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Taisho Yakiniku: o restaurante que ficou famoso por oferecer churrasco japonês ao gosto do cliente em Curitiba

Idealizado por Daniel Takeshi Suzuki, o negócio foi criado depois que o empresário se viu obrigado a desativar algumas unidades da sua rede food service durante a crise econômica de 2014

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Você ainda não acredita que crise é sinônimo de oportunidade? Então, precisa conhecer o Taisho Yakiniku, o restaurante que ficou famoso por oferecer churrasco japonês ao gosto do cliente em Curitiba, no Paraná.

 

Idealizado por Daniel Takeshi Suzuki, de 50 anos, administrador de empresas, o negócio foi criado depois que o empresário se viu obrigado a desativar algumas unidades da sua rede food service durante a crise econômica de 2014.

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Suzuki, que é um dos responsáveis por desmistificar e democratizar a culinária japonesa na cidade de Curitiba, conta que trabalha “com comida oriental há 22 anos, no modelo tradicional em que os produtos carros-chefes são o sushi e o sashimi como pratos principais. No início, quando eu e minha família começamos no ramo, a culinária oriental ainda era pouco difundida e relativamente cara para os padrões da época. Normalmente, o pessoal não sabia diferenciar os nomes dos pratos e, às vezes, pagavam caro por um prato que não era do seu agrado. E, como ainda não tínhamos muita experiência, resolvemos apostar no diferencial de serviço, que foi o rodízio de sushi, sashimi e pratos quentes. Muitos acharam que não daria certo, mas a aceitação foi muito boa, porque, mesmo a pessoa não sabendo o que era que estava pedindo, se não gostasse, poderia deixar de lado e pedir outro do seu agrado, sem onerar a conta. Serviço esse que foi o primeiro na cidade de Curitiba e um dos primeiros no Brasil. Eu sempre falo que nós ajudamos a desmistificar e democratizar a culinária japonesa”, afirma.

 

Daniel T. Suzuki – Foto: Divulgação

 

O empresário complementa que o seu começo no ramo food service “foi uma experiência por meio da qual, até hoje, eu e a minha família somos reconhecidos por sermos um dos principais operadores de Curitiba nesse segmento que atuamos. Chegamos a ter sete unidades, entre restaurantes e delivery. Mas, devido à crise que se iniciou em 2014, tivemos que desativar algumas unidades e apostar em novas ideias. Assim, atualmente, temos cinco lojas, sendo a Taisho Sushi, Taisho Yakiniku Água Verde, Taisho Yakiniku Cabral, Delivery Água Verde e Delivery Juvevê”, partilha.

 

O que é o Taisho Yakiniku?

 

Conforme Suzuki, “a história do Taisho Yakiniku se iniciou no ano de 2017, sendo uma saída para tentarmos driblar a crise econômica que vinha desde 2014. Ou a gente renovava novamente ou fechava mais algumas unidades. O Yakiniku (JAPANESE BBQ) significa carne grelhada que provém do verbo Yaku (assar, grelhar, cozinhar) e Niku (carne). No começo, seria uma aposta que teria que ser certeira, visto que não tínhamos muita bala na agulha para errar o alvo. Mas, como o nosso negócio sempre foi inovar, não poderíamos deixar de arriscar em um negócio que parecia tão promissor. Se há 22 anos nós arriscamos com peixe cru, porque não com carne grelhada? Só teríamos que colocar na cabeça dos clientes que o foco principal desse serviço não seria mais o sushi e sashimi, apesar de estar no cardápio. Felizmente, a aceitação foi muito boa desde o início, uma vez que acabamos por democratizar uma situação que era motivo de briga entre pessoas da mesma família que atendíamos. Afinal, um gostava mais de carne e outro mais de sushi. Assim, com o Yakiniku, harmonizou-se essa questão. Em muitos dekasseguis, como eu, sentiam muitas saudades do Yakiniku do Japão, de quando trabalhavam lá e consumiam esse produto. Dessa maneira, quando descobriram que existia esse serviço em Curitiba, foram os nossos primeiros clientes”, relembra.

 

Foto: Divulgação

 

Estrutura e funcionamento do Taisho Yakiniku

 

Atualmente, o restaurante Taisho Sushi de Suzuki possui 50 funcionários, o Taisho Yakiniku Cabral, 23, o Taisho Yakiniku Água Verde, 20, o Taisho Delivery Água Verde, 15, e o Taisho Delivery Juvevê, 4. “Eu sempre gostei de pescar, limpar e preparar o peixe desde pequeno. E isso já foi um indício que o meu futuro e da minha família estaria vinculado à essa atividade. Hoje, em se tratando de Yakiniku, nós só trabalhamos com o serviço ‘all you can eat’, paga-se por pessoa e come à vontade. Ou seja, o cliente se serve de um buffet de sushi, sashimi, pratos quentes, saladas, uma variedade de carnes fatiadas, peixe, hambúrguer, espetos e legumes, que serão grelhados em sua própria mesa. E, em toda mesa, há uma grelha e uma coifa que retém toda a fumaça. Temos uma lucratividade entre 15% a 20 %”, ressalta Suzuki.

 

Foto: Divulgação

 

Também conforme o empresário, “nesta nova frente de negócios, eu tenho um parceiro que foi crucial para que o negócio Taisho Yakiniku fosse viabilizado. O seu nome é Rui Sasazawa, que foi o idealizador das mesas com grelhas no Brasil. Em 2015, eu tinha ido para o Japão especular sobre o Yakiniku. Assim, conversei com o principal fornecedor dessas mesas e, de lá, vi que seria muito difícil trazer essa novidade para o Brasil. Dessa forma, fiquei em stand by por um tempo, mas, em 2017, encontrei o Rui pelas mídias sociais. Ele já tinha dois restaurantes de Yakiniku operando na época e estava vendendo algumas mesas. Com isso, eu me encontrei com ele e, no mesmo dia, já iniciamos a negociação das mesas para abrir o Taisho Yakiniku em Curitiba. No início, o Rui entrou como fornecedor e, agora, já se tornou meu parceiro na nova empreitada de franquias da marca”, revela.

 

Perfil de cliente e cardápio do Taisho Yakiniku

 

Para Suzuki, o atual perfil de cliente do Taisho Yakiniku é composto por pessoas “da classe A, B e C que formam muitas famílias que costumam fazer confraternizações. Além disso, também atendemos muitos executivos em almoços ou jantares de negócios, além de reunião de amigos”, elenca.

 

Foto: Divulgação

 

Já sobre o cardápio do negócio, o empresário detalha que os clientes encontram “sushi, sashimi e ceviche, que, atualmente, não é mais o prato principal e sim um ‘coadjuvante’. Servimos carnes variadas, como picanha, ancho, costela, panceta apimentada, panceta, bananinha, espeto de frango, brisket, raquete, contra-filé, salmão, costela apimentada, shimeji com bacon, etc. Temos também saladas orientais e legumes e, de pratos quentes, yakissoba, yakimeshi, batata frita, gyoza, rolinho primavera, banana caramelada, shimei e shitake na manteiga, hot rolls, etc. Além disso, oferecemos sorvete à vontade, já que também faz parte do rodízio, e refil de refrigerante pago à parte. Normalmente, a pessoa que consome o nosso rodízio fica maravilhada com a diversidade de produtos e, principalmente, com a experiência agradável de um novo serviço com um preço que ela acha justo. O nosso custo-benefício é muito bom!”, assegura.

 

Adaptações frente à pandemia de Covid-19

 

Se Suzuki soube driblar à crise econômica de 2014, ele garante que também vem conseguindo se adaptar como empresário food service em meio às dificuldades impostas desde o começo da atual pandemia de Covid-19. “No ano de 2020, no início de tudo, fechamos todas as nossas operações, dispensamos mais de 100 funcionários e ficamos por sete meses fechados. Assim, somente a unidade do delivery ficou aberta, que foi a que nos manteve economicamente na época. Mas, em setembro de 2020, voltamos com a unidade Taisho Sushi e Taisho Yakiniku Água Verde e, graças a Deus, desde que reabrimos, tivemos um bom movimento, pois os nossos clientes são fiéis e estavam com saudades do nosso atendimento. No início de 2021, foi muito difícil, pois sofremos mais duas interrupções e muitas restrições de atendimento. Com isso, fechamos uma unidade de rua que ainda não tínhamos reativado desde 2020 e reabrimos outra em setembro de 2021, no formato yakiniku (a Yakiniku Cabral), em uma região que se situa ao Norte da cidade de Curitiba, que vem perfomando muito bem até o momento. Na atual situação, já começamos a sofrer com essa nova cepa e acreditamos que vamos ter reflexos futuros. No entanto, acho que o pior já passou em 2021. O importante, agora, é que não será para sempre e, quem for corajoso, persistente e tiver um bom negócio nas mãos, irá conseguir colher os frutos desse trabalho. Hoje em dia, tem que apostar e sair na frente do mercado, porque, quando a máquina engrenar, já estaremos engatados faz tempo”, aconselha.

 

Foto: Divulgação

 

Planos para o Taisho Yakiniku

 

Com perfil visionário, Suzuki divide ainda que, por meio do Taisho Yakiniku, “a nossa meta futura é fazer com que os nossos futuros franqueados tenham a possibilidade de investir um capital, que não é baixo, mas que tenham um ótimo retorno. Afinal, só assim seremos recompensados no futuro. Não temos a necessidade de ‘vender franquias somente por vender e receber royalties’, uma vez que temos outras fontes que nos mantém. O que queremos é o sucesso dos nossos franqueados”, divulga.

 

Segredo do sucesso no mercado food service

 

Por fim, gentilmente, o empresário indica que o segredo para a conquista do sucesso no mercado food service é “ficar sempre atento às novidades e aonde essa novidade se encaixaria em um negócio rentável”, aconselha.

 

E aí? Gostou de conhecer a história do Taisho Yakiniku e de Daniel Takeshi Suzuki, não é mesmo? Então, continue nos acompanhando, pois, uma vez por semana, fazemos questão de lhe apresentar histórias de sucesso relacionadas ao universo do segmento de alimentação fora do lar como essa para que te sirvam como inspiração.

 

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