de junho deste ano até 22 de setembro, oficialmente, estamos no Inverno brasileiro, certo? Mas, você sabia que, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), entre o Outono e o Inverno, o consumo da bebida cresce cerca de 30% no nosso país? Pois é!Alé

 

m disso, conforme um estudo da GlobalData, a categoria de café deve registrar um crescimento mais rápido até 2025 no Brasil. Assim como, um levantamento feito pela Europass Monitor indica que há uma tendência de aumento do consumo de bebidas quentes em todo o mundo, sendo que a taxa anual de crescimento do setor de chás, de 13%, por exemplo, é maior que o de bebidas não alcoólicas, de 11%, e esses números devem se manter até 2024.

 

Nesse contexto, é notável que o segmento de bebidas de Inverno vem crescendo significativamente, inclusive, no mercado nacional, sendo que o café e o chá são os produtos com maior saída. Por isso, investir em bebidas de Inverno é uma tendência que vale o investimento no food service brasileiro e, por essa razão, nós da Rede Food Service vamos, hoje, te apresentar o que é uma bebida de Inverno, como é trabalhar na prática nessa área e, é claro, te dar dicas valiosas para começar a ofertar bebidas de Inverno aos seus já e novos clientes. Vamos lá?

 

O que é uma bebida especial para o Inverno?

 

Quando você pensa em bebida de Inverno, o que vem em sua mente? Algo relacionado apenas a uma bebida quente? Se sim, você precisa ampliar os seus conceitos!

 

Foto: Duckbill Cookies & Coffee – Divulgação

 

Afinal, segundo Diego César Pereira de Souza, de 34 anos, Gastrólogo e Chef de Inovações e Desenvolvimento de Produtos da Duckbill Cookies & Coffee, rede de franquias especialista em cookies e coffee shop a qual já contamos a sua história de sucesso aqui na Rede Food Service, as bebidas de Inverno são “bebidas mais cremosas, que trazem conforto no período em que a temperatura diminui no país”, explica.

 

Diego de Souza, Chef de Inovações e Des. Produtos da Duckbill Cookies & Coffee – Foto: Divulgação

 

Vinicius Delatorre, sócio-fundador da Mais1 Café, uma rede de cafeterias modernas e tecnológicas que nasceu em Curitiba, no Paraná, complementa que “durante o Inverno, ficamos mais retraídos devido às baixas temperaturas e as bebidas quentes nos ajudam a deixar qualquer momento mais confortável e, claro que, nada melhor do que um bom café quente para nos aconchegar. É como se sentir abraçado e isso é uma bebida de Inverno”, contextualiza.

 

Como é trabalhar com bebidas especiais de Inverno?

 

Souza, da Duckbill Cookies & Coffee, relata que “nós trabalhamos com bebidas de Inverno desde 2021. Nós fizemos um planejamento com as quatros estações do ano e desenvolvemos uma campanha exclusiva para o período de Inverno. Assim, a campanha de Inverno de 2022 traz a indulgência, o desejo que é capaz de despertar um sentimento de clemência em quem os consome, sempre associada às situações em que preocupações relativas aos aspectos nutricionais são deixados de lado, privilegiando-se o prazer que será obtido ao consumir os produtos da campanha de Inverno da Duckbill. O nosso portfólio de bebidas de Inverno é composto pelo Chocolate Suíço com Marshmallow, um chocolate cremoso quente com borda de brigadeiro granulado, chantilly, marshmallow e balas de goma; o Chocolate Maltado, uma bebida cremosa de chocolate com sorvete e borda de brigadeiro granulado; o S’More, tradicional sobremesa americana como cookies mais famoso do Brasil (brigadeiro, cookie duckbill, marshmallow e calda de chocolate)”; o Fondue, com balas de goma, frutas, chocolate cremoso e cookie Duckbill; e o Cup Coffee, um copinho de waffle com chocolate e café espresso”, detalha.

 

Foto: Mais 1 Café – Divulgação

 

Delatorre, da Mais1 Café, por sua vez, relata que “trabalhamos com esse modelo de bebidas desde a criação da marca, pois, entendemos que, além do café ser a segunda bebida mais consumida no mundo, ele também é a soma da sensação de conforto e das memórias afetivas. O café faz com que a experiência dos nossos clientes seja ainda melhor do que almejamos. Hoje, a Mais1 Café possui um menu completo de bebidas para o Inverno, desde versões tradicionais de café, como o Cappuccino, Mochaccino, até opções com matcha (chá verde) e com licor, como é o caso da nossa bebida Coffee&Baileys. Além disso, temos o Vanilla, uma bebida feita à base de café espresso, leite, baunilha e caramelo; o Nutellate, produzido com chocolate, leite e avelã; como também o Floresta Negra, feito com café, leite, cereja e chantilly, entre outras opções para se aquecer durante o Inverno”, elenca.

 

Dicas de como começar a ofertar bebidas especiais no Inverno aos seus já e novos clientes

 

Na compreensão e experiência de Souza, da Duckbill Cookies & Coffee, e Delatorre, da Mais1 Café, ofertar bebidas de Inverno no food service brasileiro vale muito a pena, mas para alcançar o sucesso nesse segmento é preciso seguir algumas dicas. “Atualmente, o canal de food service é muito amplo e tem uma variedade de ofertas. A Duckbill Cookies & Coffee, por exemplo, aposta sempre no consumo de loja para gerar experiência nos ambientes instagramavéis. Mas, estamos presentes também em várias formas de venda: aplicativos, deliverys, take awey, cardápio digital, autoatendimento e outros. A Duckbill Cookies & Coffee é plural em todos os sentidos. Com isso, o perfil dessa campanha de bebidas de Inverno é para o público que gosta de compartilhar experiências, como famílias, crianças, jovens e adultos”, ressalta Souza, da Duckbill Cookies & Coffee.

 

Vinicius Delatorre, sócio-fundador da Mais1 Café – Foto: Divulgação

 

Delatorre, da Mais1 Café, sinaliza que “hoje em dia, as pessoas estão sempre buscando por um café quentinho e isso não só no Inverno, mas também em momentos específicos do dia a dia, como, por exemplo, durante o café da manhã, após o almoço e, para quem acredite, até para pessoas que possuem uma jornada noturna. Todos estão em busca de um café quentinho. Nós acreditamos que a melhor forma de trabalhar com bebidas de Inverno no food service brasileiro engloba um mix de fatores que façam com que o cliente tenha uma real experiência ao consumir nosso produto. Conhecer o tipo de público; um cardápio bem elaborado, porém sazonal, entendendo que diferentes sabores performam melhor em cada estação; ter alimentos que somem à experiência da bebida; trabalhar com grãos especiais; o design do ambiente; e a tecnologia atrelada ao atendimento são alguns desses fatores. Hoje, não existe um único perfil de cliente para bebidas de Inverno. Portanto, se o cardápio for bem pensado e elaborado de forma sazonal, conseguimos atender a todos os perfis”, indica.

 

E você? Já trabalha com bebidas especiais de Inverno e vai mudar algo na sua operação depois de ler essa reportagem? Ou ainda não fez nada parecido e percebeu o quanto pode estar perdendo por isso? Nós esperamos que sim, pois, aqui na Rede Food Service, te informar melhor sobre o que há de bom para o seu negócio é o que nos move! Continue nos acompanhando, assim como as tendências do universo da alimentação fora do lar que sempre te apresentamos em primeira mão!

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