Pesquisar
Close this search box.

XMENU: conheça a plataforma integrada de apps para a automação comercial do food service

Com funcionamento semelhante a um ‘lego’ de aplicativos, serviços da plataforma podem ser montados conforme a necessidade de cada empresário e seu respectivo estabelecimento

Xmenu4
Xmenu4

 

De acordo com estudo da Microsoft, 93% das empresas brasileiras aceleraram o processo de transformação digital desde março de 2020, juntamente com o começo da atual pandemia de Covid-19.

 

E na sua realidade profissional? A digitalização de processos é algo que ainda está faltado e/ou precisando de acelerar no seu negócio food service?

 

Se sim, então, hoje, nós da Rede Food Service vamos te apresentar a XMENU, “uma plataforma integrada de apps para automação comercial do food service criada em 2011 e que, em 2021, cresceu 60%.  E, neste ano de 2022, a previsão é de alcançar um incremento de 50% nos negócios realizados. Os nossos resultados foram acelerados por causa das necessidades advindas da pandemia de Covid-19, em que os estabelecimentos comerciais tiveram que se adequar às novas necessidades sanitárias ao mesmo tempo que tentavam manter seu faturamento. Ou seja, implementamos novas ferramentas que tínhamos projetado lançar ao longo de dois anos em apenas seis meses. Hoje, o nosso principal propósito é dar as melhores condições aos empresários por meio da digitalização de bares e restaurantes para melhorarem o seu desempenho operacional e de gestão, resultando em uma significativa elevação dos resultados”, ressalta Vagner Bertoni, sócio e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da XMENU.

 

Vagner Bertoni – Foto: Divulgação

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Bertoni conta que a ideia da XMENU “foi maturada ao longo de 25 anos, aproveitando a nossa experiência no mercado de automação de food service desde 1996. Como sempre pensamos em inovação, aproveitamos a disponibilidade de novas tecnologias, como nuvem, QR Code, etc, e conseguimos introduzir novas formas de interação entre estabelecimentos comerciais e consumidores finais, conciliando liberdade de usuário ao mesmo tempo que dá agilidade aos pedidos, como delivery online, robôs via WhatsApp, cardápios digitais via smartphone de clientes e tablets nas mesas, totens de autoatendimento, etc”, divulga.

 

Como funciona a XMENU?

 

Sobre o funcionamento da XMENU, Bertoni explica que a plataforma opera “como um ‘lego’ de apps, sendo montado conforme a necessidade de cada estabelecimento comercial. Por exemplo, no caso de uma pizzaria, oferecemos integração dos módulos voltados para o atendimento de salão, de retirada no balcão e delivery e tudo isso em uma única solução 100% automatizada. No salão, ofertamos módulos de comandas eletrônicas de garçom ou ferramentas de autoatendimento, como cardápio de QR Code ou tablets na mesa. Na retirada de balcão, temos o módulo de totem ou QR Code para pedido e pagamento. No módulo de entrega, integramos os módulos de delivery online mais os robôs de autoatendimento, integração dos principais marketplaces e pagamento online via cartão de crédito ou PIX. Tudo isso de forma automática, alimentando os módulos de produção, caixa e gestão web”, detalha.

 

Foto: Divulgação

 

Principais serviços da XMENU

 

Atualmente, a XMENU oferece aos seus clientes soluções tecnológicas de última geração para o aumento de produtividade, melhoria de processos e atendimento à legislação fiscal vigente.

 

Bertoni acrescenta que “entre os serviços oferecidos pela startup estão: aplicativos de cardápio digital QR Code, cardápio digital tablet, totem de autoatendimento, XBOT, plataforma própria de delivery online, integração com principais marketplaces de delivery, integração aos meios de pagamento online via cartão de crédito e PIX, frente de caixa-PDV, comandas de garçom, monitor de pedidos em áreas de produção – KDS, aplicativos de gestão em nuvem live para smartphones e portal gestão web e diferencial de suporte humanizado”, detalha.

 

Diferenciais e custos da XMENU

 

Sobre os diferenciais da XMENU, Bertoni destaca que “um diferencial significativo é o conceito de ‘ominichanel’. Ou seja, uma única plataforma, com diversos aplicativos próprios e integráveis, conforme a necessidade da operação, resultando em flexibilidade e escalabilidade da solução, além da vantagem de interagir com um único fornecedor”, elenca.

 

Foto: Divulgação

 

Já em relação aos custos da plataforma, o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da XMENU informa que “como é um sistema modular, conseguimos atender soluções mais simples a partir de R$ 120,00 por mês até soluções mais complexas com valores superiores. O importante é que trabalhamos com cobranças fixas, não cobrando valores percentuais pelas vendas efetivadas”, esclarece.

 

Ganhos da XMENU ao empresário food service

 

De acordo com Bertoni, “a XMENU é indicada para pequenos, médios e grandes empresários para operações de atendimento de salão, balcão ou delivery dos seguintes empreendimentos: bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, fast-foods, quiosques, padarias, etc”, indica.

 

O Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da plataforma incrementa que “o empresário food service pode usufruir da XMENU por meio de uma assinatura mensal da solução que se adeque melhor ao seu negócio, após análise da operação por nossos consultores especializados. Não há necessidade de compra de licenças, nem multas por cessação de contrato”, afirma.

 

Quem já é cliente da XMENU, indica!

 

Mauricio Ganzarolli é chefe de cozinha e sócio administrador do Restaurante Bananeira Morumbi, em São Paulo, capital. Ele relata que utiliza a plataforma desde 2019. “A XMENU é uma ferramenta indispensável no controle e gerenciamento de receitas e custos por meio dos diversos relatórios, auxiliando, de forma prática e efetiva, na programação de compras, indicando os pratos mais vendidos, margens, além de identificar os melhores nos times de vendas, podendo, por exemplo, alocar melhor a divisão de praças. Com toda a certeza, nós indicamos a XMENU pela praticidade operacional e a excelência do suporte. Por meio dela, conseguimos identificar perdas em doses de bebidas e percentual de vendas pouco atrativos em alguns itens, o que otimiza o markup e o nosso controle”, partilha.

 

O Chef Mauricio Ganzarolli – Foto: @bananeiramorumbi

 

Luiz Cláudio Rufino, empresário e administrador de cinco operações do Buteco Original e quatro do Espetto Carioca, conta que é cliente da XMENU “desde 2019. O sistema me proporciona total controle das operações de loja (vendas de salão e delivery, controle de estoque e financeiro). Com a XMENU, conseguimos controlar tudo sem uso de controles paralelos de forma bem simples e prática. Temos nove operações atualmente e em fase de expansão. A XMENU é nossa parceira em todas essas operações”, revela.

 

Conforme Rufino, ele e a sua equipe “indicamos a XMENU para todos os empresários que nos pedem sugestões de sistema que tem um ótimo custo-benefício. A ferramenta de delivery e marketing são inovadoras. A XMENU nos ajudou a alavancar as vendas de forma incrível. Nosso suporte é total e muito satisfatório e o sistema não cai nas horas em que mais precisamos como acontecia com outros que usamos”, aconselha.

 

E aí? Gostou de conhecer a XMENU e seus serviços? Então, continue nos acompanhando. Pois, aqui na Rede Food Service, te ajudar na gestão do seu negócio de alimentação de fora do lar é algo que nos move!

 

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...