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Vida de chef como produtor de conteúdo? É com Gabriel Nigro!

Com mais de 24 mil seguidores no Instagram (@chefgabrilnigro), chef revela como é o dia a dia de quem trabalha com gastronomia com foco nas mídias sociais

ChefGabrielNigro1
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Qual é a relação entre o universo da gastronomia com o das mídias sociais? Para Gabriel Miranda Nigro Alves, de 31 anos, o chef Gabriel Nigro, tudo e mais um pouco! Afinal, atualmente com mais de 24 mil seguidores no Instagram (@chefgabrilnigro), ele tem uma vida de chef como produtor de conteúdo.

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Nigro revela que o dia a dia de quem trabalha com gastronomia com foco nas mídias sociais não é nada fácil também. “A vida de chef de uma maneira geral é zero glamour! Inclusive, a de criador de conteúdo de culinária também! Você já pensou na quantidade de louça que um dia gravando seis receitas pode gerar?”, indaga.

 

Quem é Gabriel Nigro?

 

Companheiro de Gabriela há dois anos, Nigro, é “no geral, um cara animado, alegre, brincalhão e que está tentando mudar um pouco do mundo onde vive com o seu trabalho. Eu e Gabriela estamos juntos há dois anos, morando juntos faz quase um ano. Os nossos horários são completamente invertidos, mas tem se ajustado ultimamente. Inclusive, ela está me ajudando a produzir os trabalhos dos finais de semana, além de se dar bem com os pratos que rolam nas gravações! (risos)”, divide.

 

Foto: Alex Woloch

 

Com foco no seu lado profissional, o chef partilha que “é bem difícil separar vida pessoal e profissional. Isso porque eu sempre dediquei e continuo dedicando boa parte da minha vida ao meu trabalho. Além disso, eu levo tudo de forma leve e sempre muito autêntico, não fugindo à minha personalidade, valores e ideais. Eu tenho balançado a bandeira da gastronomia inclusiva há um tempo. Esse conceito representa para mim a possibilidade de fazer a gastronomia chegar a todos, independente da sua condição social. É muito possível fazer um prato incrível com os ingredientes que se tem acesso. Mas, infelizmente, nem todas as pessoas podem usar ingredientes como um presunto de parma, aspargos, etc, e parece que muitos chefs ainda não se deram conta disso. Gosto de mostrar que é bem possível fazer um prato incrível com farinha de mandioca, mortadela… Além disso, sou um autodeclarado nerd da cozinha. Sempre me interessei em estudar as características físico-químicas dos ingredientes e dos processos de cocção. Acredito que, quando você detém o conhecimento do processo e do que acontece por trás dele, você domina o resultado final. Nos meus trabalhos em cozinhas profissionais, consultorias e mentorias, eu costumo assimilar isso ao uso de tecnologia no preparo e pré-preparo dos pratos. Isso garante otimização de produção, controle de qualidade, redução do espaço de trabalho, melhores condições laborais para os cozinheiros, diminuição de tempo de saída de pratos e redução de custos”, garante.

 

Formação e experiências profissionais

 

Graduado em Gastronomia pela Universidade Estácio de Sá /Alain Ducasse Formation, Nigro conta que sempre buscou “muita informação em cursos, livros e até mesmo na Internet. Com isso, eu já cheguei a fazer cursos remotos da Wesleyan University, Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong e Havard”, relata.

 

Gabriel Nigro com Alain Ducasse – Foto: Arquivo Pessoal

 

Em paralelo com os estudos, o chef também adquiriu uma vasta experiência prática, tendo começado a sua carreira no segmento de food service “depois de formatar um restaurante a quilo 100% ôrganico para o evento Rio+20. Após essa vivência, eu acabei recebendo muitos pedidos de consultoria, o que me fez me dedicar a essa área no momento em questão e aumentar o meu contato com o mundo food service. Eu também tive uma experiência de trabalho vasta, passando por restaurantes bares, hotéis casas noturnas, quiosques de praia, buffets e até mesmo centros de convenções. Os meus últimos trabalhos foram, em ordem, Bobô Bar, como Chef e Restaurateur, FEU, como Chef, e MasterChef Brasil nas Nuvens, chefiando a cozinha e eventos do Deck Bar”, lista.

 

Rotina como chef produtor de conteúdo

 

Para Nigro, “se ‘vida de chef’ é o que conhecemos pela imensa jornada de trabalho e falta de tempo para as coisas e pessoas que amamos, então, ‘vida de chef’ é o que eu estou tentando cada vez mais mudar. Hoje, eu consigo garantir de um a dois dias de descanso por semana, algum tempo desligado do trabalho e estou conseguindo até viajar! Afinal, estou há 13 anos nessa. Não estou dizendo que quero parar, nem vou, mas precisamos falar sobre vida saudável e isso quer dizer quantas pessoas passam por isso para que a gente queira tomar o nosso ‘drinquezinho’, comer nosso ‘petisquinho’ nos nossos momentos de descanso e lazer. Atualmente, um pouco diferente de quando eu estava à frente de algum estabelecimento, a vida profissional tem sido outra. Em vez de cuidar da criação de pratos, das compras, do dia a dia e da equipe de um restaurante, tenho que criar roteiros, gravar receitas, editar vídeos, além de cuidar das ações presenciais que realizo. Mas, o volume de trabalho é o mesmo e, talvez, até um pouco maior”, afirma.

 

Foto: Sergio Faria

 

O chef desvenda também que “hoje em dia, eu tenho voltado o meu trabalho para as redes sociais. Assim, desenvolvo conteúdo para as minhas redes próprias, focando no meu Instagram @chefgabrielnigro. Dessa forma, acabo atuando mais diretamente com as marcas do setor, provendo conhecimento e distribuindo informação para pessoas do meio. Eu, inclusive, já efetuei ações com marcas como Heinz, Stella Artois, Rio Quality, Kuat, entre outras, mas também continuo efetuando mentorias para empresas e estabelecimentos do setor. E, desde o começo da pandemia de Covid-19, com o cenário digital se fortalecendo, acabei direcionando o meu trabalho cada vez mais para as redes sociais. Isso mudou muito a dinâmica do meu dia a dia, tanto que cheguei a me mudar de residência para um local mais adequado para realizar as minhas gravações”, explica.

 

Foto: Lipe Borges

 

Nigro complementa que “eu já tive algumas oportunidades únicas na minha carreira, como servir chefes de Estado, montar um cardápio e equipe de um restaurante e excelência com 350 lugares em menos de quatro semanas, assim como a experiência que tive à frente do MasterChef Brasil nas Nuvens, podendo entregar uma cozinha criativa em um lugar incrível que chegou a receber mais de 1.500 pessoas em um só dia. Em 2019, o meu prato foi eleito o melhor em um dos concursos do Comida di Buteco. Ainda sim, eu costumo dizer que o que mais marca na minha carreira como chef é olhar para trás e ver quantos empreendimentos e profissionais do setor conseguir ajudar a se estabelecerem. De quantas vidas eu fiz parte e ainda faço”, avalia.

 

Atuais desafios, metas e sonhos

 

Quando questionado sobre quais são os seus atuais desafios, metas e sonhos, Nigro compartilha que “eu costumo dizer que o maior desafio de um criador de conteúdo é sempre fazer com que o seu trabalho chegue nas pessoas certas. Seja nas pessoas que você quer atingir, seja nas pessoas que vão te ligar às marcas e empresas que possibilitem a realização do seu trabalho. A minha atual meta é conseguir me consolidar, cada vez mais, nas redes sociais e poder criar um canal com o conteúdo mais denso e educativo. Eu sempre quis trabalhar com educação e a possibilidade de levar conhecimento gastronômico a todos para mim representa uma possibilidade de mudança cultural. Um povo que se relaciona bem com a comida pode ter uma melhor qualidade de vida. Por isso, o meu maior sonho é ter um programa ou um quadro na televisão aberta, o que propiciaria uma abrangência e autoridade nacional no assunto”, ressalta.

 

Visão de mercado

 

Na concepção de Nigro, o atual mercado de alimentação fora do lar requer cada vez mais preparo, uma vez que “vivemos em um momento em que, além dos custos estarem aumentando vertiginosamente, o nosso público, seja de cliente de restaurante, seja de seguidores de uma rede social, está dividindo cada vez mais a sua atenção com concorrentes e outros sonhos. E isso requer que fiquemos cada vez mais preocupados com o nosso custo, em oferecer um produto de qualidade com uma experiência única e em sermos efetivos para chamar sua atenção, de novos clientes ou de clientes que você já tem”, argumenta.

 

Foto: Alex Woloch

 

Nesse sentido, o chef acrescenta que acredita que alimentação hoje em dia já ganhou outro conceito. “Além da questão da experiência, que sempre bato na tecla, pois sempre será muito mais favorável você conseguir um cliente se puder oferecer um produto/momento único para ele, cada vez mais, vejo a necessidade das empresas se preocuparem com a percepção de custo-benefício do cliente”, aponta.

 

Dica de chef produtor de conteúdo

 

Por fim, Nigro indica para quem sonha em ser um chef produtor de conteúdo assim como ele que “saiba onde você está amarrando o seu bode! (risos) É uma vida muito puxada! Você começa ganhando muito pouco e trabalhando muito tempo. Vai demorar bastante até você ter conhecimento e experiência suficiente para se tornar um chef de cozinha. Não basta só saber cozinhar! Tem que saber gerir uma equipe, construir um cardápio bem aproveitado e isso se você não for dono do seu próprio negócio. Se for, aí o buraco é ainda mais embaixo”, alerta.

 

Foto: Alex Woloch

 

E aí? Gostou de conhecer a vida de chef como produtor de conteúdo de Gabriel Nigro, não é mesmo? Então, continue nos acompanhando! Afinal, aqui na Rede Food Service, toda semana, te mostramos o que, realmente, é uma vida de chef.

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