De acordo com a Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete), atualmente, o setor nacional de sorvetes apresenta um faturamento anual de R$ 13 bilhões, ocupando o quinto lugar no ranking global. Além disso, a associação aponta que, no Brasil, existem aproximadamente 10 mil empresas que trabalham com sorvetes e afins, sendo 92% micro e pequenas empresas que empregam cerca de 300 mil colaboradores, entre 100 mil diretos e 200 indiretos.
Já conforme dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), hoje em dia, a região Sudeste do Brasil é a que apresenta o maior consumo de sorvete do país, chegando a 52% de toda a produção nacional. E, na sequência, estão as regiões Nordeste (19%), Sul (18%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%).
Frente a um setor tão promissor, naturalmente, a competitividade é alta. Por isso, a cada dia mais, as indústrias e negócios food service estão procurando inovar na maneira de produzir e vender sorvetes, como é o caso da Ice Cream Roll, a rede de franquias de alimentação especializada na venda de um sorvete típico da Tailândia que, recentemente, lançou o Taco Roll, o primeiro taco de sorvete do Brasil.
E é claro que, aqui na Rede Food Service, vamos te apresentar esse novo produto como inspiração Mão na Massa, né? Então, vamos lá?
A Ice Cream Roll
Criada em 2017 e já com 42 unidades em operação, a Ice Cream Roll é nacionalmente conhecida pelo preparo de um sorvete típico da Tailândia em uma chapa resfriada a 25°C negativos, além de possuir um mix de ingredientes variado.
Hoje, a rede tem no formato quiosque o principal modelo, com flexibilização de acordo com a área de implantação da loja e investimento inicial a partir de R$ 49 mil reais.
O que é Taco Roll?
Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Roger Alex Rodrigues, de 35 anos, engenheiro e CEO da rede de franquias Ice Cream Roll, revela que o “Taco Roll é feito com uma casquinha artesanal produzida na própria loja em formato de um taco, o nosso tradicional sorvete de rolinho que todos já amam, mas, agora, com topping e cobertura. E, como sempre, na Ice Roll, o cliente é o chef e participa de cada etapa do preparo”, afirma.
O CEO complementa que “o lançamento do Taco Roll aconteceu no dia 10 de junho deste ano e nós investimos nas divulgações no Instagram e em matérias nos meios de comunicação mais consolidados do Brasil. O investimento inicial foi de R$ 90 mil reais para o lançamento do Taco Roll”, relata.
Como surgiu a ideia do Taco Roll?
Em relação a como surgiu a ideia do Taco Roll, Rodrigues enfatiza que foi “a partir de um momento específico, onde, ao saborear o alimento, vi uma facilidade na hora de consumir e pensei em trazer isso para a minha rede. E, por ser um projeto que começamos do 0 e que não há nada parecido no Brasil, tivemos que pensar em cada detalhe e passamos por vários testes. No fim, chegamos no nosso produto final, no qual trocamos a massa salgada, os recheios e os molhos do taco tradicional por casquinha de sorvete em formato de taco, sorvete e toppings à escolha do cliente”, detalha.
O CEO da Ice Cream Roll acrescenta que o grande diferencial do Taco Roll “além de ser o primeiro taco de sorvete do Brasil, é a produção em si dele. Afinal, não só o sorvete é produzido na hora, mas a casquinha artesanal também. É uma receita exclusiva da Ice Cream Roll, muito deliciosa e que exala um maravilhoso cheiro de baunilha pelos corredores dos shoppings”, ressalta.
O que o lançamento do Taco Roll representa para o mercado nacional de sorvetes
Para Rodrigues, o lançamento do Taco Roll representa para o mercado nacional de sorvetes “inovação, uma nova forma de comer sorvete, não só pelo formato, como pelo modo de preparo, que é totalmente artesanal desde o preparo do sorvete (como de costume na Ice Cream Roll), até o preparo da casquinha”, explica.
Nesse sentido, Rodrigues sinaliza também que o Taco Roll é um produto que vale o investimento no mercado food service brasileiro “por ser uma novidade em nosso país. Nós somos os pioneiros a produzir tacos de sorvete no Brasil e, com pouco menos de um mês do lançamento, já estamos alcançando nossas expectativas com esse novo produto”, comemora.
Expectativas e resultados já alcançados por meio do Taco Roll
Sobre as expectativas para o Taco Roll, Rodrigues diz que o esperado por ele e toda a equipe da Ice Cream Roll é que o produto “torne a marca ainda mais reconhecida pela constante inovação, além de alavancar as vendas e dar mais forças para os franqueados e para todas as unidades da Ice Roll. O Taco Roll também é um produto de CMV muito baixo e com uma lucratividade alta. Inclusive, aguardamos faturar R$ 4,8 milhões com a novidade, o que representa um aumento de 15% nas vendas”, resume.
E, pelo o que tudo indica, o Taco Roll promete sim aquecer o setor nacional de sorvetes, uma vez que “além da boa aceitação dos nossos clientes, também estamos superando as nossas expectativas e sendo reconhecidos por franqueados, futuros franqueados, pelos nossos clientes e pela mídia como uma marca inovadora e criativa por meio dessa novidade”, avalia o CEO.
Dicas para inovar no mercado de sorvetes
Por fim, Rodrigues partilha que o objetivo da Ice Cream Roll com o lançamento do Taco Roll é “continuar trazendo novidades para os clientes da Ice Roll e fixar a franqueadora como uma constante lançadora de tendências”, afirma.
E, com essa motivação, o CEO aconselha que quem também pretende inovar no mercado de sorvetes precisa lembrar que “empreender é assumir riscos e aceitar desafios. Tudo é impossível até que alguém faça. Nós, com o Taco Roll, por exemplo, aceitamos o desafio de criar algo inovador para alavancar cada vez mais a marca e, hoje, estamos aqui para dizer que o objetivo foi alcançado com sucesso e que o Taco Roll já está trazendo os melhores resultados para toda a rede”, assegura.
E você? Como está o seu trabalho Mão na Massa no segmento de sorvetes e afins? Precisando daquele ‘empurrãozinho’? Então, continue nos acompanhando! Pois, aqui na Rede Food Service, sempre te contamos as novidades relacionadas, assim como te damos dicas para alavancar o seu negócio de alimentação do lar.