Pesquisar
Close this search box.

Vida de Chef consultora? É com Renata Biasin!

Aluna da primeira turma de Gastronomia do Brasil, chef acumula 20 anos de sólida experiência nessa área, que ela garante que "é pauleira mesmo, dedicação, é amor incondicional"

foto3
foto3

 

“É pauleira mesmo, dedicação, é amor incondicional”. É assim que Renata da Fonseca Biasin, de 41 anos, mais conhecida apenas como Renata Biasin, define que é uma vida de chef.

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, a chef, que foi aluna da primeira turma de Gastronomia do Brasil e já acumula 20 anos de sólida experiência nessa área, revela que, atualmente, trabalha como consultora. “Hoje em dia, eu atuo com consultoria. Eu faço a parte que nenhum chef gosta de fazer principalmente, além de criações, é claro. Eu faço cálculo de aproveitamento e fichas técnicas de custo, redução do mesmo e novo layout de cozinhas já existentes ou novas, fazendo fluxograma”, explica.

 

Quem é Renata Biasin?

 

Solteira, sem filhos, órfã de pais e de avós, Biasin é “dinâmica, porém, eu gosto de organização. Eu sou muito eclética, me misturo em todas as tribos e, na cozinha, não é diferente, pois curto todas. Enfim, são infinitas afinidades entre o meu lado pessoal e profissional e o que mais me caracteriza é a minha marcante paciência”, se apresenta.

 

Foto: Divulgação

 

Sobre o seu estilo de culinária, a chef partilha que “eu sou da culinária afetiva, comida de vó literalmente. A minha comida é aquele conforto que sempre é lembrado em todas as situações”, salienta.

 

Formação e experiências profissionais

 

Graduada pelo Centro Universitário Senac de Águas de São Pedro, São Paulo, Biasin tem “especialização em Gerenciamento de Marketing pelo NSW Sydney, na Austrália, e curso de Especialização em Projetos de Cozinhas Industriais no Instituto Racine, São Paulo”, relata a própria chef.

 

Sobre as suas experiências profissionais, ela conta que sempre teve contato com o mundo food service, pois “me formei em 2002 e nunca sai da área. Eu atuei em rede hoteleira na maior parte de minha trajetória, como a Rede SolMelia, Club Mediterrane, Grand Hyatt, etc. Eu também atuei como Chefe de Cozinha em renomados restaurantes e hotéis da grande São Paulo e interior. Participei, inclusive, do planejamento e execução da operação de alimentos e bebidas de grandes eventos, como as Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio – 2016, sendo a responsável por parte do serviço na Vila dos Atletas Rio 2016 e o Lollapalooza 2018. E, desde outubro de 2010, ainda atuo como jurada de pratos com a carne de Ovinos da Expovelha, além de realizar diversos tipos de oficinas culinárias para quem quer aprender ou aprimorar os dotes gastronômicos. Sou também Chef Consultora de casas renomadas, onde cuido da gestão dos custos e da implantação de novos pratos. Ao todo, são mais de 20 anos de sólida experiência, inspiração e muito amor e paixão pela gastronomia”, afirma.

 

Foto: Divulgação

 

A chef acrescenta que, entre tantas experiências, algumas te marcaram de maneira especial, como “o fato de ter morado fora e ter trabalhado em um restaurante italiano que ganhou o 1 Toque, que é a premiação igual Guide Michelin, como restaurante revelação. Nessa época, também atuei em um parque do Governo que tinha quiosques pelo parque e onde tudo era produzido na cozinha central”, detalha.

 

Rotina como chef consultora

 

Conforme Biasin, nos seus atuais dias, ela avalia que, na verdade, não possui uma rotina em si como consultora. “Hoje, eu não tenho rotina certa, pois depende dos meus clientes. Mas, normalmente, às segundas-feiras, eu dou aula para um adolescente e os demais dias da semana eu divido entre os meus clientes como Personal Chef, consultorias e eventos. Eu sou autônoma e tenho propostas de sociedades, mas, atualmente, trabalho sozinha. Dentro do food, tenho muita especulação de preço dos meus trabalhos, mas nada concreto. Inspiração eu tenho, mas essa não revelo”, assinala.

 

Foto: Divulgação

 

A chef complementa que “amo o que eu faço, de verdade. Porém, às vezes, o meu lado profissional é confundido pelo pessoal e ser chef não significa ter que encarar coxinha sempre. Assim como, também não significa ser crítica sempre. Eu gosto de fazer, mas também gosto de comer. Enfim, eu amo mesmo assim e a gastronomia é a melhor forma de reunir pessoas, confraternizar e brindar à vida”, reforça.

 

Atuais desafios, metas e sonhos

 

Em relação aos seus atuais desafios, metas e sonhos, Biasin divide que todos estão muito bem delimitados na sua mente. “O meu desafio atual é ter meu negócio mais concretizado e empreender mais com consciência. As minhas metas são escrever um livro de minha trajetória de vida pessoal e profissional e estar estabilizada financeiramente para poder viajar de volta ao mundo. E o meu maior sonho é ser uma chef reconhecida pelo conforto de uma boa alimentação e alimentação dos imigrantes”, elenca.

 

Visão de mercado

 

Para Biasin, o atual mercado food service “está mais exigente, porém, há poucos profissionais especializados interessados em trabalhar e adquirir experiência. Em contrapartida, as empresas não pagam bem também para bons profissionais, mas exigem excelência”, pondera.

 

Foto: Divulgação

 

A chef argumenta ainda que a alimentação em si hoje em dia ganhou “vários conceitos. Hoje, temos várias fases. Entre elas, umas que melhoraram e outras não. Assim, temos hoje o junk food, que facilita a vida de muita gente e, mesmo com esse nome pejorativo, apresenta boas opções. Temos também a fit food, em que várias opções estão surgindo para a melhora da saúde no geral. Temos a comfort food que, na minha opinião, é a melhor de todas e mais abrangente. Enfim, todas tem ressalvas, mas como outros momentos na história, literatura e artes em geral, a gastronomia também tem diferentes conceitos, uns bons e outros ruins”, avalia.

 

Dica de chef consultora

 

Por fim, Biasin indica para quem sonha em ser chef consultora como ela que “trabalhe duro e comece de baixo. Você só saberá como chefiar, se passar por todas as áreas da cozinha”, aconselha.

 

Foto: Divulgação

 

E aí? Incrível a vida de chef consultora de Renata Biasin, não é mesmo? Por isso, continue nos acompanhando, pois, aqui na Rede Food Service, toda semana, te apresentamos o que, realmente, é uma vida de chef por meio de exemplos reais.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...