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La Fruta Açaí: conheça a rede de franquias que nasceu do sonho de dois amigos empreendedores e já fatura R$ 45 milhões por ano

Com 77 unidades, sendo elas 57 em funcionamento e 20 em implantação, a empresa é a primeira marca do Grupo LFB Franchising, detentora de La Brasa Burger, La Fit, La Fruta Açaí e F de Frango

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Da venda de CD, DVD, milho, pequi e gelinho para proprietários de uma rede de franquias de alimentação fora do lar que já fatura R$ 45 milhões por ano. Essa é a história de vida pessoal e profissional de Bruno Sgutt e Danilo Lopes, dois amigos empreendedores que, juntos, fundaram a La Fruta Açaí, cuja história de sucesso nós da Rede Food Service temos, hoje, o prazer de lhe apresentar.

 

Com atuais 77 unidades, sendo elas 57 em funcionamento e 20 em implantação, a empresa é primeira marca do Grupo LFB Franchising, que é detentora de La Brasa Burger, La Fit, La Fruta Açaí e F de Frango.

 

O que é a La Fruta Açaí?

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Sgutt, que tem 33 anos, formação superior incompleto, está solteiro e tem um filho, conta que a La Fruta Açaí é “nascida em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, sendo uma rede de franquias focada na comercialização de açaí e uma variedade de alimentos leves e saudáveis, como frutas, sanduiches naturais e saladas. A marca pertence a holding LFB Franchising e já conta com mais de 70 unidades em funcionamento em todo o país. O que mais nos caracteriza acredito ser a qualidade dos nossos produtos e a variedade dos mesmos”, destaca.

 

Bruno Sgutt – Foto: Divulgação

 

Como surgiu a La Fruta Açaí?

 

Conforme o empresário, a La Fruta Açaí surgiu “em 2017, nascendo por meio de um sonho meu e do meu amigo Lopes. Nós dois nos conhecemos aos 20 anos e possuímos uma história de vida bem parecida. Afina, nós somos empreendedores desde criança e já trabalhamos com vendas de CD, DVD, barraquinhas de milho, pequi e até gelinho. Mas, em 2017, Lopes mudou-se para Caldas Novas, em Goiás, onde trabalhou na venda de doces caseiros. Já eu, nessa época, continuei em São José do Rio Preto trabalhando na comercialização de franquias na empresa Conceito Franquias. Mas, Lopes conseguiu economizar R$ 15 mil e, logo, me avisou para que pudéssemos começar um negócio próprio. Nesse mesmo período, ele descobriu que um empreendimento local de açaí estava fechando as portas. E, conversando com o dono, eu descobri que o valor do ponto era de mais ou menos R$ 20 mil. Na hora, eu lembrei dos R$ 15 mil de Lopes e fechamos o negócio com ele. Demos R$ 10 mil e a minha moto como entrada e parcelamos R$ 5 mil em cheque para termos um caixa para início do negócio”, relembra Sgutt.

 

Foto: Divulgação

 

O empresário complementa que “assim, nasceu a La Fruta Açaí, a primeira marca do Grupo LFB Franchising. No começo, Lopes se dedicou no empreendimento enquanto eu seguia trabalhando na Conceito Franquias. Entretanto, com apenas sete meses no mercado, a marca já estava dando grandes frutos e foi nesse momento que meu chefe na época entrou em contato comigo para saber quais eram os números oficiais da nossa loja. E, depois que ele analisou, achou o projeto muito promissor e nos fez um aporte de R$ 200 mil. Com esse valor, eu e Lopes começamos a formatação da marca para o segmento de franchising. E, foi durante a reforma da loja própria, que a primeira unidade foi comercializada, reforçando assim a solidez do negócio. Hoje, a La Fruta Açaí já conta com 77 unidades, sendo elas 57 em funcionamento e 20 em implantação, além de um faturamento anual de R$ 45 milhões. A meta é chegar na marca de 100 unidades comercializadas até o final deste ano e reforçar a marca como referência no mercado”, afirma Sgutt.

 

Equipe, perfil de cliente e cardápio da La Fruta Açaí

 

Atualmente, “são 77 unidades em funcionamento da La Fruta Açaí e cada uma conta com no mínimo quatro colaboradores”, divide Sgutt sobre a equipe da marca.

 

Foto: Divulgação

 

Já em relação ao perfil de cliente da La Fruta Açaí, o empresário afirma que “para as nossas lojas, nós buscamos todos os públicos”, assegura.

 

Foto: Divulgação

 

Sobre o cardápio da rede de franquias, o Sgutt informa que “o carro chefe da rede é o açaí. Hoje, nós possuímos mais de 50 acompanhamentos, que vão desde frutas da estação, até chocolates, confeitos, mousses e sorvetes. Também temos desde saladas, crepes e wraps, até vitaminas, milk-shakes, fondues, opções de lanches naturais, saladas de fruta e, em épocas específicas do ano, caldos variados, chocolate quente, etc. Hoje, a nossa maior inspiração, além do açaí, é criar um cardápio com opções saudáveis, como lanches, saladas e até chocolate quente com açaí para a atual Campanha de Inverno”, exemplifica.

 

Funcionamento da La Fruta Açaí

 

Especificamente sobre o funcionamento da La Fruta Açaí, Sgutt partilha que “trabalhamos com atendimento no salão e delivery. Hoje, o nosso franqueado ideal é aquele que entenda que o mercado de alimentação é o que mais movimenta a economia. Ele precisa ser organizado e focado, além de prezar pela qualidade do produto. Pensando na pluralidade do país, a La Fruta Açaí oferece mais de 50 acompanhamentos, além de saladas, crepes, wraps, vitaminas, milk-shakes e fondues, passando por lanches naturais, saladas de frutas, chocolate quente e caldos variados”, endossa.

 

Adaptações na La Fruta Açaí frente à pandemia de Covid-19

 

Assim como a maioria dos empresários do ramo food service, Sgutt e Lopes também foram pegos de surpresa por todos os efeitos sociais e econômicos provocados pela pandemia de Covid-19. No entanto, Sgutt garante que os dois conseguiram não só superar esses obstáculos, assim como fazer da crise uma verdadeira oportunidade para a La Fruta Açaí. “Mesmo com a pandemia de Covid-19 e seus percalços, o mercado se mostrou seguro e extremamente viável para investimento, ainda mais em nossas franquias, que já estavam prontas para esse novo momento, com parceria com o iFood, site e aplicativo próprio para pedidos delivery e todo um cardápio que já havia sido pensado para loja e também ser vendido para entregas”, esclarece.

 

Processo de franchising da La Fruta Açaí

 

O processo de franchising da La Fruta Açaí é bastante organizado. Prova disso é que “para se tornar franqueado, o investidor terá que desembolsar cerca de R$ 125 mil, com faturamento médio mensal de R$ 65 mil, lucratividade de 15% a 20% e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses. Hoje, o nosso perfil de franqueado ideal para a marca é aquele que entenda que o mercado de alimentação é o que mais movimenta a economia. Por isso, ele precisa ser organizado e focado, além de prezar pela qualidade do produto”, sinaliza Sgutt.

 

O Grupo LFB Franchising

 

Segundo Sgutt, o Grupo LFB Franchising foi fundado em 2018, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, sendo a atual detentora das marcas La Fruta Açaí, La Fruta Fit, F de Frango e La Brasa Burger. Juntas, hoje em dia, tais empresas já possuem 210 unidades em todo o Brasil e, só em 2021, o grupo faturou R$ 100 milhões. “A expectativa para 2022 é inaugurar mais de 50 unidades das 70 em implantação, comercializar mais 100 e atingir um faturamento de R$ 160 milhões. O grupo também não descarta a possibilidade de internacionalização da marca. Nós temos alguns interessados na América do Sul e outras na Europa, principalmente, em Portugal. Estamos finalizando alguns ajustes em planos de negócio e estudando as questões técnicas para dar andamento nesse projeto”, adianta.

 

Foto: Divulgação

 

O empresário divulga ainda que, em busca de um novo público-alvo e entendendo a dor de uma de suas marcas, recentemente, o Grupo LFB Franchising, ingressou no mercado de dark kitchen. “A novidade surgiu a partir de uma dificuldade da La Fruta Açaí, primeira marca lançada pelo grupo. Com um cardápio variado, os franqueados e franqueadores perceberam que, no aplicativo de entrega, os produtos naturais e fit acabavam sendo os menos procurados pelo consumidor. Nós temos uma parceria de exclusividade com o iFood e começamos a perceber que as categorias disponíveis pela ferramenta faziam com que nossos produtos saudáveis não ganhassem destaque. Afinal, nem sempre, o consumidor que está em busca do açaí, o nosso carro chefe, acaba conhecendo o cardápio todo”, esclarece Luis Demite, Diretor-Geral do Grupo LFB Franchising.

 

O Diretor-Geral do Grupo LFB Franchising esmiuça ainda que “percebendo esse déficit, a franqueadora buscou uma solução lucrativa e eficiente: o ingresso nas famosas dark kitchens. A La Fruta Fit é uma segunda cozinha dentro das unidades da La Fruta Açaí, onde serão comercializadas apenas os itens saudáveis da marca, como saladas, crepes, wraps, saladas de frutas, caldos, sucos e lanches naturais. O nosso principal objetivo é ampliar o público-alvo de nossas unidades. Com isso, conseguimos aumentar o faturamento dos nossos franqueados comercializando os mesmos produtos. E, durante um período pré-determinado, os franqueados da rede que tivesse interesse em adquirir a La Fruta Fit teriam adesão zerada e investiriam apenas nas embalagens e lacres de segurança. Dessa forma, em menos de dois meses, já temos oito lojas em operação e mais dez em implantação. E, a partir de agora, os novos franqueados e os que desejarem ingressar deverão desembolsar um valor da taxa de franquia de R$ 15 mil. E as lojas que adicionaram a segunda marca possuem uma variável de 8% a 15% de acréscimo no faturamento”, divulga Demite.

 

Segredo para chegar ao sucesso no mercado Food Service

 

Para Sgutt, o segredo para chegar ao sucesso no mercado food service está em “saber se adaptar ao mercado e às suas tecnologias. Com a pandemia de Covid-19, por exemplo, percebemos a importância de conseguir se adaptar com o delivery e ter boas opções de produtos e facilidades para o consumidor”, afirma.

 

Dica para chegar ao sucesso no mercado Food Service

 

Por fim, o empresário garante que para chegar ao sucesso no mercado food service é necessário “ter consciência que esse setor precisa de pessoas empenhadas e qualificadas. É também importante ser bem-organizado e sempre prezar pela qualidade do serviço oferecido”, indica Sgutt.

 

E aí? Gostou de conhecer a história de sucesso da La Fruta Açaí, não é mesmo? Então, continue nos acompanhando, pois, aqui na Rede Food Service, toda semana, te apresentamos prósperos negócios de alimentação fora do lar para que eles te sirvam de inspiração.

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